Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Mesmo depois


Conserve a confiança, mesmo depois da queda inesperada.
Enquanto a imperfeição não desaparecer, você lhe sofrerá a espreita.

Guarde a paciência, mesmo depois do tropeço que o conduziu a rude aflição.
 Só haverá liberdade quando você atingir a luz plena.

Continue animado, mesmo depois que a tentação o tenha vencido. 
Contra o anseio de espiritualização, você tem milênios de animalidade. 
Prossiga resoluto, mesmo depois do estágio na região do desânimo. 
Dificultando as aspirações de enobrecimento, vivem, nos recessos da alma, os séculos de primitivismo espiritual.

Reafirme os propósitos de serviço, mesmo depois do naufrágio de suas aspirações.
Enquanto você se veste nas indumentárias de carne, não poderá fugir aos conflitos do caminho físico.

Renove o entusiasmo na fé, mesmo depois da longa noite de dúvidas. Para que o conhecimento iluminativo se realize plenamente, tem, no mundo, muitos óbices a vencer.

Volte à alegria que estimula, mesmo depois da fuga dos sorrisos.
A dor é a irmã que aperfeiçoa; receba-a com júbilo.

Sirva, mesmo depois que a incompreensão dos beneficiários de seu afeto esfriou sua coragem.
A caridade não distende apenas benefícios imediatos, mas também as luzes da compreensão e do amor.

Renove o entusiasmo, mesmo depois que a dificuldade fê-lo recuar. Só a cegueira interna enxerga dificuldade onde somente há favor divino.

Atenda ao convite do amor, mesmo depois da sementeira do ódio triunfante. Louvando o Senhor pelos problemas solucionados e as provas vencidas, você receberá a bênção d'Ele, mesmo depois de todas as aflições.

"Ajudados, encorajados e amparados pelos que os amam, um dia sair do do lodaçal em que se enterraram." Capitulo IV item 22.

🌼🪴🌼
Marco Prisco
Divaldo Franco
Obra: Glossário espírita
🌼🪴🌼

27 de setembro

Não perca tempo e energia desejando ser outra pessoa, estar em outro lugar ou ter outro trabalho.

Aceite sua situação e perceba que existe uma razão específica para você ser quem é e estar fazendo esse trabalho.

Nada acontece por acaso; você tem que aprender certas lições e a situação em que você se encontra é propícia para que você as aprenda rapidamente, e assim possa seguir em frente neste caminho espiritual.

Você certamente não quer ficar preso ao sulco da trilha, mesmo que ele lhe pareça seguro.

Pense como sua vida seria boba e desinteressante se essa fosse a sua escolha.

A vida é excitante e cheia de expectativas quando se está disposto a seguir em frente e enfrentar o desconhecido sem temor, dando o próximo passo com absoluta fé e confiança em Mim, seu guia e companheiro.

Nada tema: EU ESTOU sempre com você.

🌼🪴🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🪴🌼 




🌼🪴🌼

MENSAGEM DO ESE:

Esquecimento do Passado

11 – É em vão que se aponta o esquecimento como um obstáculo ao aproveitamento da experiência das existências anteriores. Se Deus considerou conveniente lançar um véu sobre o passado, é que isso deve ser útil. Com efeito, a lembrança do passado traria inconvenientes muito graves. Em certos casos, poderia humilhar-nos estranhamente, ou então exaltar o nosso orgulho, e por isso mesmo dificultar o exercício do nosso livre arbítrio. De qualquer maneira, traria perturbações inevitáveis às relações sociais.

O Espírito renasce freqüentemente no mesmo meio em que viveu, e se encontra em relação com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes tenha feito. Se nelas reconhecesse as mesmas que havia odiado, talvez o ódio reaparecesse. De qualquer modo, ficaria humilhado perante aquelas pessoas que tivesse ofendido.

Deus nos deu, para nos melhorarmos, justamente o que necessitamos e nos é suficiente: a voz da consciência e as tendências instintivas; e nos tira o que poderia prejudicar-nos.

O homem traz, ao nascer, aquilo que adquiriu. Ele nasce exatamente como se fez. Cada existência é para ele um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi: se estiver sendo punido, é porque fez o mal, e suas más tendências atuais indicam o que lhe resta corrigir em si mesmo. É sobre isso que ele deve concentrar toda a sua atenção, pois daquilo que foi completamente corrigido já não restam sinais. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência, que o adverte do bem e do mal e lhe dá a força de resistir às más tentações.

De resto, esse esquecimento só existe durante a vida corpórea. Voltando à vida espiritual, o Espírito reencontra a lembrança do passado. Trata-se, portanto, apenas de uma interrupção momentânea, como a que temos na própria vida terrena, durante o sono, e que não nos impede de lembrar, no outro dia, o que fizemos na véspera e nos dias anteriores.

Da mesma maneira, não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança do passado. Pode dizer-se que ele nunca a perde, pois a experiência prova que, encarnado, durante o sono do corpo, ele goza de certa liberdade e tem consciência de seus atos anteriores. Então, ele sabe por que sofre, e que sofre justamente. A lembrança só se apaga durante a vida exterior de relação. A falta de uma lembrança precisa, que poderia ser-lhe penosa e prejudicial às suas relações sociais, permite-lhe haurir novas forças nesses momentos de emancipação da alma, se ele souber aproveitá-los.

🌼🪴🌼
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌼🪴🌼

Imperativo da Paciência


Provável que raros amigos pensem nisto: paciência por imunização contra o suicídio.
*
Nas áreas da atividade humana, bastas vezes, surgem para a criatura determinados topos de provação para cuja travessia, nem sempre bastará o conhecimento superior. É necessário que a alma se apoie no bastão invisível da paciência, a fim de não resvalar em sofrimentos maiores.
Eis porque nos permitimos endereçar reiterados apelos aos irmãos domiciliados no Plano Físico a fim de que se dediquem ao cultivo da compreensão.
*
Se te encontras sob o impacto de conflitos domésticos, ante aqueles que se façam campo de vibrações negativas, usa a tolerância, quanto possível, em auxílio à segurança da equipe familiar a que te vinculas.
*
Nas decepções, sejam quais forem, reflete no valor da ponderação em teu próprio benefício.
*
Diante de golpes que te sejam desfechados, esquece injúrias e agravos e pensa nas oportunidades do trabalho que se te farão apoio defensivo contra o desespero.
*
Sob acusações que reconhece imerecidas, olvida o mal e não alimentes o fogo da discórdia.
*
Quando te falte atividade profissional, continua agindo, tanto quanto puderes, nas tarefas de auxílio espontâneo aos outros, aprendendo que atividade nobre atrai atividades nobres e, com isso, para breve, te reconhecerás em novos posicionamentos de serviço, segundo as tuas necessidades.
*
Se o desânimo te ameaça por esse ou aquele motivo, recorda a importância de teu concurso fraterno, em apoio de alguém, e não te dês ao luxo de paradas improdutivas.
*
Em qualquer obstáculo a transpor no caminho, conserva a paciência por escora e guia e, de pensamento confiante na Divina Providência, seguirás adiante, afastando para longe a tentação da fuga e reconhecendo, em tempo estreito, que há sempre um futuro melhor para cada um de nós e que, em todas as tribulações da existência, vale a pena esperar pelo socorro de Deus.

🌼🪴🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Atenção
🌼🪴🌼

Mensagens sobre a PACIÊNCIA:

PACIÊNCIA

Ter Paciência

Paciência de Jó

SE TIVERES PACIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.