Páginas

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Decepções da vida



Muitas vezes somos acometidos pela raiva, pela mágoa e pela decepção sofridas.

É natural que esses sentimentos tomem conta de nosso coração, porque somos humanos e como tal, estamos sujeitos a todo e qualquer tipo de sentimento.

O que não podemos permitir é que esses sentimentos negativos aliciem nossa alma e se instalem sem tempo determinado em nosso coração.

É nesse momento que entra em ação a caridade que devemos praticar para com o próximo, não desejando o mesmo para quem nos feriu.

Se não conseguirmos pagar com o bem, devemos, pelo menos, não retribuir o mal para não incorrermos no mesmo erro de entrar numa sintonia de baixa vibração.

Devemos procurar entender o porque dessa pessoa ter agido dessa forma conosco e não nos esquecermos de que a moeda tem dois lados e que, em algum momento, nós permitimos que isso acontecesse, pode acreditar!

O importante é não deixar que os sentimentos negativos permaneçam conosco por muito tempo, para o nosso próprio bem estar físico, emocional e espiritual.

🌻🪴🌻
Gotas de paz
🌻🪴🌻

22 de novembro

Veja sempre o lado bom da vida.

Espere somente que o melhor aconteça.

Nunca culpe ninguém pelo estado negativo em que você se encontra.

Você é seu próprio patrão; depende de você inverter o quadro e ver o que tem do outro lado.

Se a sua escolha é pelo lado escuro da vida, não espere atrair para si almas alegres e livres, porque pássaros da mesma plumagem voam juntos: você irá atrair somente almas no mesmo estado que o seu.

Se você estiver se sentindo ótimo e o amor estiver fluindo livremente de você, tudo que é bom será atraído por você, porque todos apreciam uma alma cheia de alegria.

Aprenda a erguer pessoas e situações e nunca se deixe abater pelo desânimo de ninguém.

Você está aqui para criar paz, harmonia, beleza e perfeição tudo que existe de bom na vida, portanto vá em frente!

🌻🪴🌻
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌻🪴🌻





🌻🪴🌻

MENSAGEM DO ESE:

Da prece pelos mortos e pelos Espíritos sofredores (II)

Há nesse modo de raciocinar – de que Deus não pode mudar suas decisões a pedido das criaturas – uma aplicação falsa do princípio da imutabilidade da lei divina, ou melhor, ignorância da lei, no que concerne à penalidade futura. Essa lei revelam-na hoje os Espíritos do Senhor, quando o homem se tornou suficientemente maduro para compreender o que, na fé, é conforme ou contrário aos atributos divinos.
Segundo o dogma da eternidade absoluta das penas, não se levam em conta ao culpado os remorsos, nem o arrependimento. É-lhe inútil todo desejo de melhorar-se: está condenado a conservar-se perpetuamente no mal.

Se a sua condenação foi por determinado tempo, a pena cessará, uma vez expirado esse tempo. Mas, quem poderá afirmar que ele então possua melhores sentimentos? Quem poderá dizer que, a exemplo de muitos condenados da Terra, ao sair da prisão, ele não seja tão mau quanto antes? No primeiro caso, seria manter na dor do castigo um homem que volveu ao bem; no segundo, seria agraciar a um que continua culpado. A lei de Deus é mais previdente. Sempre justa, eqüitativa e misericordiosa, não estabelece para a pena, qualquer que esta seja, duração alguma. Ela se resume assim:

“O homem sofre sempre a conseqüência de suas faltas; não há uma só infração à lei de Deus que fique sem a correspondente punição."

“A severidade do castigo é proporcionada à gravidade da falta."

“Indeterminada é a duração do castigo, para qualquer falta; fica subordinada ao arrependimento do culpado e ao seu retorno a senda do bem; a pena dura tanto quanto a obstinação no mal; seria perpétua, se perpétua fosse a obstinação; dura pouco, se pronto é o arrependimento."

“Desde que o culpado clame por misericórdia, Deus o ouve e lhe concede a esperança. Mas, não basta o simples pesar do mal causado; é necessária a reparação, pelo que o culpado se vê submetido a novas provas em que pode, sempre por sua livre vontade, praticar o bem, reparando o mal que haja feito."

“O homem é, assim, constantemente, o árbitro de sua própria sorte; pertence-lhe abreviar ou prolongar indefinidamente o seu suplício; a sua felicidade ou a sua desgraça dependem da vontade que tenha de praticar o bem.”

Tal a lei, lei imutável e em conformidade com a bondade e a justiça de Deus.

Assim, o Espírito culpado e infeliz pode sempre salvar-se a si mesmo: a lei de Deus estabelece a condição em que se lhe torna possível fazê-lo. O que as mais das vezes lhe falta é a vontade, a força, a coragem. Se, por nossas preces, lhe inspiramos essa vontade, se o amparamos e animamos; se, pelos nossos conselhos, lhe damos as luzes de que carece, em lugar de pedirmos a Deus que derrogue a sua lei, tornamo-nos instrumentos da execução de outra lei, também sua, a de amor e de caridade, execução em que, desse modo, ele nos permite participar, dando nós mesmos, com isso, uma prova de caridade.

🌻🪴🌻
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 20 e 21.)
🌻🪴🌻

Com Alegria


Executa com alegria todas as tarefas.

As abelhas fazem mel, colhendo o pólen das flores; os pássaros cantam, entretecendo os ninhos que os acolhem.

Não te queixes da vida.

Tens agora aquilo de que mais necessitas para o teu aprendizado.

Não ambiciones trilhar o caminho alheio.

Em qualquer posição que ocupe, o homem não é poupado da luta.

Os que aparentam tranquilidade talvez estejam chorando por dentro.

Valoriza o teu corpo, os teus familiares, o teu trabalho, a tua experiência evolutiva.

Caso recebesses mais, talvez não soubesses o que fazer com tanto.

Um sorriso sincero opera prodígios.

Não agraves a tua prova com a melancolia.

🌻🪴🌻
Do livro Vigiai e Orai
psicografia de Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Irmão José
🌻🪴🌻

CONTRISTAÇÃO


“Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para o arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus.” – Paulo. (II Coríntios, 7:9.)

Quanta vez se agitam famílias, agrupamentos ou coletividades para que a tormenta lhes não alcance o ambiente comum? quantas vezes a criatura contempla o céu, em súplica, para que a dor lhe não visite a senda ou para que a adversidade fuja, ao encalço de outros rumos? Entretanto, a realidade chega sempre, inevitável e inflexível.

No turbilhão de sombras da contristação, o homem, não raro, se sente vencido e abandonado.

Todavia, o que parece infortúnio ou derrota pode representar providências salvadoras do Todo-Compassivo.

Em muitas ocasiões, quando as criaturas terrestres choram, seus amigos da Esfera Superior se alegram, à maneira dos pomicultores que descansam, tranquilos, depois do campo bem podado.

Lágrimas, nos lares da carne, frequentemente expressam júbilos de lares celestiais. Os orientadores divinos, porém, não folgam porque os seus tutelados sejam detentores de padecimentos, mas justamente porque semelhante situação indica possibilidades renovadoras no trabalho de aperfeiçoamento.

Todo campo deve conhecer o tempo de ceifa ou de limpeza necessárias.

Quando estiverdes contristados, à face de faltas que cometestes impensadamente, é razoável sofrais a passagem das nuvens pesadas e negras que amontoastes sobre o coração; contudo, quando a prova e a luta vos surpreenderem a casa ou o espírito, em circunstâncias que independem de vossa vontade, então é chegada a hora da contristação segundo Deus, a qual vos eleva espiritualmente e que, por isso mesmo, provoca a alegria dos anjos que velam por vós.

🌻🪴🌻
EMMANUEL
(do livro “Vinha de Luz” – psic. Chico Xavier)
🌻🪴🌻

Refletindo juntos


Inegavelmente, a preocupação estéril em torno da morte, no Plano Físico, é assunto que se deve arredar das atividades da vida.

Não acontece o mesmo, porém, com relação ao tempo de que a criatura dispõe no espaço limitado da reencarnação.

Reportamo-nos a semelhante contraste para salientar a importância do bem que se deve fazer no quadro das horas.

Reflitamos nisso e, quanto se te faça possível, não adies a realização dos teus propósitos de tudo ajustar, no próprio caminho, aos imperativos da consciência tranquila e feliz.

Se guardas o projeto de construir para auxílio aos pequeninos sofredores, começa amparando a esta ou aquela criança necessitada de apoio.

Se pretendes criar um grande estabelecimento de socorro para as mães desvalidas, principia protegendo alguma de nossas irmãs situadas na maternidade de sacrifício.

Se idealizas a fundação de obras destinadas à assistência em favor de nossos irmãos idosos, do ponto de vista da existência terrestre, inicia-te na sustentação de algum companheiro que o tempo e a doença invalidaram para o trabalho, esquecido nas retaguardas do sofrimento.

Se desejas estender o coração numa dádiva a determinado amigo, faze isso sem delongas.

Se tiveste problemas com a família e te propões liquidá-los, usa paciência e carinho, empreendendo, para logo, essa iniciativa de pacificação.

Se algum erro, porventura, emerge das tuas experiências pessoais de passados dias, aproxima-te de quantos se consideram teus desafetos e solicita desculpas, ainda que isso te custe desapontamentos e lágrimas.

Através do melhor a realizar, procura a paz contigo mesmo.

E não creias que a nossa palavra apresente qualquer conteúdo de alarme ou qualquer nota de pessimismo.

Se consegues discernir situações e meditar nas oportunidades de elevação que a existência nos oferta, seja qual seja a idade em que te encontras, no corpo físico, em matéria de fazer todo o bem que a vida espera de ti, podes crer que agora é mais tarde do que pensas.

🌻🪴🌻
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Confia e segue
🌻🪴🌻

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.