Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Suor e saliva



Sendo a tua intenção a melhor... Se, cotidianamente, te esforças para acertar...

Se, aparecendo obstáculos, não desanimas de servir...

Se nenhum interesse subalterno é o móvel de tuas ações...

Se não ambiciosas promoção de caráter pessoal...

Se a tua consciência de nada te recrimina...

Se apenas pretendes a condição de simples colaborador nas fileiras do Bem...

Se, em tudo o que fazes, pugnas pela vitória da Fé...

Continua trabalhando, porque, mesmo que não esteja completamente isento de enganos em tuas concepções, vale muito mais o suor que derramas do que a saliva dos que te criticam.

🌳🌼🌳
Irmão José
Carlos Baccelli
🌳🌼🌳

Inclinações infelizes
🌳🌼🌳

24 de maio

Saia de sua concha e expanda sua consciência; entenda que não existem limitações.

Muitas pessoas não conseguem enxergar além de si mesmas ou do grupo ou comunidade a que pertencem.

Elas se envolvem tanto com mesquinharias que não conseguem se expandir em nenhum sentido.

É este o ponto que necessita mudanças e mudanças rápidas.

Não se satisfaça em aceitar só o que você pode compreender, mas esteja disposto a seguir em frente e encarar o que parece ser impossível de realizar.

Assim sua capacidade será ampliada.

Deixe que ela seja ampliada ao máximo e, então, deixe que ela se amplie ainda mais.

Viva à beira de acontecimentos totalmente novos.

Não tema o novo e o desconhecido, simplesmente dê um passo por vez com absoluta fé e confiança, na certeza de que cada passo o levará para um novo céu e uma nova terra.

🌳🌼🌳
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌳🌼🌳





🌳🌼🌳

MENSAGEM DO ESE:

O suicídio e a loucura

A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar. Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam.

O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. Só se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. E que é a vida humana, com relação à eternidade, senão bem menos que um dia? Mas, para o que não crê na eternidade e julga que com a vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias.

🌳🌼🌳
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 14 e 15.)
🌳🌼🌳

Não Defendas Teus Erros


Quem não sabe quando está errando?

As leis naturais palpitam em nossa consciência como bênçãos de Deus para guiar a todos.

E os erros, de onde vêm?

Eles nascem da facilidade. Esquecemo-nos de que todas as coisas fáceis são perigosas, senão mentirosas, no caminho da ascensão espiritual. O diamante não vive jogado aos punhados e pelos monturos de uma cidade, nem se tropeça em pepitas de ouro em ruas civilizadas. O dinheiro de um banco vive trancafiado em cofres fortes, com segredos que impedem sua abertura até aos donos, em determinadas horas.

Todos os valores são difíceis à aquisição. E os valores do Espírito, muito mais, pois eles estão guardados a sete chaves, no dizer da ciência secreta, e cada chave destranca sete portas, e cada porta que se abre nos mostra sete caminhos. E cada caminho dá acesso a sete cidades, onde reinam os sete dons de Deus.

E é mais ou menos assim o caminho da perfeição da alma. As sendas da evolução requerem muito esforço próprio, muito burilamento espiritual na vida do candidato, para que ele possa se tornar depois uma estrela a fazer parte do céu. Quem custodia seus próprios erros, ainda não pensou em cultivar as virtudes e está muito distante de sentir-se feliz. O patrocinador de faltas é carregador de quinquilharias, iludindo-se a si mesmo como se possuísse ouro valioso. E o abandonar de defeitos labora em falta grave, por ser consciente que o faz por vaidade e por força do orgulho.

Deus a ninguém deixou iludido. As leis foram feitas para todas as criaturas em todos os mundos que circulam no infinito. Todo camponês conhece as boas sementes e sabe qual o melhor tempo para semeá-las e como escolher as terras férteis. Cada um de nós é agricultor na grande vinha da mente. Sabemos cuidar dela desde o princípio da nossa razão. Responderemos pelos descuidos e por franquear o lançamento de sementes malignas na nossa casa mental.

Quem não defende erros está a caminho do certo e quem pensa na renovação da sua própria vida, tendo como instrumento o Evangelho, despertou para a libertação e está de posse da luz de Deus no coração.

Companheiros, estamos passando por variados processos de elevação espiritual. No entanto, cabe a nós não abrigar mentiras quando conhecemos a verdade, nem alimentar ilusões quando estamos assegurados pela fé e pela confiança. Esses caminhos que estamos pesquisando são tortuosos, cheios de espinho. Qualquer descuido, e somos agredidos pelas trevas que existem conosco há muito tempo. Acendamos a nossa luz para que ela brilhe pelos nossos esforços.

Como é lindo ver e sentir uma alma quebrando as amarras que a rodeiam, que a prendem há milênios! Se persistirmos nesse esforço sagrado, rasgaremos o véu que nos faz sofrer e mãos de luz irão estalar em aplausos, consagrando a nossa vitória e nos fazendo integrar no mutirão de luz que trabalha em favor da coletividade, por amor.

Meu irmão, se até hoje te faltou coragem para a reforma interior, busca o Cristo pelos meios de que dispões, que Ele te dará energias suficientes para o empreendimento que desejas começar o teu mundo interno. Não percas tempo. Começa agora, que as mãos de Deus estão a teu favor e Cristo será o teu Caminho. Inicia agora a tua operação moral.

🌳🌼🌳
Lancellin
João Nunes Maia
Obra: Cirurgia Moral
🌳🌼🌳

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.