quarta-feira, 24 de junho de 2026

10 Lições Estoicas para Dominar a Si Mesmo


O estoicismo é uma filosofia antiga, mas seus ensinamentos continuam extremamente atuais. Em um mundo cheio de distrações, pressões e emoções intensas, aprender a dominar a si mesmo tornou-se uma das habilidades mais valiosas que podemos desenvolver. Inspiradas nos ensinamentos de filósofos como Marco Aurélio, Epicteto e Sêneca, estas dez lições mostram que a verdadeira força nasce dentro de nós. 

1. Proteja sua mente do caos externo

Não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor, mas podemos escolher como reagir. Críticas, problemas e opiniões alheias só têm o poder que lhes damos. Quando aprendemos a filtrar o que permitimos entrar em nossa mente, criamos um escudo invisível que preserva nossa paz interior. 

2. Faça da pausa uma fonte de sabedoria

Nem toda situação exige uma resposta imediata. Muitas vezes, a maior demonstração de força é parar, respirar e refletir antes de agir. A pausa nos ajuda a substituir a impulsividade pela razão e evita decisões das quais poderíamos nos arrepender mais tarde. 

3. Liberte-se da prisão dos desejos

Desejar é natural, mas viver escravo dos desejos nos afasta da tranquilidade. O estoicismo ensina a distinguir aquilo que realmente precisamos daquilo que apenas alimenta nossa ansiedade. Quanto menos dependemos de coisas externas para sermos felizes, mais livres nos tornamos. 

4. Seja o rei de si mesmo

A verdadeira liberdade não consiste em controlar os outros, mas em governar as próprias emoções. Raiva, medo e ansiedade fazem parte da experiência humana, porém não precisam comandar nossas ações. Quem aprende a compreender suas emoções e agir com serenidade torna-se senhor de si mesmo. 

5. O controle começa nas pequenas rotinas

Grandes mudanças nascem de hábitos simples. Cuidar do corpo, manter disciplina, organizar o tempo e cumprir pequenas tarefas fortalece a mente. O autocontrole não surge de uma hora para outra; ele é construído diariamente, através de escolhas conscientes e consistentes. 

 6. Aprenda a dizer "não"

Dizer "não" é um ato de coragem e respeito por si mesmo. Muitas vezes, aceitamos compromissos apenas para agradar aos outros, sacrificando nossa energia e nossos objetivos. O estoicismo nos lembra que proteger nosso tempo é proteger a própria vida. Cada "não" ao desnecessário é um "sim" ao que realmente importa. 

 7. Transforme a pressão em crescimento

As dificuldades não existem apenas para nos testar, mas também para nos fortalecer. Os estoicos viam os desafios como oportunidades de desenvolver paciência, coragem e resiliência. Assim como o fogo purifica o ouro, as adversidades podem revelar a melhor versão de nós mesmos, se escolhermos enfrentá-las com serenidade. 

8. Foque no que faz diferença

Gastamos muita energia com coisas que não podemos controlar: opiniões alheias, acontecimentos passados ou preocupações excessivas com o futuro. A sabedoria estoica nos convida a concentrar nossa atenção no que depende de nós: nossas escolhas, atitudes e valores. É aí que reside nosso verdadeiro poder. 

9. Aceite a realidade como ela é

Resistir constantemente ao que não podemos mudar gera sofrimento desnecessário. Aceitar a realidade não significa desistir, mas compreender que algumas circunstâncias fazem parte da vida. A serenidade nasce quando deixamos de lutar contra o inevitável e passamos a agir com sabedoria diante dele. 

10. Evolua um pouco a cada dia

O autocontrole não é perfeição, mas progresso. Haverá dias de fracasso, dúvidas e desânimo, mas cada esforço conta. O importante é continuar aprendendo, ajustando o rumo e crescendo. Dominar a si mesmo é uma jornada para toda a vida, e cada pequeno avanço é uma vitória silenciosa. 

As lições estoicas nos lembram que o maior poder não está em controlar o mundo, mas em governar a nós mesmos. Quando aprendemos a escolher nossas reações, a cultivar a disciplina e a focar no que realmente importa, descobrimos uma liberdade que nenhuma circunstância externa pode tirar.

Como ensinava Epicteto: *"Não são os acontecimentos que perturbam os homens, mas a opinião que eles têm sobre esses acontecimentos."* E talvez seja justamente aí que comece a verdadeira transformação: no momento em que decidimos ser os autores da nossa própria vida. 

🌹🌵🌹

24 de junho

Dedique-se a Mim neste dia, ao Meu serviço e ao serviço da humanidade.

O servir é um curador maravilhoso porque, à medida que você se esquece de si mesmo, você cresce e se expande maravilhosamente.

Você será capaz de voar a grandes alturas e mergulhar em grandes profundidades, e seu amor e compreensão da vida começarão a ter significado para você.

Este dia lhe trará incontáveis oportunidades de crescimento.

Aceite cada uma com o coração pleno de amor e gratidão e sinta sua consciência e sua sabedoria se expandindo.

Espere somente o melhor de tudo e de todos e observe o melhor acontecer.

Enxergue o melhor em cada um e trabalhe a partir deste elevado estado de consciência.

Encoraje seus semelhantes de todas as maneiras possíveis: todas as almas precisam de encorajamento.

E você descobrirá que, ajudando os outros, estará ajudando a si próprio.

🌹🌵🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌵🌹







🌹🌵🌹

MENSAGEM DO ESE:

A nova era (II)

Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas. Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade e obscuridade, o mundo novamente se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está abalado em seus fundamentos; reboará o trovão.

Sede firmes!

O Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência, desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas. Como sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são dezoito séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio.

Cristãos, voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que crê e ama; o amor o enche de inefável alegria. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente; dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribados, isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.

A revolução que se apresta é antes moral do que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé, para que todos vós, obreiros esclarecidos e ardorosos, façais ouvir a vossa voz humilde, porquanto sois o grão de areia; mas, sem grãos de areia, não existiriam as montanhas.

Assim, pois, que estas palavras — “Somos pequenos” — careçam para vós de significação. A cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o edifício de sua república e imperceptíveis animálculos não elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos da paz universal, que não de uma guerra, modernos São Bernardos, olhai e marchai para frente; a lei dos mundos é a do progresso.

🌹🌵🌹
– Fénelon. (Poitiers, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I, item 10.)
🌹🌵🌹

Frugalidade


Alimenta-te para viver, sem a gulodice que leva o homem a viver para comer.

Morre-se mais de excesso ou alimentação irregular, do que pela falta de pão.

O exagero e desperdício de uns respondem pela falta e escassez na mesa de outros.

O alimento é bênção para a existência corporal, mas as complexas misturas e extravagantes apresentações constituem paixão injustificável ou vício pernicioso.

Usa o alimento com sabedoria e frugalidade para viveres por longos anos com saúde ideal.

🌹🌵🌹
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌹🌵🌹

terça-feira, 23 de junho de 2026

Não espere



Um dos maiores problemas com os quais o ser humano pode conviver é a busca de aprovação por parte da família ou da sociedade.

Provavelmente isso venha da maneira pela qual criamos a nossa vida. Embasada em princípios absurdamente ultrapassados e, portanto, com padrões equivocados para a nossa individualidade.

Antes era fácil convencer as pessoas por meio de livros, palavras. Agora temos imagens instantâneas à nossa frente. O convencimento tem que ter conteúdo que possa ser absorvido pelas mentes sedentas de saber.

Assim, não espere. Vá à luta. Busque conhecer e aprender, assim sendo:

* Não espere que as coisas aconteçam porque um super-ser vá lhe proporcionar. Isso é engano. É confundir energia com paternidade.

* Não espere que as pessoas em sua volta vejam o seu desempenho no momento e na hora que você mais deseja que isso aconteça. Estes, na maioria das vezes, gostam de você do jeito que é bom para eles. Poucos sabem entender que cada um tem o seu caminhar e a sua forma de ver a vida.

* Não espere que as suas verdades, conquistadas com muito esforço, sirvam também para os demais. O processo de aprendizado é individual.

* Não espere que, depois de viver junto com alguém, as coisas possam ficar melhores. Não, não ficam. As pessoas vêm com suas virtudes e seus defeitos. Ninguém consegue ser o que nós esperamos que seja -por um minuto até pode-, mas o dia inteiro não será possível. Ou você aceita a pessoa como ela é ou irá ter problemas de relacionamento.

* Não espere que um dia a pessoa mude e seja como você gostaria que ela fosse. Isso nunca acontece. O caminhar é individual. Até os sete anos se forma a personalidade de cada vida.

* Não espere que a loteria bata à sua porta. Não existe sorte. Ela só acontece quando merecimento e oportunidade chegam juntos. Portanto, é fundamental saber viver com o que se têm.

* Não espere que o ano novo seja melhor. Você é quem precisa melhorar a sua forma de ver a vida.

* Não espere começar seu regime na segunda-feira. Você está fora do peso porque não sabe entender a vida ao seu redor. É óbvio que alguém ou algo lhe sufoca. É preciso mudar a forma de ver e encarar os problemas que se apresentam em sua vida.

* Não espere por milagres. Eles só existem para as pessoas que LUTAM, se dedicam, trabalham e possuem postura ativa.

* Não espere que seu amigo entenda. Ele vê você exatamente da forma como demonstrou ver. As pessoas se revelam e se mostram nas dificuldades.

* Não espere que os amigos das festas venham lhe ajudar, eventualmente, no transporte dos móveis de sua mudança de casa. A expressiva maioria deles não gosta de você. Gosta e aprecia o que você lhes oferece como distração ou alimento.

* Não espere ter muitos amigos. Poucos nos aceitam como efetivamente somos. Poucos têm a energia compatível.

* Não espere que sua vida melhore se você ficar só reclamando, analisando os outros, falando deles e não agindo a seu favor.

* Não espere que só o conhecimento o ajude em sua vida. O que lhe ajuda e impulsiona é a sabedoria do conhecimento aplicado.

* Não espere que sua felicidade esteja nas mãos dos outros. Eles também buscam a deles. Felicidade é uma mera combinação de mente aberta com oportunidade escancarada. Ser feliz é uma determinação e não uma busca. Felicidade é essência e não matéria.

* Não espere, portanto, que seu bolso lhe traga esta felicidade. A satisfação por um novo bem material em nossa vida proporciona poucas horas de prazer. O que não se pode tocar "esconde" a essência da vida feliz.

* Não espere que a viagem sonhada mude a sua vida. É puro engano. Depois da viagem a realidade de nossos dias retorna. Mudar de vida é mudar valores e, por consequência, a forma de viver.

* Não espere, portanto, que a mudança aconteça de fora para dentro. Seus valores é que precisam ser questionados, avaliados e eventualmente trocados.

* Não espere que, finalmente, seguir os outros venha lhe dar a paz que você busca. Ela se encontra em seu equilíbrio emocional. Ele é a base do seu e do meu plantio.

🍃🍄🍃
Saul Brandalise Jr.
Obra: Você É Sua Cura
🍃🍄🍃

23 de junho

Como é que você espera crescer sem ser esticado, sem ser testado?

Onde é que você coloca sua fé e sua segurança?

De que fonte você se abastece de força e poder?

Você está tentando viver sua vida confiando na sua própria força e energia para conseguir isso?

Se este é o caso, você não aguentará por muito tempo as pressões e tensões à sua volta.

Mas quando você colocar tudo em Minhas mãos e Me permitir guiá-lo e dirigi-lo, você conseguirá tudo, porque para Mim tudo é possível.

Você sente que o fardo que carrega é pesado demais e que a tarefa está além de suas forças?

Por que não colocar sobre Mim suas cargas e preocupações e Me deixar pilotá-lo através das águas turbulentas?

Eu o levarei para águas calmas e o livrarei de todas as pressões quando você tiver fé e confiar totalmente em Mim.

🍃🍄🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🍄🍃






🍃🍄🍃

MENSAGEM DO ESE:

A fé: mãe da esperança e da caridade

Para ser proveitosa, a fé tem de ser ativa; não deve entorpecer-se. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, cumpre-lhe velar atentamente pelo desenvolvimento dos filhos que gerou.

A esperança e a caridade são corolários da fé e formam com esta uma trindade inseparável. Não é a fé que faculta a esperança na realização das promessas do Senhor? Se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que dá o amor? Se não tendes fé, qual será o vosso reconhecimento e, portanto, o vosso amor?

Inspiração divina, a fé desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da regeneração. Preciso é, pois, que essa base seja forte e durável, porquanto, se a mais ligeira dúvida a abalar que será do edifício que sobre ela construirdes? Levantai, conseguintemente, esse edifício sobre alicerces inamovíveis. Seja mais forte a vossa fé do que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, visto que a fé que não afronta o ridículo dos homens não é fé verdadeira.

A fé sincera é empolgante e contagiosa; comunica-se aos que não na tinham, ou, mesmo, não desejariam tê-la. Encontra palavras persuasivas que vão à alma, ao passo que a fé aparente usa de palavras sonoras que deixam frio e indiferente quem as escuta. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para a incutirdes nos homens. Pregai pelo exemplo das vossas obras para lhes demonstrardes o merecimento da fé. Pregai pela vossa esperança firme, para lhes dardes a ver a confiança que fortifica e põe a criatura em condições de enfrentar todas as vicissitudes da vida.

Tende, pois, a fé, com o que ela contém de belo e de bom, com a sua pureza, com a sua racionalidade. Não admitais a fé sem comprovação, cega filha da cegueira. Amai a Deus, mas sabendo porque o amais; crede nas suas promessas, mas sabendo porque acreditais nelas; segui os nossos conselhos, mas compenetrados do um que vos apontamos e dos meios que vos trazemos para o atingirdes. Crede e esperai sem desfalecimento: os milagres são obras da fé.

🍃🍄🍃
— José, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 11.)
🍃🍄🍃

 
Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: 
"ISSO TAMBÉM PASSA".

Aí perguntaram para ele o por quê disso.

E ele disse que era para se lembrar que quando estivesse passando por momentos difíceis, poder se lembrar de que eles iriam embora. Que iriam passar. E que ele teria que passar por aquilo por algum motivo.

Mas essa placa também era para lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, não deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis também viriam de novo.

E é exatamente disso que a vida é feita:

 "MOMENTOS".

 Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado.

Por algum motivo nunca esquecendo do mais importante: NADA É POR ACASO.

Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.

A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser

🍃🍄🍃
Relato sobre ISSO TAMBÉM PASSA 
🍃🍄🍃

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Como mudar sua vida com pensamentos positivos



Vivemos em um mundo repleto de incertezas, desafios e pressões diárias. Diante disso, a filosofia estoica nos oferece um ensinamento poderoso: a verdadeira transformação começa na maneira como pensamos. Não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor, mas podemos escolher como reagir a cada situação. Essa é a essência do pensamento positivo segundo os estoicos.

A mente pode ser nossa maior aliada ou nossa pior inimiga. Quando cultivamos pensamentos negativos, alimentamos o medo, a ansiedade e a sensação de impotência. Porém, quando treinamos a mente para enxergar possibilidades e focar no que está sob nosso controle, desenvolvemos serenidade, coragem e equilíbrio emocional.

Para os filósofos estoicos, especialmente Marco Aurélio e Epicteto, a felicidade não depende das circunstâncias externas, mas da forma como interpretamos os acontecimentos. Eles ensinavam que não são os fatos que nos perturbam, mas os julgamentos que fazemos sobre eles. Por isso, cuidar dos pensamentos é cuidar da própria vida.

Pensar positivamente não significa ignorar os problemas ou fingir que a dor não existe. Significa escolher a esperança em vez do desespero, a ação em vez da reclamação e a confiança em vez do medo. É compreender que cada desafio pode se tornar uma oportunidade de crescimento e que, mesmo em meio às tempestades, existe algo valioso a aprender.

A filosofia estoica continua atual porque nos ensina a focar naquilo que realmente podemos controlar: nossas escolhas, nossas atitudes e nossos pensamentos. Quando mudamos a maneira de pensar, mudamos também a forma de viver. E, pouco a pouco, descobrimos que a paz não está na ausência de problemas, mas na força interior que desenvolvemos para enfrentá-los.

Que possamos, todos os dias, vigiar nossa mente e alimentar pensamentos que nos fortaleçam. Afinal, como ensinou a sabedoria estoica, a liberdade começa quando deixamos de ser escravos dos pensamentos que nos enfraquecem e nos tornamos guardiões daqueles que nos elevam.

💐🌴💐
Autoria: Texto inspirado no vídeo "Como mudar sua vida com pensamentos positivos – Sabedoria Estoica", do canal Caminhos da Alma, e nos ensinamentos da filosofia estoica.
💐🌴💐

22 de junho

Mudança é a chave que lhe abrirá todas as portas, mudará seu coração e sua mente.

Quando sua segurança está em Mim, você não tem medo das mudanças, por mais drásticas que elas pareçam.

Saiba simplesmente que cada mudança é para o bem do todo, sejam elas mudanças pessoais, mudanças no país ou no mundo.

Aceite que elas são necessárias e as acompanhe.

Siga em frente e para o alto quando Eu lhe disser que o melhor ainda está por vir.

Você achará o novo muito mais interessante do que o velho à medida que você se incorporar a ele sem resistência.

Por que tornar as coisas mais difíceis para si mesmo?

Nada fica na Minha mão. A bola já começou a rolar: o novo dia está aqui e você só será parte dele se o aceitar e fluir com ele; do contrário, você será deixado para trás.

💐🌴💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌴💐





💐🌴💐

MENSAGEM DO ESE:

Uma realeza terrestre

Quem melhor do que eu pode compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: “O meu reino não é deste mundo”? O orgulho me perdeu na Terra. Quem, pois, compreenderia o nenhum valor dos reinos da Terra, se eu o não compreendia? Que trouxe eu comigo da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E, como que para tornar mais terrível a lição, ela nem sequer me acompanhou até o túmulo! Rainha entre os homens, como rainha julguei que penetrasse no reino dos céus! Que desilusão! Que humilhação, quando, em vez de ser recebida aqui qual soberana, vi acima de mim, mas muito acima, homens que eu julgava insignificantes e aos quais desprezava, por não terem sangue nobre! Oh! como então compreendi a esterilidade das honras e grandezas que com tanta avidez se requestam na Terra!

Para se granjear um lugar neste reino, são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade em toda a sua celeste prática, a benevolência para com todos. Não se vos pergunta o que fostes, nem que posição ocupastes, mas que bem fizestes, quantas lágrimas enxugastes.

Oh! Jesus, tu o disseste, teu reino não é deste mundo, porque é preciso sofrer pira chegar ao céu, de onde os degraus de um trono a ninguém aproximam. A ele só conduzem as veredas mais penosas da vida. Procurai-lhe, pois, o caminho, através das urzes e dos espinhos, não por entre as flores.

Correm os homens por alcançar os bens terrestres, como se os houvessem de guardar para sempre. Aqui, porém, todas as ilusões se somem. Cedo se apercebem eles de que apenas apanharam uma sombra e desprezaram os únicos bens reais e duradouros, os únicos que lhes aproveitam na morada celeste, os únicos que lhes podem facultar acesso a esta.

Compadecei-vos dos que não ganharam o reino dos céus; ajudai-os com as vossas preces, porquanto a prece aproxima do Altíssimo o homem; é o traço de união entre o céu e a Terra: não o esqueçais.

💐🌴💐
— Uma Rainha de França. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. II, item 8.)
💐🌴💐

O sono


O sono é o refazimento das energias gastas na jornada diária, ou seja, buscar o que se gastou em energias para tanto, deve ser reparador, manso, tranquilo.

Portanto, antes de dormir, procure esvaziar a mente de problemas, tensões, estresse, limpe tudo, via meditação e oração, limpe o porão.

Lembre-se tudo tem solução e se tem solução, por que a preocupação?

E se não há solução, por que a preocupação?

A insônia é fruto das tensões, da falta de controle das emoções, ou alimentação inadequada durante o dia e a noite, bem como da falta de atividade física, que provoque cansaço durante a meditação.

Quando você se prepara para dormir, coloque um pouco d’água em um copo numa cadeira ou no próprio criado, e, durante a meditação peça ao seu Anjo de Guarda que coloque o medicamento necessário ao um bom sono .

Peça a Nosso Senhor Jesus Cristo, vez que somente o corpo é quem dorme, nossa alma vaga de acordo com a nossa evolução, preocupação, enfim, uma série de fatores positivos ou negativos, tudo de acordo com a jornada do dia que termina, portanto, é importante, rogar ao Senhor seja sua alma levada a Planos Superiores, universidades no espaço, não só para maiores aprendizados, bem como para orientação e solução de problemas, para que ao levantar saiba exatamente a melhor solução para tudo.

Faça com certeza, com aquela convicção de que tudo passa, de que há solução para tudo.

Se o sono tem dupla função alimentar e reparar, devemos ter em mente que ele deve durar, pelo menos sete horas, não sendo regra geral, pois cada um tem suas próprias necessidades.

A meditação tem a função de limpar a tela mental dos problemas, das tristezas, das angústias, das depressões, ou seja, limpar o porão e ao mesmo tempo enviar mensagens de otimismo, de alegria, de que amanhã será um novo dia.

Todos os problemas têm solução, de que tudo na vida passa e de que a própria vida física também passa.

Nunca deite com peso na consciência.

Procure esvaziar com a meditação e com o pedido de perdão e esquecimento das ofensas.

Lembre-se que a meditação limpará as tensões, os sentimentos de culpas, os problemas, as ansiedades, as angústias, as depressões, já foi dito limpe a consciência.

Por fim some meditação, oração, água fluidificada com o pedido orientado, ou seja, peça ao seu Bom Anjo de Guarda que coloque o remédio no copo d’água e pronto, prepara-se para dormir leve e docilmente.

💐🌴💐
Dirceu Abdala
Obra: Sabedoria de viver
💐🌴💐

domingo, 21 de junho de 2026

Nada é permanente


Nada é permanente; podemos recomeçar agora e refazer tudo o que fizemos, dando um novo final às nossas vidas.

Se formos flexíveis voltaremos atrás com facilidade, pois não devemos ter nenhum "pacto imutável" com o erro, nem ficar ruminando equívocos do ontem, pensando e repensando seguidamente em algo que não executamos bem. Não deixemos que os deslizes e equívocos do passado tenham controle sobre nós.

Não precisamos de uma autorização dos nossos desacertos para viver bem agora. Façamos as pazes com nosso passado, ou então vamos passar longo tempo de nossa vida nos martirizando.

O passado não existe mais, e o futuro ainda vai existir: então, comecemos a viver bem a partir de agora.

Tudo está em constante transformação. A impermanência faz parte de nossa condição humana, e o mundo em que vivemos também sofre contínuas mutações; portanto, o apego a algo ou a alguém representa a ilusão da criatura pretensiosa, que acredita deter a marcha dos acontecimentos e tudo reter.

Quando compreendemos o significado da impermanência, percebemos que as coisas mudam o tempo todo e que nada é permanente; pais, cônjuges e filhos assumem novos papéis no quadro da família em reencarnações porvindouras; laços de afeto se renovam e patrimônios trocam de mãos.

Ninguém se livra de perdas e partidas; assim como a alegria, nenhuma amargura será eterna.

Aqueles que aderiram a um modo de viver baseado na rigidez do homem foram de certa forma malsucedidos em suas realizações pessoais e espirituais. No entanto, aqueles que optaram pela evolução, pela transformacão e pelo desenvolvimento tiveram mais sucesso como seres humanos.

Nossa existência não é formada de modo rígido, considerando apenas as experiências do ontem: ela é constituída, sobretudo, nas livres escolhas do momento presente.

🌸🌱🌸
Hammed 
Francisco do Espírito Santo Neto 
Obra: A busca do melhor
🌸🌱🌸

21 de junho

Se as coisas não correram muito bem ontem, não se preocupe; já passou e você não pode fazer mais nada.

Hoje já é outra história: o dia se abre à sua frente intocado e sem manchas, e depende de você fazer dele um dia maravilhoso.

Como é que você começa cada dia?

Lembre-se que ninguém tem nada com isso; depende apenas de você a maneira como seu dia vai se desenrolar.

Tente começar seu dia com paz interior e contentamento, aquietando-se e deixando esta paz o preencher e o envolver.

Não se apresse a começar o dia despreparado e sem harmonia ou você carregará esse estado de espírito pelo dia afora e isso afetará não somente o seu dia, mas também as almas com as quais você entrar em contato.

Depende de você escolher como o seu dia vai ser.

Por que não escolher já?

🌸🌱🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌱🌸






🌸🌱🌸

MENSAGEM DO ESE:

Os trabalhadores da última hora

O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. — Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, — disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. — Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. — Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? — É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.

Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros. — Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. — Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. — Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, — dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor.

Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. — Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom?

Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16. Ver também: “Parábola do festim das bodas”, cap. XVIII, nº 1.)

🌸🌱🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 1.)
🌸🌱🌸

Desistência


Não podemos desistir de ninguém…

Tenhamos paciência, uma, duas, quantas vezes for necessário…

Mais cedo ou mais tarde, a pessoa reconhece o erro.

Não coloquemos rótulos sobre ninguém…

Fulano é obsedado, é incorrigível, é uma alma viciada…

Se Deus desistisse de nós, eu não sei o que seria da Humanidade.

Tratemos todas as pessoas com bondade; o amor pode mais que todas as palavras em nossos lábios…

Ainda estamos capengando…

Ninguém está tão firme, que não possa cair…

Tentemos nos ver nos outros, para que a misericórdia nos inspire as atitudes.

🌸🌱🌸
Chico Xavier
Obra: O Evangelho de Chico Xavier — O próprio (Encarnado)
 🌸🌱🌸

sábado, 20 de junho de 2026

Progresso



Seja a prova qual for, não desistas do bem.

Ao termo de um caminho outra estrada aparece.

Em seguida a um fracasso, há sempre um recomeço.

Problema resolvido dá lugar para outro.

Faze o melhor que possas, trabalha e segue adiante.

Ninguém foge ao progresso conforme as Leis de Deus.

🌵🪴🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra:Assim vencerás
🌵🪴🌵

20 de junho

Como é importante adotar a atitude certa na hora de doar.

Doe sem alarde, com segurança e, acima de tudo, com amor e alegria.

Tudo que é dado de má vontade carrega más vibrações e não resulta em nada de bom.

Certifique-se que tudo que você faz seja feito com amor, mesmo que você não entenda bem porque está fazendo.

A tarefa mais simples pode redundar em resultados surpreendentes e maravilhosos se for feita com amor.

Portanto, deixe o amor fluir livremente em tudo que faz.

Perceba que o que você está fazendo é necessário e que nenhum serviço é pequeno ou insignificante.

Quando todas as almas doam o melhor de si, o peso das responsabilidades não é assumido só por uns poucos.

A carga compartilhada se torna mais leve para todos, ao ponto de se transformar em verdadeira alegria e prazer.

Policie suas atitudes e contribua para a alegria e o bem estar do todo.

🌵🪴🌵
Abrindo
Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🪴🌵







 

🌵🪴🌵

Mensagem do ESE:

A afabilidade e a doçura

A benevolência para com os seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se. Entretanto, nem sempre há que fiar nas aparências. A educação e a frequentação do mundo podem dar ao homem o verniz dessas qualidades. Quantos há cuja fingida bonomia não passa de máscara para o exterior, de uma roupagem cujo talhe primoroso dissimula as deformidades interiores! O mundo está cheio dessas criaturas que têm nos lábios o sorriso e no coração o veneno; que são brandas, desde que nada as agaste, mas que mordem à menor contrariedade; cuja língua, de ouro quando falam pela frente, se muda em dardo peçonhento, quando estão por detrás.

A essa classe também pertencem esses homens, de exterior benigno, que, tiranos domésticos, fazem que suas famílias e seus subordinados lhes sofram o peso do orgulho e do despotismo, como a quererem desforrar-se do constrangimento que, fora de casa, se impõem a si mesmos. Não se atrevendo a usar de autoridade para com os estranhos, que os chamariam à ordem, acham que pelo menos devem fazer-se temidos daqueles que lhes não podem resistir. Envaidecem-se de poderem dizer: “Aqui mando e sou obedecido”, sem lhes ocorrer que poderiam acrescentar: “E sou detestado.”

Não basta que dos lábios manem leite e mel. Se o coração de modo algum lhes está associado, só há hipocrisia. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas nunca se desmente: é o mesmo, tanto em sociedade, como na intimidade. Esse, ao demais, sabe que se, pelas aparências, se consegue enganar os homens, a Deus ninguém engana.

🌵🪴🌵
— Lázaro. (Paris, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 6.)
🌵🪴🌵

sexta-feira, 19 de junho de 2026

O ressentimento


O ressentimento surge quando a raiva causada por uma agressão ou decepção não é expressada nem superada. Guardado no íntimo, ele se transforma em tristeza, frustração e amargura, prejudicando a visão da vida e, segundo a autora, podendo até refletir na saúde física.

Alimentar o ressentimento desequilibra a mente e as emoções, enquanto a compreensão, a tolerância e a humildade ajudam a restaurar a paz interior. Todos erram e decepcionam, pois cada pessoa age conforme seu nível de amadurecimento e suas limitações.

O ressentimento está ligado à falta de amor-próprio e à dificuldade de aceitar os fracassos e as imperfeições da vida. O caminho para superá-lo é desenvolver autoestima, autovalorização e confiança nas próprias capacidades, recomeçando sempre que necessário.

Diante de injustiças ou mágoas, a pessoa procure mudar seus pensamentos, expressar suas emoções de forma saudável e retornar ao estado de serenidade, lembrando que errar e sofrer faz parte da experiência humana, mas que é possível se reerguer sem carregar as marcas do sofrimento.

🌷🌾🌷
Refletindo sobre o ressentimento, da obra de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco, *Autodescobrimento: Uma Busca Interior*
🌷🌾🌷

19 de junho

O que a idade significa para você?

Você tem medo de envelhecer?

Ou você é daqueles que encara tudo positivamente e entende que a fonte da juventude é a sua consciência?

Mantendo sua mente jovem, fresca e alerta, você não envelhecerá.

Se você tem muitos interesses e aproveita plenamente a vida, como poderá envelhecer?

Os seres humanos se limitam ao pensar que os 70 anos sejam o auge da vida.

Pode ser apenas o começo para muitas almas que acordam para as maravilhas da vida, e, acordando, começam a aproveitá-la.

Elimine todos os pensamentos de velhice.

A velhice é somente uma forma de pensamento universal que se solidificou como a casca de uma noz, e é dura de quebrar.

Comece já a reformular seus pensamentos a respeito de idade.

🌷🌾🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌾🌷







🌷🌾🌷

MENSAGEM DO ESE:

Não julgueis, para não serdes julgados. Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado

Não julgueis, a fim de não serdes julgados; — porquanto sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; empregar-se-á convosco a mesma medida de que voz tenhais servido para com os outros. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 1 e 2.)

Então, os escribas e os fariseus lhe trouxeram uma mulher que fora surpreendida em adultério e, pondo-a de pé no meio do povo, — disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher acaba de ser surpreendida em adultério; — ora, Moisés, pela lei, ordena que se lapidem as adúlteras. Qual sobre isso a tua opinião?” — Diziam isto para o tentarem e terem de que o acusar. Jesus, porém, abaixando-se, entrou a escrever na terra com o dedo. — Como continuassem a interrogá-lo, ele se levantou e disse: “Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.” — Em seguida, abaixando-se de novo, continuou a escrever no chão. — Quanto aos que o interrogavam, esses, ouvindo-o falar daquele modo, se retiraram, um após outro, afastando-se primeiro os velhos. Ficou, pois, Jesus a sós com a mulher, colocada no meio da praça.
Então, levantando-se, perguntou-lhe Jesus: “Mulher, onde estão os que te acusaram? Ninguém te condenou?” — Ela respondeu: “Não, Senhor.” Disse-lhe Jesus: “Também eu não te condenarei. Vai-te e de futuro não tornes a pecar.” (S. JOÃO, cap. VIII, vv. 3 a 11.)

“Atire-lhe a primeira pedra aquele que estiver isento de pecado”, disse Jesus. Essa sentença faz da indulgência um dever para nós outros, porque ninguém há que não necessite, para si próprio, de indulgência. Ela nos ensina que não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos. Antes de profligarmos a alguém uma falta, vejamos se a mesma censura não nos pode ser feita.

O reproche lançado à conduta de outrem pode obedecer a dois móveis: reprimir o mal, ou desacreditar a pessoa cujos atos se criticam. Não tem escusa nunca este último propósito, porquanto, no caso, então, só há maledicência e maldade. O primeiro pode ser louvável e constitui mesmo, em certas ocasiões, um dever, porque um bem deverá daí resultar, e porque, a não ser assim, jamais, na sociedade, se reprimiria o mal. Não cumpre, aliás, ao homem auxiliar o progresso do seu semelhante? Importa, pois, não se tome em sentido absoluto este princípio: “Não julgueis se não quiserdes ser julgado”, porquanto a letra mata e o espírito vivifica.

Não é possível que Jesus haja proibido se profligue o mal, uma vez que ele próprio nos deu o exemplo, tendo-o feito, até, em termos enérgicos. O que quis significar é que a autoridade para censurar está na razão direta da autoridade moral daquele que censura. Tornar-se alguém culpado daquilo que condena noutrem é abdicar dessa autoridade, é privar-se do direito de repressão. A consciência íntima, ao demais, nega respeito e submissão voluntária àquele que, investido de um poder qualquer, viola as leis e os princípios de cuja aplicação lhe cabe o encargo. Aos olhos de Deus, uma única autoridade legítima existe: a que se apóia no exemplo que dá do bem. É o que, igualmente, ressalta das palavras de Jesus.

🌷🌾🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 11 a 13.)
🌷🌾🌷

Vivência


Habitualmente perdemos tempo em desgosto inútil, quando nos achamos em antagonismo com alguém ou vice-versa.

Entretanto, vejamos:

Os outros pensam segundo imaginam;

falam o que melhor lhes parece;

fazem o que lhes ocorre aos desejos;

abraçam o que lhes agrada;

adquirem o que estimam;

valorizam o que mais amam;

inclinam-se para aquilo que os atrai;

vivem com quem mais se afinam;

estão no caminho que escolheram;

acham sempre o que procuram.

Isso, porém, não é novidade, porque todos nos padronizamos por diretrizes idênticas; agimos como somos e reagimos, conforme a própria vontade, na condução de nossos impulsos.

A novidade é reconhecer que os outros e nós teremos inevitavelmente aquilo que fizermos.

Alcançando a certeza disso,vale acima de tudo, auxiliarmo-nos reciprocamente, sem queixas uns dos outros, de vez que nenhum de nós consegue aperfeiçoamento próprio senão à custa de numerosas experiências.

À frente da realidade, vivamos com as nossas lições, mantendo a consciência em Paz, e deixemos aos outros o seu próprio dom de aprender e de viver.

🌷🌾🌷
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Respostas da vida
🌷🌾🌷