terça-feira, 23 de junho de 2026

Não espere



Um dos maiores problemas com os quais o ser humano pode conviver é a busca de aprovação por parte da família ou da sociedade.

Provavelmente isso venha da maneira pela qual criamos a nossa vida. Embasada em princípios absurdamente ultrapassados e, portanto, com padrões equivocados para a nossa individualidade.

Antes era fácil convencer as pessoas por meio de livros, palavras. Agora temos imagens instantâneas à nossa frente. O convencimento tem que ter conteúdo que possa ser absorvido pelas mentes sedentas de saber.

Assim, não espere. Vá à luta. Busque conhecer e aprender, assim sendo:

* Não espere que as coisas aconteçam porque um super-ser vá lhe proporcionar. Isso é engano. É confundir energia com paternidade.

* Não espere que as pessoas em sua volta vejam o seu desempenho no momento e na hora que você mais deseja que isso aconteça. Estes, na maioria das vezes, gostam de você do jeito que é bom para eles. Poucos sabem entender que cada um tem o seu caminhar e a sua forma de ver a vida.

* Não espere que as suas verdades, conquistadas com muito esforço, sirvam também para os demais. O processo de aprendizado é individual.

* Não espere que, depois de viver junto com alguém, as coisas possam ficar melhores. Não, não ficam. As pessoas vêm com suas virtudes e seus defeitos. Ninguém consegue ser o que nós esperamos que seja -por um minuto até pode-, mas o dia inteiro não será possível. Ou você aceita a pessoa como ela é ou irá ter problemas de relacionamento.

* Não espere que um dia a pessoa mude e seja como você gostaria que ela fosse. Isso nunca acontece. O caminhar é individual. Até os sete anos se forma a personalidade de cada vida.

* Não espere que a loteria bata à sua porta. Não existe sorte. Ela só acontece quando merecimento e oportunidade chegam juntos. Portanto, é fundamental saber viver com o que se têm.

* Não espere que o ano novo seja melhor. Você é quem precisa melhorar a sua forma de ver a vida.

* Não espere começar seu regime na segunda-feira. Você está fora do peso porque não sabe entender a vida ao seu redor. É óbvio que alguém ou algo lhe sufoca. É preciso mudar a forma de ver e encarar os problemas que se apresentam em sua vida.

* Não espere por milagres. Eles só existem para as pessoas que LUTAM, se dedicam, trabalham e possuem postura ativa.

* Não espere que seu amigo entenda. Ele vê você exatamente da forma como demonstrou ver. As pessoas se revelam e se mostram nas dificuldades.

* Não espere que os amigos das festas venham lhe ajudar, eventualmente, no transporte dos móveis de sua mudança de casa. A expressiva maioria deles não gosta de você. Gosta e aprecia o que você lhes oferece como distração ou alimento.

* Não espere ter muitos amigos. Poucos nos aceitam como efetivamente somos. Poucos têm a energia compatível.

* Não espere que sua vida melhore se você ficar só reclamando, analisando os outros, falando deles e não agindo a seu favor.

* Não espere que só o conhecimento o ajude em sua vida. O que lhe ajuda e impulsiona é a sabedoria do conhecimento aplicado.

* Não espere que sua felicidade esteja nas mãos dos outros. Eles também buscam a deles. Felicidade é uma mera combinação de mente aberta com oportunidade escancarada. Ser feliz é uma determinação e não uma busca. Felicidade é essência e não matéria.

* Não espere, portanto, que seu bolso lhe traga esta felicidade. A satisfação por um novo bem material em nossa vida proporciona poucas horas de prazer. O que não se pode tocar "esconde" a essência da vida feliz.

* Não espere que a viagem sonhada mude a sua vida. É puro engano. Depois da viagem a realidade de nossos dias retorna. Mudar de vida é mudar valores e, por consequência, a forma de viver.

* Não espere, portanto, que a mudança aconteça de fora para dentro. Seus valores é que precisam ser questionados, avaliados e eventualmente trocados.

* Não espere que, finalmente, seguir os outros venha lhe dar a paz que você busca. Ela se encontra em seu equilíbrio emocional. Ele é a base do seu e do meu plantio.

🍃🍄🍃
Saul Brandalise Jr.
Obra: Você É Sua Cura
🍃🍄🍃

23 de junho

Como é que você espera crescer sem ser esticado, sem ser testado?

Onde é que você coloca sua fé e sua segurança?

De que fonte você se abastece de força e poder?

Você está tentando viver sua vida confiando na sua própria força e energia para conseguir isso?

Se este é o caso, você não aguentará por muito tempo as pressões e tensões à sua volta.

Mas quando você colocar tudo em Minhas mãos e Me permitir guiá-lo e dirigi-lo, você conseguirá tudo, porque para Mim tudo é possível.

Você sente que o fardo que carrega é pesado demais e que a tarefa está além de suas forças?

Por que não colocar sobre Mim suas cargas e preocupações e Me deixar pilotá-lo através das águas turbulentas?

Eu o levarei para águas calmas e o livrarei de todas as pressões quando você tiver fé e confiar totalmente em Mim.

🍃🍄🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🍄🍃






🍃🍄🍃

MENSAGEM DO ESE:

A fé: mãe da esperança e da caridade

Para ser proveitosa, a fé tem de ser ativa; não deve entorpecer-se. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, cumpre-lhe velar atentamente pelo desenvolvimento dos filhos que gerou.

A esperança e a caridade são corolários da fé e formam com esta uma trindade inseparável. Não é a fé que faculta a esperança na realização das promessas do Senhor? Se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que dá o amor? Se não tendes fé, qual será o vosso reconhecimento e, portanto, o vosso amor?

Inspiração divina, a fé desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da regeneração. Preciso é, pois, que essa base seja forte e durável, porquanto, se a mais ligeira dúvida a abalar que será do edifício que sobre ela construirdes? Levantai, conseguintemente, esse edifício sobre alicerces inamovíveis. Seja mais forte a vossa fé do que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, visto que a fé que não afronta o ridículo dos homens não é fé verdadeira.

A fé sincera é empolgante e contagiosa; comunica-se aos que não na tinham, ou, mesmo, não desejariam tê-la. Encontra palavras persuasivas que vão à alma, ao passo que a fé aparente usa de palavras sonoras que deixam frio e indiferente quem as escuta. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para a incutirdes nos homens. Pregai pelo exemplo das vossas obras para lhes demonstrardes o merecimento da fé. Pregai pela vossa esperança firme, para lhes dardes a ver a confiança que fortifica e põe a criatura em condições de enfrentar todas as vicissitudes da vida.

Tende, pois, a fé, com o que ela contém de belo e de bom, com a sua pureza, com a sua racionalidade. Não admitais a fé sem comprovação, cega filha da cegueira. Amai a Deus, mas sabendo porque o amais; crede nas suas promessas, mas sabendo porque acreditais nelas; segui os nossos conselhos, mas compenetrados do um que vos apontamos e dos meios que vos trazemos para o atingirdes. Crede e esperai sem desfalecimento: os milagres são obras da fé.

🍃🍄🍃
— José, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 11.)
🍃🍄🍃

 
Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: 
"ISSO TAMBÉM PASSA".

Aí perguntaram para ele o por quê disso.

E ele disse que era para se lembrar que quando estivesse passando por momentos difíceis, poder se lembrar de que eles iriam embora. Que iriam passar. E que ele teria que passar por aquilo por algum motivo.

Mas essa placa também era para lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, não deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis também viriam de novo.

E é exatamente disso que a vida é feita:

 "MOMENTOS".

 Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado.

Por algum motivo nunca esquecendo do mais importante: NADA É POR ACASO.

Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.

A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser

🍃🍄🍃
Relato sobre ISSO TAMBÉM PASSA 
🍃🍄🍃

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Como mudar sua vida com pensamentos positivos



Vivemos em um mundo repleto de incertezas, desafios e pressões diárias. Diante disso, a filosofia estoica nos oferece um ensinamento poderoso: a verdadeira transformação começa na maneira como pensamos. Não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor, mas podemos escolher como reagir a cada situação. Essa é a essência do pensamento positivo segundo os estoicos.

A mente pode ser nossa maior aliada ou nossa pior inimiga. Quando cultivamos pensamentos negativos, alimentamos o medo, a ansiedade e a sensação de impotência. Porém, quando treinamos a mente para enxergar possibilidades e focar no que está sob nosso controle, desenvolvemos serenidade, coragem e equilíbrio emocional.

Para os filósofos estoicos, especialmente Marco Aurélio e Epicteto, a felicidade não depende das circunstâncias externas, mas da forma como interpretamos os acontecimentos. Eles ensinavam que não são os fatos que nos perturbam, mas os julgamentos que fazemos sobre eles. Por isso, cuidar dos pensamentos é cuidar da própria vida.

Pensar positivamente não significa ignorar os problemas ou fingir que a dor não existe. Significa escolher a esperança em vez do desespero, a ação em vez da reclamação e a confiança em vez do medo. É compreender que cada desafio pode se tornar uma oportunidade de crescimento e que, mesmo em meio às tempestades, existe algo valioso a aprender.

A filosofia estoica continua atual porque nos ensina a focar naquilo que realmente podemos controlar: nossas escolhas, nossas atitudes e nossos pensamentos. Quando mudamos a maneira de pensar, mudamos também a forma de viver. E, pouco a pouco, descobrimos que a paz não está na ausência de problemas, mas na força interior que desenvolvemos para enfrentá-los.

Que possamos, todos os dias, vigiar nossa mente e alimentar pensamentos que nos fortaleçam. Afinal, como ensinou a sabedoria estoica, a liberdade começa quando deixamos de ser escravos dos pensamentos que nos enfraquecem e nos tornamos guardiões daqueles que nos elevam.

💐🌴💐
Autoria: Texto inspirado no vídeo "Como mudar sua vida com pensamentos positivos – Sabedoria Estoica", do canal Caminhos da Alma, e nos ensinamentos da filosofia estoica.
💐🌴💐

22 de junho

Mudança é a chave que lhe abrirá todas as portas, mudará seu coração e sua mente.

Quando sua segurança está em Mim, você não tem medo das mudanças, por mais drásticas que elas pareçam.

Saiba simplesmente que cada mudança é para o bem do todo, sejam elas mudanças pessoais, mudanças no país ou no mundo.

Aceite que elas são necessárias e as acompanhe.

Siga em frente e para o alto quando Eu lhe disser que o melhor ainda está por vir.

Você achará o novo muito mais interessante do que o velho à medida que você se incorporar a ele sem resistência.

Por que tornar as coisas mais difíceis para si mesmo?

Nada fica na Minha mão. A bola já começou a rolar: o novo dia está aqui e você só será parte dele se o aceitar e fluir com ele; do contrário, você será deixado para trás.

💐🌴💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌴💐





💐🌴💐

MENSAGEM DO ESE:

Uma realeza terrestre

Quem melhor do que eu pode compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: “O meu reino não é deste mundo”? O orgulho me perdeu na Terra. Quem, pois, compreenderia o nenhum valor dos reinos da Terra, se eu o não compreendia? Que trouxe eu comigo da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E, como que para tornar mais terrível a lição, ela nem sequer me acompanhou até o túmulo! Rainha entre os homens, como rainha julguei que penetrasse no reino dos céus! Que desilusão! Que humilhação, quando, em vez de ser recebida aqui qual soberana, vi acima de mim, mas muito acima, homens que eu julgava insignificantes e aos quais desprezava, por não terem sangue nobre! Oh! como então compreendi a esterilidade das honras e grandezas que com tanta avidez se requestam na Terra!

Para se granjear um lugar neste reino, são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade em toda a sua celeste prática, a benevolência para com todos. Não se vos pergunta o que fostes, nem que posição ocupastes, mas que bem fizestes, quantas lágrimas enxugastes.

Oh! Jesus, tu o disseste, teu reino não é deste mundo, porque é preciso sofrer pira chegar ao céu, de onde os degraus de um trono a ninguém aproximam. A ele só conduzem as veredas mais penosas da vida. Procurai-lhe, pois, o caminho, através das urzes e dos espinhos, não por entre as flores.

Correm os homens por alcançar os bens terrestres, como se os houvessem de guardar para sempre. Aqui, porém, todas as ilusões se somem. Cedo se apercebem eles de que apenas apanharam uma sombra e desprezaram os únicos bens reais e duradouros, os únicos que lhes aproveitam na morada celeste, os únicos que lhes podem facultar acesso a esta.

Compadecei-vos dos que não ganharam o reino dos céus; ajudai-os com as vossas preces, porquanto a prece aproxima do Altíssimo o homem; é o traço de união entre o céu e a Terra: não o esqueçais.

💐🌴💐
— Uma Rainha de França. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. II, item 8.)
💐🌴💐

O sono


O sono é o refazimento das energias gastas na jornada diária, ou seja, buscar o que se gastou em energias para tanto, deve ser reparador, manso, tranquilo.

Portanto, antes de dormir, procure esvaziar a mente de problemas, tensões, estresse, limpe tudo, via meditação e oração, limpe o porão.

Lembre-se tudo tem solução e se tem solução, por que a preocupação?

E se não há solução, por que a preocupação?

A insônia é fruto das tensões, da falta de controle das emoções, ou alimentação inadequada durante o dia e a noite, bem como da falta de atividade física, que provoque cansaço durante a meditação.

Quando você se prepara para dormir, coloque um pouco d’água em um copo numa cadeira ou no próprio criado, e, durante a meditação peça ao seu Anjo de Guarda que coloque o medicamento necessário ao um bom sono .

Peça a Nosso Senhor Jesus Cristo, vez que somente o corpo é quem dorme, nossa alma vaga de acordo com a nossa evolução, preocupação, enfim, uma série de fatores positivos ou negativos, tudo de acordo com a jornada do dia que termina, portanto, é importante, rogar ao Senhor seja sua alma levada a Planos Superiores, universidades no espaço, não só para maiores aprendizados, bem como para orientação e solução de problemas, para que ao levantar saiba exatamente a melhor solução para tudo.

Faça com certeza, com aquela convicção de que tudo passa, de que há solução para tudo.

Se o sono tem dupla função alimentar e reparar, devemos ter em mente que ele deve durar, pelo menos sete horas, não sendo regra geral, pois cada um tem suas próprias necessidades.

A meditação tem a função de limpar a tela mental dos problemas, das tristezas, das angústias, das depressões, ou seja, limpar o porão e ao mesmo tempo enviar mensagens de otimismo, de alegria, de que amanhã será um novo dia.

Todos os problemas têm solução, de que tudo na vida passa e de que a própria vida física também passa.

Nunca deite com peso na consciência.

Procure esvaziar com a meditação e com o pedido de perdão e esquecimento das ofensas.

Lembre-se que a meditação limpará as tensões, os sentimentos de culpas, os problemas, as ansiedades, as angústias, as depressões, já foi dito limpe a consciência.

Por fim some meditação, oração, água fluidificada com o pedido orientado, ou seja, peça ao seu Bom Anjo de Guarda que coloque o remédio no copo d’água e pronto, prepara-se para dormir leve e docilmente.

💐🌴💐
Dirceu Abdala
Obra: Sabedoria de viver
💐🌴💐

domingo, 21 de junho de 2026

Nada é permanente


Nada é permanente; podemos recomeçar agora e refazer tudo o que fizemos, dando um novo final às nossas vidas.

Se formos flexíveis voltaremos atrás com facilidade, pois não devemos ter nenhum "pacto imutável" com o erro, nem ficar ruminando equívocos do ontem, pensando e repensando seguidamente em algo que não executamos bem. Não deixemos que os deslizes e equívocos do passado tenham controle sobre nós.

Não precisamos de uma autorização dos nossos desacertos para viver bem agora. Façamos as pazes com nosso passado, ou então vamos passar longo tempo de nossa vida nos martirizando.

O passado não existe mais, e o futuro ainda vai existir: então, comecemos a viver bem a partir de agora.

Tudo está em constante transformação. A impermanência faz parte de nossa condição humana, e o mundo em que vivemos também sofre contínuas mutações; portanto, o apego a algo ou a alguém representa a ilusão da criatura pretensiosa, que acredita deter a marcha dos acontecimentos e tudo reter.

Quando compreendemos o significado da impermanência, percebemos que as coisas mudam o tempo todo e que nada é permanente; pais, cônjuges e filhos assumem novos papéis no quadro da família em reencarnações porvindouras; laços de afeto se renovam e patrimônios trocam de mãos.

Ninguém se livra de perdas e partidas; assim como a alegria, nenhuma amargura será eterna.

Aqueles que aderiram a um modo de viver baseado na rigidez do homem foram de certa forma malsucedidos em suas realizações pessoais e espirituais. No entanto, aqueles que optaram pela evolução, pela transformacão e pelo desenvolvimento tiveram mais sucesso como seres humanos.

Nossa existência não é formada de modo rígido, considerando apenas as experiências do ontem: ela é constituída, sobretudo, nas livres escolhas do momento presente.

🌸🌱🌸
Hammed 
Francisco do Espírito Santo Neto 
Obra: A busca do melhor
🌸🌱🌸

21 de junho

Se as coisas não correram muito bem ontem, não se preocupe; já passou e você não pode fazer mais nada.

Hoje já é outra história: o dia se abre à sua frente intocado e sem manchas, e depende de você fazer dele um dia maravilhoso.

Como é que você começa cada dia?

Lembre-se que ninguém tem nada com isso; depende apenas de você a maneira como seu dia vai se desenrolar.

Tente começar seu dia com paz interior e contentamento, aquietando-se e deixando esta paz o preencher e o envolver.

Não se apresse a começar o dia despreparado e sem harmonia ou você carregará esse estado de espírito pelo dia afora e isso afetará não somente o seu dia, mas também as almas com as quais você entrar em contato.

Depende de você escolher como o seu dia vai ser.

Por que não escolher já?

🌸🌱🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌱🌸






🌸🌱🌸

MENSAGEM DO ESE:

Os trabalhadores da última hora

O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. — Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a vinha. Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma, — disse-lhes: Ide também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. — Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. — Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? — É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.

Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros. — Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. — Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. — Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, — dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor.

Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum; não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. — Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom?

Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (S. MATEUS, cap. XX, vv. 1 a 16. Ver também: “Parábola do festim das bodas”, cap. XVIII, nº 1.)

🌸🌱🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 1.)
🌸🌱🌸

Desistência


Não podemos desistir de ninguém…

Tenhamos paciência, uma, duas, quantas vezes for necessário…

Mais cedo ou mais tarde, a pessoa reconhece o erro.

Não coloquemos rótulos sobre ninguém…

Fulano é obsedado, é incorrigível, é uma alma viciada…

Se Deus desistisse de nós, eu não sei o que seria da Humanidade.

Tratemos todas as pessoas com bondade; o amor pode mais que todas as palavras em nossos lábios…

Ainda estamos capengando…

Ninguém está tão firme, que não possa cair…

Tentemos nos ver nos outros, para que a misericórdia nos inspire as atitudes.

🌸🌱🌸
Chico Xavier
Obra: O Evangelho de Chico Xavier — O próprio (Encarnado)
 🌸🌱🌸

sábado, 20 de junho de 2026

Progresso



Seja a prova qual for, não desistas do bem.

Ao termo de um caminho outra estrada aparece.

Em seguida a um fracasso, há sempre um recomeço.

Problema resolvido dá lugar para outro.

Faze o melhor que possas, trabalha e segue adiante.

Ninguém foge ao progresso conforme as Leis de Deus.

🌵🪴🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra:Assim vencerás
🌵🪴🌵

20 de junho

Como é importante adotar a atitude certa na hora de doar.

Doe sem alarde, com segurança e, acima de tudo, com amor e alegria.

Tudo que é dado de má vontade carrega más vibrações e não resulta em nada de bom.

Certifique-se que tudo que você faz seja feito com amor, mesmo que você não entenda bem porque está fazendo.

A tarefa mais simples pode redundar em resultados surpreendentes e maravilhosos se for feita com amor.

Portanto, deixe o amor fluir livremente em tudo que faz.

Perceba que o que você está fazendo é necessário e que nenhum serviço é pequeno ou insignificante.

Quando todas as almas doam o melhor de si, o peso das responsabilidades não é assumido só por uns poucos.

A carga compartilhada se torna mais leve para todos, ao ponto de se transformar em verdadeira alegria e prazer.

Policie suas atitudes e contribua para a alegria e o bem estar do todo.

🌵🪴🌵
Abrindo
Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🪴🌵







 

🌵🪴🌵

Mensagem do ESE:

A afabilidade e a doçura

A benevolência para com os seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se. Entretanto, nem sempre há que fiar nas aparências. A educação e a frequentação do mundo podem dar ao homem o verniz dessas qualidades. Quantos há cuja fingida bonomia não passa de máscara para o exterior, de uma roupagem cujo talhe primoroso dissimula as deformidades interiores! O mundo está cheio dessas criaturas que têm nos lábios o sorriso e no coração o veneno; que são brandas, desde que nada as agaste, mas que mordem à menor contrariedade; cuja língua, de ouro quando falam pela frente, se muda em dardo peçonhento, quando estão por detrás.

A essa classe também pertencem esses homens, de exterior benigno, que, tiranos domésticos, fazem que suas famílias e seus subordinados lhes sofram o peso do orgulho e do despotismo, como a quererem desforrar-se do constrangimento que, fora de casa, se impõem a si mesmos. Não se atrevendo a usar de autoridade para com os estranhos, que os chamariam à ordem, acham que pelo menos devem fazer-se temidos daqueles que lhes não podem resistir. Envaidecem-se de poderem dizer: “Aqui mando e sou obedecido”, sem lhes ocorrer que poderiam acrescentar: “E sou detestado.”

Não basta que dos lábios manem leite e mel. Se o coração de modo algum lhes está associado, só há hipocrisia. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas nunca se desmente: é o mesmo, tanto em sociedade, como na intimidade. Esse, ao demais, sabe que se, pelas aparências, se consegue enganar os homens, a Deus ninguém engana.

🌵🪴🌵
— Lázaro. (Paris, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 6.)
🌵🪴🌵

sexta-feira, 19 de junho de 2026

O ressentimento


O ressentimento surge quando a raiva causada por uma agressão ou decepção não é expressada nem superada. Guardado no íntimo, ele se transforma em tristeza, frustração e amargura, prejudicando a visão da vida e, segundo a autora, podendo até refletir na saúde física.

Alimentar o ressentimento desequilibra a mente e as emoções, enquanto a compreensão, a tolerância e a humildade ajudam a restaurar a paz interior. Todos erram e decepcionam, pois cada pessoa age conforme seu nível de amadurecimento e suas limitações.

O ressentimento está ligado à falta de amor-próprio e à dificuldade de aceitar os fracassos e as imperfeições da vida. O caminho para superá-lo é desenvolver autoestima, autovalorização e confiança nas próprias capacidades, recomeçando sempre que necessário.

Diante de injustiças ou mágoas, a pessoa procure mudar seus pensamentos, expressar suas emoções de forma saudável e retornar ao estado de serenidade, lembrando que errar e sofrer faz parte da experiência humana, mas que é possível se reerguer sem carregar as marcas do sofrimento.

🌷🌾🌷
Refletindo sobre o ressentimento, da obra de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco, *Autodescobrimento: Uma Busca Interior*
🌷🌾🌷

19 de junho

O que a idade significa para você?

Você tem medo de envelhecer?

Ou você é daqueles que encara tudo positivamente e entende que a fonte da juventude é a sua consciência?

Mantendo sua mente jovem, fresca e alerta, você não envelhecerá.

Se você tem muitos interesses e aproveita plenamente a vida, como poderá envelhecer?

Os seres humanos se limitam ao pensar que os 70 anos sejam o auge da vida.

Pode ser apenas o começo para muitas almas que acordam para as maravilhas da vida, e, acordando, começam a aproveitá-la.

Elimine todos os pensamentos de velhice.

A velhice é somente uma forma de pensamento universal que se solidificou como a casca de uma noz, e é dura de quebrar.

Comece já a reformular seus pensamentos a respeito de idade.

🌷🌾🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌾🌷







🌷🌾🌷

MENSAGEM DO ESE:

Não julgueis, para não serdes julgados. Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado

Não julgueis, a fim de não serdes julgados; — porquanto sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; empregar-se-á convosco a mesma medida de que voz tenhais servido para com os outros. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 1 e 2.)

Então, os escribas e os fariseus lhe trouxeram uma mulher que fora surpreendida em adultério e, pondo-a de pé no meio do povo, — disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher acaba de ser surpreendida em adultério; — ora, Moisés, pela lei, ordena que se lapidem as adúlteras. Qual sobre isso a tua opinião?” — Diziam isto para o tentarem e terem de que o acusar. Jesus, porém, abaixando-se, entrou a escrever na terra com o dedo. — Como continuassem a interrogá-lo, ele se levantou e disse: “Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.” — Em seguida, abaixando-se de novo, continuou a escrever no chão. — Quanto aos que o interrogavam, esses, ouvindo-o falar daquele modo, se retiraram, um após outro, afastando-se primeiro os velhos. Ficou, pois, Jesus a sós com a mulher, colocada no meio da praça.
Então, levantando-se, perguntou-lhe Jesus: “Mulher, onde estão os que te acusaram? Ninguém te condenou?” — Ela respondeu: “Não, Senhor.” Disse-lhe Jesus: “Também eu não te condenarei. Vai-te e de futuro não tornes a pecar.” (S. JOÃO, cap. VIII, vv. 3 a 11.)

“Atire-lhe a primeira pedra aquele que estiver isento de pecado”, disse Jesus. Essa sentença faz da indulgência um dever para nós outros, porque ninguém há que não necessite, para si próprio, de indulgência. Ela nos ensina que não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos. Antes de profligarmos a alguém uma falta, vejamos se a mesma censura não nos pode ser feita.

O reproche lançado à conduta de outrem pode obedecer a dois móveis: reprimir o mal, ou desacreditar a pessoa cujos atos se criticam. Não tem escusa nunca este último propósito, porquanto, no caso, então, só há maledicência e maldade. O primeiro pode ser louvável e constitui mesmo, em certas ocasiões, um dever, porque um bem deverá daí resultar, e porque, a não ser assim, jamais, na sociedade, se reprimiria o mal. Não cumpre, aliás, ao homem auxiliar o progresso do seu semelhante? Importa, pois, não se tome em sentido absoluto este princípio: “Não julgueis se não quiserdes ser julgado”, porquanto a letra mata e o espírito vivifica.

Não é possível que Jesus haja proibido se profligue o mal, uma vez que ele próprio nos deu o exemplo, tendo-o feito, até, em termos enérgicos. O que quis significar é que a autoridade para censurar está na razão direta da autoridade moral daquele que censura. Tornar-se alguém culpado daquilo que condena noutrem é abdicar dessa autoridade, é privar-se do direito de repressão. A consciência íntima, ao demais, nega respeito e submissão voluntária àquele que, investido de um poder qualquer, viola as leis e os princípios de cuja aplicação lhe cabe o encargo. Aos olhos de Deus, uma única autoridade legítima existe: a que se apóia no exemplo que dá do bem. É o que, igualmente, ressalta das palavras de Jesus.

🌷🌾🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 11 a 13.)
🌷🌾🌷

Vivência


Habitualmente perdemos tempo em desgosto inútil, quando nos achamos em antagonismo com alguém ou vice-versa.

Entretanto, vejamos:

Os outros pensam segundo imaginam;

falam o que melhor lhes parece;

fazem o que lhes ocorre aos desejos;

abraçam o que lhes agrada;

adquirem o que estimam;

valorizam o que mais amam;

inclinam-se para aquilo que os atrai;

vivem com quem mais se afinam;

estão no caminho que escolheram;

acham sempre o que procuram.

Isso, porém, não é novidade, porque todos nos padronizamos por diretrizes idênticas; agimos como somos e reagimos, conforme a própria vontade, na condução de nossos impulsos.

A novidade é reconhecer que os outros e nós teremos inevitavelmente aquilo que fizermos.

Alcançando a certeza disso,vale acima de tudo, auxiliarmo-nos reciprocamente, sem queixas uns dos outros, de vez que nenhum de nós consegue aperfeiçoamento próprio senão à custa de numerosas experiências.

À frente da realidade, vivamos com as nossas lições, mantendo a consciência em Paz, e deixemos aos outros o seu próprio dom de aprender e de viver.

🌷🌾🌷
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Respostas da vida
🌷🌾🌷

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Controlar as emoções


Controle Suas Emoções: A Lição de Marco Aurélio para os Dias de Hoje

Em um mundo repleto de pressões, incertezas e mudanças constantes, aprender a controlar as emoções tornou-se uma das habilidades mais importantes da vida. Há quase dois mil anos, o imperador romano Marco Aurélio já compreendia essa verdade e a transformou em um princípio de vida.

Mesmo governando um império cercado por guerras, traições, epidemias e perdas pessoais, ele não permitiu que o caos externo dominasse sua paz interior. Seu segredo não era eliminar as emoções, mas aprender a governá-las.

Marco Aurélio ensinava que não controlamos tudo o que acontece conosco, mas sempre podemos escolher como reagir. A raiva pode surgir, o medo pode aparecer e a tristeza pode bater à porta. Porém, a decisão de alimentar esses sentimentos ou transformá-los em sabedoria está em nossas mãos.

Quantas vezes sofremos por situações que ainda nem aconteceram? Quantas vezes deixamos que a opinião dos outros determine nosso humor? O estoicismo nos convida a voltar nossa atenção para aquilo que realmente podemos controlar: nossos pensamentos, nossas ações e nossa atitude diante da vida.

Controlar as emoções não significa ser frio ou indiferente. Significa desenvolver equilíbrio. É sentir sem se deixar dominar, é agir com consciência em vez de reagir por impulso.

Quando alguém o ofender, pergunte-se: isso merece roubar minha paz?

Quando enfrentar uma dificuldade, reflita: 
o que posso aprender com isso?

Quando o medo aparecer, lembre-se: 
a coragem não é a ausência do medo, mas a decisão de seguir em frente apesar dele.

A verdadeira força não está em vencer os outros, mas em vencer a si mesmo. Quem domina a própria mente encontra liberdade, porque não se torna escravo das circunstâncias.

Marco Aurélio escreveu certa vez:

"Você tem poder sobre sua mente, não sobre os acontecimentos externos. Compreenda isso e encontrará a força."

Essa talvez seja a maior lição para os nossos dias: o mundo pode ser imprevisível, mas a serenidade nasce quando aprendemos a governar o que acontece dentro de nós.

Controle suas emoções. Cultive a calma. E descubra que a maior vitória da vida é conquistar a própria alma.

🦋🍄🦋
Texto inspirado nos ensinamentos estoicos, de Marco Aurélio
🦋🍄🦋

18 de Junho

Ideias e maneiras conflitantes surgirão nos próximos tempos.

Você será testado exaustivamente e depois será deixado por conta própria.

Não tente se agarrar a todo graveto que passar por você.

Recolha se e, em seu interior, retire sua força de Mim e siga seu caminho em paz.

Todas as dúvidas e temores o abandonarão e você se manterá firme e inabalável como uma rocha, apoiando-se nesta sabedoria interior.

Ventos, tempestades podem surgir lá fora, mas não o afetarão.

Eu preciso de você forte e corajoso, certo da verdade interior que ninguém pode lhe tirar.

Não se deixe sugar pelo torvelinho do conflito e da desesperança que existe no mundo atualmente; encontre seu santuário interior e Me reconheça, porque EU SOU a sua âncora, EU SOU o seu santuário.

Deixe que a Minha paz e o Meu amor o preencham e o envolvam.

🦋🍄🦋
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🦋🍄🦋







🦋🍄🦋

MENSAGEM DO ESE:

Utilidade providencial da riqueza. Provas da riqueza e da miséria

Se a riqueza houvesse de constituir obstáculo absoluto à salvação dos que a possuem, conforme se poderia inferir de certas palavras de Jesus, interpretadas segundo a letra e não segundo o espírito, Deus, que a concede, teria posto nas mãos de alguns um instrumento de perdição, sem apelação nenhuma, idéia que repugna à razão. Sem dúvida, pelos arrastamentos a que dá causa, pelas tentações que gera e pela fascinação que exerce, a riqueza constitui uma prova muito arriscada, mais perigosa do que a miséria. É o supremo excitante do orgulho, do egoísmo e da vida sensual. E o laço mais forte que prende o homem à Terra e lhe desvia do céu os pensamentos. Produz tal vertigem que, muitas vezes, aquele que passa da miséria à riqueza esquece de pronto a sua primeira condição, os que com ele a partilharam, os que o ajudaram, e faz-se insensível, egoísta e vão. Mas, do fato de a riqueza tornar difícil a jornada, não se segue que a torne impossível e não possa vir a ser um meio de salvação para o que dela sabe servir-se, como certos venenos podem restituir a saúde, se empregados a propósito e com discernimento.

Quando Jesus disse ao moço que o inquiria sobre os meios de ganhar a vida eterna: “Desfaze-te de todos os teus bens e segue-me”, não pretendeu, decerto, estabelecer como princípio absoluto que cada um deva despojar-se do que possui e que a salvação só a esse preço se obtém; mas, apenas mostrar que o apego aos bens terrenos é um obstáculo à salvação. Aquele moço, com efeito, se julgava quite porque observara certos mandamentos e, no entanto, recusava-se à idéia de abandonar os bens de que era dono. Seu desejo de obter a vida eterna não ia até ao extremo de adquiri-la com sacrifício.

O que Jesus lhe propunha era uma prova decisiva, destinada a pôr a nu o fundo do seu pensamento. Ele podia, sem dúvida, ser um homem perfeitamente honesto na opinião do mundo, não causar dano a ninguém, não maldizer do próximo, não ser vão, nem orgulhoso, honrar a seu pai e a sua mãe. Mas, não tinha a verdadeira caridade; sua virtude não chegava até à abnegação. Isso o que Jesus quis demonstrar. Fazia uma aplicação do princípio: “Fora da caridade não há salvação”.

A conseqüência dessas palavras, em sua acepção rigorosa, seria a abolição da riqueza por prejudicial à felicidade futura e como causa de uma imensidade de males na Terra; seria, ao demais, a condenação do trabalho que a pode granjear; conseqüência absurda, que reconduziria o homem à vida selvagem e que, por isso mesmo, estaria em contradição com a lei do progresso, que é lei de Deus.

Se a riqueza é causa de muitos males, se exacerba tanto as más paixões, se provoca mesmo tantos crimes, não é a ela que devemos inculpar, mas ao homem, que dela abusa, como de todos os dons de Deus. Pelo abuso, ele torna pernicioso o que lhe poderia ser de maior utilidade. É a conseqüência do estado de inferioridade do mundo terrestre. Se a riqueza somente males houvesse de produzir, Deus não a teria posto na Terra. Compete ao homem fazê-la produzir o bem. Se não é um elemento direto de progresso moral, é, sem contestação, poderoso elemento de progresso intelectual.

Com efeito, o homem tem por missão trabalhar pela melhoria material do planeta. Cabe-lhe desobstrui-lo, saneá-lo, dispô-lo para receber um dia toda a população que a sua extensão comporta. Para alimentar essa população que cresce incessantemente, preciso se faz aumentar a produção. Se a produção de um país é insuficiente, será necessário buscá-la fora. Por isso mesmo, as relações entre os povos constituem uma necessidade. A fim de mais as facilitar, cumpre sejam destruídos os obstáculos materiais que os separam e tornadas mais rápidas as comunicações. Para trabalhos que são obra dos séculos, teve o homem de extrair os materiais até das entranhas da terra; procurou na Ciência os meios de os executar com maior segurança e rapidez. Mas, para os levar a efeito, precisa de recursos: a necessidade fê-lo criar a riqueza, como o fez descobrir a Ciência. A atividade que esses mesmos trabalhos impõem lhe amplia e desenvolve a inteligência, e essa inteligência que ele concentra, primeiro, na satisfação das necessidades materiais, o ajudará mais tarde a compreender as grandes verdades morais. Sendo a riqueza o meio primordial de execução, sem ela não mais grandes trabalhos, nem atividade, nem estimulante, nem pesquisas. Com razão, pois, é a riqueza considerada elemento de progresso.

🦋🍄🦋
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 7.)
🦋🍄🦋

Por detrás de uma Lágrima


Não desconsideres a queixa alheia.

Por detrás de uma única lágrima, pode se esconder um grande drama.

Quase sempre, quem conversa contigo não se expõe por inteiro.

Quem te conta o que sofre, antes que se aprofunde em sua história, avalia o grau de confiança que inspiras.

Não lhes faças perguntas indiscretas e nem te deixes levar pela curiosidade enfermiça.

Poupa ao teu interlocutor o constrangimento de desnudar-se.

A caridade genuína não remexe feridas, com o propósito de curá-las.

A pretexto de auxiliar, não queiras saber além do que te é revelado.

Os dramas de teus semelhantes são quase idênticos aos teus.

Se os conheces em ti, é impossível que os ignoras neles.

Sabe interpretar o silencioso pedido de socorro que alguém te envia, sem coragem de se expressar.

Ao amor não cabe a tarefa de inquirir a quem chora.

🦋🍄🦋
Irmão José
Carlos A. Bacelli
Obra: Dias melhores
🦋🍄🦋