Páginas

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Tempo de agitação - DIÁLOGO CURATIVO


Tempo de agitação

Iniciada a nossa reunião pública, O Evangelho Segundo o Espiritismo nos deu o item 6 do seu capítulo IX, que provocou os melhores comentários. Reportaram-se os comentaristas aos traços dominantes da agitação que se observa em nosso tempo. Desentendimentos e antagonismos sem razão, gerando dificuldades no relacionamento comum, foram comentados, trazendo-se à baila casos lamentáveis em que, de simples desacordos de opiniões, surgem atos de selvageria e delinquência.

Encerrando as tarefas, Emmanuel trouxe-nos à meditação o seu “Diálogo Curativo”.

DIÁLOGO CURATIVO

 Observa a extensão do sofrimento humano e faze do verbo um instrumento de alívio e paz.

Em torno dos próprios passos, encontrarás os doentes da alma a surgirem de todas as direções:

os que trouxeram desajustes psicológicos de outras existências apresentando traumas obscuros no campo da mente;

os que não puderam atender aos compromissos assumidos e jornadeiam no mundo, desgostosos consigo mesmos;

 os desesperados, que caminham nas orlas da delinquência

 e os aflitos, quase todos eles vinculados a processos de angústia.

Todos são enfermos da alma que devem ser medicados, acima de tudo, pelo diálogo curativo.

 Em casa, compadece-te dos familiares e procura irradiar a luz do entendimento que estabeleça tranquilidade e segurança;

 no grupo de trabalho, quanto possível, transforma-te em exaustor das confidências amargas, trocando incompreensão por bondade ou azedume por bênção;

 nas manifestações de caráter público, seleciona os conceitos que te vistam ideias e pareceres a fim de que não venhas a estimular violência ou discórdia;

 e, nas vias públicas, mobiliza solidariedade e gentileza, diminuindo o cansaço e a solidão naqueles companheiros que suportam conflitos e provações que talvez desconheças.

 Não carregues a voz com vibrações fulminantes, diante da intemperança que surpreendas em vozes alheias, de vez que não curarás um doente, fazendo-te mais doente, especialmente no caso em que te vejas diante de determinado adversário ou de suposto agressor.

 Coloca-te no lugar do próximo e imagina como seriam as tuas reações se alguém te falasse com desconsideração ou vinagre.

 Quanto maior a turvação ambiente, maior o desequilíbrio mental em derredor de nós.

 E quanto mais a desarmonia nos envolva, mais imperiosa se revela a necessidade da conversação curativa, capaz de suprimir moléstias e obsessões no nascedouro.

 Seja qual for a circunstância em que te encontres, condimenta o que digas com bondade e compreensão.

Todos sabemos que, na Terra, sobram incêndios de rebeldia e tribulação, sofrimentos e lágrimas.

O Senhor, porém, não espera de nós outros qualquer fórmula milagrosa que venha a extinguir, de imediato, as labaredas da perturbação; entretanto, onde estivermos e com quem estivermos, pede o nosso copo de água fria.

🌺🌵🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminhos de volta
🌺🌵🌺

25 de maio

Você pode verdadeiramente afirmar que ama seus semelhantes, que se preocupa com eles e os considera como sua família?

Ou você somente os tolera e encontra dificuldades em conviver com eles?

Você não pode dizer que Me ama se não amar seus semelhantes, porque os relacionamentos são tão entrelaçados que chegam a se confundir.

Você perde tempo escolhendo a quem amar?

Não deveria existir qualquer discriminação no amor porque o amor divino acolhe a todos igualmente. amor divino entende que todos são feitos à Minha imagem e semelhança, não importando diferenças de cor, raça, sexo, crença ou religião.

Você terá que atingir o ponto onde você poderá enxergar e entender a unidade de toda a vida, onde você saberá o real significado da família humana e Me reconhecerá como a fonte de tudo.

🌺🌵🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌵🌺










🌺🌵🌺

MENSAGEM DO ESE:

Deixar aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos

Disse a outro: Segue-me; e o outro respondeu: Senhor, consente que, primeiro, eu vá enterrar meu pai. — Jesus lhe retrucou: Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o reino de Deus. (S. LUCAS, cap. IX, vv. 59 e 60.)

Que podem significar estas palavras: “Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos”? As considerações precedentes mostram, em primeiro lugar, que, nas circunstâncias em que foram proferidas, não podiam conter censura àquele que considerava um dever de piedade filial ir sepultar seu pai. Tem, no entanto, um sentido profundo, que só o conhecimento mais completo da vida espiritual podia tornar perceptível.

A vida espiritual é, com efeito, a verdadeira vida, é a vida normal do Espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da outra. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrena, do qual se sente ele feliz em libertar-se. O respeito que aos mortos se consagra não é a matéria que o inspira; é, pela lembrança, o Espírito ausente quem o infunde. Ele é análogo àquele que se vota aos objetos que lhe pertenceram, que ele tocou e que as pessoas que lhe são afeiçoadas guardam como relíquias. Era isso o que aquele homem não podia por si mesmo compreender. Jesus lho ensina, dizendo: Não te preocupes com o corpo, pensa antes no Espírito; vai ensinar o reino de Deus; vai dizer aos homens que a pátria deles não é a Terra, mas o céu, porquanto somente lá transcorre a verdadeira vida.

🌺🌵🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 7 e 8.)
🌺🌵🌺

NÃO DESISTAS DE TI


Se recaíste no erro, não desistas de Ti.

Procura ser mais forte.

Ninguém se renova intimamente, sem sedimentar convicções.

Resiste com mais empenho ao assédio da tentação.

Pensa, cotidianamente, na transitoriedade das coisas às quais ainda te prendes.

Todo prazer é fugaz.

Por um minuto de ilusória ventura, não vale a pena conviver com o remorso por tempo indefinido.

Ore com mais empenho, pedindo maior suplemento de forças ao Alto.

Recomeça, exaustivamente, no propósito de acertar.

Mesmo quando se trate de descondicionar-te do mal a que te habituaste, a Lei Divina não comete violência
.
A taça transbordante de vinho se transubstanciará em fel aos teus lábios.

Ninguém se opõe aos alvitres da consciência sem que, inevitavelmente, se frustre.

🌺🌵🌺
Obra: Dias Melhores
Irmão José
Divaldo Franco
🌺🌵🌺

Prece antes e depois


Antes de observar a presença do mal, roga ao Senhor para que os seus olhos se habituem à fixação do Bem, a fim de que depois não se te converta a oração em requerimento desesperado.

Antes de assinalar a frase caluniosa ou irrefletida, pede ao Senhor para que teus ouvidos saibam escutar para o auxílio fraterno, a fim de que depois não se te transforme a prece em apelo sombrio.

Antes de caminhar em direção do poço em que se adensam as águas turvas da crueldade, implora ao Senhor para que os seus pés se mantenham na movimentação do trabalho digno, a fim de que depois não se te transfigure a petição em grito blasfematório.

Antes de considerar a ofensa do próximo, solicita ao Senhor te ilumine o coração para que saibas exercer a caridade genuína do entendimento e do perdão sem reservas, a fim de que depois não se te expresse a rogativa por labéu de remorso e maldição.

Todos fazemos preces, depois que o sofrimento nos convoca à expiação regenerativa, quando o processo de nossas defecções morais já coagulou em torno de nosso espírito o cáustico da aflição com que havemos de purificar os tecidos da própria alma.

Todavia , quão raras vezes oramos antes da luta, vacinando o sentimento contra a sombra da tentação!...

Saibamos louvar a Bondade e a Sabedoria de Deus, em todos os passos da vida, rendendo graças pela flor e pelo espinho, pela facilidade e pelo obstáculo, pela alegria e pela dor, pela fartura e pela carência.

Agradecendo ao Céu as lições diminutas de cada instante da marcha, aprenderemos a tecer com as pequeninas vitórias de cada dia o triunfo sublime que, na grande angústia, erguer-nos-á para a alegria soberana capaz de levantar-nos para sempre à plena luz da imortalidade.

🌺🌵🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos marcadas
🌺🌵🌺

EVANGELHO NO LAR


(...)

Se almejamos o crescimento, a espiritualização tão necessária e a paz sonhada, busquemos, pelo nosso exemplo e vivência, constituir um lar espiritual.

Já sabemos, pelo Espiritismo, que dentro das paredes de uma casa reúnem-se pessoas para conviverem com o fim primordial de progredir.

Quando esses seres buscam o entendimento, o amor e a compreensão recíproca, tudo se transforma num verdadeiro e doce lar, por reunir almas que se buscam no aperfeiçoamento, na bondade e na elevação de sentimentos.

Quando o reduto doméstico abre as portas para a claridade do Evangelho no Lar, a vida se modifica, transformando-se em fonte de pensamentos novos e sadios, de energias salutares e bênçãos.

Por isso, recomenda-se, pelo menos uma vez por semana, esse culto da fraternidade e do diálogo à luz do Evangelho.

Em contato com a sublimidade dos ensinamentos do Mestre, não há quem não se comova e renove o coração e a alma nesse amor que gera a felicidade da vida em família.

🌺🌵🌺
Rodrigues de Camargo
Prefácio
Obra: Amor e Vida em Família (Antologia Espírita e Popular)
Geziel Andrade
🌺🌵🌺

Como fazer o culto do Evangelho de Jesus, no lar:

🌺🌵🌺

4 comentários:

  1. Muito obrigada por estas mensagens que passaram a fazer parte do meu dia. Abençoada seja esta página e a pessoa que diariamente leva amor e conforto. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Gratidão sempre pelas mensagens que nos ensinam a viver.

    ResponderExcluir
  3. Flavio Jorge Marques Rodrigues25 de maio de 2023 às 19:24

    Gratidão! Acompanho há alguns anos as mensagens de betemensagemdodia.blogspot.com, já faz parte do meu dia a dia, e sempre compartilhando na minha página do Facebook, sinto-me na obrigação de retransmitir todo os dias essas abençoadas mensagens de nossos irmãos do plano espiritual. Gratidão...gratidão...gratidão...

    ResponderExcluir
  4. Gratidão! Sinto-me falando com Deus! 🙏🙏

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.