sábado, 5 de maio de 2012

Críticas




Diante dos acontecimentos chocantes do dia-a-dia e face a determinados comportamentos equivocados que recebem aplauso geral, vem-te a tentação de criticar.

Algumas palavras bem colocadas, e serão suficientes para desmascarar mandatários inescrupulosos e indivíduos subservientes de conduta vil.

Quase todas as pessoas do círculo onde eles se movimentam, conhecem-lhes as falhas. Não obstante, sorriem com falsa anuência em relação à sua forma de viver, quase os detestando.

Tu, que procuras ser honesto contigo mesmo e com o teu próximo, ficas magoado, desejoso de te referires às deficiências que caracterizam essas pessoas e esses fatos.

Este procedimento em nada ajudará aos criticados, que se irritarão, carregando-se de ódio contra ti e passando a perseguir-te, piorando ainda mais a situação.

A crítica ácida, inspirada pela revolta ou pelo ressentimento, não contribui para a mudança delas ou das ocorrências examinadas.

Ninguém gosta de sofrer críticas, mesmo quando merecidas.

A palavra gentil de ajuda e de esclarecimento produz melhor efeito do que a acusação, irada, a censura severa.
A tua melhor maneira de criticar o erro será agir com acerto, diferenciando-te pela forma de atuar, em relação àquele que se comporta irregularmente.

A força da retidão se expressa pela conduta, muito mais do que através das palavras.

Evita a crítica, forma sutil de vingança e, não raro, de despeito sórdido.

A tua vida deve tornar-se uma lição viva de correção e dignidade, sem que estejas apontando os erros e debilidades alheios.
===================
Joanna de Ângelis
 





sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Grupo




Não olvides que somos partes de vasto grupo de almas, como pontos integrantes de um círculo.

Além da família consanguínea temos a equipe espiritual a que nos imanizamos pelos mais fortes laços do coração.

Ninguém odeia sem haver amado profundamente e ninguém experimenta animosidade sem haver conhecido antes a bênção da simpatia.

Por isso mesmo, os desafetos constituem também forças de nosso conjunto, que não podemos eliminar de pronto e ainda por essa razão que o santuário doméstico ou a oficina de trabalho são sempre preciosos educandários em que sombras e luzes se misturam para nós com acúleos e flores.

Aprendamos com Jesus a usar a química do amor, na intimidade do pensamento, praticando, cada dia, pequeninos exercícios de tolerância se nos propomos efetivamente a atingir a fraternidade que nos arrojará aos luminosos cimos da vida.

Reconheçamos que todos os obstáculos são medidas de nossa fé e que todas as dores são oportunidades de engrandecimento individual e, fortalecendo o carinho onde já existia a confiança e exaltando a plantação da bondade onde ainda repontem os espinheiros da aversão, saibamos viver o amor que o Cristo nos ensinou, na certeza de que nossos mínimos atos de renunciação e ternura, de entendimento e gentileza, de auxílio e generosidade, representam decisivo esforço espiritual, não apenas em nossa elevação, mas, também, no erguimento salvador de nosso grupo inteiro.

****************
Emmanuel




quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entendendo o Semelhante


Por que o ser humano encontra tanta dificuldade para conviver com seus semelhantes?
 
Será tão complicado entender que todas as pessoas querem simplesmente viver da melhor forma possível?

Mas, na verdade, é justamente este o problema, pois para que a vida de cada pessoa se torne melhor são necessários parâmetros de comparação entre o ontem, o hoje e o amanhã e, desta forma, as pessoas acabam buscando modelos de vida e felicidade muitas vezes inapropriados levando em consideração aspectos efêmeros.

Os conceitos de felicidade ainda estão baseados principalmente em "ter", enquanto deveriam estar focados em "ser".

A busca da felicidade deve estar pautada prioritariamente no entendimento e aceitação das pessoas como realmente elas são e somente assim poderemos estar iniciando a jornada pelo conhecimento da essência da vida e consequentemente buscando nosso autoconhecimento.

Os que já lograram tal intento são aqueles que vivenciam o "eles" em lugar do "eu" e do "nós".

Para esses, o semelhante é a comunidade planetária, a verdadeira pátria que é o Planeta Terra.

Se o homem procura pautar sua vida pelos conselhos sábios do Grande Criador e se esforça para trabalhar em prol de sua evolução espiritual, certamente, poderá atingir o entendimento do vosso semelhante.

Se este sentimento for sincero, poderemos estar preparados para aceitar muitas atitudes alheias à nossa vontade.

Se nossa postura estiver baseada em uma conduta verdadeira, poderemos progredir no caminho do entendimento e da resignação.

Nada é mais engrandecedor do que ouvirmos críticas e imediatamente estarmos preparados para uma auto-análise tranquila e desta forma estaremos exercitando nosso autocontrole.
 
Assim, é necessário que não se dê guarida aos maus pensamentos, àqueles que nos fazem perder o equilíbrio e nos afastam do caminho que desejamos seguir, da conduta que temos por hábito adotar, no intuito de conseguir vitórias espirituais. 
Temos de buscar o equilíbrio entre o que desejamos e por que o desejamos e, então, poderemos "libertar o espírito por meio da matéria e a própria matéria por meio do espírito", ou ainda, fazer do fixo o volátil e do volátil o fixo, onde não se pode fazer cada etapa independentemente.
 

Pense nisso!

Paz e Luz em seu coração!
============================

Affonso Celso Gonçalves Jr.