sábado, 9 de fevereiro de 2013

A tua ansiedade


Acompanha a marcha dos acontecimentos sem sofreguidão.

A tua ansiedade ou o teu receio não alterarão o curso das horas.

Aguarda o que há de suceder, sem que te imponhas sofrimento desde a véspera.

O que pensas que acontecerá, talvez se dê, não porém da forma como aguardas, porquanto, a vida obedece a um plano de incessantes mudanças e transformações.

Desse modo, espera com harmonia íntima, afastando do teu programa a agitação e o medo.
**********************
Joanna de Ângelis








sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Manter a Esperança




Nunca percas a esperança.

Se o pranto te encharca a existência, recorre a Deus no exercício do bem e acharás Deus nas entranhas da própria alma, a propiciar-te consolo.

Se sofres incompreensão, auxilia ainda e sempre aos que te não entendem e encontrarás Deus no imo do próprio espírito, a fortalecer-te com o bálsamo da piedade pelos que se desequilibram na sombra.

Se te menosprezam ou te injuriam, guarda-te em silêncio no auxílio ao próximo e surpreenderás Deus no íntimo de teus mais íntimos pensamentos, prestigiando-te as intenções.

Se te golpeiam ou censuram, cala-te edificando a felicidade dos que te rodeiam e Deus falará por ti na voz inarticulada do tempo.

E, se erraste, não tombes em desespero, mas, trabalhando e servindo receberás de Deus a oportunidade da retificação e da paz.

Sejam quais forem as aflições e problemas que te agitem a estrada, confia em Deus, amando e construindo, perdoando e amparando sempre, porque Deus, acima de todas as calamidades e de todas as lágrimas, te fará sobreviver, abençoando-te a vida e sustentando-te o coração.
******************
Meimei
Chico Xavier






quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pensamentos indesejáveis


Fatores limitantes:
 
 
Estou sempre discutindo comigo mesmo. É uma conversa contínua e automática que me martiriza. Só consigo imaginar terríveis acontecimentos, que me ficam martelando a cabeça, sem parar. Fico desperto por noites a fio e, quando durmo, não tenho um sono tranquilo. Eu me esforço para que a mente se aquiete, porém não consigo detê-la. Levanto-me de manhã muito abatido, com dores de cabe-
ça, sobretudo na região dos olhos. O que devo fazer para ter tranquilidade? Como neutralizar esse processo perturbador?


Expandindo nossos horizontes:



Sua mente é semelhante a um moinho que tritura sem cessar sonhos e pensamentos. Suas ideias se revezam como cartas em desordem sobre um pequeno console, causando sempre consternação.

Não se esqueça, todavia, de que o poder mental, como qualquer das faculdades humanas, é submetido ao controle do homem, a quem cabe direcioná-lo. O segredo para conseguir modificar um fato que pareça difícil ou  perturbador é perceber quais ideias ou crenças estão movendo seu mundo íntimo.

Pessoas atraem e repelem as forças da mente, registrando experiências a cada segundo e, de conformidade com seus hábitos ou valores interiores, vivenciam os fatos com emoções ou reações diversificadas.

Quando você dá importância às situações negativas, o espelho da mente as assimila e, de forma imediata, as reflete. Essas imagens, denominadas formas-pensamentos, rondam constantemente sua aura, passando a nutrir os tecidos sutis do corpo espiritual.

Ao pensar, conversar ou observar, as forças geradas por suas ideias, palavras ou atitudes se fixam em seu cérebro astral e têm a tendência de se perpetuar.

Portanto, quando alguém conserva uma crença inconveniente, só vai encontrar momentos de inconveniência, materializados por essa mesma crença.

Um diminuto ponto contaminado entregue ao abandono pode infeccionar todo um tecido em poucas horas, transformando-o em massa pestífera de enormes proporções. Atos considerados sem nenhuma importância, muita vez, com o passar do tempo, levam as pessoas aos labirintos da demência e da desesperação.

O momento ideal para impedir que uma ideia ou crença negativa se lhe instale na engrenagem da mente é quando ela surge. Crie um saneador eternamente vigilante, analise tudo e só permita a entrada de pensamentos construtivos e capazes de produzir equilíbrio e progresso.

Vamos recorrer ao mito do deus Hermes, para melhor ilustrar essa questão.

Num cume gelado dos montes da Arcádia, vive Maia, uma ninfa de longos cabelos, que sem temer o frio, corre e dança espargindo graça e beleza.
Zeus, o deus supremo da mitologia grega, ao contemplá-la, encanta-se com sua jovialidade e apaixona-se. Passam-se tempos e Maia dá à luz o deus Hermes, detentor de chapéu e sandálias providos de asas - atributos de sua filiação divina.

Graças à sua destreza em lutar e a seus bens alados, torna-se um espadachim especial e, ao mesmo tempo, o arauto dos deuses. 

Seu capacete alado pode ser interpretado como: “a mente pode ser conduzida como quiser”; e sua espada notável como: “a mente tem habilidade para eliminar quaisquer dificuldades”.

Muitas pessoas não comandam a própria força mental, tornando-se prisioneiras de si mesmas. E como se, distraídas no último vagão de um trem, não se importassem com o maquinista. Se você não controlar suas faculdades mentais, indicando o caminho que quer seguir, ou aonde quer chegar, poderá aportar em lugares indesejáveis.

Emoções, pensamentos e atos são elementos dinâmicos de indução. Se você é daqueles que vivem se lamentando, que se dizem fracos e impotentes, remoendo fatos do passado, sem auto-estima e nenhum planejamento para o futuro, provavelmente ficará desconectado do fluxo da Vida Providencial. É o princípio da repercussão que comanda a vida interior.

Use seu capacete alado e replaneje suas metas e objetivos. Se você exercitar seu poder mental, nada nem ninguém poderá impedir que alcance o equilíbrio interior.

Utilize a potencialidade de sua espada eficaz como elemento defensivo contra esses componentes estranhos que o perturbam.
Na meditação silenciosa o espírito recolhe, sob a forma de inspiração, ideias que lhe aperfeiçoam a existência. Na oração você encontrará a maior fonte de poder do Universo, podendo entender a excelência das leis de renovação que estruturam os alicerces da vida em toda a Terra.
O processo de orar, meditar e selecionar tudo que entra em sua casa mental saneará esse circuito de sugestões sombrias em que você vive, afastando de sua atmosfera vibracional esse turbilhão de vozes e ideias que aprisionam sua alma nas teias dos pensamentos indesejáveis.
*****************
Lourdes Catherine

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sempre o Melhor





Em todos os caminhos da vida, encontrarás obstáculos a superar.
Se assim não fosse, como provarias a ti mesmo a sinceridade dos teus propósitos de renovação?

***
Aceita as dificuldades com paciência, procurando guardar contigo as lições de que se façam portadoras.

***
Com todos temos algo de bom para aprender e em tudo temos alguma coisa de útil para assimilar.

***
Nada acontece por acaso e, embora te pareça o contrário, até mesmo o mal permanece a serviço do Bem.

***
A resignação tem o poder de anular o impacto do sofrimento.

***
Se recebes críticas ou injúrias, não te aflijas pela resposta verbal aos teus adversários. 
Muitas vezes, os que nos acusam desejam apenas distrair-nos a atenção do trabalho a que nos dedicamos, fazendo-nos perder preciosos minutos em contendas estéreis.

***
Centraliza-te no dever a cumprir, refletindo que toda semente exige tempo para germinar.

***
Toda vitória se fundamente na perseverança e sem espírito de sacrifício ninguém concretiza os seus ideais.

***
Busca na oração coragem para superar os percalços exteriores da marcha e humildade para vencer os entraves do teu mundo interior.

***
Aceita os outros como são a fim que te aceitem como és, porquanto, de todos os patrimônios da vida, nenhum se compara à paz de quem procura fazer sempre o melhor, embora consciente de que esse melhor ainda deixe muito a desejar.
******************************
André Luiz
Chico Xavier
Carlos A. Baccelli





terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Fenômenos Renovadores


Revisa, quanto antes, os teus planos de ação.

Submete-os a uma análise tranquila e considera as tuas possibilidades atuais, refazendo programas e estabelecendo metas novas.

Se te parecem corretos, amplia-os.

Se te manifestam insuficientes ou perturbadores, corrige-os.

Renova-te, porém, alterando sempre para melhor as tuas disposições de crescimento, seja como for que te encontres.

Não exijas que as pessoas sejam-te iguais, sempre as mesmas, com repetitivos hábitos, expressando-te idênticos sentimentos.

Diante dos afetos que diminuíram de intensidade;
dos comportamentos que se alteraram;
das situações que sofreram mudanças;
dos amigos que fizeram novas opções;
do entusiasmo que arrefeceu ou passou para outra área;
dos desafios novos, não te insurjas pela depressão ou violência.

São fenômenos, estes, de mudança que a vida impõe.

Aceita-os com calma e em paz, continuando com os ideais nobres e evoluindo sempre,
sem retentivas com a retaguarda nem ansiedades em relação ao futuro.
*************************
Joanna de Ângelis
 





segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pensamentos


Mantém os teus pensamentos em ritmo de saúde e otimismo.

A mente é dínamo poderoso.

Conforme pensares atrairás respostas vibratórias equivalentes.

Quem cultiva doenças, sempre padece problemas dessa natureza.

Quem preserva a saúde, sempre supera as enfermidades.

Pensa corretamente e serás inspirado por Deus a encontrar as soluções melhores.

O pensamento edificante e bom é também uma oração sem palavras, que se faz sempre ouvida.
**************
Joanna de Ângelis



 



domingo, 3 de fevereiro de 2013

Desperta, tu que dormes!




“Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e o Cristo te iluminará.” (Paulo, Efésios, 5:14)
Vivemos um momento extremamente delicado, pois em nenhuma época da humanidade o homem foi tão insistentemente convidado a usufruir a vida material como agora, sem pensar em escrúpulos morais - a lei do “tudo pode”.

Crescem, vorazmente, em nosso âmbito, os apelos ao imediatismo, como se a nossa passagem pelo planeta fosse acontecimento único. Aliás, a criatura humana tem atentado pouco para os reais valores da existência terrena, preferindo seguir seus dias numa indiferença absoluta, em que a preocupação em levar vantagem em tudo tem superado a necessidade do equilíbrio, nascedouro do que é decente, nobre, sublime e belo.

A posse de valores materiais nunca esteve tão em moda. O culto à beleza corporal ganha adeptos quotidianamente. A vontade de se dar bem usando seja qual método for encontra ressonância nos corações e nas mentes desajustadas. O uso promiscuo do sexo é uma realidade inconteste. Caminha, portanto, o homem dormindo para a sua real e inquestionável finalidade: ser feliz.

De forma alguma estamos proibidos de viver confortavelmente, desde que tenhamos adquirido essa comodidade honestamente, de cuidar do nosso corpo, pois que ele é a morada do Espírito imortal, mas, obviamente, um zelo na dose certa, desejando conquistar posições, valores, notoriedade, sempre que para tal não prejudiquemos ninguém, de fazer uso do sexo, mas dentro dos limites do razoável e da dignidade. Aquilo que excede, que ultrapassa as raias do equilíbrio será sempre condenável e deletério, trazendo consigo a romaria de sofrimento, decepções e dores inerentes aos descuidos praticado.

Quando Paulo sugere o despertamento aos efésios, em carta escrita àquele povo, deixou uma valiosa lição à humanidade inteira, para todas as épocas. Vale, portanto, para os tempos atuais. Os dramas e tragédias estampados no meio social em que vivemos bem dizem da premente necessidade de acordarmos para as definitivas finalidades da criatura humana, em todos os quadrantes do Universo; o inadiável esforço para superar limites, saindo da casca dura do egoísmo e do orgulho, para vislumbrar a imperiosa necessidade de conquistar valores espirituais, definitivos, eternos, pois que as realizações e conquistas pertencentes ao corpo são efêmeras, passageiras, quase sempre deixando as marcas do vazio e do tempo perdido.

Vivamos no mundo mas procurando espiritualizar cada ação, cada ato, cada comportamento. O gozo material, a beleza física e a sexualidade têm suas valiosas funções quando exercidos nos padrões do equilíbrio, mas abrem portas enormes para o sofrimento quando passam a ser a prioridade das nossas vidas. Portanto, a mensagem de Paulo, valiosa para os nossos dias, deve ser meditada, refletida, estudada e analisada, para que tenhamos a certeza de que estamos vivendo dignamente, pensando no hoje, sem esquecer, evidentemente, o amanhã, pois mais cedo ou mais tarde seremos convidados a deixar este mundo e nos instalaremos na Pátria Espiritual e lá, pela lei de causa e efeito, seguiremos com os valores que conseguirmos por aqui. Se bons, a alegria nos encherá o coração; se ruins, carregaremos o peso da imprevidência e da irresponsabilidade.

Desperta, tu que dormes! Quer dizer: abre os olhos e vê o que é real e não o ilusório e o fantasioso. 
 
Levanta-te dentre os mortos, isto é, sai da procissão daqueles que nada querem de útil e definitivo. 
 
O Cristo te iluminará, significa dizer: colherás do que plantou. 
 
Jesus sempre trabalhou em favor daqueles que se esforçam para crescer moralmente.

Na vida terrena, muitas vezes podemos muito, mas será preciso perguntar se esse muito nos convém. 
 
Reflitamos.
************************
Crônicas e Artigos
Ano 1 - N° 14 - 18 de Julho de 2007
WALDENIR APARECIDO CUIN
Votuporanga, São Paulo (Brasil) 
 


 

Diante do Lar


O lar é o centro de nossas atividades no mundo.

Efetivamente, a Terra é a nossa temporária residência na vida e a Humanidade é a nossa verdadeira equipe familiar.

Entretanto, no microcosmo doméstico, tens a lição e a bênção, a escola e a estação de cura.

É por isso que entre as quatro paredes da casa terrestre, encontramos, enquanto na experiência física, os mais obscuros problemas.

Aí dentro, no reduzido espaço de alguns metros, conhecemos o assalto do ciúme, o golpe da maledicência, o fel da incompreensão, a treva da calúnia, o vinagre da crítica, o frio da indiferença e a dor do cansaço, recolhendo, muita vez, pedras e espinhos de mãos queridas que desejaríamos viver osculando com inexcedível ternura.

No acanhado círculo da consanguinidade, surgem para a alma as mais aflitivas sugestões de fracasso e os mais fortes apelos ao desânimo.

Todavia, é também na intimidade desse anel de luta depuradora que surpreendemos abençoadas oportunidades de acrisolamento e ascensão.

Absorvendo-lhe o clima inquietante, à maneira do metal impuro, no cadinho regenerador, nosso espírito em lhe recebendo a lixívia de suor e lágrimas, alcança expressivos degraus de soerguimento, avançado para a Vida Maior.

Não desprezes as dificuldades e as crises que, porventura, te façam da casa um templo de purgação.

Usa a humildade e a paciência, a bondade e a tolerância, no comportamento diário, trabalhando e amando, aprendendo e servindo e o teu flagelado domicílio de hoje ser-te-á amanhã preciosa base, da qual poderás desferir os mais nobres voos de paz e sublimação para a Grande Vitória.
***********************
Emmanuel
Chico Xavier