Diante dos problemas e obstáculos do cotidiano, convém estabelecer, de quando a quando pelo menos, ligeira pausa para pensar, de maneira a observarmos o rendimento das horas que a vida nos atribui, no território do tempo.
E se no curso de nossas reflexões ponderarmos:
no montante das bênçãos que temos recebido;
nas vantagens que usufruímos em confronto com as lutas e contratempos que assinalam milhares de irmãos na retaguarda;
nos resultados contraproducentes da irritação;
no caráter destrutivo de quaisquer manifestações de rebeldia ou azedume;
no lado escuro das reclamações;
no peso morto das aflições sem proveito;
nas calamidades da violência;
nos prejuízos do desânimo;
nas lições que podemos extrair das provas dignamente atravessadas;
na importância da indulgência;
nos donativos de calma e bondade que os outros aguardam de nós, a fim de consolidarem a própria segurança;
no poder da gentileza para construir a benemerência e o respeito em torno de nossa vida;
no alto significado da compreensão e da tolerância que nos decidamos a exercitar a benefício de nós mesmos;
e nos testemunhos de amor e cooperação de que somos capazes para contribuir com os Mensageiros do Cristo na preservação da Paz e do Bem sobre a Terra;
decerto que, acima de quaisquer desgostos e insucessos, saberíamos colocar a luz da esperança com o privilégio do trabalho, sem nos afastarmos da paciência, hora alguma.
🌵🌼🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Encontro de Paz
🌵🌼🌵
🌵🌼🌵
MENSAGEM DO ESE:
A lei de amor
O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos.
E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra — amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.
O Espiritismo a seu turno vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: condu-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem.
Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo.
Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa. É então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes.
— Lázaro. (Paris, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 8.)
🌵🌼🌵
NÃO DESANIMES
Não desanimes!
Ninguém nasce para se render aos fracassos.
Deus permanece contigo em todos os caminhos.
O obstáculo é exercício de auto-superação.
Existe luz dentro de ti.
Não menosprezes a tua capacidade de ser mais do que és.
Ainda que com dificuldade, avança de ânimo firme.
Com determinação, alcançarás o que almejas.
Não te creias esquecido pela Providência Divina.
Se o desejas, ainda agora poderás tornar-te em instrumento do bem para milhares de criaturas.
Que a descrença à tua volta não te induza à apatia.
Consagra-te ao cumprimento do dever e vencerás.
🌵🌼🌵
De Ânimo Firme
- Irmão José
Carlos Baccelli
🌵🌼🌵
Teu Filho
Observa a flor tenra que desabrocha no jardim de teu lar...
Espírito extasiado, exclamas ante o hóspede frágil que te pede refúgio ao coração:
Meu filho! Meu filho!
E sentes o suave mistério do amor que te renova as forças para o trabalho, enriquecendo a alma, com estímulos santos.
Dessa criaturinha leve e doce que ainda não fala, recolhes poemas inarticulados de esperança e ternura...
Desse anjo nascituro que ainda não caminha, recebes sugestões silenciosas de coragem para marchar com destemor, dentro da luta em que te refazes para a Vida Maior...
Bênçãos inatingíveis do Céu te coroam a fronte, e aprendes a suportar, com heroísmo, o cálice de fel que o mundo te apresenta e a cultivar a humildade que te faz mais humano e melhor à frente dos semelhantes...
Contudo, não te esqueças, é ao som dessa música renovadora, que teu filho será amanhã teu retrato e que nele estamparás teus próprios ideais e teus próprios impulsos, plasmando-lhe o novo modo de ser.
Sem dúvida, não é um estrangeiro em tua casa, nem um desconhecido ao teu afeto...
É alguém que chega de longe, como acontece a ti mesmo.
Alguém que te comungou as experiências do passado e que se liga ao teu caminho pelos laços luminosos do amor ou pelas duras algemas da aversão.
Recebe-o, assim, com doçura e reconhecimento, mas não olvides o dever de armá-lo com elevação espiritual necessária ao combate que, amanhã, lhe cabe ferir...
Ajuda-o, equilibra-o com o trabalho digno e com o estudo edificante.
Ama-o e educa-o, oferecendo-lhe o melhor de tua alma, porque, cumpridas as tuas obrigações no lar, ainda mesmo que teu filho não te possa compreender a nobreza do sacrifício e a excelsitude da abnegação, receberás do Eterno Senhor, Nosso Pai Celestial, a benção da alegria e da paz, de vez que, diante d’Ele, todos somos filhos e tutelados também.
🌵🌼🌵
Emmanuel
- Do livro: Família
Médium: Francisco Cândido Xavier
🌵🌼🌵
Adorei!!!Que o dia de hoje seja melhor do que ontem e que possamos estar sempre evoluindo e espalhando amor por onde formos..Amém!
ResponderExcluirMariana.
Linda mensagem de Emmanuel! Não podemos nos esquecer nunca do imenso amor que Deus tem por nós. Muita paz!
ResponderExcluirLindas mensagens.sempre procuro na Nety belas mensagens e frases lindas e aqui encontrei perfeitas.
ResponderExcluirMensagens lindas.
ResponderExcluirLinda mensagem edificante ao nosso corpo e alma que assim seja
ResponderExcluirMensagens edificantes a cada dia... Paz a todos!
ResponderExcluir