Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Conclusão espírita


 Ante o serviço da seara espírita cristã, há quem recue, alegando carregar consigo excessiva carga de defeitos e imperfeições.

Entretanto, ponderemos:

 Se tivéssemos resolvido todos os nossos problemas da vida externa…

 Se todos os nossos conflitos interiores quedassem extintos…

Se fôssemos Espíritos tão elevados que só atraíssemos criaturas enobrecidas…

 Se houvéssemos pago todos os débitos de nossas existências passadas, a ponto de conservarmos em nosso grupo afetivo ou doméstico apenas amigos de eleição…

Se vivêssemos inatingíveis a desejos inferiores…

Se guardássemos conosco todos os valores da educação…

 Se estivéssemos tão intimamente unidos ao poder do bem, que não considerássemos, de modo algum, a existência do mal, ainda mesmo quando o mal nos fustigue…

Se possuíssemos uma fé absoluta…

Se amássemos a todos os nossos irmãos, quaisquer que sejam, como Jesus nos amou…

Se já fôssemos tão humildes, que conseguíssemos atribuir unicamente a Deus a autoria e a posse dos bens de que sejamos depositários e instrumentos na vida, reservando para nós simplesmente o privilégio do dever retamente cumprido…

 Decerto que o esforço espiritual cristão, em nosso caminho, careceria de significado, porquanto a nossa presença em serviço não seria no clima da Terra, mas sim na cúpula da Direção Divina do Mundo, em plena glória celestial.

🌱🌺🌱
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Paz e renovação
🌱🌺🌱

12 de janeiro

Quando uma criancinha que está aprendendo a andar cai, ela não se desencoraja, mas levanta e tenta vezes seguidas até dominar a arte de andar.

O mesmo acontece com a vida espiritual.

Não permita, em nenhum momento, que aparentes derrotas desencorajem seu progresso no caminho espiritual. Se você cair, simplesmente levante-se e tente outra vez.

Não se contente em ficar mergulhado em autopiedade, dizendo que não dá para continuar e que a vida é muito difícil.

Sua atitude deve ser sempre de absoluta certeza interior que, depois que seus pés estiverem firmes no caminho espiritual, você atingirá sua meta no final, não importando os obstáculos que você encontrar no percurso.

Você descobrirá que o tempo que você passar sozinho em silêncio vai recarregá-lo espiritualmente e ajudá-lo a encarar o que aparecer à sua frente sem hesitação ou temor.

É por isso que o tempo que você passa coMigo cada manhã fortifica-o para o que quer que seja que o dia possa trazer.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱







🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Injúrias e violências

Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S. MATEUS, cap. V, v. 4.)

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.)
Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo. — Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)

Por estas máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei. Condena, por conseguinte, a violência, a cólera e até toda expressão descortês de que alguém possa usar para com seus semelhantes. Raca, entre os hebreus, era um termo desdenhoso que significava homem que não vale nada, e se pronunciava cuspindo e virando para o lado a cabeça. Vai mesmo mais longe, pois que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.

Evidente se torna que aqui, como em todas as circunstâncias, a intenção agrava ou atenua a falta; mas, em que pode uma simples palavra revestir-se de tanta gravidade que mereça tão severa reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido na benevolência recíproca e na fraternidade que entretém o ódio e a animosidade; é, enfim, que, depois da humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a lei primeira de todo cristão.

Mas, que queria Jesus dizer por estas palavras: “Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra”, tendo recomendado aos homens que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?
Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais importância do que aos primeiros.

Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus. Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus.

🌱🌺🌱
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, itens 1 a 5.)
🌱🌺🌱

NÃO TE ENGANES


A cólera complica.

O desespero agrava.

A revolta perturba.

O ódio fragiliza.

A descrença entorpece.

A intolerância agride.

É na força do mal que o próprio mal se espalha.

Ante o incêndio que lavra, traze o teu balde d'água.

A treva se combate acendendo uma luz.

🌺🌱🌺
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Pão da Alma
🌺🌱🌺

Rejubila-te sempre


Mesmo em provas difíceis,
Rejubila-te e serve.

A natureza em tudo
É um cântico de amor.

Cada flor é um poema,
Toda fonte é bondade.

O Sol, cada manhã,
É uma explosão de luz.

Dor é apenas estrada
Para as horas felizes.

A alegria na vida
É presença de Deus.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
🌱🌺🌱

Relações afetivas


1- Pergunta: Minha irmã conheceu meu companheiro primeiro do que eu. Falavam sempre a meu respeito. Nós nos conhecemos e estamos juntos até hoje; só que ela não se conforma com isso e vive a me agredir. Existe alguma explicação para isto, sob o ponto de vista espírita?

Resposta: Os relacionamentos entre as pessoas são marcados pela existência ou não da afinidade entre elas, o que pode ser uma decorrência das vidas pretéritas.

Entretanto, é imprescindível que vejamos o nosso próprio posicionamento na situação. Os outros agem quanto a nós, muitas vezes, devido à forma que agimos para com eles. Desse modo, para modificarmos o comportamento dos outros, é preciso que nos modifiquemos interiormente. A paciência, o perdão, a palavra amiga, o auxílio sincero, a humildade e o amor são modificadores excelentes do relacionamento humano.

Devemos lembrar, ainda, que nosso destino é construído e transformado a cada minuto, de acordo com o que pensamos e agimos.

2- Pergunta: Gostaria de saber por que me sinto ao mesmo tempo feliz e infeliz ao lado de uma mesma pessoa? Gostaria de livrar-me desse tormento.

Resposta: Existe uma série de fatores que influenciam positiva ou negativamente no relacionamento humano. Assim como também são vários os motivos que nos fazem sentir atração por outras pessoas, e muitas vezes não se encontra reciprocidade da outra parte.

É certo que somente com muito amor é que conseguimos vencer as barreiras que se nos apresentam na maioria dos relacionamentos. Equilíbrio, força de vontade e, principalmente, muita oração são os melhores remédios, pois a prece nos fortalece os propósitos e nos dá forças para vencer os obstáculos.

3- Pergunta: Não concordo com a resposta que se casamos errado devemos permanecer nesta relação; sou a favor do divórcio, no caso do sentimento acabar. O que me diz?

Resposta: No Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos o seguinte: “O divórcio separa legalmente o que já, de fato, está separado. Não havendo afeição mútua, a única determinante do casamento, a separação tornar-se-á necessária.”

Não devemos, entretanto, tomar decisão precipitada quando houver desavença no casamento. E necessário que busquemos resolver todas as diferenças, a fim de tornar a convivência harmoniosa. Se simplesmente considerar-se que a união foi um erro, talvez estejamos incorrendo num erro ainda maior em efetivando-se a separação.

4- Pergunta: Se uma pessoa é ameaçada de morte pelo cônjuge por saber de atos ilícitos, deve ela se divorciar? E caso não se divorcie, na Espiritualidade, será considerada suicida?

Resposta: Quem sofre a violência de alguém não é considerado um suicida, porque não atenta deliberadamente contra si mesmo.

Quando convivemos com alguém violento e doente das emoções, devemos ter cuidado com nossas palavras e atitudes, que podem desencadear processos graves de perturbação e até mesmo crimes.

Seria importante que ambos (ou somente o lado ameaçado) buscassem ajuda psicológica e espiritual, para uma conversa franca, que resultasse em consenso das necessidades e opções de cada um.

Com certeza, as forças do Bem operam em favor de uma solução de paz.

5- Pergunta: Sabemos que o casamento é uma provação, um caminho para a evolução, um contrato realizado no Plano Espiritual. E quanto ao namoro?

Resposta: Namoro é tempo de conhecer nosso próprio coração, testar nossas emoções e anseios em contato com outra alma, que pode ou não ser aquela com quem caminharemos mais tempo.

Namoro implica em confiança, afeto, alegre companheirismo e responsabilidade com o sentimento alheio.

6- Pergunta: Já foi dito que não existe o casal perfeito por ser desperdício de encarnação. No entanto, na fase de namoro, tem-se a impressão de que o outro é a pessoa perfeita. Por que não conseguimos manter na vida de casado a harmonia existente no namoro?

Resposta: Enquanto o namoro constitui-se numa fase de “êxtase” de uma relação afetiva, o casamento consagra um processo de conhecimento e respeito recíproco das individualidades, culminando com a construção do “nós”.

As responsabilidades do dia a dia do casal muitas vezes trazem distúrbios à relação; mas aqueles que vigiam na prática evangélica do lar, encontram sempre o corretivo certo para suas desavenças.

Com Jesus no lar, sempre existirá harmonia.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier
Obra: Plantão de respostas
🌱🌺🌱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.