Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Depressão e irritação


(...)

Creio que outro motivo para não vivermos como ‘profissionais’ do Hessed [atos de bondade] é um tremendo medo de não sermos felizes se constantemente estivermos dando e ajudando aos outros, porque não teremos vida particular, não viveremos para nós e isto impedirá nossa felicidade. E todos querem ser felizes!

A grande ironia é que a verdade é exatamente o oposto deste pensamento. Quanto mais doarmos, mais felizes seremos. E, ao contrário, quanto mais centrada em si mesmo uma pessoa for, mais infeliz será.

Quanto mais nos entrosarmos, mais os problemas dos demais nos interessarão. A pessoa centrada em si mesma pensa que o mundo gira ao seu redor e tudo deve ocorrer conforme ela deseja; por causa disso, mais chateada, deprimida, incomodada e irritada ela se torna, uma vez que pensa: “Eu mereço, eu desejo!”.

A personalidade em si de uma pessoa doadora é mais feliz. O mundo não gira ao seu redor e, consequentemente, há menos coisas que a chateiam, incomodam e irritam.

Este problema é marca registrada da sociedade moderna atual: a sociedade é tão absoluta e completamente voltada para si mesma que as pessoas, em geral, vivem permanentemente descontentes e chateadas com as trivialidades da vida.

🥀🦋🥀
Rabino Yssachar Frand
Rosh Hashaná - 5766
Obra: Hessed, o Prêmio Acumulado da Loteria
🥀🦋🥀

06 de novembro

Estes não são tempos comuns.

Preste atenção no desenrolar do Meu vasto e glorioso plano.

Agora é tempo das mudanças mais maravilhosas acontecerem, por isso esteja preparado para qualquer coisa, a qualquer hora.

Não há nada de casual ou de sorte no fato de todas essas pessoas estarem sendo atraídas umas às outras neste momento em que se vislumbra um tremendo trabalho à frente.

Existe um plano muito bem definido se desdobrando; desdobre-se com ele.

Não fique ansioso; extinga qualquer temor.

Reconheça Minha mão em tudo, veja a perfeição de tudo e dê graças.

Esteja pronto e ansioso para aceitar suas responsabilidades.

Esta vida não é para os que evitam ou têm medo das responsabilidades.

A Nova Era exige força, coragem e dedicação, assim como uma fé inquebrantável.

É uma aventura maravilhosa e, portanto, é necessário espírito de aventura para participar dela.

Caminhe com tudo que está acontecendo, sem alarde e em paz, sem qualquer esforço, porque tudo vai muito, muito bem.

🥀🦋🥀
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🥀🦋🥀






🥀🦋🥀

MENSAGEM DO ESE:

Pecado por pensamentos. Adultério

Aprendestes que foi dito aos antigos: “Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (S. Mateus, cap. V, vv. 27 e 28.)

A palavra adultério não deve absolutamente ser entendida aqui no sentido exclusivo da acepção que lhe é própria, porém, num sentido mais geral. Muitas vezes Jesus a empregou por extensão, para designar o mal, o pecado, todo e qualquer pensamento mau, como, por exemplo, nesta passagem: “Porquanto se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, dentre esta raça adúltera e pecadora, o Filho do Homem também se envergonhará dele, quando vier acompanhado dos santos anjos, na glória de seu Pai.” (S. MARCOS, cap. VIII, v. 38.)

A verdadeira pureza não está somente nos atos; está também no pensamento, porquanto aquele que tem puro o coração, nem sequer pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer: ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.

Esse princípio suscita naturalmente a seguinte questão: Sofrem-se as conseqüências de um pensamento mau, embora nenhum efeito produza? Cumpre se faça aqui uma importante distinção. À medida que avança na vida espiritual, a alma que enveredou pelo mau caminho se esclarece e despoja pouco a pouco de suas imperfeições, conforme a maior ou menor boa-vontade que demonstre, em virtude do seu livre-arbítrio. Todo pensamento mau resulta, pois, da imperfeição da alma; mas, de acordo com o desejo que alimenta de depurar-se, mesmo esse mau pensamento se lhe torna uma ocasião de adiantar-se, porque ela o repele com energia. É indício de esforço por apagar uma mancha. Não cederá, se se apresentar oportunidade de satisfazer a um mau desejo. Depois que haja resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.

Aquela que, ao contrário, não tomou boas resoluções, procura ocasião de praticar o mau ato e, se não o leva a efeito, não é por virtude da sua vontade, mas por falta de ensejo. É, pois, tão culpada quanto o seria se o cometesse.

Em resumo, naquele que nem sequer concebe a idéia do mal, já há progresso realizado; naquele a quem essa idéia acode, mas que a repele, há progresso em vias de realizar-se; naquele, finalmente, que pensa no mal e nesse pensamento se compraz, o mal ainda existe na plenitude da sua força. Num, o trabalho está feito; no outro, está por fazer-se. Deus, que é justo, leva em conta todas essas gradações na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.

🥀🦋🥀
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, itens 5 a 7.)
🥀🦋🥀

Almas enamoradas


Geralmente, é na juventude do corpo que temos despertado o interesse em buscar o sexo oposto para compartilhar dos nossos sonhos.

Quando encontramos a alma eleita, o coração parece bater na garganta e ficamos sem ação. Elaboramos frases perfeitas para causar o impacto desejado, a fim de não sermos rejeitados.

Então, tudo começa. O namoro é o doce encantamento.

Logo começamos a pensar em consolidar a união e nos preparamos para o casamento.

Temos a convicção de que seremos eternamente felizes. Nada nos impedirá de realizar os sonhos acalentados na intimidade.

Durante a fase do namoro é como se estivéssemos no cais observando o mar calmo que nos aguarda, e nos decidimos por adentrar na embarcação do casamento.

A embarcação se afasta lentamente do cais e os primeiros momentos são de extrema alegria. São os minutos mais agradáveis. Tudo é novidade.

Mas, como no casamento de hoje observa-se a presença do ontem, representada por almas que se amam ou se detestam, nem sempre o suave encantamento é duradouro.

Tão logo os cônjuges deixem cair as máscaras afiveladas com o intuito de conquistar a alma eleita, a convivência torna-se mais amarga.

Isso acontece por estarem juntos Espíritos que ainda não se amam verdadeiramente, que é o caso da grande maioria das uniões em nosso Planeta.

Assim sendo, tão logo a embarcação adentra o alto mar, e os cônjuges começam a enfrentar as tempestades, o primeiro impulso é de voltar ao cais. Mas ele já está muito distante...

O segundo impulso é o de pular da embarcação. E é o que muitos fazem.

E, como um dos esposos, ou os dois, têm seus sonhos desfeitos, logo começam a imaginar que a alma gêmea está se constituindo em algema e desejam ardentemente libertar-se.

E o que geralmente fazem é buscar outra pessoa que possa atender suas carências.

Esquecem-se dos primeiros momentos do namoro, em que tudo era felicidade, e buscam outras experiências.

Alguns se atiram aos primeiros braços que encontram à disposição, para, logo mais, sentirem novamente o sabor amargo da decepção.

Tentam outra e outra mais, e nunca acham alguém que consolide seus anseios de felicidade. Conseguem somente infelicitar e infelicitar-se, na busca de algo que não encontram.

* * *
Se a pessoa com quem nos casamos não é bem o que esperávamos, lembremo-nos de que, se a escolha foi feita pelo coração, sem outro interesse qualquer, é com essa pessoa que precisamos conviver para aparar arestas.

Lembremo-nos de que na Terra não há ninguém perfeito, e que nossa busca por esse alguém será em vão.

E, se houvesse alguém perfeito, esse alguém estaria buscando alguém também perfeito que, certamente, não seríamos nós.

* * *
Os casamentos são programados antes do berço.

Assim, temos o cônjuge que merecemos e o melhor que as Leis Divinas estabeleceram para nós.

Dessa forma, busquemos amar intensamente a pessoa com quem dividimos o lar, pois só assim conseguiremos alcançar a felicidade que tanto almejamos.

🥀🦋🥀
Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 5. ed. Fep.
26.4.2013.
🥀🦋🥀

Um comentário:

  1. Bom dia. Linda mensagem. Acho que após ler sobre a união estou preparado para mais 30 anos de união ou mais 30+30. Hahahahha

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.