O tempo ainda é um desses mistérios que nos cabe desvendar.
Ultimamente temos ouvido muito a afirmação de que o tempo está passando mais rápido.
No entanto, vivemos as mesmas vinte e quatro horas, em trezentos e sessenta e cinco dias.
Então: Isso é verdade ou não?
Para muitos cientistas, o tempo é uma construção humana, uma forma de medir e organizar os eventos.
Dessa maneira, fora da Terra, não tem significado.
Se lembrarmos da teoria da relatividade de Albert Einstein veremos que o tempo não é absoluto.
Isso quer dizer que ele pode passar de forma diferente, em diferentes lugares do Universo.
Com certeza, temos muito a descobrir, a entender.
De qualquer forma, algo que costumamos afirmar, dependendo do que façamos é que perdemos tempo, que gastamos tempo, que desperdiçamos tempo.
Para cada um de nós tempo é uma questão de administração.
E o que temos certeza é de que nosso tempo sobre a Terra é limitado.
Sabemos que a vida tem prazo, tem duração.
E como nenhum de nós recebeu ao nascer, uma caderneta que nos diga quantos anos temos na poupança da vida, o que nos cabe é aproveitar cada segundo.
Aproveitar significa fazer o melhor uso possível do tempo de que dispomos.
Tirar proveito de cada momento.
Na prática, para cada um de nós, significa coisas diferentes, como fortalecer laços de amizade, fazendo-nos mais presentes na vida dos nossos amigos.
Dedicar preciosos minutos em conversas edificantes, construtivas, que nos instruam, nos propiciem crescimento.
Ou nos deliciar admirando um belo pôr do sol, sem pressa, com verdadeira admiração.
Assistir a um filme, extraindo o melhor que nos possa ofertar em termos de trilha sonora, fotografia, interpretação, exemplo de perseverança, de lealdade, de patriotismo.
Absorver a mente numa leitura que traduza conhecimento, orientação, descontração, bem-estar.
Quiçá, simplesmente, nos quedarmos na janela olhando o voo dos pássaros que se divertem na manhã de sol, migrando de uma para outra árvore, numa grande algazarra.
Ou atentar para as rolinhas que passeiam sobre o telhado da casa vizinha, indo e vindo, como à busca de algo.
Ou será que como nós, humanos, estão realizando a sua caminhada, contando os passos?
Ficarmos imóveis alguns minutos, de olhos fechados, sentindo a brisa da manhã nos acariciar a face, enquanto o sol ensaia seu despertar.
Tudo isso será perder ou será investir tempo em algo que nos beneficia o corpo e a alma?
Pensemos a respeito.
Todos os dias temos vinte e quatro horas disponíveis.
Sua administração somente a nós compete.
Trabalhar muitas horas, dormir em demasia, fazer coisa nenhuma podem ser nossas opções.
Ou dosar trabalho com breves intervalos de luz, o envio de uma mensagem a quem amamos, um olhar para a paisagem e uma oração de louvor:
Que maravilha, meu Deus! Onde é que o Senhor descobre tantas cores diferentes a cada dia?
Tempo para a refeição com a família ou com os amigos, um momento de descontração para sorrir, para perguntar a quem está ao nosso lado:
E aí, tudo bem com você?
Perder ou investir tempo, a opção é nossa.
🌷🪴🌷
Redação do Momento Espírita
🌷🪴🌷
21 de setembro
Meu plano para você é perfeito e acontecerá na hora certa.
Não tente apressar os acontecimentos, mas observe seu desenrolar e seu desenvolvimento.
Não se impaciente se aparentemente a vida andar devagar.
Aprenda a esperar por Mim cheio de fé e confiança, e saiba que tudo acontece na hora certa, porque existe uma hora certa e uma estação certa para tudo.
Lembre-se, você não pode mudar as estações do ano, você não pode mudar o movimento dos céus ou das marés.
O universo está em Minhas mãos ninguém pode lhe fazer mal.
Siga em frente com fé e confiança absolutas, permitindo que Meus milagres e glórias se desdobrem.
Nada tema, seja forte e corajoso.
Quando houver perfeita paz em seu interior você será capaz de enfrentar as pressões e demandas ao seu redor.
Portanto, deixe que Minha paz e Meu amor o preencham e o envolvam, e sinta-se perfeitamente em paz cumprindo a Minha vontade.
🌷🪴🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🪴🌷
🌷🪴🌷
MENSAGEM DO ESE:
Obediência e resignação
A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair. O pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes. Jesus foi a encarnação dessas virtudes que a antigüidade material desprezava. Ele veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção. Veio fazer que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrifico e da renúncia carnal.
Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vicio é a indiferença moral. Digo, apenas, atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só, horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto que a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época. Submetei-vos à impulsão que vimos dar aos vossos espíritos; obedecei à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Ai do espírito preguiçoso, ai daquele que cerra o seu entendimento! Ai dele! porquanto nós, que somos os guias da Humanidade em marcha, lhe aplicaremos o látego e lhe submeteremos a vontade rebelde, por meio da dupla ação do freio e da espora. Toda resistência orgulhosa terá de, cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que são brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos. — Lázaro. (Paris, 1863.)
🌷🪴🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 8.)
🌷🪴🌷
Crítica
Por projeção psicológica entende-se a atitude de perceber nos outros, com certa facilidade, nossos conflitos e dificuldades, com recusa, no entanto, de vê-los em nós mesmos.
Dependendo do grau de distorção que fazemos dos fatos, para atender a nossas teorias e irrealidades, é que se inicia em nossa intimidade o processo da paranóia. Os paranóicos possuem uma característica peculiar: relacionam qualquer acontecimento do mundo consigo mesmos, ou, melhor dizendo, desvirtuam a realidade dos fatos,trazendo para o nível pessoal tudo o que ocorre em sua vida.
Tudo o que criticarmos, veementemente, no exterior encontraremos em nossa intimidade. Isso nos leva a entender que o ambiente em que vivemos é, em verdade, um espelho onde nos vemos exatamente como somos.
Se, na exterioridade, algo de inoportuno estiver ocorrendo conosco ou chamando muito a nossa atenção, é justamente porque ainda não estamos em total harmonia na interioridade. Significa que devemos analisar melhor e estudar ainda mais a área correspondente ao nosso mundo íntimo.
Nossas afirmações diante da vida retornarão sempre de maneira inequívoca. Carmas são estruturados não somente sobre nossos feitos e atitudes, mas também sobre nossas sentenças e juízos, críticas e opiniões.
Todas as nossas suspeitas sistemáticas têm raízes na falta de confiança em nós mesmos, e não nos outros.
Por isso :
- se criticamos o comportamento sexual alheio, podemos estar vivendo enormes conflitos afetivos dentro do próprio lar;
- se tememos a desconsideração, é possível termos desconsiderado alguma coisa muito significativa dentro de nossa intimidade;
- se desconfiamos de que as pessoas querem nos controlar, provavelmente não estamos na posse do comando de nossa vida interior;
- se condenamos a hipocrisia dos outros, talvez não estejamos sendo leais com nossas próprias vocações e ideais.
Projetar nossas mazelas e infortúnios sobre alguma coisa ou pessoa não resolve a nossa problemática existencial. Somente quando reconhecermos nossas "traves" - dispositivos interiores que limitam nossa marcha evolutiva - é que poderemos ver com lucidez que, realmente, são elas as verdadeiras fontes de infelicidade, que nos distanciam da paz e da harmonia que tanto buscamos.
🌷🪴🌷
Hammed
Francisco do Espírito Santo Neto
As dores da Alma
🌷🪴🌷