sábado, 23 de setembro de 2023

Corrigir e pagar


 
 Cada hora, no relógio terrestre, é um passo do tempo, impelindo-te às provas de que necessitas para a sublimação do teu destino.

Exclamas no momento amargoso: “Dia terrível!”.

Esse, porém, é o minuto em que podes revelar a tua grandeza.

 À frente da família atribulada, costumas dizer: “O parente é uma cruz.”

Tens, contudo, no lar, o cadinho que te aprimora.

 Censurando o companheiro que desertou, repetes, veemente: “Nem quero vê-lo.”

No entanto, esse é o amigo que te instrui nos preceitos do silêncio e da tolerância.

 Lembrando o recinto, em que alguém te apontou o caminho das tuas obrigações, asseveras em desconsolo: “Ali, não mais ponho os pés.”

Todavia, esse é o lugar justo para a humildade que ensinas.

Quando as circunstâncias te levam à presença daqueles mesmos que te feriram, foges anunciando: “Não tenho forças.”

Entretanto, essa é a luminosa oportunidade de pacificação que a vida te oferta.

 Se sucumbes às tentações, alegas, renegando o dever: “Seja virtuoso quem possa.”

Mas esse é o instante capaz de outorgar-te os louros da resistência.

 Toda conquista na evolução é problema natural de trabalho, porque todo progresso tem preço; no entanto, o problema crucial que o tempo te impõe é débito do passado, que a Lei te apresenta à cobrança.

 Retifiquemos a estrada, corrigindo a nós mesmos.

Resgatemos nossas dívidas, ajudando e servindo sem distinção.

Tarefa adiada é luta maior e toda atitude negativa, hoje, diante do mal, será juro de mora no mal de amanhã.

🌱🍄🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Justiça divina
🌱🍄🌱

23 de setembro

Você não pode jogar tênis simplesmente ficando lá de pé com a raquete e a bola nas mãos.

Você tem que levantar a raquete e bater na bola para ela passar por cima da rede.

Você tem que agir.

O mesmo acontece com a fé.

Você tem que fazer alguma coisa para provar para você mesmo que viver pela fé funciona.

Quanto mais você experimentar e perceber que funciona, mais confiante você ficará, até o momento em que você estará pronto a dar qualquer passo com fé, sem hesitação, porque você saberá que estamos dando o passo juntos, e qualquer coisa se torna possível quando você está disposto a isto.

Você tem que ter fé na sua fiabilidade de nadar antes de mergulhar em águas profundas com total confiança, senão você se afoga.

Você tem que ter fé na sua fiabilidade de viver pela fé antes que você consiga fazê-lo.

A fé gera fé.

Como é que você pode saber se você pode confiar em Mim ou não, a não ser que você tente para ver se funciona?

🌱🍄🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🍄🌱

 
 


🌱🍄🌱

MENSAGEM DO ESE:

Mundos inferiores e mundos superiores (I)

A qualificação de mundos inferiores e mundos superiores nada tem de absoluta; é, antes, muito relativa. Tal inundo é inferior ou superior com referência aos que lhe estão acima ou abaixo, na escala progressiva.

Tomada a Terra por termo de comparação, pode-se fazer idéia do estado de um mundo inferior, supondo os seus habitantes na condição das raças selvagens ou das nações bárbaras que ainda entre nós se encontram, restos do estado primitivo do nosso orbe. Nos mais atrasados, são de certo modo rudimentares os seres que os habitam. Revestem a forma humana, mas sem nenhuma beleza. Seus instintos não têm a abrandá-los qualquer sentimento de delicadeza ou de benevolência, nem as noções do justo e do injusto. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias e de invenções, passam a vida na conquista de alimentos. Deus, entretanto, a nenhuma de suas criaturas abandona; no fundo das trevas da inteligência jaz, latente, a vaga intuição, mais ou menos desenvolvida, de um Ente supremo. Esse instinto basta para torná-los superiores uns aos outros e para lhes preparar a ascensão a uma vida mais completa, porquanto eles não são seres degradados, mas crianças que estão a crescer.

Entre os degraus inferiores e os mais elevados, inúmeros outros há, e difícil é reconhecer-se nos Espíritos puros, desmaterializados e resplandecentes de glória, os que foram esses seres primitivos, do mesmo modo que no homem adulto se custa a reconhecer o embrião.

Nos mundos que chegaram a um grau superior, as condições da vida moral e material são muitíssimo diversas das da vida na Terra. Como por toda parte, a forma corpórea aí é sempre a humana, mas embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada. O corpo nada tem da materialidade terrestre e não está, conseguintemente, sujeito às necessidades, nem às doenças ou deteriorações que a predominância da matéria provoca. Mais apurados, os sentidos são aptos a percepções a que neste mundo a grosseria da matéria obsta. A leveza específica do corpo permite locomoção rápida e fácil: em vez de se arrastar penosamente pelo solo, desliza, a bem dizer, pela superfície, ou plana na atmosfera, sem qualquer outro esforço além do da vontade, conforme se representam os anjos, ou como os antigos imaginavam os manes nos Campos Elíseos. Os homens conservam, a seu grado, os traços de suas passadas migrações e se mostram a seus amigos tais quais estes os conheceram, porém, irradiando uma luz divina, transfigurados pelas impressões interiores, então sempre elevadas. Em lugar de semblantes descorados, abatidos pelos sofrimentos e paixões, a inteligência e a vida cintilam com o fulgor que os pintores hão figurado no nimbo ou auréola dos santos.

A pouca resistência que a matéria oferece a Espíritos já muito adiantados torna rápido o desenvolvimento dos corpos e curta ou quase nula a infância. Isenta de cuidados e angústias, a vida é proporcionalmente muito mais longa do que na Terra. Em princípio, a longevidade guarda proporção com o grau de adiantamento dos mundos. A morte de modo algum acarreta os horrores da decomposição; longe de causar pavor, é considerada uma transformação feliz, por isso que lá não existe a dúvida sobre o porvir. Durante a vida, a alma, já não tendo a constringi-la a matéria compacta, expande-se e goza de uma lucidez que a coloca em estado quase permanente de emancipação e lhe consente a livre transmissão do pensamento. (Resumo do ensino de todos os Espíritos superiores.)

🌱🍄🌱
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 8 e 9.)
🌱🍄🌱

Desfavoravelmente


"Não imiteis o homem que se apresenta como modelo e trombeteia ele próprio suas qualidades a todos os ouvidos complacentes." (Allan Kardec - E.S.E. Cap. XVII -ltem 8).

Não julgue desfavoravelmente, mesmo que sua observação o ajude na conclusão precipitada.

Você não pode pretender ter examinado o assunto sob todos os ângulos. Muita coisa, que você vê, não é exatamente como você vê...

Não comente desfavoravelmente, mesmo que tenha sobejas razões para fazê-lo.

Você não sabe como se portaria, se estivesse na posição do antagonista. O que você sabe não se deu realmente como você sabe...

Não pense desfavoravelmente, mesmo que encontre apoio na atitude de todos.

Você não conhece o assunto com a consideração devida. O que você conhece não expressa a realidade como você pensa...

Não informe desfavoravelmente, mesmo que você esteja senhor do assunto.

Você não dispõe de possibilidades para prever as mudanças que se operam num minuto. O de que você está informado não é conhecimento bastante para que você informe como foi informado...

Não opine desfavoravelmente, quando você puder ajudar, só porque muitos são contra.

Você não pode discordar, somente para agradar a maioria. O de que você tem notícia não se passou como lhe disseram...

Ouça a opinião de duas pessoas de gostos musicais diferentes, saindo de um concerto de música clássica...

No dia do julgamento de Jesus Cristo, a multidão julgava, comentava, pensava, informava e opinava desfavoravelmente a Ele...

Crucificado, deu ganho de causa aos assassinos e perseguidores.

No entanto, o material com que O julgaram e as testemunhas que O acusaram não representavam a verdade, porque, enquanto todos estavam ligados aos interesses inconfessáveis do mundo, desejavam alijá-lo da Terra.

Ele, que era o Senhor do mundo, ficou, porém, em silêncio, fiel ao Supremo Pai, porfiando até o fim.

🌱🍄🌱
Marco Prisco
Divaldo Franco
Obra: Glossário espírita cristão
🌱🍄🌱

DIVERSIDADE


“E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.”
– Paulo. (I Coríntios, 12:6.)

Sem luz espiritual no caminho, reduz-se a experiência humana a complicado acervo de acontecimentos sem sentido.

Distantes da compreensão legítima, os corações fracos interpretam a vida por mera penitência expiatória, enquanto os cérebros fortes observam na luta planetária desordenada aventura.

A peregrinação terrena, todavia, é curso preparatório para a vida mais completa. Cada espírito exercita-se no campo que lhe é próprio, dilatando a celeste herança de que é portador.

A Força Divina está operando em todas as inteligências e superintendendo todos os trabalhos.

É indispensável, portanto, guardarmos muito senso da obra evolutiva que preside aos fenômenos do Universo.

Não existem milagres de construção repentina no plano do espírito, como é impossível improvisar, de momento para outro, qualquer edificação de valor na zona da matéria.

O serviço de iluminação da mente, com a elevação dos sentimentos e raciocínios, demanda tempo, esforço, paciência e perseverança. Daí, a multiplicidade de caracteres a se aprimorarem na oficina da vida humana e, por isso mesmo, a organização de classes, padrões e esferas em número infinito, obedecendo aos superiores desígnios do Pai.

É necessário, pois, que os discípulos da Revelação Nova, com o Cristianismo redivivo, aprendam a valorizar a oportunidade do serviço de cada dia, sem inquietudes, sem aflições. Todas as atividades terrestres, enquadradas

no bem, procedem da orientação divina que aproveita cada um de nós outros, segundo a posição em que nos colocamos na ascensão espiritual.

Toda tarefa respeitável e edificante é de origem celeste. Cada homem e cada mulher pode funcionar em campos diferentes, no entanto, em circunstância alguma deveremos esquecer a indiscutível afirmação de Paulo, quando assevera que “há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”.

🌱🍄🌱
EMMANUEL
(do livro “Vinha de Luz” – psic. Chico Xavier)
🌱🍄🌱


Segundo pensarmos


Cada consciência é um centro gerador de forças no movimento universal, cuja direção depende de si mesma.

Pensar é criar.

O destino recebe a forma que lhe impusermos, à maneira do vaso que exprime a imaginação do oleiro.

A palavra vem depois da ideia.

A ação é cimento invisível.

A obra é pensamento coagulado.

Renovar a mente no trabalho incessante do bem, cunhando valores positivos, ao redor de nós mesmos, é estabelecer roteiros sempre novos para a vanguarda evolutiva.

O Espírito, herdeiro divino do Supremo Senhor, traz consigo todas as sementes do Céu para engrandecer a Terra.

Unidade atuante, irradia-se, através de mil modos, gozando ou sofrendo, em seu cosmo orgânico, a bênção ou a reação das energias que projeta e que o elevam ou convulsionam, de acordo com a intensidade dinâmica que lhes é característica.

Cultiva a tua mente, iluminando-a e enobrecendo-a.

Ainda que, por agora, não percebas, a tua alma se expande, em milhões de partículas, que são os agentes de libertação ou de cativeiro elaborados por teu próprio plano mental.

Avança, escolhendo a “melhor parte.” Diante do sofrimento e da morte, afirmou o Mestre, certa vez:

— “Não temas, crê somente.”

Segundo pensarmos, assim será.

🌱🍄🌱
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Doutrina e aplicação
🌱🍄🌱

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Paciência conosco



Geralmente, a primeira criatura que sofre a violentação de nossa intemperança mental somos nós mesmos.
-o-
Antes de atacarmos o próximo com as irradiações perturbadoras ou destrutivas da cólera, desintegramos as próprias energias, convertendo o cérebro num caos e a palavra num estilete invisível, na ação desvairada de nossa inconsequência.
-o-
Tenhamos serenidade diante de nós, consagrando a autodisciplina por diretriz da própria alma, em qualquer circunstância.
-o-
Guardemos calma, diante das forças conturbadas que eventualmente nos cerquem e deixemos o verbo ou a decisão para a hora do equilíbrio, certos de que a desarmonia, em nós ou fora de nós, é sempre nuvem pesada de mortíferos dardos de treva, desânimo, aflição e morte.
-o-
Tem paciência contigo e usarás a verdadeira tolerância com os outros.
-o-
Cerra as portas da consciência aos impulsos da animalidade primitivista, não dês guarda ao raio da violência que te induz a desatinos fatais e aprenderás que a paciência vale mais que o repouso, simbolizando no firmamento de nosso espírito o arco-íris da aliança, entre nossa alma e a Harmonia Celeste, elevando-nos à insignificância de criaturas incipientes e frágeis do Universo para a luz soberana da Grandeza Divina.

💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caridade
💐🌿💐

22 de setembro

Não perca tempo com pensamentos bobos e tagarelice.

Empregue cada minuto em palavras e pensamentos amorosos, positivos, construtivos.

Perceba que os pensamentos que você projeta podem ajudar ou atrapalhar, portanto, seja seu dono e não seu escravo.

Por que não aproveitar plenamente a vida?

A vida só pode ser aproveitada quando se está dando o melhor de si mesmo em palavras, atos e tempo.

Abra seus olhos e seu coração e perceba somente o que há de melhor em tudo e em todos à sua volta.

Se isso é difícil, continue tentando; somente o que há de melhor está reservado para você.

Existem tantas coisas maravilhosas no mundo, por que não se concentrar nelas e preencher sua vida com elas, eliminando o que é desagradável, triste e discordante?

A vida é o que você faz dela. O que você está fazendo da sua?

💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐





💐🌿💐

MENSAGEM DO ESE:

O jugo leve

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.”

Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

💐🌿💐
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 1 e 2.)
💐🌿💐

NÃO TE ESQUEÇAS DOS OUTROS


Ninguém deve ser esquecido da nossa compreensão. O talhe da nossa vida tem muito a ver com a vida dos outros. Se queremos ajudar, não faltará oportunidade de servir em todos os caminhos que temos a percorrer.

Se já formaste um lar, eis aí importante campo na tua jornada de aprimoramento.

Não foi por acaso que te achas agregado a uma família. Podes fazer tudo para uma boa convivência. Faze a tua parte, ajudando a quem ainda não compreendeu os objetivos de um lar, a despertar entendimentos ante todas as situações que porventura surgirem.

Cuida de ti, mas não te esqueças dos que te acompanham. Lembra-te de Deus e de Cristo, em todos os teus infortúnios que, se o fizeres com fé, não te faltará assistência espiritual no exercício do entendimento. A omissão ante os deveres junto aos companheiros de jornada é falta grave perante a nossa própria consciência. Se amas a ti mesmo, não desprezes teus amigos nem te recuses a ajudar, pelos meios possíveis, os teus inimigos. Todos somos irmãos, ligados uns aos outros pela consciência universal.

Respiramos a mesma atmosfera doada pelo Criador.

Quem olvida o próprio irmão, sente-se só no desenhar da vida. Ordena as tuas ideias e passa a pensar. Quantas mãos trabalharam para te oferecer melhor campo para tua evolução. E, certamente, muitos trabalharam doentes, cheios de problemas, todos ou muitos dos quais não conheces, como também estes não te conhecem. São frutos do trabalho na engenhosa missão das almas que vivem na Terra, ligadas por fios invisíveis, mas que resistem ao tempo e ao espaço, ordenadas e sustentadas por Deus.

Confere os teus valores, sem esquecer os tesouros dos outros. Tudo o que vive em harmonia se ajunta por lei da afinidade, que é a mesma lei do Amor. Os fios de uma roupa, dispersos, não podem formar um agasalho. Os tijolos das paredes, se não obedecerem à disciplina que lhes dá o pedreiro, não ofertam a bênção da casa. As células do corpo, organizadas, é que nos favorecem a oportunidade sagrada da reencarnação. Daí podes tirar inúmeros exemplos do valor dos conjuntos desta lei maravilhosa das atrações dos iguais.

Nós, sendo espíritos, é que vamos desobedecer essa lei universal do Criador? Espírito nenhum evolui sozinho. Havemos de nos agrupar, traçando experiências como permutas de valores eternos, surgindo, assim, a fraternidade onde nasce a felicidade espiritual e o céu dentro das almas.

Como esquecer os semelhantes que nos ajudam a viver, como esquecer as plantas que restauram a nossa saúde física e espiritual? E os animais? Todos os reinos abaixo dos homens e acima deles se interligam por leis apropriadas, que quase sempre escapam aos olhos dos que vivem na
carne. Se já descobriste que não podes viver só, faze alguma coisa em favor dos que te seguem, que eles vão te ajudar. Ou já te ajudam, sem perceberes, a conhecer a origem da assistência que recebes.

Não te descuides destas verdades, que elas te ajudarão na conquista de ti mesmo. E, se persistires com interesse de melhorar, com algum tempo serás médico de ti mesmo, operando e desobstruindo os canais da tua mente, para que os pensamentos de Deus se confundam com os teus, na grande tarefa de servir, por amor àqueles que vivem contigo, pisando a Terra.

💐🌿💐
Lancellin
João Nunes Maia
Obra: Cirurgia moral
💐🌿💐

Esquece lembrando


Quando a mágoa te envolva, antes que o ressentimento se te instale no coração, conturbando-te a vida, esquece lembrando…

Recorda as bênçãos que possuis, a fim de que não entregues a própria mente a desequilíbrios que não compraste.

Determinado companheiro te trouxe toda uma carrada de inquietações, afligindo-te os passos…

Memoriza a legião dos amigos devotados que te alegram as horas e compadecer-te-ás daquele que, em vão, procura complicar-te o caminho.

Desgostos em família apareceram, criando-te problemas…

Conta com os dias de júbilo e segurança que o lar te concedeu e perceberás que os contratempos de hoje são leves nuvens que a força do tempo desfará.

A empresa a que te deste acabou em fracasso, acenando-te com a frustração…

Revisa as iniciativas que já promoveste, com êxito amplo e concluirás que o insucesso não passa de convite à renovação para que recomeces as próprias atividades em linhas mais justas.

Criatura querida se te desvinculou do campo íntimo e a carência afetiva se te transforma em chaga no sentimento…

Medita no tempo de felicidade que essa mesma criatura já te proporcionou e reconhecerás que a mudança havida te fará descobrir novas fontes de compreensão.

A morte, no Plano Físico, te haverá subtraído a presença de um ente amado e apresentas o próprio espírito golpeado pelo sofrimento…

Pensa, entretanto, no suplício em que se lhe transformaria a permanência num corpo enfermo e observarás que a Providência Divina cancelou provações inenarráveis para o coração que partiu e para o teu próprio coração, descerrando a ambos o ensejo para benditas renovações.

Em qualquer dificuldade, não te prendas ao lado sombrio dos acontecimentos para que não te escravizes ao peso morto das impressões negativas.

Para a confirmação do que afirmamos, contempla a árvore benfeitora que te oferece colheitas periódicas. Ei-la que se desprende das pancadas da ventania e das ofensas que se lhe façam, a fim de atender ao próprio destino na produção dos benefícios em que te apoias.

Diante de uma árvore simples e amiga, é possível aprender que a evolução se baseia no trabalho e que, nas leis de Deus, para servir e servir é necessário esquecer e esquecer.

💐🌿💐
Meimei
Chico Xavier
Obra: Sentinelas da alma
💐🌿💐

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Horas de sono (Chico Xavier)



QUANTAS HORAS POR DIA PRECISAMOS DORMIR?

Certa vez, uma jovem de atuação importante no movimento juvenil espírita em Uberaba [MG] e região, apesar da pouca idade, tentava "ganhar tempo" em tudo o que fazia.

Numa ocasião, vendo-se frente a frente com Chico Xavier, pergunta-lhe:

— Chico, quantas horas por dia precisamos dormir?

Surpreso pela pergunta feita por criatura tão moça, esboçando espontâneo sorriso, o protegido de Emmanuel responde:

— Umas seis horas, até os quarenta; depois dos quarenta de idade, umas quatro, pois não precisamos mais do que isso.

Sob o riso geral da assistência, mas o Chico notando a nossa surpresa, continuou:

— Gente, dormir mais do que seis horas por dia é animalidade, vocês não acham? As pessoas ficam procurando o sono, até tomando remédio, mas o sono é que deve nos procurar. Devemos trabalhar até que o sono nos procure. Aí, sim, o sono será reparador para as nossas forças física e mental.

Já de madrugada nos despedimos do querido amigo refletindo naquilo que acabáramos de ouvir, e sobre a grande importância em ganhar tempo enquanto encarnados.

🌷🪴🌷
Chico Xavier
Cezar Carneiro de Souza
Obra: Encontros Com Chico Xavier
ELCEAA – Editora e Livraria do Centro Espírita Aurélio Agostinho
🌷🪴🌷

21 de setembro

Meu plano para você é perfeito e acontecerá na hora certa.

Não tente apressar os acontecimentos, mas observe seu desenrolar e seu desenvolvimento.

Não se impaciente se aparentemente a vida andar devagar.

Aprenda a esperar por Mim cheio de fé e confiança, e saiba que tudo acontece na hora certa, porque existe uma hora certa e uma estação certa para tudo.

Lembre-se, você não pode mudar as estações do ano, você não pode mudar o movimento dos céus ou das marés.

O universo está em Minhas mãos ninguém pode lhe fazer mal.

Siga em frente com fé e confiança absolutas, permitindo que Meus milagres e glórias se desdobrem.

Nada tema, seja forte e corajoso.

Quando houver perfeita paz em seu interior você será capaz de enfrentar as pressões e demandas ao seu redor.

Portanto, deixe que Minha paz e Meu amor o preencham e o envolvam, e sinta-se perfeitamente em paz cumprindo a Minha vontade.

🌷🪴🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🪴🌷




🌷🪴🌷

MENSAGEM DO ESE:

Conhece-se a árvore pelo fruto

A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; — porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. — O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.)

Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? — Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. — Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. — Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. — Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 15 a 20.)

Tende cuidado para que alguém não vos seduza; — porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”, e seduzirão a muitos.

Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; — e porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. — Mas aquele que perseverar até o fim se salvará.

Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou está ali, não acrediteis absolutamente; — porquanto falsos Cristos e falsos profetas se levantarão que farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (S. MATEUS, cap. XXIV, vv. 4, 5, 11 a 13, 23, e 24; S. MARCOS, cap. XIII, vv. 5, 6, 21 e 22.)

🌷🪴🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXI, itens 1 a 3.)
🌷🪴🌷

NA HORA DO SILÊNCIO


Quando te encontrares em qualquer dificuldade emocional, recorda o silêncio como instrumento divino de construção e paz.

Confuso, ele te ajudará a encontrar soluções adequadas.

Indeciso, ele te ajudará a fortalecer a ideia de maior equilíbrio.

Desacreditado, ele te ajudará a reconhecer que o mais importante é acreditares em ti mesmo.

Perseguido, ele te ajudará a compreender os perseguidores.

Injuriado, ele te ajudará a continuar apesar dos espinhos.

Vencido, ele te ajudará no refazimento de tuas forças.

Revoltado, ele te ajudará a entender o valor da resignação no processo de auto-aperfeiçoamento.

Ressentido, ele te ajudará a lutar contra o melindre.

Injustiçado, ele te ajudará a perceber que o perdão rompe a cadeia do mal.

Incompreendido, ele te ajudará a sustentar a paciência.

Toda vez que te sentires em dificuldades emocionais, pensa um pouco mais antes de qualquer atitude impetuosa e recorda que, diante de Pilatos, o silêncio de Jesus representou, para sempre, a vitória do Bem imperecível sobre a incompreensão transitória.

🌷🪴🌷
André Luiz
Anuário Espírita 78. IDE. Página recebida pelo médium Antônio Baduy Filho em reunião pública.
🌷🪴🌷

FICA FELIZ


Porque sabes que não és conforme os teus adversários dizem que és...

Porque não fazes jus às recriminações que te fazem...

Porque não praticaste o deslize de que te acusam...

Porque as conversas maledicentes a teu respeito não correspondem à realidade...

Porque nunca entrou em tuas cogitações o mal que te atribuem...

Porque, em relação a alguém, não foste tu o responsável pela injustiça que agora cometem contra ti...

Porque as pedras atiradas em forma de palavras levianas sobre a conduta do próximo não partiram de tua boca...

Enfim, por toda a sombra que se adensa ao redor dos teus passos, sem que tenhas, direta ou indiretamente, colaborado na sua formação, fica feliz e não triste.

🌷🪴🌷
Irmão José (psic. Carlos Baccelli - do livro "Ajuda-te e o Céu te Ajudará")
🌷🪴🌷

Lições humanas


Enquanto na Terra, muito raramente, pensamos na dor na condição de recurso educativo.

Em nosso egoísmo, interpretamos qualquer sofrimento por equação da lei de causa e efeito, como se não tivéssemos necessidade de experiências e lições.

Entretanto, sem disciplina, que muitos aprendizes consideram sacrifício ou flagelação, que seria da escola?

Sem o progresso da cirurgia para cortar o tecido enfermo, como prolongar a vida no corpo doente, quando a possibilidade da sobrevida aparece?

Se não atravessássemos essa ou aquela moléstia de trato difícil, provavelmente não entenderíamos a linguagem atormentada de irmãos doentes outros, quando nos reclamam paciência e carinho.

Não sofrêssemos no mundo a perda de um ente amado, ante as exigências da morte física, e talvez ignorássemos a maneira de reconfortar os amigos que se reconhecem esmagados de pranto, quando a morte lhes visita os recessos do lar.

Embora reconheçamos que ninguém necessita cair, a fim de aprender a estar de pé, muitos irmãos nossos se manteriam de coração frio e orgulhoso, diante dos companheiros tombados em erro ou delinquência, se também eles não resvalassem no chão de quedas desastrosas, com o que adoçam a própria alma, entendendo quanto doem as feridas do remorso e os aguaceiros de lágrimas, no espírito dos irmãos necessitados de reequilíbrio, a pedirem tolerância e respeito.

Se até agora não carregaste feridas de decepção que te marcaram a alma;

se não suportaste ainda injúrias e agravos;

se desconheces quanto nos amargam as consequências de uma falta cometida;

se não passaste ainda pela necessidade de pedir o perdão de alguém por algum erro pelo qual te observas responsável;

se não sabes até agora quanto custa a passagem por estradas de pedregulho e fel, trabalhando e servindo sempre, sem levar em conta os teus próprios sofrimentos;

se, em suma, tiveres vivido, até hoje, sem contato com tribulações e dificuldades, que se fazem valiosas lições humanas, talvez que a tua elevação, por mais rica de palavras e por mais lindamente decorada de gestos felizes, nos dias de exame que chegam inevitavelmente para cada um de nós, através das provas necessárias, não passe de simples ingenuidade.

🌷🪴🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Inspiração
🌷🪴🌷

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Única medida



A carteira de identidade presta informações de sua pessoa humana.

O calendário fala de sua idade física.

O relógio marca o seu tempo.

O metro especifica as dimensões do seu corpo.

A altitude revela a sua localização transitória sobre o nível do oceano.

A tinta grava as suas impressões digitais.

O trabalho demonstra a sua vocação.

A radiografia faculta o exame dos seus órgãos.

O eletrocardiógrafo determina as oscilações do seu músculo cardíaco.

Todos os seus estados e condições, realizações e necessidades podem ser definidos por máquinas, engenhos, instrumentos, aparelhos, laboratórios e fichários da Terra, entretanto, não se esqueça você de que o serviço ao próximo é a única medida que fornece exata notícia do seu merecimento espiritual.

🌹🌱🌹
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Ideal espírita
🌹🌱🌹

20 de Setembro

Quando você sentir que chegou ao fim de suas forças, que não consegue dar mais nem um passo e a vida perdeu todo sentido, essa será uma ótima oportunidade para começar tudo de novo!

Qualquer alma pode recomeçar sua vida se puder aceitar, com toda a humildade, o fato de que precisa da Minha orientação para ordená-la.

Elas podem começar de novo se estiverem dispostas a colocar suas vidas em Minhas mãos e Me deixarem guiá-las.

Agradeça constantemente por este novo dia e esta nova maneira de ser, por esta nova oportunidade de recomeçar.

Perceba que Eu preciso de você e que, quando você está num estado negativo, você se fecha para Mim.

Chame por Mim e Eu o atenderei.

Eu Estarei com você nos momentos difíceis. E o levantarei e o recolocarei no caminho certo, guiando cada um de seus passos. EU ESTOU sempre com você.

🌹🌱🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌱🌹





🌹🌱🌹

MENSAGEM DO ESE:

Preces inteligíveis

Se eu não entender o que significam as palavras, serei um bárbaro para aquele a quem falo e aquele que me fala será para mim um bárbaro. — Se oro numa língua que não entendo, meu coração ora, mas a minha inteligência não colhe fruto. — Se louvais a Deus apenas de coração, como é que um homem do número daqueles que só entendem a sua própria língua responderá amém no fim da vossa ação de graças, uma vez que ele não entende o que dizeis? — Não é que a vossa ação não seja boa, mas os outros não se edificam com ela. (S. PAULO, 1ª aos Coríntios, cap. XIV, vv. 11, 14, 16 e 17.)

A prece só tem valor pelo pensamento que lhe está conjugado. Ora, é impossível conjugar um pensamento qualquer ao que se não compreende, porquanto o que não se compreende não pode tocar o coração. Para a imensa maioria das criaturas, as preces feitas numa língua que elas não entendem não passam de amálgamas de palavras que nada dizem ao espírito. Para que a prece toque, preciso se torna que cada palavra desperte uma idéia e, desde que não seja entendida, nenhuma idéia poderá despertar. Será dita como simples fórmula, cuja virtude dependerá do maior ou menor número de vezes que a repitam. Muitos oram por dever; alguns, mesmos, por obediência aos usos, pelo que se julgam quites, desde que tenham dito uma oração determinado número de vezes e em tal ou tal ordem. Deus vê o que se passa no fundo dos corações; lê o pensamento e percebe a sinceridade. Julgá-lo, pois, mais sensível à forma do que ao fundo é rebaixá-lo.

🌹🌱🌹
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 16 e 17.)
🌹🌱🌹

Comecemos hoje


Não diga que você pratica as Lições do Evangelho, simplesmente por debater-lhe os problemas.

A palavra edificante é uma bênção do Céu, mas, há sonâmbulos do verbo notável, sem serem loucos. Falam de maneira brilhante, embora dormindo. E todos podemos sofrer semelhante calamidade.

Em nosso testemunho de aplicação com Jesus, é preciso fazer algo.

Acorde, pois trabalhando.

Lembre-se de que o próximo espera por seu auxílio.

Mexa-se de algum modo, para ajudar.

Pinte, com o próprio esforço, a casa onde você mora, dando-lhe aspecto mais agradável.

Lave a louça da mesa que o serviu.

Limpe uma ferida que sangra.

Apare as unhas de um paralítico.

Guie um cego, na praça pública.

Garanta a higiene, onde você estiver.

Acomode o próprio corpo com atenção, de maneira a não incomodar o vizinho, no veículo de condução coletiva.

Carregue uma criança de colo para que essa ou aquela mãezinha fatigada descanse, por alguns minutos.

Costure para os necessitados.


Dê um café aos filhos do infortúnio.

Distribua, com alegria, as sobras da refeição.

Antes que apodreça, entregue a roupa supérflua ao companheiro andrajoso.

Reparta o pão com o menino infeliz que muitas vezes, lhe observa o conforto pela vidraça.

Plante uma árvore útil.

Enderece uma gentileza aos amigos, procurando ocultar-se.

Estenda braços fraternos, ainda mesmo por um simples momento, aos que forem surpreendidos pela enfermidade, na rua.

Adquira um comprimido balsamizante para o irmão que acuse dor de cabeça.

Faça o favor de transportar espontaneamente os pequeninos fardos que pesam nas mãos alheias.

Confie um livro nobre à circulação, no ambiente doméstico.

Ofereça uma flor ao enfermo.

Preste, com bondade, a informação que lhe solicitam.

Dê algum dinheiro, em favor das boas obras, sem a preocupação de fiscalizar.

Comecemos agora.

Não creia que o barulho de fora consiga despertar-nos. Ante a pressão externa, mais se esconde a tartaruga na carapaça. Entretanto, o ruído de nossas próprias mãos no trabalho construtivo renova-nos a mente.

Hoje, você enriquece o serviço do Senhor, com alguma coisa.

Amanhã, porém, o serviço do Senhor será tesouro crescente, em seu caminho.

🌹🌱🌹
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Mãos marcadas
🌹🌱🌹

COMPREENDEI E PERDOAI


Filhos, a compreensão é a virtude que vos predispõe naturalmente ao perdão.

Compreendei para perdoar.

Não conserveis ressentimentos no coração, sabendo que aquele que vos decepciona é um companheiro vencido pelos seus próprios conflitos.

Não exijais dos outros infalibilidade.

Os amigos que seguem ao vosso lado, qual vos acontece, são espíritos assinalados por muitas limitações, aparentando exteriormente o que ainda não são.

Compadecei-vos das mazelas alheias, não sobrecarregando os ombros daqueles que avançam, mal se agüentando ao peso da cruz.

Não condicioneis a vossa conduta no bem à conduta de quem quer que seja; que a vossa fé não dependa da demonstração de fé dos que vos inspiram na jornada...

Somente em Jesus Cristo devereis vos encorajar na luta.

Os irmãos de crença espírita, principalmente os que se encontram servindo na mediunidade e os que ocupam posições de liderança, são, afinal, espíritos comprometidos com o passado: nenhum deles se encontra imune ao assédio das trevas.

Não raro, o personalismo e a vaidade apenas ocultam nas almas uma estamenha de chagas...

Os que intentam brilhar para o mundo estão longe de possuir luz própria.

A rigor, muitos de nós outros não estamos ainda sequer preparados para uma maior proximidade com o Cristo - a possibilidade de semelhante convivência mais estreita nos levaria ao delírio.

Quem, há séculos, se habituou nas sombras, só gradativamente se acostuma à claridade.

O homem sem maior entendimento do Evangelho transfere a sua ambição concernente às coisas materiais para as coisas divinas.

Os apóstolos não chegaram a disputar entre si a primazia de estarem, no Reino Celeste, ao lado do Senhor?

Assim, tomai vós mesmos a iniciativa da exemplificação e da coragem de vivenciar, de forma irrepreensível, a crença que abraçastes.

🌹🌱🌹
BEZERRA DE MENEZES
Carlos Baccelli
Obra: A coragem da fé
🌹🌱🌹

Assuntos


É verdade.

Por mais que silencies e por mais que a prudência te assinale as manifestações, a vida te exige relacionamento.

E o relacionamento te pede falar.

Surgem aqueles que se referem ao tempo e às dificuldades do mundo.

Outros se reportam aos fatos da época em que vives, comentando ocorrências que a imprensa divulga.

E, em muitas ocasiões, anotas a inconveniência e a infelicidade dos apontamentos expostos.

Quando isso acontecer, respeita as qualidades e os créditos daqueles que comandam as notas que o boato acalenta e modifica a situação.

Todo diálogo assemelha-se à estrada de que se pode retirar esse ou aquele ramal para determinados fins.

À vista disso, quando a conversação ambiente se te mostre indesejável, usa tato e caridade e improvisa um ramal para o trânsito de novas ideias.

Feito isso, tanto quanto possível e se possível, auxilia aos circunstantes, falando de Jesus.

🌹🌱🌹
Meimei
Chico Xavier
Obra: Cura
🌹🌱🌹