Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Aprendiz e instrutor



O rapaz cumprimentou o Instrutor e comunicou, espantadiço:

- Professor; não posso aceitar a sua designação para que eu seja o monitor de minha turma.

- Por quê?

Indagou o educador, desapontado.

- Meditei bastante e reconheci que não tenho condições para o cargo. Minhas imperfeições são maiores do que o meu desejo de servir...

- Imperfeições? Quem não as terá neste mundo? Que ideia estranha é a sua!
Se é no trabalho que liquidaremos nossos defeitos e sanaremos os nossos erros, foge você do remédio capaz de aperfeiçoar-nos?

- Eu queria possuir qualidades positivas para exaltar o bem.

-Diga-me. Quais são essas qualidades?

O jovem explicou-se, acanhado:

- Aspiro a trazer comigo os traços de Jesus; afinal, é meu sonho transformar-me num brilhante lapidado e puro, a fim de refletir a grandeza do Divino Mestre!...

- Ah! - falou o Mentor surpreendido! Compreendo, compreendo... E fixando no aprendiz os olhos penetrantes, rematou:

- No entanto, não se esqueça você de que o brilhante formou-se do carvão considerado desprezível... Por milênios e milênios sofreu o peso do solo e dos detritos que oprimiam, acabando por asilar-se numa cascalheira por tempo longo... Por fim, rudemente ferido, pelos instrumentos do burilador, veio a ser a joia preciosa...

O diálogo terminou e entendemos que não é preciso que no dia seguinte o rapaz ostentava na lapela o distintivo do monitor em ação, junto de extensa turma dos colegas que lhe dedicavam justa e constante admiração.

🌿🥀🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: A semente de mostarda
🌿🥀🌿

11 de setembro

Só depois de colocar em prática o que você aprendeu é que você vai saber se funciona.

Pode funcionar para os outros, mas, e para você?

Lembre-se, você não pode se apropriar das experiências espirituais de outra pessoa.

Ler, ouvir e falar sobre elas pode ajudar, mas depende de você viver e praticá-las em sua própria vida se você quer viver pelo Espírito, pela fé.

Ninguém pode viver esta vida por você.

Cada alma é completamente livre para fazer sua própria escolha.

Qual foi a sua escolha?

Você vai ficar sentado para o resto da vida ouvindo sobre as experiências dos outros?

Ou você vai começar aqui e agora a viver uma vida plenamente dedicada a Mim, colocando em prática todas aquelas maravilhosas lições que você tem aprendido para ver se funcionam?

🌿🥀🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🥀🌿






🌿🥀🌿

MENSAGEM DO ESE:

Convidar os pobres e os estropiados. Dar sem esperar retribuição

Disse também àquele que o convidara: Quando derdes um jantar ou uma ceia, não convideis nem os vossos amigos, nem os vossos irmãos, nem os vossos parentes, nem os vossos vizinhos que forem ricos, para que em seguida não vos convidem a seu turno e assim retribuam o que de vós receberam. — Quando derdes um festim, convidai para ele os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos. — E sereis ditosos por não terem eles meios de vo-lo retribuir, pois isso será retribuído na ressurreição dos justos.

Um dos que se achavam à mesa, ouvindo essas palavras, disse-lhe: Feliz do que comer do pão no reino de Deus! (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 12 a 15.)

“Quando derdes um festim, disse Jesus, não convideis para ele os vossos amigos, mas os pobres e os estropiados.” Estas palavras, absurdas, se tomadas ao pé da letra, são sublimes, se lhes buscarmos o espírito. Não é possível que Jesus haja pretendido que, em vez de seus amigos, alguém reúna à sua mesa os mendigos da rua. Sua linguagem era quase sempre figurada e, para os homens incapazes de apanhar os delicados matizes do pensamento, precisava servir-se de imagens fortes, que produzissem o efeito de um colorido vivo. O âmago do seu pensamento se revela nesta proposição: “E sereis ditosos por não terem eles meios de vo-lo retribuir.” Quer dizer que não se deve fazer o bem tendo em vista uma retribuição, mas tão-só pelo prazer de o praticar. Usando de uma comparação vibrante, disse: Convidai para os vossos festins os pobres, pois sabeis que eles nada vos podem retribuir. Por festins deveis entender, não os repastos propriamente ditos, mas a participação na abundância de que desfrutais.

Todavia, aquela advertência também pode ser aplicada em sentido mais literal. Quantos não convidam para suas mesas apenas os que podem, como eles dizem, fazer-lhes honra, ou, a seu turno, convidá-los! Outros, ao contrário, encontram satisfação em receber os parentes e amigos menos felizes. Ora, quem não os conta entre os seus? Dessa forma, grande serviço, às vezes, se lhes presta, sem que o pareça. Aqueles, sem irem recrutar os cegos e os estropiados, praticam a máxima de Jesus, se o fazem por benevolência, sem ostentação, e sabem dissimular o benefício, por meio de uma sincera cordialidade.

🌿🥀🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, itens 7 e 8.)
🌿🥀🌿

Comece hoje mesmo


Meu amigo, se a dor lhe bate à porta, lembre-se dos benefícios de que é portador e não desfaleça.
A Bondade Divina não articula pensamentos para o mal.
A ferida que dilacera ou o desgosto que perturba, temporariamente, costuma encerrar incalculáveis recursos de elevação.
Tenha paciência e não esmoreça no bem.
*
Se a desorientação lhe entrava os passos, use a prece. A oração realiza milagres.
Se possível, reúna aqueles que você ama, dentro da mesma vibração de confiança no culto do Pai Celestial.
*
Se está doente e desalentado, peça a bênção do Senhor para o copo de água fria que lhe atende à sede, porque da Fonte Divina fluem substâncias de paz e restauração para quantos lhe pedem socorro ao sublime poder.
Se você permanece em desespero, não permita que a sua desventura culmine em gestos de suprema revolta.
Espere mais tempo, antes de qualquer resolução inapelável e injusta.
*
Amanhã, o dia renascerá transformado.
As circunstâncias se modificam, de minuto a minuto, e os reveses de agora serão alegrias no porvir.
Teça, com serenidade, a sua auréola de ventura porvindoura, aproveitando os ensinamentos que a dor lhe trouxe ao coração.
*
Não tema as dificuldades e prossiga com Jesus para a frente.
Busque a presença do Divino Amigo, em seus pensamentos e, na própria luta, encontrará infinitos motivos de reconforto e beleza, bom ânimo e paz.

*
Inicie o abençoado serviço da oração, hoje mesmo, e amanhã, provavelmente, você começará a rejubilar-se na colheita de luz.

🌿🥀🌿
Agar
Chico Xavier
Obra: Nosso livro
🌿🥀🌿

4 comentários:

Obrigada pelo comentário.