sexta-feira, 28 de junho de 2024

Autoproteção


“Pois com o critério com que julgardes sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. – Jesus. (Mateus, 7:2).

A gentileza deve ser examinada, não apenas por chave de ajuste nas relações humanas, mas igualmente em sua função protetora para aqueles que a cultivam.

* * *
Não falamos aqui do sorriso de indiferença que paira, indefinido, na face, quando o sentimento está longe de colori-lo.

Reportamo-nos à compreensão e, consequentemente, à tolerância e ao respeito com que somos todos chamados à garantia da paz recíproca.

De quando em quando, destaquemos uma faixa de tempo para considerar quantas afeições e oportunidades preciosas temos perdido, unicamente por desatenção pequenina ou pela impaciência de um simples gesto.

Quantas horas gastas com arrependimentos tardios e quantas agressões vibratórias adquiridas à custa de nossas próprias observações, censuras, perguntas e respostas malconduzidas!...

O que fizemos a outrem, fará outrem a nós e por nós.

* * *
Reflitamos nos temas da autoproteção.

A fim de nutrir-nos ou aquecer-nos, outros não se alimentam e nem se agasalham em nosso lugar e, por mais nos ame, não consegue alguém substituir-nos na medicação de que estejamos necessitados.

Nas questões da alma, igualmente, os reflexos da bondade e as respostas da simpatia hão de ser plantados por nós, se aspiramos à paz em nós.

🌵💐🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Ceifa de luz
🌵💐🌵

28 de junho

Quando um armário está cheio demais e suas portas são abertas, o que está dentro começa a cair para fora e é impossível segurar tudo.

Quando as comportas de uma represa são abertas, a água sai com violência e arrasta tudo que encontra pela frente.

O mesmo acontece com o poder espiritual contido em você: uma vez descoberto e solto, nada consegue interromper seu fluxo.

Ele se derrama varrendo toda negatividade e desarmonia, trazendo com ele amor, harmonia e compreensão.

O amor tomará conta do mundo e unirá toda a humanidade. Portanto, o quanto antes você liberar esse tremendo potencial de amor contido em você e permitir que ele flua livremente, mais depressa você conquistará paz e harmonia para o mundo e unidade para a humanidade.

Com amor em seu coração você é capaz de atrair o melhor para todos, porque o amor só enxerga o melhor e só atrai o melhor.

Não tenha medo.

Abra-se, não esconda nada e deixe o amor fluir livremente.

🌵💐🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵💐🌵


 



 



🌵💐🌵

MENSAGEM DO ESE:

Causas atuais das aflições (II)

A lei humana atinge certas faltas e as pune. Pode, então, o condenado reconhecer que sofre a conseqüência do que fez. Mas a lei não atinge, nem pode atingir todas as faltas; incide especialmente sobre as que trazem prejuízo à sociedade e não sobre as que só prejudicam os que as cometem, Deus, porém, quer que todas as suas criaturas progridam e, portanto, não deixa impune qualquer desvio do caminho reto. Não há falta alguma, por mais leve que seja, nenhuma infração da sua lei, que não acarrete forçosas e inevitáveis conseqüências, mais ou menos deploráveis. Daí se segue que, nas pequenas coisas, como nas grandes, o homem é sempre punido por aquilo em que pecou. Os sofrimentos que decorrem do pecado são-lhe uma advertência de que procedeu mal. Dão-lhe experiência, fazem-lhe sentir a diferença existente entre o bem e o mal e a necessidade de se melhorar para, de futuro, evitar o que lhe originou uma fonte de amarguras; sem o que, motivo não haveria para que se emendasse. Confiante na impunidade, retardaria seu avanço e, conseqüentemente, a sua felicidade futura.

Entretanto, a experiência, algumas vezes, chega um pouco tarde: quando a vida já foi desperdiçada e turbada; quando as forças já estão gastas e sem remédio o mal. Põe-se então o homem a dizer: “Se no começo dos meus dias eu soubera o que sei hoje, quantos passos em falso teria evitado! Se houvesse de recomeçar, conduzir-me-ia de outra maneira. No entanto, já não há mais tempo!” Como o obreiro preguiçoso, que diz: “Perdi o meu dia”, também ele diz: “Perdi a minha vida”. Contudo, assim como para o obreiro o Sol se levanta no dia seguinte, permitindo-lhe neste reparar o tempo perdido, também para o homem, após a noite do túmulo, brilhará o Sol de uma nova vida, em que lhe será possível aproveitar a experiência do passado e suas boas resoluções para o futuro.

🌵💐🌵
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 5.)
🌵💐🌵

Destrua o fascínio pelo supérfluo


Muitas vezes, a sedução de frivolidades desvia a atenção do indivíduo dos assuntos essenciais que concernem a sua passagem no mundo físico.
*
Não seja condescendente com as futilidades do ego, ainda sabendo que não poderá abolir de todo a presença das quinquilharias mentais e emocionais no seu mundo íntimo.
*
A vida física é curta demais e as oportunidades existenciais preciosas demais para que se passe o tempo tomado por trivialidades.
*
Concentre-se no essencial.
*
Tudo passa, menos as conquistas permanentes do espírito.
*
Tudo passa, menos o amor que se semeia e a sabedoria que se adquire.
🌵💐🌵
Temístocles
Benjamin Teixeira
Obra: Reflexões matinais
🌵💐🌵

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.