segunda-feira, 5 de junho de 2023

Heroísmo


Há uma forma de heroísmo que, infelizmente, quase ninguém percebe e valoriza no mundo.

Não se trata da coragem de quem se expõe ao perigo com frequência, na execução de tarefas consideradas de risco.

Semelhante ousadia, embora não seja catalogada entre os grandes feitos que o homem possa empreender a favor da coletividade, é uma das que lhe requisitam maior renúncia e espírito de sacrifício.

Pouquíssimos serão capazes de reconhecer a bravura de quem, em silêncio, logra concretizá-la, sem aplausos ou manchetes nos jornais.

Estamos nos referindo ao heroísmo anônimo de quem, em solitária luta, alcança a mais difícil de todas as vitórias: mudar a si mesmo!

🌺🪴🌺
Irmão José
Carlos A. Baccelli
Obra: Amor e Sabedoria
🌺🪴🌺

05 de junho

Você sabe o que significa amar, sentir seu coração transbordar de amor e gratidão, atingindo a todos que o rodeiam?

É uma deliciosa sensação de bem estar e unidade com a vida.

Todo temor e ódio, toda inveja e mesquinharia desaparecem quando existe o amor, porque então não sobra lugar para as forças destrutivas e negativas.

Quando seu coração estiver frio e você não sentir amor, não desanime, procure algo para amar.

Pode ser algo bem pequeno, mas essa pequena faísca pode inflamar seu coração de amor.

Uma pequena chave pode destrancar uma pesada porta.

O amor é a chave para todas as portas trancadas.

Aprenda a usá-la até que todas as portas tenham sido abertas.

Comece bem aí onde você está.

Abra seus olhos, abra seu coração, perceba uma necessidade e solucione-a.

🌺🪴🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🪴🌺






🪴🌺🪴

MENSAGEM DO ESE:

Limites da encarnação

Quais os limites da encarnação?

A bem dizer, a encarnação carece de limites precisamente traçados, se tivermos em vista apenas o envoltório que constitui o corpo do Espírito, dado que a materialidade desse envoltório diminui à proporção que o Espírito se purifica. Em certos mundos mais adiantados do que a Terra, já ele é menos compacto, menos pesado e menos grosseiro e, por conseguinte, menos sujeito a vicissitudes. Em grau mais elevado, é diáfano e quase fluídico. Vai desmaterializando-se de grau em grau e acaba por se confundir com o perispírito. Conforme o mundo em que é levado a viver, o Espírito reveste o invólucro apropriado à natureza desse mundo.

O próprio perispírito passa por transformações sucessivas. Torna-se cada vez mais etéreo, até à depuração completa, que é a condição dos puros Espíritos. Se mundos especiais são destinados a Espíritos de grande adiantamento, estes últimos não lhes ficam presos, como nos mundos inferiores. O estado de desprendimento em que se encontram lhes permite ir a toda parte onde os chamem as missões que lhes estejam confiadas.

Se se considerar do ponto de vista material a encarnação, tal como se verifica na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de o Espírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação.

Deve também considerar-se que no estado de desencarnado, isto é, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito guarda relação com a natureza do mundo a que o liga o grau do seu adiantamento. Assim, na erraticidade, é ele mais ou menos ditoso, livre e esclarecido, conforme está mais ou menos desmaterializado.

🌺🪴🌺
– São Luís. (Paris, 1859.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, item 24.)
🪴🌺🪴

CONVOCAÇÃO PARA O MUNDO DE REGENERAÇÃO

(...)

Encaremos estes momentos que estão sendo ilustrados como sendo o princípio do tão propalado Mundo de Regeneração, para o qual todos estão sendo convocados.

Portanto, a partir de agora, torna-se necessário agir, seja qual for a oportunidade que a vida nos direciona, como Jesus agiria se estivesse em nosso lugar.

🌺🪴🌺
Livro: Chico Xavier do Além Para Você
Marcial Jardim, pelo Espírito Francisco Cândido Xavier
🌺🪴🌺

PESSOAS DE TEMPERAMENTO DIFÍCIL


(...)

O caráter distintivo das pessoas é um produto complexo das influências do meio em que viveram desde os primeiros dias como bebê (em alguns casos, mesmo antes, no próprio ventre materno) somado às predisposições inatas (resultado de vidas pretéritas).

Ninguém escolhe ter um temperamento complicado intencionalmente. Quem buscaria, de propósito, edificar para si uma personalidade hipersensível, obsessivo-compulsiva, narcisista, possessivo-agressiva, super dependente, maníaco-depressiva, excessivamente ansiosa ou obcecada por detalhes?

Precisamos compreender e respeitar as dificuldades de mudança das criaturas. Mudar implica longo processo de “demolição / reconstrução”. Não se trata apenas de escutar certas regras de conduta, mas sim de desembaraçar-se de outras tantas acumuladas nas noites do tempo.

Portanto, com que direito decidimos o que está certo ou errado e impomos isso a alguém? Muitos de nós temos o hábito de dar “lições de moral” aos outros. Na vida, cabe-nos tão-só promover diálogos fraternos de ajuda mútua; encontros sinceros de alma para alma.

🌺🪴🌺
Hammed
(Prefácio)
Livro: Conviver e Melhorar – Como Lidar Com os Encontros, Reencontros e Desencontros
Francisco do Espírito Santo Neto, pelos Espíritos Lourdes Catherine e Batuíra
🌺🪴🌺

TEU FILHO


Observa a flor tenra que desabrocha no jardim de teu lar...

Espírito extasiado, exclamas ante o hóspede frágil que te pede refúgio ao coração:

Meu filho! Meu filho!

E sentes o suave mistério do amor que te renova as forças para o trabalho, enriquecendo a alma, com estímulos santos.

Dessa criaturinha leve e doce que ainda não fala, recolhes poemas inarticulados de esperança e ternura...

Desse anjo nascituro que ainda não caminha, recebes sugestões silenciosas de coragem para marchar com destemor, dentro da luta em que te refazes para a Vida Maior...

Bênçãos inatingíveis do Céu te coroam a fronte, e aprendes a suportar, com heroísmo, o cálice de fel que o mundo te apresenta e a cultivar a humildade que te faz mais humano e melhor à frente dos semelhantes...

Contudo, não te esqueças, é ao som dessa música renovadora, que teu filho será manhã teu retrato e que nele estamparás teus próprios ideais e teus próprios impulsos, plasmando-lhe o novo modo de ser.

Sem dúvida, não é um estrangeiro em tua casa, nem um desconhecido ao teu afeto...

É alguém que chega de longe, como acontece a ti mesmo.

Alguém que te comungou as experiências do passado e que se liga ao teu caminho pelos laços luminosos do amor ou pelas duras algemas da aversão.

Recebe-o, assim, com doçura e reconhecimento, mas não olvides o dever de armá-lo com elevação espiritual necessária ao combate que, amanhã, lhe cabe ferir...

Ajuda-o, equilibra-o com o trabalho digno e com o estudo edificante.

Ama-o e educa-o, oferecendo-lhe o melhor de tua alma, porque, cumpridas as tuas obrigações no lar, ainda mesmo que teu filho não te possa compreender a nobreza do sacrifício e a excelsitude da abnegação, receberás do Eterno Senhor, Nosso Pai Celestial, a bênção da alegria e da paz, de vez que, diante d’Ele, todos somos filhos e tutelados também.

🌺🪴🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Família
🌺🪴🌺

Terra, nossa escola


Contempla a beleza da Terra — a nossa velha escola — para que a treva do pessimismo não te negreje a estrada, anulando-te o tempo na regeneração do destino.

Não será fazer lirismo inoperante, mas sim descerrar os olhos no painel das realidades objetivas:

Repara o Sol que é luz sublime e infatigável…

O céu a constelar-se em turbilhões de estrelas, novas pátrias de luz, exaltando a esperança…

A fonte que se entrega, mitigando-te a sede…

A árvore generosa a proteger-te os passos…

A semente minúscula abrindo-se em flor e pão…

O lar aconchegante a guardar-te, ditoso…

Tudo no altar da natureza é prazer de auxiliar e glória de servir. Entretanto, muitas vezes, trazemos em nós próprios, tristeza e crueldade por tóxicos da vida.

E renascentes do ontem, cujos minutos gastamos na edificação do próprio infortúnio, temos o coração como um pote de fel, aniquilando em nós as bênçãos da alegria.

Não podemos negar a condição de espíritos prisioneiros, quando se nos desdobra a experiência no corpo, entretanto, é nesse cárcere oportuno e valioso que recapitulamos as nossas lições perdidas.

É na veste da carne que tornamos ao adversário do pretérito, à afeição mal vivida, ao obstáculo que se fez resultado de nossa própria incúria.

Não há, na Terra, mal senão em nós mesmos — mal de nossa rebeldia multimilenária diante da Eterna Lei gerando os males que nos marcam a imprevidência.

Descerremos, desse modo, as portas de nossa alma à luz da grande compreensão e buscando aprender com os recursos do mundo, que nos amparam em nome da Providência, reajustemo-nos no amor que entende e auxilia, purifica e serve sempre, na certeza de que, refletindo em nós os Propósitos Divinos do bem que nunca morre, encontraremos, desde agora, nas complexidades e nevoeiros da Terra, o precioso trilho de nossa ascensão para o Céu.

🌺🪴🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz no caminho
🌺🪴🌺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.