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sábado, 2 de setembro de 2017

NÃO QUEIRAS SER


A pedra de tropeço é uma bênção, no entanto não a queiras ser no caminho de alguém.

A ofensa é sempre oportunidade de crescimento interior ao ofendido, porém não queiras ser o responsável por ela.

A crítica maledicente é cinzel que, embora a contragosto, aperfeiçoa a quem se dispõe a lapidar, todavia não queiras ser o autor de seus golpes.

A trama que culmina com a derrocada de quem pretende atingir termina por ensinar-lhe vigilância, mas não queiras ser o instrumento para fazê-lo aprender o que, neste sentido, ele ainda não sabe.

Alertou-nos Jesus a respeito da necessidade do mal, contudo, em tempo e circunstância alguma, na condição de seu agente ativo ou passivo, não queiras promovê-lo na vida de quem seja.

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Irmão José 
psic. Carlos Baccelli
Livro "Pai, Perdoa-lhes!"
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MENSAGEM DO ESE:

Motivos de resignação (II)

Ao entrar no mundo dos Espíritos, o homem ainda está como o operário que comparece no dia do pagamento. A uns dirá o Senhor: “Aqui tens a paga dos teus dias de trabalho”; a outros, aos venturosos da Terra, aos que hajam vivido na ociosidade, que tiverem feito consistir a sua felicidade nas satisfações do amor-próprio e nos gozos mundanos: “Nada vos toca, pois que recebestes na Terra o vosso salário. Ide e recomeçai a tarefa.”
O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele, quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende-lhe a curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado. A certeza de um próximo futuro mais ditoso o sustenta e anima e, longe de se queixar, agradece ao Céu as dores que o fazem avançar. Contrariamente, para aquele que apenas vê a vida corpórea, interminável lhe parece esta, e a dor o oprime com todo o seu peso. Daquela maneira de considerar a vida, resulta ser diminuída a importância das coisas deste mundo, e sentir-se compelido o homem a moderar seus desejos, a contentar-se com a sua posição, sem invejar a dos outros, a receber atenuada a impressão dos reveses e das decepções que experimente. Daí tira ele uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo quanto à da alma, ao passo que, com a inveja, o ciúme e a ambição, voluntariamente se condena à tortura e aumenta as misérias e as angústias da sua curta existência.
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(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 12 e 13.)



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