Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Laços de família l



(...)

Não maldigas o ninho doméstico, que se desfez, deixando-te, ave implume, sem abrigo.

Não lamentes a orfandade, nem a solidão por onde transitas no rumo da Imortalidade em triunfo.

Recomeças a jornada terrestre em condição de dor e de provação, por imperiosa necessidade de reeducação.

Evita reclamar os tormentos domésticos, na família que Deus te concedeu para crescer moralmente.

Fazes jus a todos esses desatinos que te aturdem, pois que são os frutos ácidos do teu comportamento anterior, quando poderias ter edificado a harmonia e a fraternidade em volta dos teus passos, havendo preferido a dominação e a perversidade em relação aos outros.

Nas refregas das lutas ásperas, abençoa o filho ou a filha ingratos, que te crucificam moralmente, mediante doestos e acusações indevidos. Eles ainda não identificaram os teus sentimentos nobres, somente recordando-se da infame conduta que antes te permitiste em relação aos compromissos que mantiveste.

Se lutaste por educá-los da melhor maneira possível ao teu alcance, e não conseguiste mudar-lhes o comportamento, que prossegue cruel, ama-os, assim mesmo, de modo que mantenhas a tua consciência em paz, como decorrência do dever retamente cumprido.

Se o teu nubente ou parceiro, masculino ou feminino, fere-te e desconsidera-te, apiada-te da sua crueza, permanecendo em atitude auxílio, silenciosamente e com paciência.

Se a hostilidade e a revolta, no corpo que geraste, magoam as tuas emoções superiores, oferta-lhes compaixão, não descoroçoando na arte de compreender e auxiliar.

A verdadeira família, sem dúvida, é a espiritual.

O grupo físico, que se reúne no teu lar, constitui a oportunidade reeducativa para o teu processo de evolução.

Encontrarás familiares queridos em outros clãs, que gostarias estivessem contigo, mas por enquanto ainda não os mereces. Tem paciência e confia no amanhã. Corrige e aplaina a retaguarda, a fim de que possas voltar a percorrer essa mesma estrada sem dificuldades no futuro.

Cada membro do teu lar é uma gema preciosa que Deus te concede para lapidação, a fim de que a grandeza que lhe dorme sob a ganga seja desvelada e possa brilhar ante qualquer claridade que a atinja.

Esforça-te por amar a tua família, por mais avessa que seja ao sentimento de ternura, não deixando que o teu lar esfacele-se, mesmo que os rudes camartelos das discus- sões e ressentimentos golpeiem-no de contínuo.

🪴🍄🪴
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Iluminação interior
🪴🍄🪴

31 de outubro

A fé exige mais do que ficar parado e deixar tudo por Minha conta.

Você tem uma tarefa a cumprir, porque "de acordo com a sua fé, assim será".

Colocando sua fé e confiança incondicionalmente em Mim, tudo é possível.

Viva pela fé e demonstre as Minhas leis para que todos possam ver.

Vamos trabalhar como um, viver como um, ser um; Eu em você e você em Mim.

Quando você compreender que tudo é possível para Mim, você perceberá que tudo é possível para você também, porque EU ESTOU trabalhando em você e através de você.

Nada acontecerá se você não tomar a iniciativa.

EU ESTOU em você e você representa Minhas mãos e Meus pés.

Dedique essas mãos e pés a Mim e ao Meu serviço e tudo fluirá suavemente.

Trabalhe em perfeita harmonia e ritmo com as Minhas leis e veja os prodígios acontecerem um após o outro, e agradeça eternamente por tudo.

🪴🍄🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🍄🪴




🪴🍄🪴

MENSAGEM DO ESE:

O egoísmo

O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta. Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem. Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros. Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.

Jesus vos deu o exemplo da caridade e Pôncio Pilatos o do egoísmo, pois, quando o primeiro, o Justo, vai percorrer as santas estações do seu martírio, o outro lava as mãos, dizendo: Que me importa! Animou-se a dizer aos judeus: Este homem é justo, por que o quereis crucificar? E, entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.
É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à invasão do coração humano por essa lepra que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempenhado por completo a sua missão. Cabem-vos a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha. Expulsai da Terra o egoísmo para que ela possa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril, para o que cumpre que primeiramente o expilais dos vossos corações. — Emmanuel. (Paris, 1861.)

🪴🍄🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 11.)
🪴🍄🪴

Se não tiveres discernimento

 

Podes adquirir vasta cultura, mas se não tiveres discernimento, não conquistarás a luz da sabedoria.

Podes amealhar muitos bens materiais, mas se não tiveres discernimento, não utilizarás convenientemente os recursos de que dispões.

Podes desfrutar invejável saúde, mas se não tiveres discernimento, não conseguirás conservá-la por muito tempo.

Podes usar corretamente o verbo, mas se não tiveres discernimento, não dominarás os segredos da palavra.

Podes ser médium de excelentes possibilidades, mas se não tiveres discernimento, não servirás aos elevados propósitos do bem.

Podes ter ótima acuidade visual, mas se não tiveres discernimento, não enxergarás o essencial.

Podes formar rara coleção de livros, mas se não tiveres discernimento, não assimilarás o conteúdo de suas páginas.

Podes expressar-te em diversos dialetos, mas se não tiveres discernimento, não falarás o idioma da compreensão.

Podes viver com várias pessoas, mas se não tiveres discernimento, não conviverás com nenhuma delas.

Podes conhecer o mundo inteiro, mas se não tiveres discernimento, não conhecerás a ti mesmo.

*
O discernimento é o alicerce seguro, sobre o qual devemos edificar o castelo de nossos ideais e aspirações de ordem superior.

E ninguém o possuirá sem entregar-se ao exercício constante da humildade, da reflexão e do trabalho desinteressado, em contato diário com os sofredores.

🪴🍄🪴
Irmão José
Carlos Baccelli
🪴🍄🪴

2 comentários:

  1. Bom dia. Obrigado novamente pela mensagem. Uma ótima quinta feira a todos os leitores.

    ResponderExcluir
  2. Que seus corações possam preencher com a luz do amor de Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.