Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

No plano dos inimigos



"Eu, porém, vos digo:

"Amai os vossos inimigos"...
— Jesus (Mateus, 5:44)

O ofensor apareceu diante de ti à maneira de um teste de aprimoramento moral.

Injuriou-te o nome.

Zombou-te dos brios.

Gritou-te ameaças.

Golpeou-te os sentimentos.

Desafiou-te a capacidade de tolerância.

Apedrejou-te os ideais.

Escarneceu-te dos propósitos.

Torturou-te o pensamento.

Disse Jesus: “Amai os teus inimigos”, mas não recomendou que os tomássemos por modelos de serviço e conduta, quando os nossos opositores se afeiçoem ao mal.

*
Mentaliza um homem estirado no charco. É razoável lhe estendas a mão, no fito de socorrê-lo; entretanto, nada justifica te afundes, por isso, conscientemente no barro.

*
É preciso salvar as vítimas do incêndio, mas a vida não te pede o mergulho desamparado nas chamas.

*
O adversário é sempre alguém digno do auxílio ao nosso alcance, mas nem sempre, com desculpa de amor, devemos fazer aquilo que ele estima fazer.

🍄🪴🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Bênção de Paz
🍄🪴🍄

23 de agosto

Deixe o poder do Espírito fluir em você e através de você.

Abra-se para esse infinito poder e perceba que o segredo desse poder está em manter contato coMigo, abastecendo-se na infinita e eterna fonte.

A fonte está sempre aqui para saciar as almas que estão preparadas para usar o poder corretamente em benefício do todo.

É preciso que você esteja pronto; você precisa primeiro pedir para depois receber.

Nada lhe será impingido antes que você esteja preparado.

Você acredita que coMigo tudo é possível?

Você aceita isso como um fato ou permite que dúvidas e temores estraguem a perfeição da sua vida?

Existe um ritmo perfeito para a vida e, quando você está no ritmo, você flui com a vida sem esforço e encontra alegria e animação.

Portanto, por que não entrar no ritmo, se sintonizar e plenamente a vida?

🍄🪴🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🪴🍄


 



🍄🪴🍄

MENSAGEM DO ESE:

O egoísmo

O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta. Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem.

Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros. Que cada um, portanto, empregue
todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.

Jesus vos deu o exemplo da caridade e Pôncio Pilatos o do egoísmo, pois, quando o primeiro, o Justo, vai percorrer as santas estações do seu martírio, o outro lava as mãos, dizendo: Que me importa! Animou-se a dizer aos judeus: Este homem é justo, por que o quereis crucificar? E, entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.

É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à invasão do coração humano por essa lepra que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempenhado por completo a sua missão. Cabem-vos a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrouços que lhe embaraçam a marcha. Expulsai da Terra o egoísmo para que ela possa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril, para o que cumpre que primeiramente o expilais dos vossos corações.

🍄🪴🍄
— Emmanuel. (Paris, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 11.)
🍄🪴🍄

CONSTRUINDO SEMPRE


Se procuras ensejo para realizar-te, em matéria de paz e felicidade, age e serve sempre.
No trabalho não somente surpreenderás o caminho do aprimoramento próprio, mas igualmente a ginástica do espírito conferindo-te sustentação e segurança.
*
Lembra as águas estagnadas, o arado ocioso sob a ferrugem, a terra de qualidade quando entregue ao mato inculto e os móveis abandonados que a poeira consome.
*
Mantém-te na melhor forma de auxiliar e socorrer, elevar e construir.
*
No mundo, o inesperado vigia sempre.
*
Indispensável afiar os instrumentos da emoção para fazer os imprevistos que apareçam quando as ocorrências sejam de molde a espaçar-te a sensibilidade.
*
O trabalho é a única força capaz de adestrar-nos para vencer nos encargos que a vida nos imponha.
*
Sem atividade que as dignifique, a própria riqueza amoedada assemelha-se à múmia emparedada no cofre, tanto quanto a cultura que não ampara os outros é uma luz escondida sem proveito para ninguém.
*
Não te iludas.
Por muito serenas se mostrem as águas em que navegamos, a tempestade virá, um dia, testar-nos a resistência e a coragem, a criatividade e a compreensão.
*
Necessário exercitar as próprias energias, aprender algo mais, aperfeiçoar o que se sabe e caminhar adiante.
*
Seja qual for a estrada em que te encontres não marginalizes.
Age e serve.
*
Se dificuldades maiores te alvejam o espírito, não te detenhas porque as circunstâncias te hajam colocado num labirinto de problemas dos quais ainda não conheces a estrutura.
*
Prossegue trabalhando e a mais difícil de todas as soluções te surgirá.

🍄🪴🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Urgência
🍄🪴🍄

4 comentários:

Obrigada pelo comentário.