Páginas

domingo, 21 de abril de 2024

Tópicos da tensão


A luta prossegue, entretanto, é na luta que consolidaremos a paz — paz íntima pelo dever bem cumprido.

Mantenhamos a nossa confiança viva em Jesus, na certeza de que o nosso Divino Mestre é o Companheiro e o Amigo, o Mentor e o Guardião de nossos corações e de nossos caminhos.

Guardemos calma e segurança. A fé ser-nos-á luz na estrada a percorrer, por mais sombra se nos acumule na senda.

Descansemos o pensamento, o coração, os nervos e as energias em repouso edificante. Nossas forças serão restauradas com a Bênção do Senhor.

* * *

Acalme-se — é a senha. Asserenemos as próprias forças! Quanto possível abandonemos a tensão.

O trabalho é o preço da bênção. Ajudemos os companheiros no desempenho de seus nobres deveres, encorajando-lhes o coração, sempre que possível. A luta cederá lugar à bonança. Confiemos pois em Deus, e que Jesus nos abençoe!

* * *

Esquecer a doença orgânica. Distrair-se em recursos sadios de arejamento íntimo, aliviando a tensão.

Consagrar-se aos trabalhos espirituais na certeza de que Deus não nos abandona e de que, em todas as circunstâncias, precisamos buscar, acima de tudo, os desígnios de Deus.

* * *

Despreocupação é a palavra. Repouso construtivo. Paz com as próprias obrigações. Não exigir de nós mesmos qualquer rigor no cumprimento de nossas obrigações, quando faltar-nos a saúde.

Fazer o possível em benefício de nossa tranquilidade doméstica. Manter o coração sensível e afetuoso na fé viva e segura, na certeza de que o Senhor nos abençoará, hoje e sempre.

* * *

Confiemos na bênção Divina em nosso benefício! Guardemos a calma e a coragem porque o Amor de Jesus nunca está pobre e com o Mestre Sublime podemos contar sempre. Serenidade! Fortaleza! Bom ânimo!

* * *

Tranquilize o campo nervoso. Descanse o pensamento na prece e no trabalho do bem e use a serenidade mental como remédio edificante.

Cuidado para consigo mesmo no sentido de preservar a sua paz, em favor da própria saúde!

🌹🌿🌹
Bezerra de Menezes
Chico Xavier
Obra: Apelos cristãos
🌹🌿🌹

Tiradentes
https://betemensagemdodia.blogspot.com/2019/04/pascoa.html?m=1

🌹🌿🌹

21 de abril

Existe um lugar para cada indivíduo no mundo, mas você deve procurar e encontrar o seu lugar.

Se você tiver medo de assumir a responsabilidade de apresentar o novo, não tente impedir as almas que estão dispostas a fazê-lo.

Entenda que apresentar o novo é tarefa para a qual essas almas foram treinadas e elas se sentem aptas a assumir o trabalho que lhes coube.

Encontre seu lugar certo no vasto plano único e, se você não estiver na linha de frente, não se preocupe; lembre-se que é necessário todo tipo de pessoa para compor um todo.

Simplesmente aceite o seu papel específico e faça de coração o que deve ser feito, e permita que as almas que foram colocadas em posição de liderança e responsabilidade sigam em frente.

Dê-lhes seu incondicional apoio e completa lealdade; elas necessitam disso e vão lhe ser gratas.

Eleve seu coração em profundo amor, apreciação e gratidão por elas e sempre dê o melhor de si mesmo.

🌹🌿🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌿🌹





🌹🌿🌹

MENSAGEM DO ESE:

A porta estreita

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a ela conduz, e muitos são os que por ela entram. — Quão pequena é a porta da vida! quão apertado o caminho que a ela conduz! e quão poucos a encontram! (S. MATEUS, cap. VII, vv. 13 e 14.)

Tendo-lhe alguém feito esta pergunta: Senhor, serão poucos os que se salvam? Respondeu-lhes ele: — Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois vos asseguro que muitos procurarão transpô-la e não o poderão. — E quando o pai de família houver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos; ele vos responderá: não sei donde sois:

Pôr-vos-eis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença e nos instruíste nas nossas praças públicas. — Ele vos responderá: Não sei donde sois; afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade.
Então, haverá prantos e ranger de dentes, quando virdes que Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas estão no reino de Deus e que vós outros sois dele expelidos. — Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Setentrião e do Meio-Dia, que participarão do festim no reino de Deus. — Então, os que forem últimos serão os primeiros e os que forem primeiros serão os últimos. — (S. LUCAS, cap. XIII, vv. 23 a 30.)

Larga é a porta da perdição, porque são numerosas as paixões más e porque o maior número envereda pelo caminho do mal. É estreita a da salvação, porque a grandes esforços sobre si mesmo é obrigado o homem que a queira transpor, para vencer suas más tendências, coisa a que poucos se resignam. É o complemento da máxima: “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.”

Tal o estado da Humanidade terrena, porque, sendo a Terra mundo de expiação, nela predomina o mal. Quando se achar transformada, a estrada do bem será a mais freqüentada. Aquelas palavras devem, pois, entender-se em sentido relativo e não em sentido absoluto. Se houvesse de ser esse o estado normal da Humanidade, teria Deus condenado à perdição a imensa maioria das suas criaturas, suposição inadmissível, desde que se reconheça que Deus é todo justiça e bondade.

Mas, de que delitos esta Humanidade se houvera feito culpada para merecer tão triste sorte, no presente e no futuro, se toda ela se achasse degredada na Terra e se a alma não tivesse tido outras existências? Por que tantos entraves postos diante de seus passos? Por que essa porta tão estreita que só a muito poucos é dado transpor, se a sorte da alma é determinada para sempre, logo após a morte? Assim é que, com a unicidade da existência, o homem está sempre em contradição consigo mesmo e com a justiça de Deus. Com a anterioridade da alma e a pluralidade dos mundos, o horizonte se alarga; faz-se luz sobre os pontos mais obscuros da fé; o presente e o futuro tornam-se solidários com o passado, e só então se pode compreender toda a profundeza, toda a verdade e toda a sabedoria das máximas do Cristo.

🌹🌿🌹
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII, itens 3 a 5.)
🌹🌿🌹

Conquista de Paz


Em muitas ocasiões, especialmente quando se te agravam as situações difíceis, perguntas a esmo como conquistar serenidade, de maneira a varar os percalços do dia a dia.
***
Imagina-te no lugar daqueles que se te fazem motivos de irritação e examina-te um tanto mais.
***
Se, em teu grupo de trabalho desempenhasses a função do chefe, atormentado de problemas e conflitos, estarias talvez em mais duras condições de intemperança mental, quando isso acaso acontecesse.
***
Caso te visses na posição do subalterno, faceando, às vezes , amargos dramas domésticos, é
provável evidenciasses mais lentidão no serviço a fazer, quando isso viesse a suceder.
***
Considerando a possibilidade de seres o doente que te incomoda, quando isso se verifique,
decerto não te reconhecerias com menos intolerância diante do sofrimento.
***
Na hipótese de haveres sofrido as longas tentações da criatura julgada em erro, é possível
houvesse descido a mais baixo nível.
***
Se te notasses na posição enfermiça da pessoa que te ofendeu, ignoras se não terias ferido
alguém com mais ímpeto.
***
Analisemo-nos, através das lentes da introspecção e reconhecer-nos-emos imensamente
distantes da condição dos anjos.
*
Isso nos ensinará que os companheiros com os quais convivemos nem sempre conseguirão apresentar, por enquanto, qualidades que ainda não possuímos e raciocínios mais profundos nos farão sentir a necessidade de calma e tolerância, de uns pra com os outros, em todos os momentos inquietantes da vida.

🌹🌿🌹
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Calma
🌹🌿🌹

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.