Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Vivência da felicidade


Você está feliz hoje? Você é uma pessoa feliz?

São duas questões bem distintas, que merecem nossa atenção.

Normalmente, a felicidade é considerada como falta de sofrimento, ausência de problemas e de preocupações.

O conceito, no entanto, é raso, destituído de legitimidade, porque se pode experimentar bem-estar, felicidade, portanto, em situações de dor, assim como diante de problemas e desafios.

Parece um pouco difícil de se aceitar, de início, pois esse entendimento de felicidade como ausência de problemas, de incômodos, ainda está arraigado em nossa alma.

A felicidade é um estado emocional, no qual as questões externas, mesmo quando negativas, não conseguem modificar o sentimento de harmonia.

Da mesma forma, acontecimentos e circunstâncias perturbadoras são incapazes de alterar-lhe a magnitude, porque podem ser administradas e conduzidas a resultados edificantes.

Sempre se considera a infelicidade como a má sorte, a debilidade orgânica, a presença de enfermidade, os problemas financeiros e emocionais, a solidão e a insegurança, deixando transparecer que a felicidade seria o oposto.

Caso as ocorrências não sejam benéficas, propiciando prazer e poder, isso, de maneira alguma pode ser considerado como desgraça ou desar, dependendo, naturalmente, da maneira como sejam encaradas.

Invariavelmente, a situação deplorável de hoje, se bem administrada, transforma-se em dádiva de engrandecimento interior e de compreensão dos acontecimentos existenciais, mais tarde, favorecendo a conquista da felicidade.

Lembremos, por exemplo, dos ascetas, mártires e idealistas.

Quanto mais enfrentam dificuldades melhor sentem-se, agradecendo à vida as aflições que os elevam, que os ajudam a concretizar os objetivos que abraçam e os santificam.

No entanto, para o indivíduo comum, as sensações bem atendidas, o conforto, a conquista de valores amoedados, o experimentar de prazeres contínuos são fenômenos que se convertem em expressões de felicidade...

A postura dos mártires tem a ver com emoções superiores da alma. A outra, diz respeito às sensações dos sentidos físicos de efêmera duração.

Em geral, o sofrimento apresenta-se em todos os setores humanos como desdita ou infortúnio.

Considerando-se, porém, que é inevitável, que sempre se apresentará, devido ao atual momento evolutivo do planeta, faz-se necessário mudar a perspectiva de encará-lo.

Um recurso precioso é a constatação da sua transitoriedade, em face da maneira como deve ser encarado, dando-lhe qualidades positivas de aperfeiçoamento moral, de metodologia que leva à autorreflexão. Ao aprimoramento interior.

A felicidade, desse modo, não é a falta de sofrimento...

Pode-se ser feliz, embora com algum sofrimento, que não descaracteriza o bem-estar e a alegria de viver, propiciadores do estado pleno.

🌸🌿🌸
Redação do Momento Espírita com base no cap. 19 do livro Atitudes renovadas, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

🌸🌿🌸

24 de janeiro

Deixe de pedir ajuda aos outros; procure dentro de você e encontrará socorro.

Vá sempre à Fonte para obter a resposta e não se satisfaça com nada de segunda mão, com nada que não seja do mais alto.

Começando de baixo e trabalhando em direção ao topo, você será limpo e purificado e poderá começar baseado em fundações sólidas que nada, nem ninguém, poderá abalar ou destruir.

Desde que as fundações sejam firmes, você poderá continuar a construir sem preocupações.

Certifique-se para que suas fundações estejam enraizadas e embasadas em Mim, nos ensinamentos do Espírito, e não nos ditames do mundo que estão aqui hoje e amanhã já se foram.

Viva, mova-se e tenha todo o seu ser em Mim.

Deixe que a Minha paz e o Meu amor o preencham e o envolvam.

Eleve seu coração em profundo amor, louvor e gratidão e sinta-se em perfeita paz à medida que você executa a Minha vontade e percorre os Meus caminhos.

🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸



 



🌸🌿🌸

MENSAGEM DO ESE:

O jugo leve

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.”

Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

🌸🌿🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 1 e 2.)
🌸🌿🌸

ORAÇÃO DO APRENDIZ


Senhor!

Em tudo quanto eu te peça, conquanto agradeça a infinita bondade com que me atendes.

Não consideres o que eu te rogue, mas aquilo de que eu mais necessite.

E quando me concederes aquilo de que eu mais precise, ensina-me a usar a tua concessão, não só em meu proveito, mas em benefício dos outros, a fim de que eu seja feliz com a tua dádiva, sem prejudicar a ninguém.

🌸🌿🌸
Por: André Luiz
Do livro: Aulas da Vida
Médium: Francisco Cândido Xavier
🌸🌿🌸

A Resposta


O homem desesperado alcançou, um dia, a presença do Cristo e clamou:

- Senhor, que fazer para sair do labirinto da Terra?
Tudo sombra...
Maldade e indiferença, angústia e aflição dominam as criaturas que, a meu ver, se debatem num mar de trevas...
Senhor, onde o caminho que me assegure a libertação?

Jesus afagou o infeliz e respondeu, generosamente:

- Filho, ninguém te impede de acender a própria luz.

🌸🌿🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🌸🌿🌸

6 comentários:

  1. Muito obrigada! Deus abençoe pelas mensagens.

    ResponderExcluir
  2. Conheci a pouco essa página, e ela se tornou a luz que me guia no início dos meus dias !!! Gratidão por tantos ensinamentos !

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!! Gratidão por essa postagem cheia de ensinamentos divino. Tenho certeza que esse trabalho tem ajudado muita gente, assim como vem me ajudando. Deus ilumine o caminhos de todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Procurei por algo que pudesse amenizar tamanha dor perante as decepções da vida e encontrei essas lindas mensagens de conforto.Deus abençoe a todos os administradores desta página.

    ResponderExcluir
  5. Como me ajudou essa mensagem de hoje primeira vez que entro na página e agora se a todos os dias. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Eu já elogiei a página mas vou elogiar de novo. Parabéns pelo trabalho de aplicação do Consolador prometido através dos ensinamentos cristãos contidos na Doutrina Espírita.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.