Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Valorizemos o tempo



A cada dia que passa, o ritmo da nossa vida parece estar mais acelerado.

Temos pressa, muita pressa para tudo.

Pressa de viver, pressa de ser feliz, pressa de ficar rico, pressa de ver a semana passar...

Queremos que as férias cheguem logo, que a promoção se faça imediata, que o salário aumente...

Em determinados momentos questionamos, brincando: Parece que o tempo se diverte com a gente, o que gostamos passa tão rápido, e o que detestamos demora a passar.

As pessoas a quem amamos partem mais rápido do que desejamos, e os que nos ferem parece que nunca se vão...

Observando seriamente, está cada vez mais difícil encontrar tempo para nós mesmos.

Nunca temos tempo para fazer um mergulho interior, buscar saber o que queremos da vida.

Cada vez mais difícil fazer uma introspecção, uma busca criteriosa e sincera de nossas reais ansiedades.

Lembrando que Jesus recomendou o amor a si mesmo, acabamos descobrindo que não nos amamos e nem sequer nos conhecemos.

O que estamos fazendo com o nosso tempo?

Nos dias atuais, a quantidade de compromissos, tarefas e informações que nos chegam, aumentou muito.

Quanto mais tarefas abraçamos, mais preenchemos nosso tempo, e ele parece ficar mais curto.

Importante buscarmos o significado que damos à nossa vida na Terra.

Ligamos nossos pensamentos em tantos fatos e ações alheios e não conseguimos registrar o que nos é importante.

O pensamento saudável é um requisito que não podemos dispensar para bem conduzir nossos passos e obrigações frente a vida.

Quando as ideias se atropelam e não reflexionamos conforme deveríamos, causamos uma intoxicação de informações.

Vemo-nos atolados em situações de ansiedade, impaciência e descontrole que nos impedem o correto discernimento.

Desconhecendo nossa individualidade, ignoramos que somos Espíritos imortais em um corpo material, necessitando de momentos de silêncio, de tranquilidade para nos conhecermos.

Por menos tempo que tenhamos, é necessário separarmos alguns minutos para usufruir a paz de espírito, que nos facilita o autoconhecimento.

Alguns momentos de silêncio interior para conectarmos com nossa consciência e saber o que realmente queremos de nossas vidas.

A preservação de um tempo mental para reflexionarmos, meditarmos, nos dará autocontrole para as decisões mais acertadas.

Nossas paisagens mentais precisam ser alimentadas com imagens saudáveis e com ensinamentos nobres, para termos boa disposição frente a vida.

Indispensável algum tempo para dedicar aos nossos cônjuges, filhos, pais, amores; para lermos nosso poema preferido e nos deixarmos levar pela sua sonoridade; para amarmos de verdade, abraçarmos fortemente, doarmos sorrisos; ligarmos para nossos pais e lhe falarmos de nossa gratidão; brincarmos com nossas crianças; tratarmos a todos com respeito; lermos mais livros e assistirmos menos televisão; criarmos uma atmosfera de amor onde estivermos; orarmos e confiarmos em Deus.

Utilizemos nosso tempo com sabedoria.
********************************
Redação do Momento Espírita.
Em 26.8.2017.





MENSAGEM DO ESE:

Missão dos espíritas

Não escutais já o ruído da tempestade que há de arrebatar o velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniqüidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a vossa fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos, conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas provas terrestres.

Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo!... sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. Certamente falareis a criaturas que não quererão escutar a voz de Deus, porque essa voz as exorta incessantemente à abnegação. Pregareis o desinteresse aos avaros, a abstinência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos, como aos déspotas! Palavras perdidas, eu o sei; mas não importa. Faz-se mister regueis com os vossos suores o terreno onde tendes de semear, porquanto ele não frutificará e não produzirá senão sob os reiterados golpes da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai! 

Ó todos vós, homens de boa-fé, conscientes da vossa inferioridade em face dos mundos disseminados pelo Infinito!... lançai-vos em cruzada contra a injustiça e a iniqüidade. Ide e proscrevei esse culto do bezerro de ouro, que cada dia mais se alastra. Ide, Deus vos guia! Homens simples e ignorantes, vossas línguas se soltarão e falareis como nenhum orador fala. Ide e pregai, que as populações atentas recolherão ditosas as vossas palavras de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz.

Que importam as emboscadas que vos armem pelo caminho! Somente lobos caem em armadilhas para lobos, porquanto o pastor saberá defender suas ovelhas das fogueiras imoladoras.

Ide, homens, que, grandes diante de Deus, mais ditosos do que Tomé, credes sem fazerdes questão de ver e aceitais os fatos da mediunidade, mesmo quando não tenhais conseguido obtê-los por vós mesmos; ide, o Espírito de Deus vos conduz.

Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! Diante de ti os grandes batalhões dos incrédulos se dissiparão, como a bruma da manhã aos primeiros raios do Sol nascente.
****************
 — Erasto, anjo da guarda do médium. (Paris, 1863.)

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 4.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.