sábado, 14 de fevereiro de 2015

DEFICIÊNCIAS




" Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras 
pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.
 E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. 

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.


"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.


"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.


"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.


"A amizade é um amor que nunca morre."

==========
Mário Quintana



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

EM TORNO DO FUTURO


Não precisas procurar adivinhos para saber o que te espera, nem necessitas daqueles outros que te descubram o passado que já conheces pelas próprias tendências.

A vida é o presente vivo e imperecível.

Na tela das horas, somos o ontem que se foi e seremos o amanhã que virá.

A semente plantada resume todas as nossas cogitações em torno do porvir.

Terás o que cultivas.

Não colherás figos na macieira e vice-versa.

Ciente de que todos os pensamentos e atos são sementeiras de destino, seleciona o material que consideres adequado à tua felicidade e centraliza-o no serviço do bem aos semelhantes.

Do que deres presentemente, recolherás os resultados depois.

O futuro começa agora.

Cede hoje à vida o que possuas de melhor e, amanhã, aquilo que a vida tenha de melhor te responderá.
*********************************
Emmanuel
Chico Xavier







quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ESTÁS POBRE?





Bem sabes que a Providência de Deus não se equivoca, jamais.

Consciente de que as Leis dos Céus, que se estabelecem no âmago de cada ser humano, vibram em favor da criaturas em evolução para o Grande Pai, encontrará a pessoa motivos para sempre louvar e agradecer ao Senhor da Vida Abundante.

Não têm sido poucas as vezes em que te amarfanhas, em que te amofinas, pensando na pobreza material que te aflige os dias no mundo, sozinho, ou ladeando os teus entes familiares, chegando muitas vezes a blasfemar.

Reconsidera, então, cada lance do teu caminho evolutivo, como sendo a resposta que a vida te oferece, em razão de tudo o que plantaste, do que semeaste pelos territórios da existência.

O bem-estar material no mundo, incontestavelmente importante para o ser, com certeza era o de que não poderias fruir, de modo a te quitares com teu pretérito de mau uso, de abusos, de imoderações, sem qualquer respeito à vida.

Ao pensar na faixa da tua material pobreza, verás que não é fácil tal expiação, e, do mesmo modo, não deve ser simples albergar as riquezas do mundo.

A pobreza na Terra representará ensejo de exercitar-se a paciência, a morigeração dos hábitos, a solidariedade. Não cobices, nem invejes o que detêm tantos pertences, tantos haveres na Terra.

Sem dúvida eles carregam sobre os ombros, mesmo que disso não se apercebam, as suas cruzes-oportunidades, que nem sempre conseguem aproveitar.

Compenetra-te de que os pobres que se mostram verdadeiramente mendigos, miseráveis, são, propriamente, os pobres de valores ético-morais, aqueles que pensam que são os donos do mundo, os que se supõem superiores aos outros tão só pelas coisas passageiras que detêm.

Entrementes, Jesus exaltou um tipo de pobres que obteriam felizes recompensas, caso lograssem superar as dimensões morais terrenas: os que são pobres, são simples, são desataviados, são despojados, em espírito.

Jesus exalçou aqueles que são capazes de não se permitirem dominar pelas coisas eminentemente passageiras, aproveitando os recursos do mundo terreal para operarem conquistas espirituais de largo porte.

Não te angusties quando te vejas materialmente sem tantos recursos. Trabalha, luta, prossegue, na certeza de que estás a caminho da autossuperação.

Os teus esforços serão recompensados, a princípio pela sensação de paz íntima, paz de quem faz a sua parte, e, depois, pelo encontro com o que anelas, pois, mais hoje, mais amanhã, àquele que bate se lhe abrirá... como ensinou o Celeste Amigo.
************************************
J. Raul Teixeira, pelo Espírito Camilo





quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Vida e Amor




Ante as provas do mundo a que a vida te lance,

Não te sintas a sós, alma querida,

O amor é a luz os Céus, em toda parte,

Para a sustentação a própria vida.
*

Se algo te fere o coração ou pisa o sonho,

Não chores, nem te inclines para trás,

Ama, serve e prossegue construindo

Que o bem se te fará conforto e paz.
*

Fui ao campo aprender simplicidade

E admirada vi, de alma surpresa,

Que toda a evolução do homem se realiza

Pelo extremado amor da natureza.
*

O Solo me explicou:- Há milênios recolho

Lixo, pancadaria, lodo e estrume

Mas devo responder aos golpes recebidos

Com celeiros de pão e vagas de perfume.
*

A Pedreira me disse:- o martelo me oprime,

A dinamite me estraçalha e arrasa

Para doar ao homem segurança,

Na proteção de sua própria casa.
*

Ouvi, no subsolo, a raiz da Roseira

A esclarecer-me sem quaisquer rancores:

- Ouço dizer que tenho rosas lindas,

Mas nunca vi as minhas próprias flores.
*

Disse o Minério Bruto: - sei que o fogo

Purificar-me-á, de pedaço em pedaço,

Enviando-me ao corpo do Progresso

Por vínculos de apoio e nervos de aço...
*

Então reconheci que, em toda a Terra,

Do recurso mais nobre aos mais plebeus

A vida inteira brilha e se aprimora

Sobre o amor e o perdão da grandeza de Deus.
***********************
 Maria Dolores
Chico Xavier





terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

5 Itens de Joanna de Ângelis



Joanna de Ângelis recomenda cinco itens para elevar nosso pensamento, meditando sobre eles:

1- a vida é bela;

2- eu nasci para amar;

3- eu vivo para , servir;

4- o mal que me fazem não me faz mal, o mal que me faz mal é o mal que eu faço, porque me torna um ser mau;

5- há um sol brilhando dentro de mim.

Divaldo Franco nos explica cada um desses tópicos:


1 - A vida é bela 

Se nós observamos a paisagem, ela é encantadora. Nas muitas vezes que estamos com os óculos da melancolia, vemo-la de uma forma triste e depressiva, mas não é a paisagem; quando estamos alegres, um poço de lama pútrida apresentasse-nos como uma oportunidade de transformar o jardim; quando estamos tristes, a fonte cantante parece um olho que verte lágrimas de dor. A paisagem é a mesma; nossa disposição de fitá-la é que torna essa paisagem luminescente ou sombria. Então, quando colocamos o santo óleo do amor no coração e as lentes transparentes da alegria, a vida é sempre bela.

2 - Eu nasci para amar


Todos nós nascemos para amar. Ocorre que em nosso trânsito evolutivo nosso egoísmo leva-nos a querer ser amados e negociamos o amor. O amor para nós só tem sentido se houver uma resposta, e então isso não é amor. O amor é como perfume, ele exterioriza. É claro que em nosso sentido de humanidade gostaríamos de receber a resposta, mas não é tão importante, porque as pessoas que recebem respostas afetivas nem sempre são plenas, tornam-se caprichosas e cada vez querem mais. Então, quando do nós amamos, sempre a vida responde, porque o ato de amar é uma forma de ser feliz. A vida é uma canção de serviço: todo aquele que não vive para servir ainda não aprendeu a viver.

3 - Eu vivo para servir


O Rotary tem um pensamento extraordinário: aquele que não vive para servir, não serve para viver. A mim, apesar da beleza, me parece um tanto pessimista; eu o substituiria: aquele que não vive para servir, não merece viver. Então, eu diria, ainda, que não aprendeu a viver, porque a gente aprende a viver quando se torna útil, quando a gente sabe que a vida tem um sentido, que a vida tem um significado.

4 - O mal que me fazem não me faz mal, o mal que me faz mal é o mal que eu faço, porque me torna um ser mau

Invariavelmente nós valorizamos mais o mal do que o Bem. Há uma bela história de psicologia:
Um professor foi dar uma aula de avaliação comportamental e chegando na classe estendeu sobre o quadro de giz um imenso lençol alvo; depois tomou de um pincel e na ponta do lençol colocou pequena mancha, e perguntou aos alunos: que veem? Todos, em uníssono: uma mancha! Ninguém viu o lençol. A mancha era mil vezes menor que o lençol; é a tendência para ver desenfocada a realidade. Ninguém sequer diz: vejo o lençol com uma mancha. É nosso atavismo ver o lado negativo. Por quê? Por causa dos nossos instintos primários.

Os três instintos básicos da vida são: alimentação, repouso e nutrição; por causa deles os animais matam; por causa deles nós também matamos e por esse instinto de ver sempre a supremacia sobre o mais fraco nós adquirimos uma tendência negativista, porque armazenamos mais ideias negativas que positivas e graças a isso nós nos perdemos ante a realidade. Na hora que aprendermos a servir, nós superaremos todos esses condicionamentos, e se não recebermos respostas é porque nosso serviço não foi tão profundo que mudasse a estrutura daquele ou do lugar a que estaremos servindo.

Em realidade, quando alguém não gosta da gente, o problema não é nosso, é da pessoa. Se alguém fala mal de nós, há de ter um fator de desequilíbrio de quem fala: há inveja, há competição, há insensatez, o desejo de superar, ou simplesmente uma alma atormentada. Então, se alguém não gosta de nós, o problema é da pessoa.

Mas quando nós não gostamos de alguém o problema é nosso. Porque nós é que não estamos bem, nós é que estamos doentes, daí o mal que me fazem não me faz mal, porque a vibração negativa só encontra apoio quando há consonância; se eu me mantiver acima da faixa vibratória daquele que não gosta de mim, não há um plugue para a fixação da tomada do meu sentimento, então, seu mal não me atinge; mas se eu reagir e descer ao mesmo nível, então aí o mal me faz mal. Agora, o mal pior não é aquele que nos fazem, é o que nós fazemos, porque nos torna pessoas más; daí, nós devemos encetar todo esforço para nunca retribuir o mal com o mal.

Quando alguém nos persiga, calunie e até minta, acusando-nos por coisas que jamais passaram por nossa mente, porque as mentes são muito férteis e há um ângulo da psicologia, no capítulo das patologias, a mentira, a pessoa sempre mente e quando percebe que seu objetivo não logrou, a pessoa cria coisas que não existem, mas na mente dele acontecem; é o transtorno psicológico: ele vê o que existe dentro de si; nós não devemos reagir, devemos agir, deixar que o tempo responda, porque a pessoa também vai amadurecer, vai viver, vai aprender com a vida e merece amor, porque amar a quem nos ama é muito fácil, amar a quem nos hostiliza ou não simpatiza conosco, esse é o grande desafio.

5 - Há um sol brilhando dentro de mim
Há um sol que brilha dentro de nós: é a presença do amor, porque normalmente o sol brilha fora e nós, que estamos no meio, projetamos sombra; quando instalamos o sol do amor dentro de nós, na crença, na beleza, nós nos tomamos uma lâmpada que irradia em todas as direções.

Conclusão:

Então, a vida é bela, como diz Joanna de Ângelis; eu nasci para amar, e a gente, quando nasce para amar, tem sempre que fazer alguma coisa para que o mundo se torne digno de ser amado. Eu nasci para servir; então, estamos aqui com um objetivo superior; o mal que me fazem não me faz mal, porque toda vez que alguém pensa em mim negativamente, isso deve constituir um estímulo para que eu avance na direção do bem; e o sol que brilha dentro de nós é a presença do amor.
************************
(Fonte: Revista Visão Espírita, nº 17 - coluna Diálogo Franco)




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Mini-depósitos


Uma frase de louvor para quem trabalha.

Silenciar reclamações mesmo justas.

Abster-se de falar em momentos de irritação.

Repetir sem alteração de voz qualquer informação para a pessoa que não esteja ouvindo corretamente.
Adicionar esperança e otimismo à conversação.
Omitir as chamadas "verdades desagradáveis" sem benefícios para ninguém.

Evitar perguntas claramente desnecessárias.

Calar os defeitos do próximo.

Ouvir o interlocutor sem desviar-se do assunto.

Silenciar gracejos e ironias.

Falar motivando as criaturas para o Bem.

Cultivar gentileza.

Observar respeito pelas tarefas alheias.

Deixar aos outros o direito de descobrirem as suas próprias realidades, sem qualquer ingerência nos assuntos que lhes pertençam à vida.

Negar-se a pejorativos e brincadeiras com essa ou aquela dificuldade orgânica, seja de quem for.
Querer os amigos em regime de liberdade.
Prestar serviço espontâneo.

Auxiliar sem ferir.

Admirar sem invejar.

Diminuir a tristeza ou suprimi-la onde a tristeza possa existir.

Compreender as lutas e problemas dos outros sem mostrar-se superior a quem sofre.

Alguns instantes de presença afetuosa onde alguém necessite de reconforto.

Auxiliar a uma criança difícil sem censuras posteriores.

Podar sem alarde problemas que existam ou que possam aparecer.

Evitar complicações.

Experimente lançar estes mini-depósitos na Organização Bancárias da Vida
e você receberá lucros surpreendentes pela Carteira do Bem.
**********************
ANDRÉ LUIZ
Chico Xavier






domingo, 8 de fevereiro de 2015

Plantio




Quem planta barulho colhe trovoadas.

Quem cultiva inimizades, enche o celeiro de infortúnios; quem risca o fósforo da indisciplina, recebe as consequências da ignorância. (Lei de Causas e Efeitos).

A lei é justa, de tudo que damos recebemos na mesma dimensão.

Toda perversidade tem o seu salário ilusório e acumula tristeza.

Quem pratica o mal, vive, em primeira mão, a sua aridez; somente o bem tem o poder de eliminá-lo.

O ignorante é imediatista; o sábio, em termos de eternidade.

Planta justiça de modo que o teu esforço não seja motivo de revolta, mas nunca faça justiça com as tuas próprias mãos.

Cultiva o ambiente de igualdade, sem querer confundir os degraus da evolução; os peixes vivem na água, e as aves, no ar.

Sente a justiça como justiça divina, e, aos poucos, nascerá em ti o amor.

Pregar o Evangelho, no dizer do próprio livro, não é oprimir consciências, como um gravador humano; é esforçar-se para viver os preceitos do Cristo, na dignidade peculiar ao amor. Quem se afina com o bem, em qualquer lavoura em que se dispôs a cultivar, é o verdadeiro pregador da justiça, usando, no tempo em que vive, o que a evolução lhe pede.

Enterra no solo do teu coração os germes da fraternidade, e faze dele um campo de lazer. Transforma-te em jardineiro dos teus sentimentos elevados e essa tua disposição transmutar-se-á em flores de luz, que exalam o perfume da paz.

Se ainda te revoltas contra os acontecimentos indesejados no mundo, contra os teus sofrimentos e os dos outros, se ainda invejas posições alheias, tem cuidado com o que se passa por dentro de ti. Há algo errado no teu modo de ser. Não queiras modificar o que o destino orienta; não gastes o teu tempo somente vendo o mal; o fruto podre tem uma semente, que nasce. Cuida dela.

Sê manso como as pombas e prudente como a serpente. Não te dediques às coisas más.

Pense nisto! As coisas de Deus estão sempre certas. Procure entendê-las.
************************
CARLOS