Páginas

sábado, 4 de outubro de 2025

Mesmice


É inegável que te encontres na situação a que fizeste jus pelo teu esforço e merecimento.

A tua vida são tua semeadura e colheita.

Não inculpes ninguém pelo que tens e pelo que és.

O amanhã é sempre a consequência do hoje.

Se não trabalhares com afinco, não sairás da situação em que presentemente te vês.

Para quem prossegue na mesmice, os dias se repetem, enfadonhos.

Se apenas te levantas pela manhã, esperas pelo almoço, teces comentários desairosos em torno da situação e das pessoas, enquanto aguardas a hora do jantar, o que queres que te aconteça de diferente?

Existem espíritos que atravessam encarnações inteiras assim, ou seja, centrados excessivamente em si, à semalhança da tartaruga, que, ao menor sinal de solicitação externa, se oculta na carapaça.

Se não saíres de ti mesmo, até que a dor delibere extrair-te do comodismo voluntário em que te refugias, ficarás sempre a sós contigo.

🌷🌱🌷
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Os 3 passos do autoconhecimento
🌷🌱🌷

04 de outubro

Como é que você quer viver uma profunda vida espiritual sem fazer qualquer esforço?

Você não pode viver das experiências, glórias e triunfos de outras pessoas, da unidade delas coMigo.

Isto é algo que você mesmo tem que procurar e encontrar.

Comece agora, pensando por si próprio, sustentando-se nas suas próprias pernas; pare de se apoiar nos outros.

Depois de usar muletas por algum tempo uma pessoa tem que se decidir a abandoná-las de vez ou ficará dependente delas e perderá totalmente o uso das próprias pernas.

E por isso que é vitalmente importante você ter sua própria experiência espiritual e receber inspiração de dentro e não de fora.

Cada alma receberá inspiração de maneira diferente.

Não existe um padrão.

Encontre seu próprio caminho e comece a vê-lo agora.

🌷🌱🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌱🌷





🌷🌱🌷

MENSAGEM DO ESE:

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará (II)

Se Deus houvesse isentado do trabalho do corpo o homem, seus membros se teriam atrofiado; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal. Por isso é que lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira serás filho das tuas obras, terás delas o mérito e serás recompensado de acordo com o que hajas feito.
Em virtude desse princípio é que os Espíritos não acorrem a poupar o homem ao trabalho das pesquisas, trazendo-lhe, já feitas e prontas a ser utilizadas, descobertas e invenções, de modo a não ter ele mais do que tomar o que lhe ponham nas mãos, sem o incômodo, sequer, de abaixar-se para apanhar, nem mesmo o de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se e o mais ignorante tornar-se sábio à custa de nada e ambos se atribuírem o mérito do que não fizeram. Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho: vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás. Toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar. (O Livro dos Médiuns, 2ª Parte, cap. XXVI, nº 291 e seguintes.)

Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Pedi a luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão; pedi bons conselhos e eles não vos serão jamais recusados; batei à nossa porta e ela se vos abrirá; mas, pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e as quedas que derdes serão o castigo do vosso orgulho. Tal o sentido das palavras: buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.

🌷🌱🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXV, itens 3 a 5.)
🌷🌱🌷

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Desilusões


Ao relembrar determinados momentos da sua existência talvez não consiga segurar as lágrimas.

Em muitas circunstâncias teve a alma marcada pela navalha da dor. E como voltar a sorrir quando essa alma encontra-se em frangalhos?

Como resgatar a esperança se as nuvens são abundantes e escondem o sol?

Entretanto, não param de chegar do Alto, inspirações a relembrar que a vida se renova e sempre continuará a se renovar.

Se o ontem não muda, o hoje serve de alavanca para novos patamares no amanhã. Revê o passado vivido, para reconhecer as lições apresentadas e não para se aprisionar.

Tem muito a viver! Desilusões fazem parte da sua jornada, constituem capítulos da sua história, mas compreende que não significa a história completa.

A sua frente ainda há muitas páginas em branco.

Falta coragem? Recorre ao Mestre.

Ele não lhe deixará perdido.

Ele lhe dará a orientação que tanto suplica.

E Jesus fala contigo:

"Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados".
Mateus 5:4

A vida lhe convida a prosseguir.

Não tema!

É caminhando que finalmente terá a ferida tratada e cicatrizada porque parado na inércia continua a lembrar do passado e a sofrer.

Pega no arado e vai adiante!

Jesus não lhe faltará! Hoje e sempre Ele segue ao seu lado...

🌿💐🌿
Sônia Carvalho
JESUS_FALA_CONTIGO
🌿💐🌿

03 de outubro

Você tem uma grande responsabilidade nas mãos, porque Eu derramo sobre você todos os Meus perfeitos dons e dádivas.

Seus pés foram colocados no caminho que leva à Nova Era e a cada passo você se envolve mais e mais, tornando-se parte dela.

Você não pode mais inventar desculpas para si mesmo quando deixa de fazer alguma obrigação, dizendo que não sabia ou que não se deu conta, porque você é responsável por cada uma de suas ações. Você sabe como controlar seus pensamentos e suas ações, portanto, faça-o.

Não tente se esconder atrás da ignorância, mas saiba que seu interior está pleno de conhecimento, sabedoria, compreensão; é só você fazer uso deste estoque infinito em todos os momentos.

Agradeça eternamente por ter conhecimento desta verdade que lhe possibilita fazer tudo que lhe é pedido. Fique em perfeita paz.

🌿💐🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿💐🌿




🌿💐🌿

MENSAGEM DO ESE:

Dai a César o que é de César

Os fariseus, tendo-se retirado, entenderam-se entre si para enredá-lo com as suas próprias palavras. — Mandaram então seus discípulos, em companhia dos herodianos, dizer-lhe: Mestre, sabemos que és veraz e que ensinas o caminho de Deus pela verdade, sem levares em conta a quem quer que seja, porque, nos homens, não consideras as pessoas. Dize-nos, pois, qual a tua opinião sobre isto: É-nos permitido pagar ou deixar de pagar a César o tributo?

Jesus, porém, que lhes conhecia a malícia, respondeu:
Hipócritas, por que me tentais? Apresentai-me uma das moedas que se dão em pagamento do tributo. E, tendo-lhe eles apresentado um denário, perguntou Jesus: De quem são esta imagem e esta inscrição? — De César, responderam eles. Então, observou-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Ouvindo-o falar dessa maneira, admiraram-se eles da sua resposta e, deixando-o, se retiraram. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 15 a 22. — S. MARCOS, cap. XII, vv. 13 a 17.)

A questão proposta a Jesus era motivada pela circunstância de que os judeus, abominando o tributo que os romanos lhes impunham, haviam feito do pagamento desse tributo uma questão religiosa. Numeroso partido se fundara contra o imposto. O pagamento deste constituía, pois, entre eles, uma irritante questão de atualidade, sem o que nenhum senso teria a pergunta feita a Jesus: “É-nos lícito pagar ou deixar de pagar a César o tributo?” Havia nessa pergunta uma armadilha. Contavam os que a formularam poder, conforme a resposta, excitar contra ele a autoridade romana, ou os judeus dissidentes. Mas “Jesus, que lhes conhecia a malícia”, contornou a dificuldade, dando-lhes uma lição de justiça, com o dizer que a cada um seja dado o que lhe é devido.
Esta sentença: “Dai a César o que é de César”, não deve, entretanto, ser entendida de modo restritivo e absoluto. Como em todos os ensinos de Jesus, há nela um princípio geral, resumido sob forma prática e usual e deduzido de uma circunstância particular. Esse princípio é conseqüente daquele segundo o qual devemos proceder para com os outros como queiramos que os outros procedam para conosco. Ele condena todo prejuízo material e moral que se possa causar a outrem, toda postergação de seus interesses. Prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja que se respeitem os seus. Estende-se mesmo aos deveres contraídos para com a família, a sociedade, a autoridade, tanto quanto para com os indivíduos em geral.

🌿💐🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, itens 5 a 7.)
🌿💐🌿

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Mudança de Rumo



"Se estas doente, meu amigo, acima de
qualquer medicação, aprende a orar e a
entender, a auxiliar e a preparar o coração para a Grande Mudança". Emmanuel

Quando estamos em um lugar que nos desagrada e nos provoca algum sofrimento, a solução mais lógica é deixarmos esse local.

Quando pretendemos chegar a uma cidade ao norte e pegamos uma estrada ao sul, precisamos fazer uma conversão para alcançar a rodovia correta.

Na enfermidade ocorre a mesma coisa.

A doença é um aviso de que estamos dirigindo o carro da nossa vida pela estrada errada, e geralmente essa estrada se chama“desequilíbrio".

Por isso, não há cura verdadeira sem mudança de estrada, sem uma conversão de nossa parte.

Desacelere o carro da sua viola, faça uma parada.

Se você continuar correndo desse jeito vai se arrebentar na primeira curva das dificuldades.

Reflita sobre seus atos e caminhos, sem nenhum propósito, de se culpar pelo que tem feito.

O objetivo é torna-lo consciente das escolhas que tem feito, estimulando-a tomar uma nova estrada que o levará ao destino da saúde e da felicidade.

Em todas as curas que realizava Jesus sempre apresentava aos enfermos a proposta do "Não peques mais", isto é, do “não voltes a errar” o que para nós significa a necessidade de mudança de rumo que qualquer processo sincero de cura nos solicita.

Muitos a quem Jesus curou voltaram a adoecer porque não mudaram de vida, persistindo em seus velhos hábitos doentios.

Tenhamos consciência de que custará muito menos mudar do que experimentar o sofrimento do comodismo.

Nenhum processo de cura se estabelece sem duas condições indispensáveis; consciência e mudança.

Nunca é tarde para mudar de caminho, por piores que tenham sido as estradas do erro percorridas.

Jesus não desistiu de Você.

A doença é um chamado para voltarmos ao caminho do bem.

Como há dois mil anos atrás, o Médico Jesus está pronto para lhe curar, e você, está pronto para a mudança?

🌵🌾🌵
José Carlos de Lucca
Obra: O Médico Jesus 
🌵🌾🌵

02 de outubro

Cada alma tem sempre alguma coisa para partilhar.

Existem qualidades e posses em muitos níveis diferentes.

Você pode não ter posses materiais, mas pode estar certo que você tem outras qualidades, mesmo sem saber quais são.

Não as conserve só para si, mas traga-as para fora, descubra-as e use-as como devem ser usadas, nunca para sua própria glorificação, mas sempre para a Minha honra e glória.

Não possua nada, mas use e aproveite plenamente tudo que você tem.

O que você tem para doar?

Não se apresse em descobrir, se você ainda não sabe.

Doe de todo coração e doe com alegria, e seja agradecido por ter alguma coisa para doar, seja lá o que for.

Quando você tiver escolhido viver desta maneira, completamente dedicado a Mim e ao Meu trabalho, você não mais se apegará às coisas.

Perceba que tudo que você tem é Meu, e, portanto, deve ser compartilhado com o todo.

🌵🌾🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🌾🌵






🌵🌾🌵

MENSAGEM DO ESE:

Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra

Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente. — Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; — e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhes entregueis o manto; — e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. — Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado. (S. MATEUS, cap. V, vv. 38 a 42.)

Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar “ponto de honra” produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei mosaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribui o mal com o bem. E disse ainda: “Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra.” Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente.

Dever-se-á, entretanto, tomar ao pé da letra aquele preceito? Tampouco quanto o outro que manda se arranque o olho, quando for causa de escândalo.

Levado o ensino às suas últimas conseqüências, importaria ele em condenar toda repressão, mesmo legal, e deixar livre o campo aos maus, isentando-os de todo e qualquer motivo de temor. Se se lhes não pusesse um freio as agressões, bem depressa todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma lei da Natureza, obsta a que alguém estenda o pescoço ao assassino.

Enunciando, pois, aquela máxima, não pretendeu Jesus interdizer toda defesa, mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. É, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação de orgulho.

Somente a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.

🌵🌾🌵
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII, itens 7 e 8.)
🌵🌾🌵

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Antes da crise


No ápice das grandes provações, muitas vezes, tumultuam-se os que anseiam compartilhar da prestação de serviço.

Ante um naufrágio, aparecem os candidatos ao concurso de urgência, lançando petições inconsideradamente ou improvisando salva-vidas com os inadequados recursos que encontram.

Se um incêndio devora uma casa, comprometendo-lhe a segurança, habitualmente eis-nos lépidos na ação quase sempre descontrolada para que o fogo se extinga.

Felizmente que assim é na exaltação da solidariedade nas horas difíceis. Benditos sejam os braços tocados de amor fraterno que se dedicam à elevada missão do bem.

Entretanto, na culminância das grandes tribulações, ser-nos-á lícito meditar na importância do auxílio das horas de paz.

É impossível que as águas invasoras de uma represa esbarrondada nunca saíssem do leito, criando dificuldades, se alguém houvesse espontaneamente corrigido a obscura brecha inicialmente surgida na construção.

Certos prédios talvez jamais se precipitassem no solo, ocasionando prejuízos enormes, se alguém houvesse ajudado com humildade a retificar na planta que lhes deu origem, esse ou aquele diminuto erro de cálculo.

Sabemos que as leis cármicas são positivas, no entanto, não desconhecemos que o amor e a renovação lhe refazem os efeitos. Pensemos nisso, a fim de valorizar os donativos de cooperação considerados mínimos.

Pequena demonstração de bondade pode sustar o braço quase delinquente, impedindo o suplício de vastos grupos domésticos.

Um gesto de compreensão é capaz de obstar a queda de alguém na toxicomania, evitando milhares de dias amargos para diversas pessoas.

Algumas horas de diálogo amigo, em muitos casos, apaga a ameaça de suicídio iminente, imunizando centenas de criaturas contra o pessimismo e desânimo.

Singela colaboração amoedada é suscetível de apaziguar uma família em penúria, frustrando aflitivas provas no nascedouro.

A grande crise, no terreno individual ou coletivo, em muitas circunstâncias, se define como sendo a grande soma das nossas pequeninas omissões na prática do bem, gerando a condensação do mal. Justo nos comovamos, dispondo-nos a suprimi-la onde apareça, entretanto, importa refletir no valor das nossas pequeninas doações de auxílio e compreensão, antes dela.

🌿🍄🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos Unidas
💐🌾💐

OUTUBRO

Eu vi uma árvore no outono, com suas folhas caindo. Eu vi outra árvore já despojada de todas as folhas.

Eu ouvi as palavras:

"Não se preocupe. A força vital está no interior e desta força vital o novo vai nascer. Saiba que o que é velho deve morrer para que o novo possa nascer."

💐🌾💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌾💐

01 de Outubro

Aprenda a ser um verdadeiro otimista e só espere o melhor de tudo que for fazer.

Saiba que você pode e fará sua tarefa perfeitamente e não haverá desleixo nem em seu trabalho, nem em sua vida.

Simplesmente faça para Mim e para a Minha glória e você fará tudo com amor e portanto, com perfeição.

Este principio também se aplica à sua aparência e à maneira como você se comporta.

Quando você está fazendo tudo por Mim e quando seu maior desejo é cumprir Minha vontade por seu amor por Mim, você vai querer fazer tudo da melhor maneira.

Você vai querer ter sempre a melhor aparência e dar o melhor de si e você nunca ficará satisfeito com menos.

É necessário parar de tempos em tempos e perceber onde você deve mudar, e ai ter o ânimo de mudar.

Aprenda a mudar, e a mudar rapidamente, e saiba que toda mudança é sempre para o melhor.

💐🌾💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌾💐






💐🌾💐

MENSAGEM DO ESE:

V – Cuidar do Corpo e do Espírito

11 – Consistirá a perfeição espiritual na maceração do corpo? Para resolver esta questão, apóio-me em princípios elementares, e começo por demonstrar a necessidade de cuidar do corpo, que, segundo as alternativas de saúde e doença, influi sobre a alma de maneira muito importante, pois temos de considerá-la como prisioneira na carne. Para que esta prisioneira possa viver, movimentar-se, e até mesmo conceber a ilusão da liberdade, o corpo deve estar são, disposto e vigoroso. Estabeleçamos uma comparação: eis que ambos se encontram em perfeito estado; que devem fazer para manter o equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes? O embate entre eles parece inevitável, e difícil chegar-se ao segredo do equilíbrio.

Dois sistemas se defrontam neste caso: o dos ascetas, que desejam abater o corpo, e o dos materialistas, que querem diminuir a alma. Duas violências, quase tão insensata um quanto a outra. Ao lado dessas duas correntes, fervilha a multidão dos indiferentes, que, sem convicção nem paixão, amam com tibieza e gozam com parcimônia. Onde, pois, a ciência de viver? Em parte alguma. E esse grande problema ficaria inteiramente por resolver, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, para demonstrar-lhes as relações existentes entre o corpo e a alma, e dizer-lhes que, desde que são reciprocamente necessários, é indispensável cuidar de ambos.

Amai, pois, a vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que lhe são peculiares por força da própria natureza, é desconhecer as leis de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre arbítrio o fez cometer, e pelas quais ele é tão responsável como o cavalo mal dirigido o é, pelos acidentes que causa. Sereis por acaso mais perfeitos, se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, menos orgulhosos e mais caridosos? Não, a perfeição não está nisso, mas inteiramente nas reformas a que submeterdes o vosso Espírito. Dobrai-o, subjugai-o, humilhai-o, mortificai-o: é esse o meio de o tornar mais dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição.

💐🌾💐
GEORGES
Espírito Protetor, Paris, 1863
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🌾💐

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Indiferença



Querida alma, a indiferença que você percebe pode ser um convite para olhar com compaixão, tanto para ele quanto para si mesma. No caminho espiritual, cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Pergunte-se: o que essa situação está me ensinando sobre amor, paciência e autovalor?

Primeiro, conecte-se com sua luz interior. Você é um ser completo, digno de amor e respeito. Medite, ore ou busque momentos de silêncio para ouvir sua intuição. A partir desse espaço de paz, tente enxergar o ser com olhos de compreensão: talvez ele esteja enfrentando suas próprias lutas internas, medos ou bloqueios, que se manifestam como indiferença. Cada um dá o que tem!

Converse com o coração aberto, sem julgamentos, expressando seus sentimentos com clareza e amor. Plante sementes de conexão, mas sem esperar resultados imediatos. Às vezes, o outro precisa de tempo para despertar. Enquanto isso, cuide de sua própria energia: cerque-se de atividades, pessoas e práticas que elevem sua vibração, como a gratidão, a oração ou a conexão com a natureza.

Confie que o Universo está sempre conspirando para o seu bem maior. Seja gentil consigo mesma e peça orientação divina para encontrar equilíbrio no relacionamento. O amor verdadeiro começa em você, e ao nutri-lo, você atrai harmonia para sua vida.

Com fé e paciência,

Que a luz divina ilumine seu caminho.

🌿🍄🌿
Mensagem Inspirada por G.
🌿🍄🌿

30 de setembro

Na vida, é importante que se tenha uma meta e que se mantenha caminhando em direção a ela.

Descubra a sua verdadeira finalidade e planeje sua vida de acordo com ela, mesmo que você não consiga sempre enxergar a meta nitidamente; porque quando você desce num vale, ou quando o caminho é sinuoso, você às vezes não consegue ver adiante da próxima curva.

Você vai notar que de vez em quando você terá uma experiência espiritual animadora, que irá ampará-lo através das passagens difíceis e tornar possível que você siga em frente, aconteça o que acontecer.

Mire alto, quanto mais alto, melhor.

Daí você terá que continuar indo em frente, crescendo e se expandindo para chegar lá. Você não pode se acomodar e se sentir satisfeito; você não pode jamais permanecer estático.

Você está sempre tentando alcançar o próximo degrau da escada da vida, e você sabe que cada degrau faz você chegar mais perto de sua meta, não importa o quão longe ela possa estar.

Por isso, vá em frente sempre e nunca desista.

🌿🍄🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🍄🌿






🌿🍄🌿

MENSAGEM DO ESE:

Conhece-se a árvore pelo fruto

A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; — porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. — O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.)
Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? — Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. — Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. — Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. — Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 15 a 20.)
Tende cuidado para que alguém não vos seduza; — porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”, e seduzirão a muitos.

Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; — e porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. — Mas aquele que perseverar até o fim se salvará.

Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou está ali, não acrediteis absolutamente; — porquanto falsos Cristos e falsos profetas se levantarão que farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (S. MATEUS, cap. XXIV, vv. 4, 5, 11 a 13, 23, e 24; S. MARCOS, cap. XIII, vv. 5, 6, 21 e 22.)

🌿🍄🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXI, itens 1 a 3.)
🌿🍄🌿

TEUS PAIS


Não culpes os teus pais por aquilo que és.

Cada qual recebe da Vida exatamente o que oferece a ela.

Os teus pais representam a tua semeadura.

Olha de modo complacente aqueles que te trouxeram à vida e procura entender as suas limitações.

Quem se conscientiza de seus traumas está apto para começar a superá-los.

Toda criatura é passível de se reeducar.

Não repita nos teus descendentes os erros de teus predecessores em relação a ti.

Quem sofre num determinado ponto sabe como agir para evitar o mesmo sofrimento a alguém.

É possível que os teus pais de agora sejam os filhos que renegaste em pregressas existências.

O espírito é herdeiro de si mesmo.

🌿🍄🌿
Irmão José
Carlos Baccelli
Teu Lar
🌿🍄🌿

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Energia e Brandura


Na marcha do dia a dia, urge harmonizar as manifestações de nossas qualidades com o espírito de proporção e proveito, a fim de que o extremismo não nos imponha acidentes, no trânsito de nossas tarefas e relações.

Energia na fé; não demais que tombe em fanatismo.

Brandura na bondade; não demais que entremostre relaxamento.

Energia na convicção; não demais que se transforme em teimosia.

Brandura na humildade; não demais que degenere em servilismo.

Energia na justiça; não demais que seja crueldade.

Brandura na gentileza; não demais que denuncie bajulação.

Energia na sinceridade; não demais que descambe no desrespeito.

Brandura na paz; não demais que se acomode em preguiça.

Energia na coragem; não demais que se faça temeridade.

Brandura na prudência; não demais que se recolha em comodismo.

No caminho da vida, há que aprender com a própria vida.

Vejamos o carro moderno nas viagens de hoje; nem passo a passo, porque isso seria ignorar o progresso, diante do motor; nem velocidade além dos limites justos, o que seria abusar do motor para descer ao desastre e à morte prematura.

Em tudo, equilíbrio, porque, se tivermos equilíbrio, asseguraremos, em toda parte e em qualquer tempo, a presença da caridade e da paciência, em nós mesmos, as duas guardiãs capazes de garantir-nos trajeto seguro e chegada feliz.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra:Alma e Coração
🌱🌺🌱

29 de setembro

Muitas vezes você ouviu as palavras "A vida é o que você faz dela", mas o que você faz a respeito?

Você não percebe que é você quem controla sua vida, sua felicidade, seu sucesso, suas alegrias e suas tristezas?

A vida pode ser maravilhosa, excitante e gloriosa, mas depende de você fazê-la assim, através de suas expectativas de só ter o melhor.

Viva um dia de cada vez e viva o dia plenamente.

Não desperdice tempo se preocupando com o amanhã e o porvir, nem se permita ficar deprimido por achar que não vai aguentar o que vier de ruim.

Olhe sempre para o lado iluminado da vida e concentre-se nele, no sempre presente agora.

Porque as coisas não correram bem ontem, não significa que hoje vai acontecer o mesmo.

Deixe o ontem para trás; aprenda com ele, mas não deixe que ele estrague o hoje.

O hoje está à sua frente, intocado e imaculado.

O que você vai fazer com ele?

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱



🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Missão do homem inteligente na Terra

Não vos ensoberbeçais do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos sejais sumidades em inteligência neste planeta: nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a ele. A natureza do instrumento não está a indicar a que utilização deve prestar-se? A enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante não mostra a este último que lhe cumpre cavar a terra? Que diríeis, se esse ajudante, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu patrão? Diríeis que é horrível e que ele merece expulso.

Pois bem: não se dá o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir a idéia de Deus e da Providência entre seus irmãos? Não levanta ele contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno? Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Sê-lo-á, não duvideis, e atravessará existências miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante dAquele a quem tudo deve.

A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. Infelizmente, muitos a tornam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que lhe concedeu.

🌱🌺🌱
— Ferdinando, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VII, item 13.)
🌱🌺🌱

Gestos simples


Não te proclames inútil
Porque te falte vintém.
O amor espontâneo e puro
É a fonte de todo o bem.

Se o desejo de ajudar
É a força com que te afinas,
Resguarda-te na humildade,
Olha as coisas pequeninas.

Toda delonga no auxílio
É como luz que se atrasa;
Na exaltação do melhor,
Começa da própria casa.

À queixa dos entes caros,
Traze a bênção da esperança:
Suporta com paciência
O choro de uma criança.

Se um parente vive errado,
Dá-lhe à vida, estranha e louca,
A prece no sentimento
E a caridade na boca.

Lava o prato que te serve,
Compõe a roupa da mesa,
Toma a vassoura e protege
A formação da limpeza.

Na indiferença da rua,
Por mais pressa em teu caminho,
Estende o braço ao enfermo
Que segue triste e sozinho.

Atravessando a calçada,
Coopera em favor do asseio
E desloca todo entrave
Que perturbe o passo alheio.

Estira a semente amiga
No extenso lençol do chão,
Envolvendo a própria estrada
Em vida, perfume e pão.

Articula, onde estiveres,
Verbo doce e cristalino.
Duas frases de bondade
Elevam qualquer destino.

Não olvides que Jesus,
O Mestre da Redenção,
Trouxe a luz do Céu à Terra
No ouro do coração.

🌱🌺🌱
Casimiro Cunha
Chico Xavier
Obra:  Antologia mediúnica do Natal
🌱🌺🌱

domingo, 28 de setembro de 2025

O que te impede de ser feliz?



Afasta de ti, desde já, o que impede ou embaraça a tua felicidade.
*
Foge dos vícios, manias, exigências exageradas, nervosismo, ganância, inveja e outras imperfeições.
*
Aproveita a energia que gastas com insignificâncias, aplicando-a em coisas proveitosas.
*
Age com consciência e inspira-te nas belezas da natureza:
no sol do horizonte, na paz da noite estrelada ou no frescor da mata.
*
Deseja, de verdade, a prosperidade, especialmente a interior,
e dedica-te à resolução dos problemas que te impedem de evoluir.
*
Trata bem a felicidade.
*
Ela precisa de teu cuidado e atenção.
*
Os momentos dedicados ao aprimoramento interior são os mais proveitosos da vida.

🌵🌷🌵
Lourival Lopes
🌵🌷🌵

28 de setembro

Lembre-se sempre que você pode colaborar com o estado em que está o mundo simplesmente operando uma completa mudança em seu coração, sua mente e seu espírito.

E quando você perceber isto, assumir suas responsabilidades e começar a agir, verá que as mudanças vão começar a acontecer à sua volta, em pequenas coisas no começo e depois se espalhando até que tudo esteja incluído.

Pense como é maravilhoso e animador você saber que, para fazer alguma coisa para endireitar o estado do mundo, é só você mudar interiormente e projetar essa mudança para fora.

Abençoados são aqueles que estão preparados e abertos para ver a necessidade de mudança e de se fazer algo a respeito; porque eles são como o fermento na massa, que faz com que o pão cresça.

Sem o fermento o pão não cresceria.

Sem mudanças, tudo permaneceria estático, estagnado e morreria.

Por isso, mude e se expanda com real alegria e agradecimento, e seja grato em poder fazê-lo; e aja agora.

🌵🌷🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🌷🌵
 



🌵🌷🌵

MENSAGEM DO ESE:

Os obreiros do Senhor

Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!” Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão!

Clamarão: “Graça! graça!” O Senhor, porém, lhes dirá: “Como implorais graças, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos e que vos negastes a estender-lhes as mãos, que esmagastes o fraco, em vez de o amparardes? Como suplicais graças, vós que buscastes a vossa recompensa nos gozos da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Nada mais vos cabe pedir; as recompensas celestes são para os que não tenham buscado as recompensas da Terra.”

Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recuarem diante de suas tarefas é que ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo. Cumprir-se-ão estas palavras: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no reino dos céus.”

🌵🌷🌵
— O Espírito de Verdade. (Paris, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 5.)
🌵🌷🌵

Invigilância


E angustiado pelos problemas, na agitação cotidiana, por diversas vezes, caminha sem discernir a estrada escolhida.

E quantos percursos trilhados apenas aumentam o nosso sofrimento?

Como muitos são os acontecimentos que envolvem a nossa vida, geralmente
a pressa do dia a dia não nos permite uma análise mais detalhada da conduta que adotamos em nossa vida.

E será que nossas ações, repetidas quase que automaticamente, não estão causando sérios prejuízos espirituais?

Talvez nem percebamos a gravidade de determinadas atitudes, afinal, a repetição automática nos leva inconscientemente a nos acostumar com determinados fatos, mesmo quando esses são contrários ao nosso bem estar.

E tudo isso é resultado da invigilância que se tornou hóspede permanente do nosso mundo íntimo.

Eis a hora de reagir! Eis a hora de pegar no arado e nova semeadura executar.

Porque um dia a colheita virá...

Somos os responsáveis pelas sementes que hoje estamos a plantar.

Porém, não se aflija diante dos maus frutos. Você terá sim condições para parar, refletir, reabastecer suas forças e recomeçar!

Não estará só nesse grande e importante trabalho!

Haverá uma Mão Amiga que direcionará os seus passos: Jesus Cristo.

E Jesus fala contigo:

Vê, pois que a luz que há em ti não sejam trevas. Lucas 11:35

Não culpe o mundo pelos seus sofrimentos, se é no seu íntimo que se encontra a resposta para suas aflições.

Há quanto tempo esqueceu-se de refletir sobre suas escolhas? Sabe realmente para onde está indo?

É imprescindível que vigie sua mente, sentimentos e ações!

Só assim, estará atento as armadilhas do caminho e em condições de se afastar do mal.

Antes do repouso físico, analisa por onde caminhou e o que escreveu nas páginas do livro da sua vida. E diante de fatos equivocados, não se martiriza, mas sim, esteja determinado a recomeçar.

A vida se renova! Roga, portanto, a proteção do Alto e arregaça as mangas para perseverar.

Jesus estará sendo a Grande Luz a dissipar as trevas do seu caminho.

Agora depende de você também liquidar as sombras que permite que façam morada no seu ser.

Trabalho árduo, constante mas sempre possível e gratificante.

Busca por Jesus, abrindo verdadeiramente
seu coração. O Mestre lhe mostrará as ferramentas que possui e já estão prontas para serem usadas.

E juntos, Jesus e você, farão certamente uma boa obra...

🌵🌷🌵
Sônia Carvalho
JESUS_FALA_CONTIGO
🌵🌷🌵