Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Andar


“Andai em amor…”
PAULO (Efésios, 5.2)

O verbo andar não significa unicamente caminhar, mas também proceder, agir, existir.

Compreende-se, pois, que cada criatura é conhecida pelo modo de andar.

Há quem se esmere de forma sacrificial, para andar de acordo com a moda, com os hábitos do seu tempo, com os característicos do grupo a que pertence ou na pauta dos preconceitos da sociedade em que vive.

Em toda parte há processos diferentes de agir.

Determinados costumes do Oriente não são os mesmos do Ocidente, e vice-versa.

Cada povo possui modos de proceder que lhe personalizam a presença no Planeta.

Aqui, a comunidade anda segundo a tradição, mais além, conforme o clima…

E, desde que a boa consciência esteja na base do caminho de cada um, todo estilo de andança é respeitável, mas não nos será lícito esquecer que o Evangelho de Jesus nos oferece modelo imperecível nesse particular.

Andai em amor, recomenda-nos o Livro da Vida.

Estejamos, assim, no passo de nossa época, buscando o progresso e fazendo o melhor ao nosso alcance para elevar o nível espiritual do nosso campo de ação.

Contudo, é preciso não olvidar que somente conseguiremos caminhar na direção da felicidade e da paz, servindo-nos mutuamente e amando-nos uns aos outros, como Jesus nos amou.

🦋🪴🦋
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Bênção de Paz
🦋🪴🦋

18 de dezembro

Pare de se esforçar e deixe que tudo se desdobre simplesmente.

Não permita que preocupações o prendam e o ceguem, mas aprenda a Me entregar sua carga para que você possa ficar livre para cumprir a Minha vontade e trilhar os Meus caminhos.

Eu não posso usar você se você estiver todo envolvido em si mesmo, sem distinguir as suas prioridades; portanto, relaxe e solte- se.

Aquiete-se e aproveite as maravilhas da vida. Focalize sua mente em Mim.

Abra seus olhos e Me veja em tudo, e dê graças eternas.

Quando você puder Me enxergar em tudo, seu coração estará tão pleno de amor que o agradecimento transbordará.

É impossível esconder um coração cheio de amor e gratidão, porque ele reflete para que todos o vejam.

Você atrai as pessoas quando está num estado de alegria e agradecimento.

Todos gostam de estar com alguém transbordante de amor, porque amor atrai.

🦋🪴🦋
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🦋🪴🦋





🦋🪴🦋

MENSAGEM DO ESE

Emprego da riqueza (III)

Sendo o homem o depositário, o administrador dos bens que Deus lhe pôs nas mãos, contas severas lhe serão pedidas do emprego que lhes haja ele dado, em virtude do seu livre-arbítrio. O mau uso consiste em os aplicar exclusivamente na sua satisfação pessoal; bom é o uso, ao contrário, todas as vezes que deles resulta um bem qualquer para outrem. O merecimento de cada um está na proporção do sacrifício que se impõe a si mesmo. A beneficência é apenas um modo de empregar-se a riqueza; ela dá alívio à miséria presente; aplaca a fome, preserva do frio e proporciona abrigo ao que não o tem. Dever, porém, igualmente imperioso e meritório é o de prevenir a miséria. Tal, sobretudo, a missão das grandes fortunas, missão a ser cumprida mediante os trabalhos de todo gênero que com elas se podem executar. Nem, pelo fato de tirarem desses trabalhos legítimo proveito os que assim as empregam, deixaria de existir o bem resultante delas, porquanto o trabalho desenvolve a inteligência e exalça a dignidade do homem, facultando-lhe dizer, altivo, que ganha o pão que come, enquanto a esmola humilha e degrada. A riqueza concentrada em uma mão deve ser qual fonte de água viva que espalha a fecundidade e o bem-estar ao seu derredor.

Ó vós, ricos, que a empregardes segundo as vistas do Senhor! O vosso coração será o primeiro a dessedentar-se nessa fonte benfazeja; já nesta existência fruireis os inefáveis gozos da alma, em vez dos gozos materiais do egoísta, que produzem no coração o vazio. Vossos nomes serão benditos na Terra e, quando a deixardes, o soberano Senhor vos dirá, como na parábola dos talentos: “Bom e fiel servo, entra na alegria do teu Senhor.”

Nessa parábola, o servidor que enterrou o dinheiro que lhe fora confiado é a representação dos avarentos, em cujas mãos se conserva improdutiva a riqueza. Se, entretanto, Jesus fala principalmente das esmolas, é que naquele tempo e no país em que ele vivia não se conheciam os trabalhos que as artes e a indústria criaram depois e nas quais as riquezas podem ser aplicadas utilmente para o bem geral.

A todos os que podem dar, pouco ou muito, direi, pois: dai esmola quando for preciso; mas, tanto quanto possível, convertei-a em salário, a fim de que aquele que a receba não se envergonhe dela. — Fénelon. (Argel, 1860.)

🦋🪴🦋
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 13.)

🦋🪴🦋

Sem jamais perguntar 


Pensa nos trechos de caminho difíceis que já atravessaste e não desanimes agora, que já estás quase a chegar.

Medita nos lances mais árduos da prova que já superaste e não desistas, quando te encontras às vésperas da vitória definitiva.

Reflete nas dificuldades familiares que já deixaste para trás e não desertes dos teus compromissos afetivos, estando tão perto de cumpri-los com galhardia.

Recorda as muitas vezes em que já exerceste o perdão, olvidando ofensas sérias, e não faltes com a tua compreensão a quem, uma vez mais, te experimenta a paciência.

Não consintas que se perca por exasperação o que já conquistaste à custa de ingentes sacrifícios no campo da serenidade.

Para quem está iniciando a jornada, o recuo de um passo pode significar retorno ao ponto de partida e, para quem esteja prestes a atingir o objetivo proposto, não ousar avançar é condenar-se a lamentável estagnação, em desperdício de tempo e oportunidade.

Se anseias pelo ápice de tuas realizações no campo do espírito, põe-te em movimento ascensional, sem jamais perguntar pela hora do descanso.
DEUS te abençoe! 

🦋🪴🦋
 Irmão José
Carlos A.Bacelli 
🦋🪴🦋

4 comentários:

Obrigada pelo comentário.