Páginas

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Perguntas


 Observe as próprias indagações, antes de formulá-las, adotando o silêncio sempre que não tiverem finalidade justa.

Valiosa demonstração de entendimento e de afeto visitar amigos ou recebê-los sem perguntas quaisquer.

 Ampare quantos lhes compartilham a vida, sem vascolejar-lhes o coração com interrogatórios desnecessários.

Arrede da boca as inquirições sem proveito sobre a família do próximo.

 Não faça questionários quanto à vida íntima de ninguém.

 Entretecer apontamentos sem necessidade, com relação à idade física de alguém, não é apenas falta de tato e gentileza, mas também ausência de caridade e de educação.

 Se você nutre realmente amizade por essa ou aquela pessoa, sem qualquer expectativa de tomar-lhe a companhia para a convivência mais íntima, aceite-a tal qual é sem pedir-lhe certidão do estado civil em que se encontra.

Indiscrição, leviandade, curiosidade vazia ou malícia afastam de quem as cultiva as melhores oportunidades de elevação e progresso.

O amor verdadeiro auxilia sem perguntar.

 Respeite as necessidades e provações dos outros, para que os outros respeitem as suas provações e necessidades.

🌼🪴🌼
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Sinal verde
🌼🪴🌼

27 de setembro

Não perca tempo e energia desejando ser outra pessoa, estar em outro lugar ou ter outro trabalho.

Aceite sua situação e perceba que existe uma razão específica para você ser quem é e estar fazendo esse trabalho.

Nada acontece por acaso; você tem que aprender certas lições e a situação em que você se encontra é propícia para que você as aprenda rapidamente, e assim possa seguir em frente neste caminho espiritual.

Você certamente não quer ficar preso ao sulco da trilha, mesmo que ele lhe pareça seguro.

Pense como sua vida seria boba e desinteressante se essa fosse a sua escolha.

A vida é excitante e cheia de expectativas quando se está disposto a seguir em frente e enfrentar o desconhecido sem temor, dando o próximo passo com absoluta fé e confiança em Mim, seu guia e companheiro.

Nada tema: EU ESTOU sempre com você.

🌼🪴🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🪴🌼




🌼🪴🌼

MENSAGEM DO ESE:

Esquecimento do Passado

11 – É em vão que se aponta o esquecimento como um obstáculo ao aproveitamento da experiência das existências anteriores. Se Deus considerou conveniente lançar um véu sobre o passado, é que isso deve ser útil. Com efeito, a lembrança do passado traria inconvenientes muito graves. Em certos casos, poderia humilhar-nos estranhamente, ou então exaltar o nosso orgulho, e por isso mesmo dificultar o exercício do nosso livre arbítrio. De qualquer maneira, traria perturbações inevitáveis às relações sociais.

O Espírito renasce freqüentemente no mesmo meio em que viveu, e se encontra em relação com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes tenha feito. Se nelas reconhecesse as mesmas que havia odiado, talvez o ódio reaparecesse. De qualquer modo, ficaria humilhado perante aquelas pessoas que tivesse ofendido.

Deus nos deu, para nos melhorarmos, justamente o que necessitamos e nos é suficiente: a voz da consciência e as tendências instintivas; e nos tira o que poderia prejudicar-nos.

O homem traz, ao nascer, aquilo que adquiriu. Ele nasce exatamente como se fez. Cada existência é para ele um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi: se estiver sendo punido, é porque fez o mal, e suas más tendências atuais indicam o que lhe resta corrigir em si mesmo. É sobre isso que ele deve concentrar toda a sua atenção, pois daquilo que foi completamente corrigido já não restam sinais. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência, que o adverte do bem e do mal e lhe dá a força de resistir às más tentações.

De resto, esse esquecimento só existe durante a vida corpórea. Voltando à vida espiritual, o Espírito reencontra a lembrança do passado. Trata-se, portanto, apenas de uma interrupção momentânea, como a que temos na própria vida terrena, durante o sono, e que não nos impede de lembrar, no outro dia, o que fizemos na véspera e nos dias anteriores.

Da mesma maneira, não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança do passado. Pode dizer-se que ele nunca a perde, pois a experiência prova que, encarnado, durante o sono do corpo, ele goza de certa liberdade e tem consciência de seus atos anteriores. Então, ele sabe por que sofre, e que sofre justamente. A lembrança só se apaga durante a vida exterior de relação. A falta de uma lembrança precisa, que poderia ser-lhe penosa e prejudicial às suas relações sociais, permite-lhe haurir novas forças nesses momentos de emancipação da alma, se ele souber aproveitá-los.

🌼🪴🌼
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌼🪴🌼

Se você não está esperando, você não está permitindo


Lembre-se, cada emoção indica quanta Energia você está evocando em causa de seu desejo e quanta dessa Energia evocada você está permitindo em causa de suas crenças e pensamentos predominantes que você mantém em relação ao desejo.

Se você está sentindo emoções fortes, positivas ou negativas, isso significa que seu desejo está poderosamente focado e você está evocando uma grande quantidade da Fonte de Energia em direção ao seu desejo.

Quando suas emoções são fortes e trazem sentimentos ruins – como a depressão, o medo ou a animosidade – isso significa que você está oferecendo resistência a seu desejo.

Quando suas emoções são fortes e trazem bons sentimentos – como a paixão, o entusiasmo, expectativas ou amor – isso significa que você não está oferecendo resistência ao que deseja;
assim, a Fonte de Energia que você está evocando através de seu desejo não está sendo desafiada vibracionalmente por você – e você está permitindo a expansão de seu desejo.

Parece óbvio que a situação criativa perfeita é realmente querer algo que você creia ser possível.

E quando essa combinação de desejo e crença está presente em você, as coisas rápida e facilmente serão expandidas em sua experiência.

Mas quando você quer algo que não acredita ser possível, quando você mantém o desejo por algo pelo qual não tem expectativa – embora um desejo forte o bastante possa sobrepujar uma crença frágil – ele não desabrocha facilmente, pois você não está permitindo-o em sua experiência atual.

Como um ímã, você está atraindo pensamentos, pessoas, eventos, estilos de vida – tudo o que você está vivendo. Assim, quando você vê as coisas como elas são, você atrai mais delas.

Mas quando você vê as coisas como você gostaria que elas fossem, você as atrai como você gostaria que elas fossem. Por causa disso quanto melhor elas são, melhores ficarão; ou quanto piores forem, piores ficarão. As pessoas têm a tendência de olhar para o que é.

🌼🪴🌼
Esther e Jerry Hicks
(Os ensinamentos dos Abraham)
🌼🪴🌼

Seres amados


"Aquele que ama a seu irmão permanece na luz e nele não há nenhum tropeço".
(I João 2:10.)

Os seres que amamos!...

Com que enternecimento desejaríamos situá-los nos mais elevados planos do mundo!...

Se possível, obteríamos para cada um deles um nicho de santidade ou um título de herói!...

Entretanto, qual ocorre a nós mesmos, são eles seres humanos, matriculados no educandário da vida.

E nos círculos das experiências em que se debatem, como nos acontece, erram e acertam, avançam na estrada ou se interrompem para pensar, solicitando-nos apoio e compreensão.

Assim como estamos em luta a fim de sermos, um dia o que devemos ser, aprendamos a amá-los como são, na certeza de que precisam, tanto quanto nós, de auxílio e encorajamento para a necessária ascensão espiritual.

Todos somos viajores do Universo com encontro marcado numa só estação de destino - a perfeição, na imortalidade.

A face disso, e levando em consideração que nos achamos individualmente em marcos diferentes da estrada, se queremos auxiliar aqueles a quem amamos, e abençoá-los com nosso afeto, cultivemos, à frente deles, a coragem de compreender e a paciência de esperar.

🌼🪴🌼
(Francisco Cândido Xavier - Livro Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel)
🌼🪴🌼

Eles voltarão


Encontrá-los-ás talvez a cada passo, nas sendas do dia a dia: os companheiros que se distanciaram da confiança em Deus e em si mesmos, tentando inutilmente a fuga do próprio mundo íntimo.

Acreditaram na intangibilidade do poder humano e resvalaram nas próprias fraquezas…

Admitiram a superioridade da forma e verificaram, assombrados de sofrimento, a desagregação das estruturas materiais…

Galgaram o pináculo da inteligência materialista e acabaram desmemoriados, à feição de musicistas que perderam as cordas dos violinos raros em que se manifestavam…

Conquistaram a riqueza amoedada, sem apoio no trabalho construtivo da paz e do progresso, da cultura e da beneficência e compraram com ela as enfermidades que os impelem à morte prematura…

Senhorearam influências vigorosas e viram-se relegados aos desvãos do esquecimento…

Matricularam-se nos excessos do prazer e titularam-se em conhecimentos amargos…

Desprezaram responsabilidades que lhes honorificavam a existência e caíram nos tóxicos em que, debalde, procuram renovação e esperança…

Se sofreste a separação de amigos queridos, mas transviados da confiança em Deus, sem possibilidades de socorrê-los, de imediato, ora pela tranquilidade de cada um e não te detenhas no trabalho a realizar.

Prossegue com o bem, pelo bem e junto daqueles que se dedicam ao bem de todos e espera com paciência.

A verdade não tem pressa.

O tempo, com o amparo de Deus, saberá descobri-los para trazê-los de volta à posição que assumiam.

Eles, os companheiros que se ausentaram da fé na Divina Providência, não são maus e sim doentes da atenção e da memória, do sentimento e do raciocínio que regressarão à realidade. Para isso, porém, é imperioso não os desprezes.

Endereça-lhes um pensamento de paz e simpatia, sempre que te assomem à lembrança, na certeza de que apenas estagiam na escola da experiência a fim de retornarem, mais tranquilos e mais felizes, à seara do bem para se identificarem plenamente com os desígnios de Deus.

🌼🪴🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Inspiração
🌼🪴🌼

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.