sábado, 25 de maio de 2024

Suba mais alto


 Não lhe fira a calúnia. Viva de modo que ninguém possa acreditar no caluniador.

 Não se atrase, em face da perturbação. Siga seu caminho, atendendo aos objetivos superiores da vida, porque os perturbadores são inumeráveis.

Não lhe doa a acusação indébita. Você pode realizar muitos planos valiosos, em contraposição aos acusadores gratuitos.

Não se incomode pela desconfiança descabida. Em qualquer lugar, você pode empregar a boa consciência no serviço honesto.

 Não desanime, em razão da crítica. Se a censura é serviço cabível a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos.

Não se aborreça em virtude de pareceres desfavoráveis. Se você permanece consagrado ao bem, a aprovação da própria consciência prepondera acima de qualquer opinião por mais respeitável.

🌺🌵🌺
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Agenda cristã
🌺🌵🌺

25 de maio

Você pode verdadeiramente afirmar que ama seus semelhantes, que se preocupa com eles e os considera como sua família?

Ou você somente os tolera e encontra dificuldades em conviver com eles?

Você não pode dizer que Me ama se não amar seus semelhantes, porque os relacionamentos são tão entrelaçados que chegam a se confundir.

Você perde tempo escolhendo a quem amar?

Não deveria existir qualquer discriminação no amor porque o amor divino acolhe a todos igualmente. amor divino entende que todos são feitos à Minha imagem e semelhança, não importando diferenças de cor, raça, sexo, crença ou religião.

Você terá que atingir o ponto onde você poderá enxergar e entender a unidade de toda a vida, onde você saberá o real significado da família humana e Me reconhecerá como a fonte de tudo.

🌺🌵🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌵🌺





🌺🌵🌺

MENSAGEM DO ESE:

Deixar aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos

Disse a outro: Segue-me; e o outro respondeu: Senhor, consente que, primeiro, eu vá enterrar meu pai. — Jesus lhe retrucou: Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o reino de Deus. (S. LUCAS, cap. IX, vv. 59 e 60.)

Que podem significar estas palavras: “Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos”? As considerações precedentes mostram, em primeiro lugar, que, nas circunstâncias em que foram proferidas, não podiam conter censura àquele que considerava um dever de piedade filial ir sepultar seu pai. Tem, no entanto, um sentido profundo, que só o conhecimento mais completo da vida espiritual podia tornar perceptível.

A vida espiritual é, com efeito, a verdadeira vida, é a vida normal do Espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da outra. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrena, do qual se sente ele feliz em libertar-se. O respeito que aos mortos se consagra não é a matéria que o inspira; é, pela lembrança, o Espírito ausente quem o infunde. Ele é análogo àquele que se vota aos objetos que lhe pertenceram, que ele tocou e que as pessoas que lhe são afeiçoadas guardam como relíquias. Era isso o que aquele homem não podia por si mesmo compreender. Jesus lho ensina, dizendo: Não te preocupes com o corpo, pensa antes no Espírito; vai ensinar o reino de Deus; vai dizer aos homens que a pátria deles não é a Terra, mas o céu, porquanto somente lá transcorre a verdadeira vida.

🌺🌵🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 7 e 8.)
🌺🌵🌺

Sinceridade e Vida


Procura ser sincero em tudo quanto faças.

Não te iludas.

Quem engana a si mesmo comete o pior dos equívocos.

O homem sem personalidade é um homem sem convicção.

Se não acreditares em ti, tudo que nascer de tuas mãos será mentira.

A coerência é a mensagem mais importante da fé.

Corrige-te em tuas pequeninas omissões no que se refere à Verdade.

Quem faz concessões indevidas deforma o caráter.

Não queiras viver acima de tuas possibilidades.

Nivela o teu discurso à tua vida, e tua vida será na prática o que pretendes na teoria.

🌺🌵🌺
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Orai e vigiai
🌺🌵🌺

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Suor e saliva



Sendo a tua intenção a melhor... Se, cotidianamente, te esforças para acertar...

Se, aparecendo obstáculos, não desanimas de servir...

Se nenhum interesse subalterno é o móvel de tuas ações...

Se não ambiciosas promoção de caráter pessoal...

Se a tua consciência de nada te recrimina...

Se apenas pretendes a condição de simples colaborador nas fileiras do Bem...

Se, em tudo o que fazes, pugnas pela vitória da Fé...

Continua trabalhando, porque, mesmo que não esteja completamente isento de enganos em tuas concepções, vale muito mais o suor que derramas do que a saliva dos que te criticam.

🌳🌼🌳
Irmão José
Carlos Baccelli
🌳🌼🌳

Inclinações infelizes
🌳🌼🌳

24 de maio

Saia de sua concha e expanda sua consciência; entenda que não existem limitações.

Muitas pessoas não conseguem enxergar além de si mesmas ou do grupo ou comunidade a que pertencem.

Elas se envolvem tanto com mesquinharias que não conseguem se expandir em nenhum sentido.

É este o ponto que necessita mudanças e mudanças rápidas.

Não se satisfaça em aceitar só o que você pode compreender, mas esteja disposto a seguir em frente e encarar o que parece ser impossível de realizar.

Assim sua capacidade será ampliada.

Deixe que ela seja ampliada ao máximo e, então, deixe que ela se amplie ainda mais.

Viva à beira de acontecimentos totalmente novos.

Não tema o novo e o desconhecido, simplesmente dê um passo por vez com absoluta fé e confiança, na certeza de que cada passo o levará para um novo céu e uma nova terra.

🌳🌼🌳
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌳🌼🌳





🌳🌼🌳

MENSAGEM DO ESE:

O suicídio e a loucura

A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar. Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam.

O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. Só se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. E que é a vida humana, com relação à eternidade, senão bem menos que um dia? Mas, para o que não crê na eternidade e julga que com a vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias.

🌳🌼🌳
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 14 e 15.)
🌳🌼🌳

Não Defendas Teus Erros


Quem não sabe quando está errando?

As leis naturais palpitam em nossa consciência como bênçãos de Deus para guiar a todos.

E os erros, de onde vêm?

Eles nascem da facilidade. Esquecemo-nos de que todas as coisas fáceis são perigosas, senão mentirosas, no caminho da ascensão espiritual. O diamante não vive jogado aos punhados e pelos monturos de uma cidade, nem se tropeça em pepitas de ouro em ruas civilizadas. O dinheiro de um banco vive trancafiado em cofres fortes, com segredos que impedem sua abertura até aos donos, em determinadas horas.

Todos os valores são difíceis à aquisição. E os valores do Espírito, muito mais, pois eles estão guardados a sete chaves, no dizer da ciência secreta, e cada chave destranca sete portas, e cada porta que se abre nos mostra sete caminhos. E cada caminho dá acesso a sete cidades, onde reinam os sete dons de Deus.

E é mais ou menos assim o caminho da perfeição da alma. As sendas da evolução requerem muito esforço próprio, muito burilamento espiritual na vida do candidato, para que ele possa se tornar depois uma estrela a fazer parte do céu. Quem custodia seus próprios erros, ainda não pensou em cultivar as virtudes e está muito distante de sentir-se feliz. O patrocinador de faltas é carregador de quinquilharias, iludindo-se a si mesmo como se possuísse ouro valioso. E o abandonar de defeitos labora em falta grave, por ser consciente que o faz por vaidade e por força do orgulho.

Deus a ninguém deixou iludido. As leis foram feitas para todas as criaturas em todos os mundos que circulam no infinito. Todo camponês conhece as boas sementes e sabe qual o melhor tempo para semeá-las e como escolher as terras férteis. Cada um de nós é agricultor na grande vinha da mente. Sabemos cuidar dela desde o princípio da nossa razão. Responderemos pelos descuidos e por franquear o lançamento de sementes malignas na nossa casa mental.

Quem não defende erros está a caminho do certo e quem pensa na renovação da sua própria vida, tendo como instrumento o Evangelho, despertou para a libertação e está de posse da luz de Deus no coração.

Companheiros, estamos passando por variados processos de elevação espiritual. No entanto, cabe a nós não abrigar mentiras quando conhecemos a verdade, nem alimentar ilusões quando estamos assegurados pela fé e pela confiança. Esses caminhos que estamos pesquisando são tortuosos, cheios de espinho. Qualquer descuido, e somos agredidos pelas trevas que existem conosco há muito tempo. Acendamos a nossa luz para que ela brilhe pelos nossos esforços.

Como é lindo ver e sentir uma alma quebrando as amarras que a rodeiam, que a prendem há milênios! Se persistirmos nesse esforço sagrado, rasgaremos o véu que nos faz sofrer e mãos de luz irão estalar em aplausos, consagrando a nossa vitória e nos fazendo integrar no mutirão de luz que trabalha em favor da coletividade, por amor.

Meu irmão, se até hoje te faltou coragem para a reforma interior, busca o Cristo pelos meios de que dispões, que Ele te dará energias suficientes para o empreendimento que desejas começar o teu mundo interno. Não percas tempo. Começa agora, que as mãos de Deus estão a teu favor e Cristo será o teu Caminho. Inicia agora a tua operação moral.

🌳🌼🌳
Lancellin
João Nunes Maia
Obra: Cirurgia Moral
🌳🌼🌳

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Permuta incessante


Embora nem sempre se reconheça isto, de maneira consciente, no mundo, estamos constantemente trocando valores que a existência nos confere por elementos que nos ajudam ou desajudam, enriquecendo a vida ou empobrecendo-a por nossa conta.

 Poder, fortuna, inteligência, força, cultura ou habilidade são recursos que a Divina Providência nos situa nas mãos.

Tudo o que a Terra possui, em matéria de bem ou mal, luz ou treva é resultado de permuta efetuada pelos homens, no curso do tempo, na utilização dos meios que Deus lhes confia.

Em virtude disso, temos no Plano físico, os negócios materiais alicerçados em mercado terrestre e negócios da alma envolvendo interesses do espírito imperecível.

Uma casa, na essência, é fruto de uma transação. Aqueles que a levantaram deram trabalho e suor ao tempo e o tempo lhes retribuiu com a esperada realização.

Um plano concretizado é a justa equação de um convênio perfeito. A criatura insiste com os próprios anseios, junto às Leis do Universo, e as Leis do Universo lhe atendem aos anelos, dando-lhe forma aos pensamentos.

Observa o que fazes de ti, em que te trocas. Ainda que o não reconheçamos, de pronto, cada um de nós se dá por aquilo que busca.

Basta raciocines quanto à responsabilidade de viver e perceberás que a tua própria existência é um ajuste incessante entre as escolhas que eleges e os agentes imponderáveis da natureza que respondem às decisões. Por isso mesmo, estamos hoje naquilo em que nos demos ontem e, naquilo em que nos trocamos hoje, estaremos fatalmente amanhã.

🪴🌹🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos unidas
🪴🌹🪴

23 de maio

Faça tudo sempre com amor faça para a Minha honra e glória; e não se preocupe.

O que é feito com a atitude correta, é feito perfeitamente; portanto, assuma sempre a melhor atitude.

Mantenha sempre em sua mente as palavras "O trabalho é amor visível', e então você trabalhará sempre com alegria e contentamento e o trabalho não será apenas uma tarefa a ser cumprida.

Que enorme diferença uma atitude certa no trabalho faz para você e para as almas que o rodeiam!

Se você quer ter sucesso, aprenda a amar e a lidar com as situações com uma atitude certa.

Frequentemente uma tarefa se torna agradável simplesmente se você transformar sua atitude negativa em positiva.

Cada alma se harmoniza com um tipo de trabalho.

Você se harmoniza com o quê?

Existe algo que você adora fazer?

Então faça!

🪴🌹🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌹🪴







🪴🌹🪴

MENSAGEM DO ESE:

Motivos de resignação (I)

Por estas palavras: Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados, Jesus aponta a compensação que hão de ter os que sofrem e a resignação que leva o padecente a bendizer do sofrimento, como prelúdio da cura.

Também podem essas palavras ser traduzidas assim: Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranqüilidade no porvir.

O homem que sofre assemelha-se a um devedor de avultada soma, a quem o credor diz: “Se me pagares hoje mesmo a centésima parte do teu débito, quitar-te-ei do restante e ficarás livre; se o não fizeres, atormentar-te-ei, até que pagues a última parcela.” Não se sentiria feliz o devedor por suportar toda espécie de privações para se libertar, pagando apenas a centésima parte do que deve? Em vez de se queixar do seu credor, não lhe ficará agradecido?

Tal o sentido das palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” São ditosos, porque se quitam e porque, depois de se haverem quitado, estarão livres. Se, porém, o homem, ao quitar-se de um lado, endivida-se de outro, jamais poderá alcançar a sua libertação. Ora, cada nova falta aumenta a dívida, porquanto nenhuma há, qualquer que ela seja, que não acarrete forçosa e inevitavelmente uma punição. Se não for hoje, será amanhã; se não for na vida atual, será noutra. Entre essas faltas, cumpre se coloque na primeira fiada a carência de submissão à vontade de Deus. Logo, se murmurarmos nas aflições, se não as aceitarmos com resignação e como algo que devemos ter merecido, se acusarmos a Deus de ser injusto, nova dívida contraímos, que nos faz perder o fruto que devíamos colher do sofrimento. É por isso que teremos de recomeçar, absolutamente como se, a um credor que nos atormente, pagássemos uma cota e a tomássemos de novo por empréstimo.

🪴🌹🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 12.)
🪴🌹🪴

PLANTAÇÃO ESPIRITUAL


Numa só existência podem viver diversas situações.

Num só dia, é possível a prática de atos numerosos.

Numa hora apenas tua mente pode criar múltiplos pensamentos.

Não olvides que todos nós estamos plantando espiritualmente no tempo.

Cada instante, quando queremos, pode ser o começo de gloriosa renovação, tanto quanto pode representar o início de quedas e equívocos deploráveis.

Auxilia a ti próprio, produzindo o bem.

Sem que percebas, vives invariavelmente nas vidas que te cercam.

Se a mentira ou a aversão te visita, não te esqueças de que constituem os frutos de tua própria plantação.

Cada criatura reflete em si aquilo que lhe damos ou impomos.

Nas alheias demonstrações para conosco é possível analisar a qualidade de nossa sementeira.

Aprendamos a cultivar o auxílio fraterno, o trabalho construtivo, a concórdia santificante e a solidariedade fiel, através de todos os passos e de todos os minutos, porque o amanhã será resposta viva a nossa conduta de hoje, tanto quanto a bênção ou a dor de agora consubstanciam os resultados das nossas ações de ontem.

Caminha iluminando a estrada com os recursos da bondade e da alegria, convicto de que a nossa família na Eternidade é constituída de nossas próprias obras, e, desse modo, estarás organizando magníficos moldes espirituais para as tuas novas tarefas na elevação ou na reencarnação em futuro próximo.

🪴🌹🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz
🪴🌹🪴

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Prontuário da alma


Quanto mais se aperfeiçoam as técnicas e processos de vivência na civilização, mais se ampliam os dispositivos de proteção e defesa, a benefício da vida humana.

Leis de trânsito previnem acidentes.

Isoladores controlam cargas elétricas.

Antibióticos extinguem infecções.

Anestésicos frustram a dor.

Recorda que o progresso do mundo te faculta igualmente criar um prontuário da alma, capaz de imunizar-te contra desespero e amargura, angústia e insatisfação.

 Referimo-nos ao binômio “serviço e esquecimento”, suscetível de conferir-nos tranquilidade sempre que seja posto em ação.

 Quando apareça o sofrimento nascido de supostas decepções ou ingratidões do comportamento alheio, trabalha para o bem e olvida todo mal.

 Se entregamos o coração em tais circunstâncias ao fel do pessimismo ou se alugamos a palavra ao domínio da queixa, será justo interrogar-nos quanto à inconsequência de nossa própria atitude.

 Ressentimento ou desânimo de nossa parte traduziriam superestimação de valor, com respeito a nós mesmos, e espírito de irritação ou de azedume pressuporia, de nosso lado, a posse de uma superioridade ilusória.

 Forçoso compreender que todos nós, os Espíritos em evolução na Terra, estamos ainda longe do aprimoramento a que aspiramos chegar.

E para a iniciação de semelhante burilamento ou mesmo para continuar dentro dele depois de começado, é indispensável contribuir na formação da felicidade de outrem, sem que outrem nos deva retribuir.

 Em quaisquer dificuldades e males, procura a prática do bem e, na lavoura incessante do bem, busca transpor obstáculo a obstáculo, na certeza de que assim liquidarás problema a problema.

Isso porque “servir e esquecer” serão sempre as bases da harmonia e da elevação. E a vida assim será constantemente porque se hoje somos chamados a agir em socorro aos outros, amanhã provavelmente serão os outros chamados a agir em socorro a nós.

🌸🌿🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos unidas
🌸🌿🌸

22 de maio

Se você não deixar uma criancinha fazer as coisas sozinha, como se alimentar, andar, se vestir, escrever, desenhar, se expressar, ela nunca se desenvolverá a ponto de se tornar independente e conseguir tomar suas próprias decisões.

Você tem que lhe dar espaço e permitir que ela erre, dando-lhe tempo para que ela possa adquirir segurança sobre suas ações.

Você tem que ter paciência e ficar só observando, não importa quão tentado esteja em ajudá-la para ganhar tempo.

Abra seus olhos e perceba que a vida é como uma sala de aula numa escola, e que você está aprendendo o tempo todo.

Quantas vezes Eu não tenho que ficar amorosamente observando você de longe, vendo você se atrapalhar com a vida a fim de aprender lições importantes, lições que jamais serão esquecidas uma vez que forem aprendidas e dominadas?

Eu tenho paciência e amor infinitos.

🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸

Crueldade:
🌸🌿🌸



 





🌸🌿🌸

MENSAGEM DO ESE:

A fé religiosa. Condição da fé inabalável

Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões.

Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão.

Levada ao excesso, produz o fanatismo. Em assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.

Diz-se vulgarmente que a fé não se prescreve, donde resulta alegar muita gente que não lhe cabe a culpa de não ter fé. Sem dúvida, a fé não se prescreve, nem, o que ainda é mais certo, se impõe. Não; ela se adquire e ninguém há que esteja impedido de possuí-la, mesmo entre os mais refratários.

Falamos das verdades espirituais básicas e não de tal ou qual crença particular. Não é à fé que compete procurá-los; a eles é que cumpre ir-lhe, ao encontro e, se a buscarem sinceramente, não deixarão de achá-la. Tende, pois, como certo que os que dizem: “Nada de melhor desejamos do que crer, mas não o podemos”, apenas de lábios o dizem e não do íntimo, porquanto, ao dizerem isso, tapam os ouvidos. As provas, no entanto, chovem-lhes ao derredor; por que fogem de observá-las? Da parte de uns, há descaso; da de outros, o temor de serem forçados a mudar de hábitos; da parte da maioria, há o orgulho, negando-se a reconhecer a existência de uma força superior, porque teria de curvar-se diante dela.

Em certas pessoas, a fé parece de algum modo inata; uma centelha basta para desenvolvê-la. Essa facilidade de assimilar as verdades espirituais é sinal evidente de anterior progresso. Em outras pessoas, ao contrário, elas dificilmente penetram, sinal não menos evidente de naturezas retardatárias. As primeiras já creram e compreenderam; trazem, ao renascerem, a intuição do que souberam: estão com a educação feita; as segundas tudo têm de aprender: estão com a educação por fazer. Ela, entretanto, se fará e, se não ficar concluída nesta existência, ficará em outra.

A resistência do incrédulo, devemos convir, muitas vezes provém menos dele do que da maneira por que lhe apresentam as coisas. A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é deste século, tanto assim que precisamente o dogma da fé cega é que produz hoje o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio. É principalmente contra essa fé que se
levanta o incrédulo, e dela é que se pode, com verdade, dizer que não se prescreve. Não admitindo provas, ela deixa no espírito alguma coisa de vago, que dá nascimento à dúvida. A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa.

A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.
A esse resultado conduz o Espiritismo, pelo que triunfa da incredulidade, sempre que não encontra oposição sistemática e interessada.

🌸🌿🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, itens 6 e 7.)
🌸🌿🌸

Programa Cristão


Aceitar a direção de Jesus.

Consagrar-se ao Evangelho Redentor.

Dominar a si mesmo.

Desenvolver os sentimentos superiores.

Aceitar as qualidades nobres.

Sublimar aspirações e desejos.

Combater as paixões desordenadas no campo íntimo.

Acrisolar as virtudes.

Intensificar a cultura, melhorando conhecimentos e aprimorando aptidões.

Iluminar o raciocínio.

Fortalecer a fé.

Dilatar a esperança.

Cultivar o bem.

Semear a verdade.

Renovar o próprio caminho, pavimentando-o com o trabalho digno.

Renunciar ao menor esforço.

Apagar os pretextos que costumam adiar os serviços nobres.

Estender o espírito de serviço, secretariando as próprias edificações.

Realizar a bondade, antes de ensiná-la aos outros.

Concretizar os ideias elevados que norteiam a crença.

Esquecer o perigo no socorro aos semelhantes.

Colar-se em esfera superior ao plano escuro da maledicência.

Ganhar tempo, aproveitado as horas em atividades sadias.

Enfrentar corajosamente os problemas difíceis na experiência humana.

Amparar os ignorantes e o maus.

Auxiliar os doentes e os fracos.

Acender a lâmpada da boa vontade onde haja sombras e incompreensão.

Encontrar nos obstáculos os necessários recursos à superação de si próprio.

Perseverar no bem até o fim da luta.

Situar a reforma de si mesmo, em Jesus Cristo, acima de todas as exigências da vida terrestre.

🌸🌿🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz
🌸🌿🌸

terça-feira, 21 de maio de 2024

Desvinculações


Empresa difícil no mundo íntimo — a desvinculação.

Se te encontras à beira de empreendimento assim arriscado e se já consegues imaginar-te no lugar daqueles que te rodeiam, medita nas repercussões de que serias objeto ao recolher semelhante surpresa da parte dos outros.

Certas separações apresentam na vida mental a gravidade de cirurgias determinadas nos tecidos orgânicos.

Um toque inadequado de bisturi seria suscetível de criar prejuízos e problemas nas estruturas do corpo. Uma providência inoportuna é capaz de estabelecer lesões de grande extensão no campo da alma.

 Decerto, na contabilidade da existência, surgem devedores que desfrutam a possibilidade de retardar o resgate total dos débitos contraídos. Em vista disso, nada pode barrar-te as determinações mais íntimas, com exceção das Leis de Deus.

Entretanto, se a desvinculação comparece no esquema das lutas morais em que te vês, compadece-te daqueles que te amam, talvez ainda sem compreender-te.

Não te desvincules deles, de improviso, qual se estivesses operando enfermos vários com pancadaria no coração.

Ninguém deveria separar-se de alguém, sem propiciar a esse alguém o equilíbrio preciso, a fim de sustentar-se de pé.

Reflete nos pais e filhos, irmãos e companheiros que a desvinculação violenta já relegou aos vales do sofrimento e da morte e não assinales o teu caminho com as lágrimas alheias.

Prepara o sentimento das criaturas que te compartilham as experiências do dia a dia, antes de entregar-te às renovações que desejas.

Compreensão e auxílio são vigas importantes no templo da caridade.

Deus nos ajude a pensar nisso.

🍃💐🍃
Meimei
Chico Xavier
Obra: Somente amor
🍃💐🍃

21 de maio

Nunca tente interferir no caminho da pessoa.

Cada alma tem que descobrir seu próprio caminho e atingir sua meta der sua própria maneira.

Algumas conseguem isso através da meditação, outras através da prece, outras através do trabalho ou, ainda, através do contato com seus semelhantes.

Que cada alma encontre seu próprio caminho e o siga.

Nada de se meter em becos sem saída ou de ficar tentando seguir por atalhos, desperdiçando tempo e energia preciosos.

Siga pelo caminho direto e estreito.

Mantenha seus olhos na meta de se realizar em sua unidade coMigo, o Senhor seu Deus a divindade que existe dentro de você.

Não desista quando a caminhada se tornar dura e áspera; siga em frente e você chegará lá.

A vida não é para os fracos de espírito ou para aqueles que têm medo de encarar a verdade e trilhar o caminho da luz.

Seja forte, corajoso.

Ponha sua mão na Minha e Eu guiarei cada um de seus passos; basta que você Me permita.

🍃💐🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃💐🍃





🍃💐🍃

MENSAGEM DO ESE:

A indulgência (III)

Caros amigos, sede severos convosco, indulgentes para as fraquezas dos outros. É esta uma prática da santa caridade, que bem poucas pessoas observam. Todos vós tendes maus pendores a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar; todos tendes um fardo mais ou menos pesado a alijar, para poderdes galgar o cume da montanha do progresso. Por que, então, haveis de mostrar-vos tão clarividentes com relação ao próximo e tão cegos com relação a vós mesmos? Quando deixareis de perceber, nos olhos de vossos irmãos, o pequenino argueiro que os incomoda, sem atentardes na trave que, nos vossos olhos, vos cega, fazendo-vos ir de queda em queda?

Crede nos vossos irmãos, os Espíritos.

Todo homem, bastante orgulhoso para se julgar superior, em virtude e mérito, aos seus irmãos encarnados, é insensato e culpado: Deus o castigará no dia da sua justiça. O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade, que consistem em ver cada um apenas superficialmente os defeitos de outrem e esforçar-se por fazer que prevaleça o que há nele de bom e virtuoso, porquanto, embora o coração humano seja um abismo de corrupção, sempre há, nalgumas de suas dobras mais ocultas, o gérmen de bons sentimentos, centelha vivaz da essência espiritual.

Espiritismo! doutrina consoladora e bendita! felizes dos que te conhecem e tiram proveito dos salutares ensinamentos dos Espíritos do Senhor! Para esses, iluminado está o caminho, ao longo do qual podem ler estas palavras que lhes indicam o meio de chegarem ao termo da jornada: caridade prática, caridade do coração, caridade para com o próximo, como para si mesmo; numa palavra: caridade para com todos e amor a Deus acima de todas as coisas, porque o amor a Deus resume todos os deveres e porque impossível é amar realmente a Deus, sem praticar a caridade, da qual fez ele uma lei para todas as criaturas.

🍃💐🍃
— Dufêtre, bispo de Nevers. (Bordéus.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 18.)
🍃💐🍃

Um minuto com Chico Xavier


Uma pessoa, ao observar os necessitados tomando sopa, perguntou a Chico Xavier:

– O senhor acha que um prato de sopa vai resolver o problema da fome no mundo?

Chico, sem titubear, respondeu:

– O banho também não resolve o problema da higiene no mundo, mas nem por isso podemos dispensá-lo.

Emmanuel aconselha na mensagem "Crítica e Serviço":

"Se muitos companheiros estão vigiando os teus gestos procurando o ponto fraco para criticarem, outros muitos estão fixando ansiosamente o caminho em que surgirás, conduzindo até eles a migalha do socorro de que necessitam para sobreviver. É impossível não saibas quais deles formam o grupo de trabalho em que Jesus te espera."

🍃💐🍃
Por Regina Stella Spagnuolo
Da Apostila com histórias de Chico Xavier, do grupo de estudos Allan Kardec.
🍃💐🍃

segunda-feira, 20 de maio de 2024

O companheiro oculto


Nos empeços de agora, reflete nos empeços outros que já te viste na contingência de atravessar.

 Inquire de ti como venceste as crises da estrada e verificarás que a superação veio muito mais do amparo oculto que da tua capacidade de ver e providenciar.

É que detinhas ontem, quanto possuis hoje e terás sempre o companheiro encoberto que trabalha contigo em silêncio…

 Lágrimas que te pareciam inestancáveis desapareceram, um dia, de tua face, enquanto que sorrisos de confiança te repontaram do rosto, à maneira de rosas a se te enraizarem, incompreensivelmente, no coração.

 Dificuldades que te sitiavam a vida, à feição de labaredas ameaçadoras, por todos os lados, se extinguiram, como por encanto, qual se chuvas balsâmicas jorrassem do céu, libertando-te a passagem para outros campos de interesse e realização.

Aversões gratuitas te amargavam as horas, mas um instante apareceu em que os teus mais ferrenhos inimigos te brindaram com testemunhos de solidariedade e simpatia.

Provações necessárias te deixaram o espírito, lembrando gleba arrasada por praga consumidora, entretanto, novas plantações de afeto e de esperança nasceram em derredor de teus passos, encaminhando-te à lavoura do encorajamento e da paz.

Se indagas de ti mesmo como e porque te sucederam semelhantes prodígios, não sabes explicá-los na origem, dando-te conta unicamente de que te achavas no desempenho das próprias obrigações, quando o apoio invisível te surpreendeu com luzes e bênçãos renovadoras.

Ainda hoje, se mágoas e obstáculos te visitam, prossegue na área dos deveres que o mundo te conferiu, porque Deus, o companheiro que te sustenta e te inspira, permanece contigo, propiciando-te sentido à tarefa e significação à existência.

 Na maior parte dos fracassos humanos, habitualmente, vemos o desespero de alguém que não soube ou não quis aguardar a intervenção oculta da Divina Providência, nas horas de aflição ou de indecisão.

Por maiores as tuas dificuldades, não esmoreças. Prossegue trabalhando e esperando, na trilha das obrigações que a vida te assinalou, porque Deus está agindo para resguardar-te em segurança e oferecer-te o melhor.

🌷🪴🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos unidas
🌷🪴🌷

20 de maio

Onde EU ESTOU existe liberdade e libertação.

Onde EU ESTOU a vida é vivida em sua plenitude, com alegria indescritível.

Todas as almas podem atingir este estado de consciência se elas se aquietarem e procurarem dentro de si mesmas.

EU ESTOU em você, portanto pare de procurar ao seu redor.

Pare de perseguir sonhos impossíveis e encontre dentro de você o que procura.

De que adianta saber estes fatos somente em teoria?

Deixe de lado a teoria e comece a pôr seu conhecimento em prática.

Por que não começar agora a se abrir para a conscientização de Mim e da Minha divina presença?

Por que não Me convida a compartilhar tudo com você, andar e falar sempre coMigo e se aquietar para ouvir a Minha pequena voz?

Chegue mais perto.

Sinta esta unidade, a maravilha de estar em perfeita paz interior por ser um coMigo.

🌷🪴🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🪴🌷


 



🌷🪴🌷

MENSAGEM DO ESE:

Reconciliação com os adversários

Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. — Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil. (S. MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.)

Na prática do perdão, como, em geral, na do bem, não há somente um efeito moral: há também um efeito material. A morte, como sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; os Espíritos vingativos perseguem, muitas vezes, com seu ódio, no além-túmulo, aqueles contra os quais guardam rancor; donde decorre a falsidade do provérbio que diz: “Morto o animal, morto o veneno”, quando aplicado ao homem. O Espírito mau espera que o outro, a quem ele quer mal, esteja preso ao seu corpo e, assim, menos livre, para mais facilmente o atormentar, ferir nos seus interesses, ou nas suas mais caras afeições. Nesse fato reside a causa da maioria dos casos de obsessão, sobretudo dos que apresentam certa gravidade, quais os de subjugação e possessão.

O obsidiado e o possesso são, pois, quase sempre vítimas de uma vingança, cujo motivo se encontra em existência anterior, e à qual o que a sofre deu lugar pelo seu proceder. Deus o permite, para os punir do mal que a seu turno praticaram, ou, se tal não ocorreu, por haverem faltado com a indulgência e a caridade, não perdoando. Importa, conseguintemente, do ponto de vista da tranqüilidade futura, que cada um repare, quanto antes, os agravos que haja causado ao seu próximo, que perdoe aos seus inimigos, a fim de que, antes que a morte lhe chegue, esteja apagado qualquer motivo de dissensão, toda causa fundada de ulterior animosidade.

Por essa forma, de um inimigo encarniçado neste mundo se pode fazer um amigo no outro; pelo menos, o que assim procede põe de seu lado o bom direito e Deus não consente que aquele que perdoou sofra qualquer vingança.

Quando Jesus recomenda que nos reconciliemos o mais cedo possível com o nosso adversário, não é somente objetivando apaziguar as discórdias no curso da nossa atual existência; é, principalmente, para que elas se não perpetuem nas existências futuras. Não saireis de lá, da prisão, enquanto não houverdes pago até o último centavo, isto é, enquanto não houverdes satisfeito completamente a justiça de Deus.

🌷🪴🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 5 e 6.)
🌷🪴🌷

Na Intimidade do Mestre


... E porque o aprendiz perguntasse ao Mestre o motivo pelo qual fora chamado ao seu campo de ação, respondeu o Senhor, compassivamente:

– “Decerto, não foste convidado a criticar, porque, para isso, a Terra dispõe daqueles que transitam entre a malícia e o azedume...

Com certeza não foste trazido à Revelação para apedrejar o próximo infeliz, porquanto, para esse fim, a crueldade ainda campeia no mundo, usando corações cristalizados na indiferença...

Indiscutivelmente, não foste citado para fortalecer a ingratidão e a calúnia, de vez que para estendê-las a Humanidade ainda conta com milhares de criaturas entregues à leviandade e à maledicência...

Sem dúvida, não foste convocado para descobrir as cicatrizes e as chagas de nossos irmãos, porque, para esse mister, possuímos a legião daqueles que se imobilizam na procura do mal...

Chamei-te para abençoar onde outros amaldiçoam, para justificar onde muitos reprovam e condenam...

Busquei-te para auxiliar com a boa palavra onde o verbo envenenado espalha fogo e fel, convidei-te para o socorro aos ausentes, necessitados de entendimento e compreensão...

Trouxe-te à verdade para que as feridas de nossos semelhantes encontrem bálsamo e para que a doença deles receba em ti remédio salutar...

Concitei-te para que haja fraternidade onde a separação ainda persista, para que a paciência brilhe contigo onde brade a revolta e para que a esperança não se apague onde corre, desapiedado, o sopro frio do desânimo...

Ninguém te chamou para avivar entre os homens o incêndio da perversidade, do egoísmo, da violência e do ódio, mas sim para que a Bondade Infinita do Céu em ti encontre justo sustentáculo para exprimir-se no mundo com o esplendor que lhe é própria.

Se aspiras, portanto, a condição de escolhido para a Vitória com as Leis Divinas, abandona as exigências do espírito de domínio que, porventura, ainda vibrem por dentro de ti...

E, fiel aos compromissos que abraçaste no Evangelho Renovador, sentirás na intimidade do coração a felicidade suprema do amigo fraternal que acende em si próprio o fulgor da luz celeste...”

Foi então que o aprendiz penetrou o santuário de si mesmo e passou a meditar...

🌷🪴🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Abrigo
🌷🪴🌷