Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2021

A lição da aranha


O aprendiz perguntou ao orientador, depois da aula em torno das dificuldades humanas:

— Instrutor, onde os motivos pelos quais sempre se multiplicam os obstáculos, diante dos homens, impedindo-lhes a sublimação espiritual?

O amigo convidou o discípulo a visitar um casarão próximo, semi-abandonado. Entraram e, numa sala espaçosa, grande aranha se mostrava presa no centro da caprichosa rede de fios, entretecida por ela mesma.

— Vês esta aranha encarcerada no labirinto, feito por ela própria? — indagou o mentor.

Ante o sinal afirmativo do rapaz, o amigo acrescentou.

— Observemos.

Passados alguns instantes, apareceu jovem auxiliar de serviço, naquela moradia quase desabitada e usando um espanador, desfez o tecido, libertando a aranha, que se deu pressa em esconder sob pesado móvel.

— Voltaremos amanhã para nossos apontamentos — falou o orientador.

No dia seguinte, professor e discípulo regressaram ao casarão e, num aposento diverso, a mesma aranha se apresara no centro de outros fios tecidos por ela própria.

Decorridos poucos segundos, a jovem da véspera reapareceu e acabou com a trama, libertando a aranha que se afastou, ocultando-se em antigo móvel desocupado.

Mais um dia e, pela terceira vez, o instrutor e o aprendiz retornaram ao mesmo local, surpreendendo a mesma aranha no centro de outra complicada rede de fios, criada por ela mesma.

A jovem, já conhecida, surgiu e agitando o espanador liberou a aranha que, rapidamente, tomou novo esconderijo sob mala suspensa.

Foi então que o mentor, dirigindo-se ao rapaz, resumiu a lição, esclarecendo:

— Lembrou você que os homens lutam com grandes entraves, no caminho da elevação, mas é preciso reconhecer que a maioria dos nossos companheiros no Plano Físico, quase sempre agem à maneira da aranha. O espanador providencial do sofrimento surge a libertá-los das prisões engenhadas e construídas por eles, entretanto, que podemos fazer se eles mesmos se escondem nos hábitos que acalentam e, depois, usando o livre arbítrio, criam novos problemas para eles próprios?
💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Agora é o Tempo
💐🌿💐







💐🌿💐

MENSAGEM DO ESE:

O mandamento maior

Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar: 

— Mestre, qual o grande mandamento da lei?

 — Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. — Esse o maior e o primeiro mandamento. — E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. — Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro” , isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 4 e 5.)

💐🌿💐

Não te rendas



Não te rendas ao desânimo e insiste no Bem.


Guardes contigo a possibilidade do limite, mas Deus tem a possibilidade do impossível.


Segundo as Leis de Deus, Tens somente o que dás.
O que deres aos outros, é o que terás contigo.


O Senhor necessita de ti, onde te encontras.


Observa o que tens a fazer ainda hoje e perceber-lhe-ás a presença no dever que te espera.


Se não aceitas as condições de trabalho a que a vida te destina e te negas renovação, nada mais obterás, além do desapontamento no desemprego.


Ante o bem que se faça, faze o bem quanto possas, para que o bem pequeno se faça, junto de todos, o bem maior.


Todos somos, no mundo ou no Mais Além, devidamente chamados a colaborar na vitória do bem.


E o bem aos outros será sempre a garantia de nosso próprio bem.


Não pares.


Observa o que tens a fazer ainda hoje e aperceber-lhe-ás a presença no dever que te espera.


A estagnação é ponto obscuro em que os mais substanciosos valores se corrompem.


Não recorra à idéia de fatalidade para
justificar o mal, porquanto o bem de todos triunfará sempre.


Não estaciones.


Em favor de todas as criaturas, estejam como estejam, Deus criou o apoio do trabalho e a bênção da esperança.
💐💐💐💐💐💐💐💐
Emmanuel
Chico Xavier
Do livro: Caminho iluminado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.