Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Continue


Tenha fortaleza e ânimo, para resistir a todos os embates e tempestades do caminho. 

Não se iluda: mesmo a estrada do bem está cheia de tropeços e dificuldades...

 Continue, porém!

 Não dê ouvidos às pedras colocadas pela inveja, pelo ciúme, pela intriga... 

Marche de cabeça erguida, confiantemente, e vencerá todos os obstáculos da caminhada. 

E, se for ferido, lembre-se de que as cicatrizes serão luzes que marcarão a sua vitória.

🌹🌱🌹
Carlos Torres Pastorino
Obra: Minutos de Sabedoria
🌹🌱🌹

20 de Setembro

Quando você sentir que chegou ao fim de suas forças, que não consegue dar mais nem um passo e a vida perdeu todo sentido, essa será uma ótima oportunidade para começar tudo de novo!

Qualquer alma pode recomeçar sua vida se puder aceitar, com toda a humildade, o fato de que precisa da Minha orientação para ordená-la.

Elas podem começar de novo se estiverem dispostas a colocar suas vidas em Minhas mãos e Me deixarem guiá-las.

Agradeça constantemente por este novo dia e esta nova maneira de ser, por esta nova oportunidade de recomeçar.

Perceba que Eu preciso de você e que, quando você está num estado negativo, você se fecha para Mim.

Chame por Mim e Eu o atenderei.

Eu Estarei com você nos momentos difíceis. E o levantarei e o recolocarei no caminho certo, guiando cada um de seus passos. EU ESTOU sempre com você.

🌹🌱🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌱🌹






🌹🌱🌹

MENSAGEM DO ESE:

Preces inteligíveis

Se eu não entender o que significam as palavras, serei um bárbaro para aquele a quem falo e aquele que me fala será para mim um bárbaro. — Se oro numa língua que não entendo, meu coração ora, mas a minha inteligência não colhe fruto. — Se louvais a Deus apenas de coração, como é que um homem do número daqueles que só entendem a sua própria língua responderá amém no fim da vossa ação de graças, uma vez que ele não entende o que dizeis? — Não é que a vossa ação não seja boa, mas os outros não se edificam com ela. (S. PAULO, 1ª aos Coríntios, cap. XIV, vv. 11, 14, 16 e 17.)

A prece só tem valor pelo pensamento que lhe está conjugado. Ora, é impossível conjugar um pensamento qualquer ao que se não compreende, porquanto o que não se compreende não pode tocar o coração. Para a imensa maioria das criaturas, as preces feitas numa língua que elas não entendem não passam de amálgamas de palavras que nada dizem ao espírito. Para que a prece toque, preciso se torna que cada palavra desperte uma idéia e, desde que não seja entendida, nenhuma idéia poderá despertar. Será dita como simples fórmula, cuja virtude dependerá do maior ou menor número de vezes que a repitam. Muitos oram por dever; alguns, mesmos, por obediência aos usos, pelo que se julgam quites, desde que tenham dito uma oração determinado número de vezes e em tal ou tal ordem. Deus vê o que se passa no fundo dos corações; lê o pensamento e percebe a sinceridade. Julgá-lo, pois, mais sensível à forma do que ao fundo é rebaixá-lo.

🌹🌱🌹
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 16 e 17.)
🌹🌱🌹

Aprender a Amar


Escutamos frequentemente frases que constituem atestados de incompatibilidade ou admiração instantânea em relacionamentos, emitidas rotineiramente nas diversas rodas de convivência, definindo alguns sentimentos que temos pelo outro como se fossem predestinados e definitivos.

Convivemos, comumente, “ao sabor” daquilo que sentimos espontaneamente por alguém.

Consideremos nesse tema que o Amor não é um automatismo do sentir no aprendizado das relações humanas, como se houvessem fatores predisponentes e inderrogáveis para gostar ou não gostar dessa ou daquela criatura.

Amar é uma aprendizagem. Conviver é uma construção.

Não existe Amor ou desamor à primeira vista, e sim simpatia ou antipatia.

Amor não pode ser confundido com um sentimento ocasional e especialmente dirigido a alguém.

Devemos entendê-lo como O Sentimento Divino que alcançamos a partir da conscientização de nossa condição de operários na obra universal, um “estado afetivo de plenitude”, incondicional, imparcial e crescente.

Ninguém ama só de sentir. Amor verdadeiro é vivido. O atestado de Amor verdadeiro é lavrado nas atitudes de cada dia. Sentir é o passo primeiro, mas se a seguir não vêm as ações transformadoras, então nosso Amor pode estar sendo confundido com fugazes momentos de felicidade interior, ou com os tenros embriões dos novos desejos no bem que começamos a acalentar recentemente.

O Amor é crescente no tempo e uniforme no íntimo, não tem hiatos.

Mesmo entre aqueles que a simpatia brota instantaneamente, Amor e convivência sadia serão obras do tempo no esforço diário do entendimento e do compartilhamento mútuo do desejo de manter essa simpatia do primeiro contato, amadurecendo-a com o progresso dos elos entre ambos.

Sabendo disso, evitemos frases definitivas que declarem desânimo ou precipitação em razão do que sentimos por alguém. Relações exigem cuidados para serem edificadas no Amor, e esse aprendizado exige os testes de aferição no transcorrer dos tempos.

Se nos guardamos na retaguarda moral e afetiva, esperando que os outros melhorem e se adaptem às nossas expectativas para com eles, a fim de permitirmo-nos amá-los, então, certamente, a noção de gostar que acalentamos é aquela na qual ainda acreditamos que Deus faculta isso como Dom Divino e natural em nossos corações conforme a sua Vontade.

Encontrando-nos nesse patamar de evolução, nada mais fazemos que transferir para o Pai a responsabilidade pessoal do testemunho sacrificial, na criação de elos de libertação junto a quantos esposam nossos caminhos nas refregas da vida.

Amor não é empréstimo Divino para o homem e sim aquisição de cada dia na aprendizagem intensiva de construir relacionamentos propiciadores de felicidade e paz.

Espíritas que somos temos bons motivos para crer na força do Amor, enquanto a falta de razões convincentes tem induzido multidões de distraídos aos precipícios da dor, porque palmilham em decidida queda para as furnas do desrespeito, da lascividade, da infidelidade, da vingança e da injustiça, em decrépitas formas de desamor.

A terapêutica do Amor é, sem dúvida, a melhor e mais profilática medicação do Pai para seus filhos na criação. Competenos, aos que nos encontramos à míngua de paz, experimentá-la em nossos dias, gerando fatos abundantes de Amor, vibrando em uníssono com as sábias determinações cósmicas estatuídas para a felicidade do ser na aquisição do glorioso e definitivo título de Filhos de Deus.

E se esse sentimento sublime carece aprendizagem, somente um recurso poderá promover semelhante conquista: a educação.

🌹🌱🌹
Ermance Dufaux
🌹🌱🌹

2 comentários:

  1. Bom dia. Uma excelente sexta a todos.que todos possamos amar mais do que sermos amados. " Como diz a música"

    ResponderExcluir
  2. Essas mensagens são luzes que me fazem aprender a cada dia. Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.