Páginas

sábado, 14 de setembro de 2024

Autodesobsessão



Se você já pode dominar a intemperança mental...

Se esquece os próprios constrangimentos, a fim de cultivar o prazer de servir...

Se sabe cultivar o comentário infeliz, sem passá-lo adiante...

Se vence a indisposição contra o estudo e continua, tanto quanto possível, em contato com a leitura construtiva...

Se olvida mágoas sinceramente, mantendo um espírito compreensivo e cordial, à frente dos ofensores...

Se você se aceita como é, com as dificuldades e conflitos que tem, trabalhando com tudo aquilo que não pode modificar...

Se persevera na execução dos seus propósitos enobrecedores, apesar de tudo que se faça ou fale contra você...

Se compreende que os outros têm o direito de experimentar o tipo de felicidade a que se inclinem, como nos acontece...

Se crê e pratica o princípio de que somente auxiliando o próximo, é que seremos auxiliados...

Se é capaz de sofrer e lutar na seara do bem, sem trazer o coração amargoso e intolerante...

Então, você estará dando passos largos para libertar-se da sombra, entrando, em definitivo, no trabalho da autodesobsessão.

🌼🌵🌼
ANDRÉ LUIZ
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
Obra: Passos da vida
🌼🌵🌼

14 de setembro

Que haja equilíbrio em tudo.

Trabalhe bastante, mas aprenda também a se divertir bastante e faça o que você gosta de fazer, seja lá o que for; não importa se seus prazeres são simples ou extravagantes, contanto que você tire verdadeira alegria deles.

Quando você está fazendo algo com prazer, não importa o quanto possa ser cansativo, você não se sentirá exausto, mas reanimado e edificado.

O trabalho nunca deve ser um fardo, e nunca será se sua atitude em relação a ele for a certa e você tirar prazer do que estiver fazendo.

Quando você tiver equilíbrio em sua vida, você encontrará plenitude e não cometerá excessos nem no trabalho nem no divertimento.

Um é tão ruim quanto o outro.

Nunca compare seus prazeres com os de mais ninguém; o que você gosta de fazer pode não agradar a outra pessoa.

Faça o que você gosta de fazer e deixe os outros fazerem o que agrada a eles. Viva e deixe viver.

🌼🌵🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌵🌼

 







🌼🌵🌼

MENSAGEM DO ESE:

A reencarnação fortalece os laços de família (I)

Os laços de família não sofrem destruição alguma com a reencarnação, como o pensam certas pessoas. Ao contrário, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princípio oposto, sim, os destrói.

No espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espíritos se buscam uns aos outros. A encarnação apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem à erraticidade, novamente se reúnem como amigos que voltam de uma viagem. Muitas vezes, até, uns seguem a outros na encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família, ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mútuo adiantamento. Se uns encarnam e outros não, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que se conservam livres velam pelos que se acham em cativeiro. Os mais adiantados se esforçam por fazer que os retardatários progridam. Após cada existência, todos têm avançado um passo na senda do aperfeiçoamento. Cada vez menos presos à matéria, mais viva se lhes torna a afeição recíproca, pela razão mesma de que, mais depurada, não tem a perturbá-la o egoísmo, nem as sombras das paixões. Podem, portanto, percorrer, assim, ilimitado número de existências corpóreas, sem que nenhum golpe receba a mútua estima que os liga.

Está bem visto que aqui se trata de afeição real, de alma a alma, única que sobrevive à destruição do corpo, porquanto os seres que neste mundo se unem apenas pelos sentidos nenhum motivo têm para se procurarem no mundo dos Espíritos. Duráveis somente o são as afeições espirituais; as de natureza carnal se extinguem com a causa que lhes deu origem. Ora, semelhante causa não subsiste no mundo dos Espíritos, enquanto a alma existe sempre. No que concerne às pessoas que se unem exclusivamente por motivo de interesse, essas nada realmente são umas para as outras: a morte as separa na Terra e no céu.

🌼🌵🌼
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, item 18.)
🌼🌵🌼

Prevenções


Não permitas que a prevenção negativa te obscureça o pensamento.
A imaginação intoxicada por ideias infelizes é capaz de gerar enfermidades que, por vezes, raiam na loucura ou na delinquência.

Habitua-te a refletir com elevação nas razões alheias, tanto quanto agradeces, aos que te rodeiam, a compreensão com que acolhem as tuas, nessa ou naquela circunstância, a fim de que a paz permaneça contigo.

Não mentalizes o mal, quando determinadas atitudes dos outros se te afigurem diferentes.

O amigo que se te afastou da convivência terá problemas graves que ainda não conheces;

a irmã que, de momento, não te considerou a palavra, decerto estaria fixando a atenção em assuntos outros que lhe prenderam os ouvidos em provisória surdez;

o chefe ou o subalterno que te receberam em serviço com o sobrecenho carregado serão talvez portadores de crises orgânicas ainda imanifestas;

e o colega que te tratou com aspereza provavelmente se mostra aturdido por desastres ou provações em família que lhe inibem, por agora, o prazer da cordialidade.

Vigilância é higiene do espírito.

Prevenção negativa, no entanto, é censura antecipada.

Não adquiras pensamentos destrutivos na feira da desconfiança.

Imuniza-te contra o desequilíbrio, mas não te armes contra ninguém.

Conserva o coração no clima da paz e da alegria e reconhecerás que é possível viver tranquilamente, desde que deixemos aos outros a iniciativa de assumirem as próprias experiências e igualmente viver.

🌼🌵🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Urgência
🌼🌵🌼

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Pregação


A pregação não resulta de simples operação verbal. Nossa vida está “falando sem palavras” em todas as circunstâncias.

Você dá testemunhos do próprio íntimo, em toda parte.

Em casa — no seu modo de agir.

Junto da multidão — no seu trato com os outros.

No serviço comum — no uso da posição em que se encontra.

Nas manifestações da fé — em seus propósitos.

Na alegria — através da conduta.

No sofrimento — na capacidade de resistir.

 Na luta — por intermédio da perseverança.

Na dificuldade — no poder de concentrar-se na direção do êxito.

 No estudo — no aproveitamento.

 No ideal — na aplicação à atividade.

Nas profundezas do coração — pelo autodomínio.

Cada dia é uma oportunidade desvendada à vitória pessoal, em cuja preparação “falamos seguidamente” de nós mesmos.

Lembre-se, porém, de que muita gente se vale dos recursos da ação, da habilidade, do encargo, da persistência, da concentração, da cultura intelectual e da relativa independência, pregando o triunfo isolado da inteligência para reinar sobre os interesses da carne, durante alguns dias;  os aprendizes de Jesus, entretanto, usam semelhantes poderes, na renovação do próprio espírito, aprendendo com a renúncia, com o trabalho, com a tolerância fraterna e com o sacrifício deles mesmos a governar os impulsos da vida inferior, no trânsito pela Terra, adquirindo a verdadeira luz para o glória real da Vida Sem Fim.

🍃🌺🍃
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Nosso livro
🍃🌺🍃

13 de setembro

Acredite interiormente que Eu nunca lhe dou para carregar um fardo além de suas forças, e que você não terá que carregá-lo só, porque EU ESTOU sempre com você.

Portanto, vamos fazer tudo juntos.

Se você realmente acreditar neste Meu apoio, você nunca mais sentirá que sua carga é pesada demais, mesmo que o peso das responsabilidades seja grande.

Eu necessito de almas dedicadas para que Eu possa trabalhar nelas e através delas, almas dispostas a compartilhar as responsabilidades sem se esquivar, dispostas a esquecer seu próprio ego e se dedicar totalmente ao Meu serviço e ao serviço de seus irmãos.

Você está disposto a isso?

Esta vida exige completa dedicação e coerência.

Você é consistente no trabalho que faz por Mim?

Você dedica cada dia ao Meu trabalho?

Você obedece ao Meu mais leve sussurro?

A essas alturas você já deve ter percebido que tudo só corre bem quando você Me ama verdadeiramente e Me coloca acima de tudo mais.

🍃🌺🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🌺🍃







🍃🌺🍃

MENSAGEM DO ESE:

O orgulho e a humildade

Que a paz do Senhor seja convosco, meus queridos amigos! Aqui venho para encorajar-vos a seguir o bom caminho.

Aos pobres Espíritos que habitaram outrora a Terra, conferiu Deus a missão de vos esclarecer. Bendito seja Ele, pela graça que nos concede: a de podermos auxiliar o vosso aperfeiçoamento. Que o Espírito Santo me ilumine e ajude a tomar compreensível a minha palavra, outorgando-me o favor de pô-la ao alcance de todos! Oh! vós, encarnados, que vos achais em prova e buscais a luz, que a vontade de Deus venha em meu auxílio para fazê-la brilhar aos vossos olhos!

A humildade é virtude muito esquecida entre vós. Bem pouco seguidos são os exemplos que dela se vos têm dado. Entretanto, sem humildade, podeis ser caridosos com o vosso próximo? Oh! não, pois que este sentimento nivela os homens, dizendo-lhes que todos são irmãos, que se devem auxiliar mutuamente, e os induz ao bem. Sem a humildade, apenas vos adornais de virtudes que não possuís, como se trouxésseis um vestuário para ocultar as deformidades do vosso corpo. Lembrai-vos dAquele que nos salvou; lembrai-vos da sua humildade, que tão grande o fez, colocando-o acima de todos os profetas.

O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, é porque os grandes da Terra imaginam que os títulos e as riquezas são recompensas deferidas aos seus méritos e se consideram de essência mais pura do que a do pobre. Julgam que os títulos e as riquezas lhes são deferidas; pelo que, quando Deus lhos retira, o acusam de injustiça. Oh! irrisão e cegueira! Pois, então, Deus vos distingue pelos corpos? O envoltório do pobre não é o mesmo que o do rico? Terá o Criador feito duas espécies de homens? Tudo o que Deus faz é grande e sábio; não lhe atribuais nunca as idéias que os vossos cérebros orgulhosos engendram.

🍃🌺🍃
– Lacordaire. (Constantina, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VII, item 11.)
🍃🌺🍃

Amigos e Inimigos


O amigo é uma bênção.
O inimigo, entretanto, é também um auxílio, se nos dispomos a aproveitá-lo.
-0-
O companheiro enxerga os nossos acertos, estimulando-nos na construção do melhor de que sejamos capazes.
O adversário identifica os nossos erros, impelindo-nos a suprimir a parte menos desejável de nossa vida.
-0-
O amigo se rejubila conosco, diante de pequeninos trechos de tarefa executada.
O inimigo nos aponta a extensão da obra que nos compete realizar.
-0-
O companheiro nos dá força.
O adversário nos mede a resistência.
-0-
Quem nos estima, frequentemente categoriza nossos sonhos por serviços feitos, tão-só para induzir-nos a trabalhar.
Quem nos hostiliza, porém, não nos nega valor, porquanto não nos ignora e sim nos combate, reconhecendo-nos a presença em ação.
-0-
Na fase deficitária da evolução que ainda nos caracteriza, precisamos do amigo que nos encoraja e do inimigo que nos observa.
Sem o companheiro, estaremos sem apoio e, sem o adversário, ser-nos-á indispensável enorme elevação para não tombar em desequilíbrio. Isso porque o amigo traz a cooperação e o inimigo forma o teste.
-0-
Qualquer servidor de consciência tranquila se regozija com o amparo do companheiro, mas deve igualmente honrar-se com a crítica do adversário que o ajuda na solução dos problemas do reajuste.
-0-
Jesus foi peremptório em nos recomendando:
"Amai os vossos inimigos". Saibamos agradecer a quem nos corrige as falhas, guardando-nos o passo em caminho melhor.

🍃🌺🍃
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Passos da vida
🍃🌺🍃

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Ensinamento


 O Instrutor desdobrando a aula que ministrava aos aprendizes atentos, esclareceu, conciso:

 Os homens são professores uns dos outros.

Cada um leciona a matéria que lhe constitui o elemento de trabalho.

 Assim vejamos:

o alfaiate, a costura;

o sapateiro, o calçado;

o tecelão, a indústria do fio;

o ferreiro, a modelagem do metal;

o ourives, a fabricação de joias;

o lavrador, o amanho do solo;

o pastor, a condução do rebanho;

o horticultor, a produção de verdura;

o carpinteiro, a arte de trabalhar a madeira.

 Ante a pausa do professor, o aluno José Guedes perguntou:

— Professor, e o embriagado também ensina?

 Como não? — Respondeu o Instrutor.

Que é que um bêbado ensina? — Insistiu o aprendiz.

 E o professor idoso e experiente concluiu:

— Um alcoólatra ensina o que devemos evitar.

🌷🌱🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: A semente de mostarda
🌷🌱🌷

12 de setembro

Muitas almas acham difícil aceitar seu relacionamento amoroso com todos os seres humanos.

Esta separação é a causa de todos os problemas do mundo, das rixas e das guerras.

Você deve começar pondo ordem em si mesmo e nas suas relações pessoais.

Pare de apontar o dedo e fazer críticas às almas com as quais você não simpatiza.

Ponha sua própria casa em ordem.

Você tem falhas suficientes para mantê-lo ocupado, não precisa ficar acusando e criticando os outros.

Se você está disposto a encarar e consertar suas próprias falhas, então você será capaz de ajudar seu próximo apenas com seu exemplo, mas não com críticas, intolerância e palavras.

Ame seus irmãos como Eu o amo.

Ajude-os, abençoe-os, encoraje-os e enxergue neles somente o melhor.

🌷🌱🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌱🌷







🌷🌱🌷

MENSAGEM DO ESE:

Causas anteriores das aflições (III)

Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta. Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, com resignação toda cristã, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar. Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus.

Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas, é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.

Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, enquanto não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições. As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas. Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente. Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio.

Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.

🌷🌱🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 9 e 10.)
🌷🌱🌷

MUDAR O SOFRIMENTO


Muitos sofrimentos que existem na Terra podem ser modificados desde o momento em que o ser humano altere a conduta emocional, dispondo-se à renovação e à coragem para os enfrentamentos inevitáveis.

O não sofrer seria uma aspiração utópica, impossível de acontecer na escola terrena, em face do seu estágio de evolução.

Aos transeuntes das experiências que ela propicia cabe a responsabilidade para tornar a existência mais feliz ou menos tormentosa, através da aceitação dos códigos de ética e dos princípios morais que vigem invioláveis e a todos são impostos com o mesmo rigor.

A complexidade dos sofrimentos resulta, desse modo, das intrincadas realizações perversas que os indivíduos se permitem, atirando para o futuro o seu danoso resultado.

Ser feliz, é bênção possível em qualquer conjuntura, mesmo quando se está sofrendo, pelo conhecimento de que se está libertando.

Felicidade, portanto, não é ausência de dor, mas a perfeita compreensão da sua finalidade.

🌷🌱🌷
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Iluminação interior
🌷🌱🌷

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Aprendiz e instrutor



O rapaz cumprimentou o Instrutor e comunicou, espantadiço:

- Professor; não posso aceitar a sua designação para que eu seja o monitor de minha turma.

- Por quê?

Indagou o educador, desapontado.

- Meditei bastante e reconheci que não tenho condições para o cargo. Minhas imperfeições são maiores do que o meu desejo de servir...

- Imperfeições? Quem não as terá neste mundo? Que ideia estranha é a sua!
Se é no trabalho que liquidaremos nossos defeitos e sanaremos os nossos erros, foge você do remédio capaz de aperfeiçoar-nos?

- Eu queria possuir qualidades positivas para exaltar o bem.

-Diga-me. Quais são essas qualidades?

O jovem explicou-se, acanhado:

- Aspiro a trazer comigo os traços de Jesus; afinal, é meu sonho transformar-me num brilhante lapidado e puro, a fim de refletir a grandeza do Divino Mestre!...

- Ah! - falou o Mentor surpreendido! Compreendo, compreendo... E fixando no aprendiz os olhos penetrantes, rematou:

- No entanto, não se esqueça você de que o brilhante formou-se do carvão considerado desprezível... Por milênios e milênios sofreu o peso do solo e dos detritos que oprimiam, acabando por asilar-se numa cascalheira por tempo longo... Por fim, rudemente ferido, pelos instrumentos do burilador, veio a ser a joia preciosa...

O diálogo terminou e entendemos que não é preciso que no dia seguinte o rapaz ostentava na lapela o distintivo do monitor em ação, junto de extensa turma dos colegas que lhe dedicavam justa e constante admiração.

🌿🥀🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: A semente de mostarda
🌿🥀🌿

11 de setembro

Só depois de colocar em prática o que você aprendeu é que você vai saber se funciona.

Pode funcionar para os outros, mas, e para você?

Lembre-se, você não pode se apropriar das experiências espirituais de outra pessoa.

Ler, ouvir e falar sobre elas pode ajudar, mas depende de você viver e praticá-las em sua própria vida se você quer viver pelo Espírito, pela fé.

Ninguém pode viver esta vida por você.

Cada alma é completamente livre para fazer sua própria escolha.

Qual foi a sua escolha?

Você vai ficar sentado para o resto da vida ouvindo sobre as experiências dos outros?

Ou você vai começar aqui e agora a viver uma vida plenamente dedicada a Mim, colocando em prática todas aquelas maravilhosas lições que você tem aprendido para ver se funcionam?

🌿🥀🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🥀🌿






🌿🥀🌿

MENSAGEM DO ESE:

Convidar os pobres e os estropiados. Dar sem esperar retribuição

Disse também àquele que o convidara: Quando derdes um jantar ou uma ceia, não convideis nem os vossos amigos, nem os vossos irmãos, nem os vossos parentes, nem os vossos vizinhos que forem ricos, para que em seguida não vos convidem a seu turno e assim retribuam o que de vós receberam. — Quando derdes um festim, convidai para ele os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos. — E sereis ditosos por não terem eles meios de vo-lo retribuir, pois isso será retribuído na ressurreição dos justos.

Um dos que se achavam à mesa, ouvindo essas palavras, disse-lhe: Feliz do que comer do pão no reino de Deus! (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 12 a 15.)

“Quando derdes um festim, disse Jesus, não convideis para ele os vossos amigos, mas os pobres e os estropiados.” Estas palavras, absurdas, se tomadas ao pé da letra, são sublimes, se lhes buscarmos o espírito. Não é possível que Jesus haja pretendido que, em vez de seus amigos, alguém reúna à sua mesa os mendigos da rua. Sua linguagem era quase sempre figurada e, para os homens incapazes de apanhar os delicados matizes do pensamento, precisava servir-se de imagens fortes, que produzissem o efeito de um colorido vivo. O âmago do seu pensamento se revela nesta proposição: “E sereis ditosos por não terem eles meios de vo-lo retribuir.” Quer dizer que não se deve fazer o bem tendo em vista uma retribuição, mas tão-só pelo prazer de o praticar. Usando de uma comparação vibrante, disse: Convidai para os vossos festins os pobres, pois sabeis que eles nada vos podem retribuir. Por festins deveis entender, não os repastos propriamente ditos, mas a participação na abundância de que desfrutais.

Todavia, aquela advertência também pode ser aplicada em sentido mais literal. Quantos não convidam para suas mesas apenas os que podem, como eles dizem, fazer-lhes honra, ou, a seu turno, convidá-los! Outros, ao contrário, encontram satisfação em receber os parentes e amigos menos felizes. Ora, quem não os conta entre os seus? Dessa forma, grande serviço, às vezes, se lhes presta, sem que o pareça. Aqueles, sem irem recrutar os cegos e os estropiados, praticam a máxima de Jesus, se o fazem por benevolência, sem ostentação, e sabem dissimular o benefício, por meio de uma sincera cordialidade.

🌿🥀🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, itens 7 e 8.)
🌿🥀🌿

Comece hoje mesmo


Meu amigo, se a dor lhe bate à porta, lembre-se dos benefícios de que é portador e não desfaleça.
A Bondade Divina não articula pensamentos para o mal.
A ferida que dilacera ou o desgosto que perturba, temporariamente, costuma encerrar incalculáveis recursos de elevação.
Tenha paciência e não esmoreça no bem.
*
Se a desorientação lhe entrava os passos, use a prece. A oração realiza milagres.
Se possível, reúna aqueles que você ama, dentro da mesma vibração de confiança no culto do Pai Celestial.
*
Se está doente e desalentado, peça a bênção do Senhor para o copo de água fria que lhe atende à sede, porque da Fonte Divina fluem substâncias de paz e restauração para quantos lhe pedem socorro ao sublime poder.
Se você permanece em desespero, não permita que a sua desventura culmine em gestos de suprema revolta.
Espere mais tempo, antes de qualquer resolução inapelável e injusta.
*
Amanhã, o dia renascerá transformado.
As circunstâncias se modificam, de minuto a minuto, e os reveses de agora serão alegrias no porvir.
Teça, com serenidade, a sua auréola de ventura porvindoura, aproveitando os ensinamentos que a dor lhe trouxe ao coração.
*
Não tema as dificuldades e prossiga com Jesus para a frente.
Busque a presença do Divino Amigo, em seus pensamentos e, na própria luta, encontrará infinitos motivos de reconforto e beleza, bom ânimo e paz.

*
Inicie o abençoado serviço da oração, hoje mesmo, e amanhã, provavelmente, você começará a rejubilar-se na colheita de luz.

🌿🥀🌿
Agar
Chico Xavier
Obra: Nosso livro
🌿🥀🌿

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Perdoa e ajuda


Sem nos reportarmos às múltiplas experiências do passado, em que por vezes incontáveis recolhemos o socorro da Compaixão Divina, recordemos quão magnânimo tem sido o Senhor para conosco e aprendamos a desculpar infinitamente…

 Limitando as tuas lembranças ao acanhado círculo da existência que passa, rememora o pretérito e pergunta a ti mesmo, no silêncio do coração!…

 Quantas vezes nos perdoou o Senhor através do carinho materno nas hesitações e necessidades da infância?…  Quantas vezes ter-nos-á estendido generosas mãos, por intermédio de instrutores benevolentes, na teimosia caprichosa da mocidade?

Inventariemos nossas quedas de cada dia, nossas defecções íntimas, nossas ocultas deserções do dever a cumprir…

 Analisemos as falhas e os prejuízos que provocamos consciente ou inconscientemente na tarefa que fomos chamados a atender e verificaremos a Piedade Infinita do Divino Mestre, socorrendo-nos pela palavra, pelo sorriso, pela tolerância e pelas mãos de numerosos amigos que, em Seu Nome, nos reajustam para a obra de elevação que nos compete realizar…

Em muitas ocasiões, quando mais aflitivo se nos revela o sentimento de culpa na intimidade da alma, quando nossa inaptidão para o bem nos arroja às garras do mal, eis que a Infinita Bondade nos estende um raio de esperança, encorajando-nos à humildade e à diligência para a justa reparação…

Pensa nessa abençoada rede assistencial de amor que nos cerca em todos os passos evolutivos e não te detenhas na acusação…

 Repara na fragilidade do companheiro, tanto quanto o Terno Amigo nos observa as fragilidades, e guarda o respeitoso silêncio da fraternidade bem vivida, onde não possas abrir o coração ao estímulo sincero.

 Muitas vezes, a crítica impensada ou o apontamento amargoso nos marcarão o espírito com reminiscências cruéis, mas nunca nos arrependeremos de haver perdoado em todo lugar onde a ignorância e a leviandade nos arroja a ofensa ao rosto.

 Ouve, cala-te e espera…

 Mas espera, desculpando o mal e fazendo o bem que possas, porque, acima de nós, reina a Justiça Indefectível e Soberana que, a nosso respeito e a respeito de nossos irmãos, se expressará insuperável e certa, no momento oportuno.

🍃🍄🍃
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Abençoa sempre
🍃🍄🍃

10 de setembro

Quando você planta uma semente na terra, ela pode se parecer com qualquer outra semente, marrom e seca, sem nenhum sinal aparente de energia vital.

No entanto, você a coloca na terra com confiança, e no momento certo ela começa a crescer.

Ela sabe exatamente no que ela vai se transformar.

Você só sabe o que plantou porque estava escrito na embalagem, mas você acredita que determinada planta vai nascer daquela semente, e é o que acontece.

Quando você planta ideias e pensamentos certos em sua mente, você deve fazê-lo com absoluta confiança, acreditando que somente o que é perfeito vai nascer.

A medida que sua confiança se torna mais forte e inabalável, essas ideias e pensamentos construtivos começam a crescer e se desenvolver.

Assim você alcança o sucesso em tudo.

É o poder interior presente em cada um de nós que faz o trabalho. SOU EU dentro de você.

🍃🍄🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🍄🍃





🍃🍄🍃

MENSAGEM DO ESE:

O argueiro e a trave no olho

Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? — Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro ao teu olho, vós que tendes no vosso uma trave? — Hipócritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 3 a 5.)

Uma das insensatezes da Humanidade consiste em vermos o mal de outrem, antes de vermos o mal que está em nós. Para julgar-se a si mesmo, fora preciso que o homem pudesse ver seu interior num espelho, pudesse, de certo modo, transportar-se para fora de si próprio, considerar-se como outra pessoa e perguntar: Que pensaria eu, se visse alguém fazer o que faço? Incontestavelmente, é o orgulho que induz o homem a dissimular, para si mesmo, os seus defeitos, tanto morais, quanto físicos. Semelhante insensatez é essencialmente contrária à caridade, porquanto a verdadeira caridade é modesta, simples e indulgente.

Caridade orgulhosa é um contra-senso, visto que esses dois sentimentos se neutralizam um ao outro. Com efeito, como poderá um homem, bastante presunçoso para acreditar na importância da sua personalidade e na supremacia das suas qualidades, possuir ao mesmo tempo abnegação bastante para fazer ressaltar em outrem o bem que o eclipsaria, em vez do mal que o exalçaria? Por isso mesmo, porque é o pai de muitos vícios, o orgulho é também a negação de muitas virtudes. Ele se encontra na base e como móvel de quase todas as ações humanas. Essa a razão por que Jesus se empenhou tanto em combatê-lo, como principal obstáculo ao progresso.

🍃🍄🍃
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 9 e 10.)
🍃🍄🍃

O poder das afirmações


Se você observar o efeito que suas palavras exercem nas coisas e pessoas à sua volta, e principalmente na sua vida, com certeza irá mudar completamente sua maneira de falar, e com isso, naturalmente, sua maneira de agir.

Atente para as pessoas que estão constantemente "de mal" com a vida. Reclamam da família, dos amigos (se é que realmente os tem), do trabalho, do governo, da chuva, do sol, enfim, não há nada que não tenha sempre uma reclamação ou uma crítica a ser feita.

Levam uma vida limitada, monótona e infeliz, aguardando sempre o pior, e mesmo que uma coisa boa lhes aconteça, não se alegram, pois acham que algo ruim virá logo em seguida.
Existem inúmeras pessoas à sua volta com características iguais a esta.

Mas, da mesma forma que "atraem" coisas e fatos negativos, por sua maneira de pensar e falar podem tudo mudar para melhor, apenas criando um novo hábito, evidentemente, positivo e otimista.

Se nosso jeito de pensar e agir está, de certa forma, um pouco próximo do tipo de pessoa que acabamos de analisar, e chegamos à conclusão que podemos e devemos mudar, este é um ótimo momento para iniciarmos.

A princípio poderá parecer difícil, pelo hábito pessimista adquirido através dos anos, mas uma boa e fácil maneira de iniciarmos esse nosso novo processo, é o de fazermos afirmações verbais positivas constantemente.

Escreva, em uma folha de papel ou um cartão, frases que denotem o que você deseja ou o que quer ser, e as repita diariamente, em intervalos regulares.

Você estará dando ordens ao seu subconsciente, e este, com o tempo, as aceitará e tornará esta nova maneira de pensar, um hábito, e os resultados você sentira rapidamente.

Isso funciona!

Dê um crédito e uma chance a você mesmo, experimente, você não vai se arrepender.

🍃🍄🍃
Humberto C. Pazian
🍃🍄🍃

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

O nascer do sol e a presença de Deus


Após a sessão matinal de orações, o noviço perguntou ao abade:

Todas essas orações que o senhor nos ensina, fazem com que Deus se aproxime de nós?

Vou responder a você com outra pergunta. 
- Disse o abade.

Todas essas orações que você reza irão fazer o sol nascer amanhã?

Claro que não! O sol nasce porque obedece a uma lei universal!

Então esta é a resposta à sua pergunta. Deus está perto de nós, independente das preces que fazemos.

O noviço revoltou-se:

O senhor quer dizer que nossas orações são inúteis?!

Absolutamente. - Respondeu, com serenidade, o abade. 
- Se você não acordar cedo, nunca conseguirá ver o sol nascendo. Se você não orar, embora Deus esteja sempre por perto, você nunca conseguirá notar Sua presença.

* * *
Que bela lição encontramos aqui.

Não oramos para que Deus esteja próximo e nos ouça. Oramos para criar uma ponte entre nós e o Criador de tudo e de todos.

Em verdade somos nós que precisamos nos aproximar dEle, assim como das coisas do Espírito, dos verdadeiros tesouros do Universo.

Somos nós que esquecemos da Providência Divina, de nossos protetores. Eles jamais se afastam de nós. Somos nós que, ao fecharmos os olhos e ouvidos da alma, nos afastamos de seus conselhos, de suas inspirações, de seu amparo.

A oração é a higiene do Espírito. Uma comunicação saudável da criatura com seu Criador.

Precisamos adquirir esse hábito, mantendo-nos constantemente em contato com o Alto, tornando-nos assim mais fortes e mais preparados para enfrentar os reveses da vida, e as vicissitudes que se apresentarem.

A oração é um diálogo de coração com coração, em que abrimos os salões de nossa alma para receber a visita de nossos amigos, daqueles que, de outras esferas, velam por nossas vidas.

Não nos preocupemos com a beleza dos dizeres, e sim com a sinceridade e a pureza de seu conteúdo.

Quando houver mais sentimento, mais honestidade em nossas palavras, mais fortes serão os raios invisíveis que nossa oração emitirá em direção ao firmamento divino.

Vale lembrar a lição do abade ao noviço: Se você não acordar cedo, nunca conseguirá ver o sol nascendo. Se você não orar, embora Deus esteja sempre por perto, você nunca conseguirá notar Sua presença.

* * *

A seara exuberante de grãos e de frutos se distende ante as suas necessidades. Contudo, para que dela se aproveite, você terá que cozer os grãos e preparar as polpas, a fim de utilizá-los devidamente.

A chuva benfazeja se derrama sobre larga faixa terrestre, trazendo o amparo dos céus à fertilidade do chão e à manutenção das fontes.

Mas, se você pretende dela valer-se, é preciso construir a calha conveniente ou providenciar o pote que a possa recolher.

Pensando desse modo, vemos que as bênçãos do Criador, sob forma de energias balsâmicas e equilibradas, se espalham sobre todas as Suas criaturas.

Porém, para que você possa ser dulcificado por essa benesse, torna-se necessário unir-se, em sintonia feliz, a essas faixas de luz.

E a prece propicia esse diálogo, essa união.

🌺🪴🌺
Redação do Momento Espírita, com base no cap. O discípulo impaciente,
do livro Histórias para pais, filhos e netos, de Paulo Coelho, ed. Globo e no
cap. 3, do livro Rosângela, pelo Espírito Rosângela Costa Lima, psicografia
de Raul Teixeira, ed. Fráter.
🌺🪴🌺

09 de setembro

Quando uma alma pretende aproveitar a vida ao máximo sem nada doar em troca, é impossível querer também verdadeira e duradoura felicidade e alegria; porque é pensando nos outros e vivendo pelos outros que se encontra profunda alegria e satisfação interior.

Ninguém pode viver só para si mesmo e ser feliz.

Se você se sentir descontente e insatisfeito com a vida, pode estar certo que é porque você deixou de pensar nos outros e se tornou muito envolvido consigo mesmo.

A maneira de inverter isso é começar a pensar no seu próximo e fazer algo por ele de maneira a esquecer-se de si mesmo.

Existem tantas almas necessitadas, que há sempre algo que você pode fazer por alguém.

Então, abra seus olhos e seu coração e deixe que a luz lhe mostre o caminho, deixe que o amor guie as suas ações.

Deixe Meu amor preenchê-lo e envolvê-lo e sinta-se em perfeita paz.

🌺🪴🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🪴🌺





🌺🪴🌺

MENSAGEM DO ESE:

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará (II)

Se Deus houvesse isentado do trabalho do corpo o homem, seus membros se teriam atrofiado; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal. Por isso é que lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira serás filho das tuas obras, terás delas o mérito e serás recompensado de acordo com o que hajas feito.

Em virtude desse princípio é que os Espíritos não acorrem a poupar o homem ao trabalho das pesquisas, trazendo-lhe, já feitas e prontas a ser utilizadas, descobertas e invenções, de modo a não ter ele mais do que tomar o que lhe ponham nas mãos, sem o incômodo, sequer, de abaixar-se para apanhar, nem mesmo o de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se e o mais ignorante tornar-se sábio à custa de nada e ambos se atribuírem o mérito do que não fizeram. Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho: vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás. Toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar. (O Livro dos Médiuns, 2ª Parte, cap. XXVI, nº 291 e seguintes.)

Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Pedi a luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão; pedi bons conselhos e eles não vos serão jamais recusados; batei à nossa porta e ela se vos abrirá; mas, pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e as quedas que derdes serão o castigo do vosso orgulho. Tal o sentido das palavras: buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.

🌺🪴🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXV, itens 3 a 5.)
🌺🪴🌺

Teu filho


Observa a flor tenra que desabrocha no jardim de teu lar...

Espírito extasiado, exclamas ante o hóspede frágil que te pede refúgio ao coração:

Meu filho! Meu filho!

E sentes o suave mistério do amor que te renova as forças para o trabalho, enriquecendo a alma, com estímulos santos.

Dessa criaturinha leve e doce que ainda não fala, recolhes poemas inarticulados de
esperança e ternura...

Desse anjo nascituro que ainda não caminha, recebes sugestões silenciosas de coragem para marchar com destemor, dentro da luta em que te refazes para a Vida Maior...

Bênçãos inatingíveis do Céu te coroam a fronte, e aprendes a suportar, com heroísmo, o cálice de fel que o mundo te apresenta e a cultivar a humildade que te faz mais humano e melhor à frente dos semelhantes...

Contudo, não te esqueças, é ao som dessa música renovadora, que teu filho será manhã teu retrato e que nele estamparás teus próprios ideais e teus próprios impulsos, plasmando-lhe o novo modo de ser.

Sem dúvida, não é um estrangeiro em tua casa, nem um desconhecido ao teu afeto...

É alguém que chega de longe, como acontece a ti mesmo.

Alguém que te comungou as experiências do passado e que se liga ao teu caminho pelos laços luminosos do amor ou pelas duras algemas da aversão.

Recebe-o, assim, com doçura e reconhecimento, mas não olvides o dever de armá-lo com elevação espiritual necessária ao combate que, amanhã, lhe cabe ferir...

Ajuda-o, equilibra-o com o trabalho digno e com o estudo edificante.

Ama-o e educa-o, oferecendo-lhe o melhor de tua alma, porque, cumpridas as tuas obrigações no lar, ainda mesmo que teu filho não te possa compreender a nobreza do sacrifício e a excelsitude da abnegação, receberás do Eterno Senhor, Nosso Pai Celestial, a bênção da alegria e da paz, de vez que, diante d’Ele, todos somos filhos e tutelados também.

🌺🪴🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Família
🌺🪴🌺