Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2021

OS QUE REJEITAM O AMOR


(...) Na Pátria Espiritual, os espíritos costumam se reunir de acordo com a simpatia que possam nutrir uns pelos outros, porque a verdadeira família é a do coração. Os mais evolvidos, embora não releguem a completo esquecimento os retardatários, não sustentam qualquer vínculo de convivência próxima com eles, deixando-os entregues às suas próprias escolhas de vida.

Os Espíritos Superiores, periodicamente, se submetem ao sacrifício da reencarnação para impulsionarem o progresso humano, porém, finda a tarefa, regressam ao convívio daqueles com os quais comungam pensamentos e emoções, desfrutando da paz que fizeram por merecer.

(...)

Necessário se torna que aqueles que não sabem valorizar os laços afetivos, através dos que lhes devotam carinho e amor, venham a vivenciar experiências em que não mais contem com a sua proteção, sempre prontos, em quaisquer circunstâncias, a lhes estender a mão.

A aproximação com espíritos generosos, seguida posteriormente de separação, igualmente serve de incentivo àqueles que não lhes souberam valorizar a presença, que, então, permanecendo a sós com os seus pensamentos, começam a se esforçar para lhes reaver a companhia.

Os espíritos rebeldes, que não desejam aprender com os que poderiam lhes ensinar somente através da cartilha do amor, aprenderão as lições que voluntariamente rejeitam através do concurso de outros “mestres”, que apenas sabem lhes ensinar através da cartilha do sofrimento.
💐🌱💐
Livro: O Cristo Consolador
Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Irmão José
Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier
💐🌱💐





💐🌱💐 

MENSAGEM DO ESE:

Caridade para com os criminosos

A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.


Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?


A verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de consolação que lhe aditeis. Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo.


Estão próximos os tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande fraternidade, em que os homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e esperança e conduzirá as almas às moradas ditosas. Amai-vos, pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os outros infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém desprezeis. Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.
Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade. Não vos cabe dizer de um criminoso: “É um miserável; deve-se expurgar da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de tal espécie, a morte que lhe infligem.” Não, não é assim que vos compete falar. Observai o vosso modelo: Jesus. Que diria ele, se visse junto de si um desses desgraçados? Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de piedade; estender-lhe-ia a mão. Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com fé. É tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele.

Isabel de França. (Havre, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 14)

💐🌱💐

Mensagem de Eurípedes Barsanulfo



Meus amigos, que a paz do Senhor nos fortaleça o coração na grande jornada.


*


O Espiritismo Cristão é a porta de luz que se abre à humanidade.


*


Amigos, nunca nos cansaremos de vos conclamar ao serviço da verdade e do bem.


Falando-vos, guardamos a impressão de endereçar a palavra às fileiras da frente, àqueles que sustentam as lutas mais ásperas, que sofrem o mais perigoso assédio das forças das trevas.


*


Conhecemos a dificuldade, a dor, o fel que vos amarga o coração, ante os ataques da sombra; entretanto, somos os felizes depositários da fé viva, lutadores que se rejubilam com as próprias chagas e encontram benditas claridades nas lutas de cada dia, porquanto nos encontramos a serviço d'Aquele que é a Luz dos Séculos.


*


Muitas escolas religiosas foram chamadas para ser-vi-Lo, entretanto, esquecem-se os expositores respectivos do trabalho universal da paz e do amor com o Cristo, perdendo-se nos desfiladeiros do sectarismo destruidor.


Procuram Jesus, através das dissenções e da separatividade como se não bastassem quase dois mil anos de ódio e separação entre as criaturas de Deus.


*


Nossa tarefa é mais alta.


Propomo-nos a atender ao chamado do Mestre através de nossa própria renovação, para que a nossa existência se constitua em pregação viva do Evangelho.


*


Não alimenteis qualquer dúvida.


O triunfo integral ainda permanece à distância.


Até lá, é preciso subir o Calvário, negando a nós mesmos e suportando a cruz que nos diz respeito.


Pedradas da ignorância, açoites da ingratidão, surpresas inquietantes dos caminhos escuros vos surpreenderão na marcha para o Alto, no entanto, mantende a vossa fé, porque Jesus, o Mestre Divino, socorrerá o discípulo fiel, onde quer que se encontre, estendendo-lhe a mão amiga.


Jesus estabelecerá, entre os homens, o prometido Reino de Paz e Amor.


*


Lembrai-vos dos companheiros dos tempos apostólicos.


Eles não morreram.


Ressurgem das catacumbas distantes para falar-vos da necessidade de servir aos propósitos do Senhor até o fim da edificação do Mundo Melhor.


*


Vigorosas energias fluem para nós outros, do mais alto.


É preciso não desanimar. O futuro com a vitória do bem, nos pede esforço supremo.


Confiai, trabalhai sempre e esperai na Paz de Jesus.


Que Ele nos fortaleça e revigore o ânimo, concedendo-nos a armadura interior da consciência tranquila, são os votos do amigo de sempre.
🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Francisco Cândido Xavier. Da obra: Doutrina e Vida. Ditado pelo Espírito Casimiro Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.