sábado, 27 de janeiro de 2024

Crítica e elogio



Afaste de si o veneno da lisonja. 

Não creia naqueles que o elogiam sem motivo.

 Prefira ouvir uma crítica honesta, a um galanteio vazio. 

A crítica aos nossos atos poderá trazer-nos o alerta de que necessitamos para corrigir-nos. 

O elogio fácil nos amolece e ilude. 

E nada existe de mais frágil que uma criatura iludida a seu próprio respeito.

🌹🌿🌹
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌹🌿🌹

27 de janeiro

Você percebe que, através do que você faz e da maneira como você vive e pensa, você pode ajudar ou atrapalhar o estado do mundo?

Não se deixe mais atrair pelo rodamoinho de caos e confusão, de destruição e devastação, e comece agora a se concentrar na maravilha e na beleza do mundo à sua volta.

Agradeça por tudo.

Abençoe todas as almas que você contatar.

Recuse-se a ver o que existe de ruim nas pessoas, coisas e acontecimentos, e procure sempre pelo que há de melhor.

Não seja como o avestruz, escondendo a cabeça na areia e se recusando a encarar a realidade do mundo.

Simplesmente procure e concentre-se no que há de melhor em tudo e em todos. Você é um pequeno mundo dentro de você mesmo.

Existindo paz, harmonia, amor e compreensão, bem dentro do seu pequeno mundo, você refletirá tudo isso para o mundo à sua volta.

E quando você conseguir isto, estará começando a ajudar toda a condição atual do mundo.

🌹🌿🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌿🌹






🌹🌿🌹

MENSAGEM DO ESE:

Felicidade que a prece proporciona

23. Vinde, vós que desejais crer. Os Espíritos celestes acorrem a vos anunciar grandes coisas.

Deus, meus filhos, abre os seus tesouros, para vos outorgar todos os beneficios. Homens incrédulos! Se soubésseis quão grande bem faz a fé ao coração e como induz a alma ao arrependimento e à prece! A prece! ah! como são tocantes as palavras que saem da boca daquele que ora! A prece é o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixões.

Filha primogênita da fé, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus. No recolhimento e na solidão, estais com Deus. Para vós, já não há mistérios; eles se vos desvendam. Apóstolos do pensamento, é para vós a vida. Vossa alma se desprende da matéria e rola por esses mundos infinitos e etéreos, que os pobres humanos desconhecem.

Avançai, avançai pelas veredas da prece e ouvireis as vozes dos anjos. Que harmonia!

Já não são o ruído confuso e os sons estrídulos da Terra; são as liras dos arcanjos; são as vozes brandas e suaves dos serafins, mais delicadas do que as brisas matinais, quando brincam na folhagem dos vossos bosques. Por entre que delícias não caminhareis! A vossa linguagem não poderá exprimir essa ventura, tão rápida entra ela por todos os vossos poros, tão vivo e refrigerante é o manancial em que, orando, se bebe.

Dulçurosas vozes, inebriantes perfumes, que a alma ouve e aspira, quando se lança a essas esferas desconhecidas e habitadas pela prece! Sem mescla de desejos carnais, são divinas todas as aspirações. Também vós, orai como o Cristo, levando a sua cruz ao Gólgota, ao Calvário. Carregai a vossa cruz e sentireis as doces emoções que lhe perpassavam nalma, se bem que vergado ao peso de um madeiro infamante. Ele ia morrer, mas para viver a vida celestial na morada de seu Pai.

🌹🌿🌹
- Santo Agostinho. (Paris, 1861.)
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌹🌿🌹

DIÁLOGO NO LAR


Destaca-se na atualidade terrestre a convivência por instrumento de harmonia nas relações humanas.

Entendimento de nação a nação, de grupo a grupo.

Raros companheiros, porém, reconhecem por enquanto a legitimidade da indicação para a segurança doméstica.

Temos no mundo a escola em que se verifica a administração do ensino, entre professores e alunos; o foro para a troca de alvitres, entre magistrados e os que recorrem à justiça; o consultório para o intercâmbio de informações entre o médico e o doente; o mercado destinado aos ajustes recíprocos, nos domínios da oferta e da procura.

Porque não manter no lar o ponto de encontro dos corações que compõem a equipe familiar?

Observa a importância da palavra compreensiva e oportuna, quando funciona em teu benefício, na solução dos empeços da vida, e não sonegues em caso o pagamento do imposto verbal do amor que todos devemos uns aos outros, no instituo da evolução.

Não importa a idade física de teus filhos ou tutelados.

Ausculta-lhes as tendências e aspirações, oferecendo-lhes na frase amiga a luz de tuas próprias experiências, de modo a auxiliá-los, tanto quanto possível, a sentir raciocinando e a discernir o rumo exato que se lhe descerre à frente, nas sendas que lhes caiba trilhar.

Não importa que teus pais ou orientadores, em família, se mostrem nessa ou naquela posição diferente, no calendário que rege a existência corpórea.

Anota-lhes os pontos de vista e dá-lhes no veículo do carinho e do respeito quanto sabes e apenas de melhor, relativamente aos problemas da vida, para que semelhantes valores se lhes incorporem ao patrimônio espiritual.

Todavia, não deixes o diálogo amigo tão-somente para os dias de aflição, quando a crise haja surgido, estabelecendo desastre e sofrimento nos trilhos da experiência doméstica.

Mantém o hábito de conversar frequentemente com os seres amados, praticando a caridade da cortesia e da tolerância, e reconhecerás sem dificuldade que, muitas vezes, alguns simples minutos de diálogo afetuoso, na paz do cotidiano, conseguem realizar verdadeiros prodígios de tranquilidade e segurança, francamente inabordáveis por longos e longos meses de azedume ou de discussão.

🌹🌿🌹
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vida em vida
🌹🌿🌹

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Decálogo do cotidiano







 
 



🌼🌱🌼
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Páginas de fé
🌼🌱🌼

26 de janeiro

Você não poderá criar algo novo mantendo-se imerso no que é velho.

Um recém-nascido não pode se manter ligado à mãe; o cordão umbilical tem que ser cortado para que ele se torne um ser independente.

O mesmo acontece com esta vida espiritual.

A partir do momento em que você decide trilhar o caminho espiritual e viver de acordo com o Espírito, você tem que se desligar totalmente da sua antiga maneira de viver.

Você não pode ficar com um pé em cada mundo.

A escolha é sua.

Que não haja retorno nesta decisão.

Siga sempre em frente.

Quando a caminhada ficar difícil, talvez você deseje voltar aos "bons velhos tempos".

Mas não há volta nesta vida.

O bebê não pode voltar para dentro de sua mãe quando a vida fica dura demais.

Um pintinho não pode voltar para sua casca e uma borboleta não volta para sua crisálida.

A vida não pode andar para trás.

Tem que andar para a frente, sempre para a frente.

🌼🌱🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌱🌼



🌼🌱🌼

MENSAGEM DO ESE:

Os tormentos voluntários

Vive o homem incessantemente em busca da felicidade, que também incessantemente lhe foge, porque felicidade sem mescla não se encontra na Terra. Entretanto, mau grado às vicissitudes que formam o cortejo inevitável da vida terrena, poderia ele, pelo menos, gozar de relativa felicidade, se não a procurasse nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes, isto é, nos gozos materiais em vez de a procurar nos gozos da alma, que são um prelibar dos gozos celestes, imperecíveis; em vez de procurar a paz do coração, única felicidade real neste mundo, ele se mostra ávido de tudo que o agitará e turbará, e, coisa singular! o homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar.

Haverá maiores do que os que derivam da inveja e do ciúme? Para o invejoso e o ciumento, não há repouso; estão perpetuamente febricitantes. O que não têm e os outros possuem lhes causa insônias.

Dão-lhes vertigem os êxitos de seus rivais; toda a emulação, para eles, se resume em eclipsar os que lhes estão próximos, toda a alegria em excitar, nos que se lhes assemelham pela insensatez, a raiva do ciúme que os devora. Pobres insensatos, com efeito, que não imaginam sequer que, amanhã talvez, terão de largar todas essas frioleiras cuja cobiça lhes envenena a vida!

Não é a eles, decerto, que se aplicam estas palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados”, visto que as suas preocupações não são aquelas que têm no céu as compensações merecidas.

Que de tormentos, ao contrário, se poupa aquele que sabe contentar-se com o que tem, que nota sem inveja o que não possui, que não procura parecer mais do que é. Esse é sempre rico, porquanto, se olha para baixo de si e não para, cima, vê sempre criaturas que têm menos do que ele. É calmo, porque não cria para si necessidades quiméricas. E não será uma felicidade a calma, em meio das tempestades da vida?

🌼🌱🌼
— Fénelon. (Lião, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 23.)
🌼🌱🌼

Inutilidades


Porque está guardando tantas coisas inúteis?

Para que tantas coisas em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios?

Distribua tudo aquilo que lhe não está servindo, para que sua alma não fique pesada demais,
quando se afastar da Terra.

"O coração do homem está onde está seu tesouro".

Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar voo para as regiões bem-aventuradas.

🌼🌱🌼
Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
🌼🌱🌼

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Templo doméstico



Não resolve usar gentileza apenas na rua. É preciso ser gentil em casa.

Não resolve exaltar o perdão apenas em público. É preciso perdoar na intimidade do lar.

Não resolve propagar o amor apenas no grupo religioso. É preciso amar no templo doméstico.

Não resolve anunciar a caridade apenas aos outros. É preciso ser caridoso em família.

Não resolve exibir compreensão apenas aos estranhos. É preciso compreender os parentes.

Não resolve aparentar humildade apenas em ocasiões especiais. É preciso ser humilde no dia a dia.

Não resolve mostrar bondade apenas na assistência aos necessitados. É preciso ser bom com os mais próximos.

Não resolve divulgar o bem apenas na tribuna. É preciso expurgar o mal do coração.

Não resolve viver de aparências. A hipocrisia é clima propicio à atuação de Espíritos perversos.

Não te esqueças, pois, do esforço constante na renovação íntima, porque, no que diz respeito à influência espiritual, é oportuno e verdadeiro inverter o provérbio: "Dize-me quem és e te direi com quem andas".

🌸🌿🌸
- André Luiz 
Psicografia: Antonio Baduy Filho
Obra: Vivendo o Evangelho, Vol II

🌸🌿🌸

25 de janeiro

Não permita fantasias em sua vida espiritual.

Esta é uma vida muito real e prática, cheia de fatos excitantes e expectativas.

Espere que o impossível se torne possível.

Espere que aconteça milagre após milagre simplesmente porque você está vivendo e demonstrando as Minhas leis divinas.

Quando você vive pelas Minhas leis, qualquer coisa pode acontecer a qualquer hora, porque você está em sintonia com poderes superiores e está trabalhando num nível superior de conscientização.

Você é um com a Mente Universal, um coMigo.

Quando não existe separação e nós estamos trabalhando como se fôssemos um, tudo se torna possível.

Por isso, sintonize-se.

Comece o dia entrando em sintonia coMigo através da quietude, da paz interior e da serenidade que nada pode destruir.

Um sensível instrumento de cordas deve ser afinado antes de ser tocado.

Quanto ainda você terá que se afinar cada dia antes que você entre no tom e comece a tocar a sua parte na orquestra da vida?

🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸




 

🌸🌿🌸

MENSAGEM DO ESE:

A fé humana e a divina

No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros; é a consciência que ele tem das faculdades imensas depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam pela ação da sua vontade.

Até ao presente, a fé não foi compreendida senão pelo lado religioso, porque o Cristo a exalçou como poderosa alavanca e porque o têm considerado apenas como chefe de uma religião. Entretanto, o Cristo, que operou milagres materiais, mostrou, por esses milagres mesmos, o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação. Também os apóstolos não operaram milagres, seguindo-lhe o exemplo? Ora, que eram esses milagres, senão efeitos naturais, cujas causas os homens de então desconheciam, mas que, hoje, em grande parte se explicam e que pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornarão completamente compreensíveis?

A fé é humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio, que se lança à realização de algum grande empreendimento, triunfa, se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não há maus pendures que se não chegue a vencer.

O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.

Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas.

🌸🌿🌸
Um Espírito Protetor. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 12.)
🌸🌿🌸

FÉ E CARIDADE


Dizem que toda pessoa de fé viva sofre, incessantemente, nas obras da caridade, em nome do Cristo, no entanto, vale explicar porque isso acontece.

- Espíritos pessimistas aceitam a derrota de quaisquer iniciativas, antes de começá-las.

- Egoístas moram nas próprias conveniências.

- Tíbios desrespeitam as horas.

- Frívolos vivem agarrados à casca das situações e das coisas.

- Oportunistas querem vantagens e lucros imediatos.

- Vaidosos desconhecem, propositadamente, a necessidade dos outros.

- Impulsivos criam problemas.

Toda pessoa, porém, que confia no Cristo é, consequentemente, alguém que procura servir, assimilando-lhe exemplos e lições, e, por isso mesmo, é indicada por Ele ao
trabalho do bem, de vez que chamar preguiçosos e indiferentes não adianta.

🌸🌿🌸
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Ideal espírita
🌸🌿🌸

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Vivência da felicidade


Você está feliz hoje? Você é uma pessoa feliz?

São duas questões bem distintas, que merecem nossa atenção.

Normalmente, a felicidade é considerada como falta de sofrimento, ausência de problemas e de preocupações.

O conceito, no entanto, é raso, destituído de legitimidade, porque se pode experimentar bem-estar, felicidade, portanto, em situações de dor, assim como diante de problemas e desafios.

Parece um pouco difícil de se aceitar, de início, pois esse entendimento de felicidade como ausência de problemas, de incômodos, ainda está arraigado em nossa alma.

A felicidade é um estado emocional, no qual as questões externas, mesmo quando negativas, não conseguem modificar o sentimento de harmonia.

Da mesma forma, acontecimentos e circunstâncias perturbadoras são incapazes de alterar-lhe a magnitude, porque podem ser administradas e conduzidas a resultados edificantes.

Sempre se considera a infelicidade como a má sorte, a debilidade orgânica, a presença de enfermidade, os problemas financeiros e emocionais, a solidão e a insegurança, deixando transparecer que a felicidade seria o oposto.

Caso as ocorrências não sejam benéficas, propiciando prazer e poder, isso, de maneira alguma pode ser considerado como desgraça ou desar, dependendo, naturalmente, da maneira como sejam encaradas.

Invariavelmente, a situação deplorável de hoje, se bem administrada, transforma-se em dádiva de engrandecimento interior e de compreensão dos acontecimentos existenciais, mais tarde, favorecendo a conquista da felicidade.

Lembremos, por exemplo, dos ascetas, mártires e idealistas.

Quanto mais enfrentam dificuldades melhor sentem-se, agradecendo à vida as aflições que os elevam, que os ajudam a concretizar os objetivos que abraçam e os santificam.

No entanto, para o indivíduo comum, as sensações bem atendidas, o conforto, a conquista de valores amoedados, o experimentar de prazeres contínuos são fenômenos que se convertem em expressões de felicidade...

A postura dos mártires tem a ver com emoções superiores da alma. A outra, diz respeito às sensações dos sentidos físicos de efêmera duração.

Em geral, o sofrimento apresenta-se em todos os setores humanos como desdita ou infortúnio.

Considerando-se, porém, que é inevitável, que sempre se apresentará, devido ao atual momento evolutivo do planeta, faz-se necessário mudar a perspectiva de encará-lo.

Um recurso precioso é a constatação da sua transitoriedade, em face da maneira como deve ser encarado, dando-lhe qualidades positivas de aperfeiçoamento moral, de metodologia que leva à autorreflexão. Ao aprimoramento interior.

A felicidade, desse modo, não é a falta de sofrimento...

Pode-se ser feliz, embora com algum sofrimento, que não descaracteriza o bem-estar e a alegria de viver, propiciadores do estado pleno.

🌸🌿🌸
Redação do Momento Espírita com base no cap. 19 do livro Atitudes renovadas, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

🌸🌿🌸

24 de janeiro

Deixe de pedir ajuda aos outros; procure dentro de você e encontrará socorro.

Vá sempre à Fonte para obter a resposta e não se satisfaça com nada de segunda mão, com nada que não seja do mais alto.

Começando de baixo e trabalhando em direção ao topo, você será limpo e purificado e poderá começar baseado em fundações sólidas que nada, nem ninguém, poderá abalar ou destruir.

Desde que as fundações sejam firmes, você poderá continuar a construir sem preocupações.

Certifique-se para que suas fundações estejam enraizadas e embasadas em Mim, nos ensinamentos do Espírito, e não nos ditames do mundo que estão aqui hoje e amanhã já se foram.

Viva, mova-se e tenha todo o seu ser em Mim.

Deixe que a Minha paz e o Meu amor o preencham e o envolvam.

Eleve seu coração em profundo amor, louvor e gratidão e sinta-se em perfeita paz à medida que você executa a Minha vontade e percorre os Meus caminhos.

🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸



 



🌸🌿🌸

MENSAGEM DO ESE:

O jugo leve

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.”

Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

🌸🌿🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 1 e 2.)
🌸🌿🌸

ORAÇÃO DO APRENDIZ


Senhor!

Em tudo quanto eu te peça, conquanto agradeça a infinita bondade com que me atendes.

Não consideres o que eu te rogue, mas aquilo de que eu mais necessite.

E quando me concederes aquilo de que eu mais precise, ensina-me a usar a tua concessão, não só em meu proveito, mas em benefício dos outros, a fim de que eu seja feliz com a tua dádiva, sem prejudicar a ninguém.

🌸🌿🌸
Por: André Luiz
Do livro: Aulas da Vida
Médium: Francisco Cândido Xavier
🌸🌿🌸

A Resposta


O homem desesperado alcançou, um dia, a presença do Cristo e clamou:

- Senhor, que fazer para sair do labirinto da Terra?
Tudo sombra...
Maldade e indiferença, angústia e aflição dominam as criaturas que, a meu ver, se debatem num mar de trevas...
Senhor, onde o caminho que me assegure a libertação?

Jesus afagou o infeliz e respondeu, generosamente:

- Filho, ninguém te impede de acender a própria luz.

🌸🌿🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🌸🌿🌸

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Da verdade e do perdão


Verdade lembra uma estrela

Quebrada em montão de lodo,

Cada pessoa que a busca,

Encontra parte do todo.


 Eis a norma da vingança

De formação garantida:

Desculpar sem condições

A quem nos golpeia a vida.


 Não olhes faltas alheias…

Na Terra, em qualquer lugar,

Não há ninguém que não tenha

Alguma conta a pagar.


 Recebe sem amargura

Separação e insucesso,

Se não houvesse mudança,

Não haveria progresso.


 Ensinamento que a vida

Expõe sem qualquer disfarce:

Ninguém procure prender

Quem procura libertar-se.


 Se sofres, pensa no tempo,

O sábio sereno e mudo…

Entrega as mágoas ao tempo

Que o tempo resolve tudo.

🌺🌿🌺
Augusto de Oliveira
Chico Xavier
Obra: Orvalho de Luz
🌺🌿🌺

23 de janeiro

Por que deixar para depois algo que já é sua herança divina?

Eu estou dentro de você, mais próximo que a própria respiração, mais perto que mãos e pés. Você pode aceitar isso?

Ou você ainda tem dúvidas e fica imaginando se isso é possível?

É algo que cada um tem que resolver por si mesmo.

Pode-se falar nisso vezes e vezes seguidas, mas não significa nada até que se esteja pronto a aceitar como verdade e compreender a maravilha do fato.

Ou a Minha presença em você é só um lindo sonho que talvez um dia se torne realidade?

Quanto tempo é desperdiçado com dúvidas e descrenças!

Somente quando se conhece a verdade é que a verdade liberta.

Não basta ouvir, falar, comentar ou ler sobre isso.

A verdade deve morar, se mover e se concretizar dentro de você. Só então ela o libertará e você saberá o verdadeiro significado de liberdade do coração, da mente e do espírito.

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺





🌺🌿🌺

Mensagem do ESE:

Beneficência exclusiva

É acertada a beneficência, quando praticada exclusivamente entre pessoas da mesma opinião, da mesma crença, ou do mesmo partido?

Não, porquanto precisamente o espírito de seita e de partido é que precisa ser abolido, visto que são irmãos todos os homens. O verdadeiro cristão vê somente irmãos em seus semelhantes e não procura saber, antes de socorrer o necessitado, qual a sua crença, ou a sua opinião, seja sobre o que for.

Obedeceria o cristão, porventura, ao preceito de Jesus-Cristo, segundo o qual devemos amar os nossos inimigos, se repelisse o desgraçado, por professar uma crença diferente da sua?

Socorra-o, portanto, sem lhe pedir contas à consciência, pois, se for um inimigo da religião, esse será o meio de conseguir que ele a ame; repelindo-o, faria que a odiasse.

🌺🌿🌺
— S. Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 20.)
🌺🌿🌺

Teu desafeto


Concede uma nova oportunidade ao teu desafeto, facilitando-lhe a aproximação.

Mantém-te receptivo.

É possível que ele tenha mudado de opinião, reconhecido o erro, e esteja aguardando ensejo.

Todos nos enganamos, e desejamos ocasião para nos reabilitarmos.

Se te encerras na mágoa e nada mais queres com ele, a tua é uma postura igual ou mais censurável que a dele.

Não deixes que um capricho do amor-próprio ou do orgulho ferido te roube uma excelente oportunidade de ser vencedor em ti mesmo.
🌺🌿🌺
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
🌺🌿🌺

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

O queixoso



Como tantos, o caso de Argemiro Zaqueu é o seguinte:

Ele embarafustou no templo espírita e se postou diante do diretor da casa, o velho Epifânio Calístrato, choramingando…

— Ai de mim!… O senhor é o presidente da casa, não é?

E, antes que Calístrato respondesse, prosseguiu:

— Pois é… Pessoa que sofre como eu, o senhor nunca viu. Já não aguento mais. É uma penação sem fim, dia e noite… Já me tratei de muitos modos, remédio não dá conta… Saio da cama, toda manhã tremendo, tremendo… Vejo vultos rondando o aposento, ouço vozes, procuro saber quem é, não acho ninguém. É um enfaramento de tudo e de todos, que nem sei explicar… Quando olho para a coitada de minha mulher, noto a presença de outra pessoa nela… Pessoa que os demais não enxergam… O senhor sabe como é… Fico atordoado, perco a cabeça, atormentado por vozes e mais vozes… Se bebo café ou se tomo qualquer refeição, desconfio de veneno, como se alguém estivesse soprando ideias estranhas sobre o meu pensamento… Não sei o que fazer de minha vida… Como devo agir, Seu Calístrato?

Epifânio tomava posição para responder e chegava a colocar a primeira palavra na comissura dos lábios; entretanto, Zaqueu voltava à carga:

— Ah! esqueci-me de dizer… Se alguém chega em casa, alguém que não seja da família, sinto o coração batendo acelerado e corro a esconder-me… Tenho medo de qualquer novidade. Profissão, já larguei… Via tanta gente que ninguém via na repartição e conversava tanto, sozinho, que o melhor para mim foi licença… Sou um homem desprezado… Todos fogem de mim… Meus dois filhos perderam o respeito e gritam na minha cara… Minha mulher, por duas vezes, já me levou à internação em casa de saúde, mas não melhorei… Seu Calístrato, que posso fazer?

Epifânio debalde tentava dizer alguma coisa, porque Zaqueu lhe impunha silêncio, lastimando:

— Ainda não contei o que passo na rua… Basta pôr o pé fora da porta e começa nova perturbação… É um pavor de tudo que nada contém… Se um amigo me toca, de leve, penso que vou morrer. Carro, não consigo olhar de perto… Barulho de máquina, não suporto… Em toda esquina, tenho a impressão de que pessoas ocultas gargalham com sarcasmo, zombando de mim… Ajude-me, Seu Calístrato!…

O interlocutor empenhava esforço para dizer qualquer coisa; no entanto, Zaqueu avançava:

— Escute… Quero ainda falar sobre a noite… Anseio descansar, mas quem diz que eu durmo? Tudo roda em meu quarto… Se passo por ligeira madorna, alta madrugada, é aflição em cima de aflição, pois vejo inimigos de carranca terrível, levantando punhais… Grito, contorço-me desesperado, até que alguém me acorde… E quando me vejo desperto, as vozes me rodeiam, afrontando-me com injúrias… Daí, levanto-me sem saber se estou louco… Por amor de Deus, tenha dó de mim, Seu Calístrato!…

O generoso amigo deu-se pressa em falar e ponderou:

— Bem, meu caro, tudo indica que seu caso é mediunidade, exigindo estudo… Venha à nossa reunião de amanhã e procuremos trabalhar juntos.

— Trabalhar? — indagou o visitante repentinamente desapontado.

— Sim, trabalhar no sentido de orar e estudar em equipe, conjugando as nossas próprias energias no objetivo de amparar aqueles que sofrem mais que nós mesmos. É preciso não esquecer que auxiliando a outros é que somos auxiliados…

— Então — observou o candidato ao socorro — é necessário trabalhar?

— Sim, sim… — acentuou o experiente orientador — venha amanhã e comecemos… Para nós todos a lei determina a obrigação de nos apoiarmos reciprocamente.

O queixoso, porém, ouvindo falar em responsabilidade e serviço, perdeu a loquacidade, passando a despedir-se. E, até hoje, decorridos seis anos, conquanto Epifânio ainda o espere, não mais voltou.

🌺🌾🌺
Irmão X
(Humberto de Campos)
Chico Xavier
Obra: Aulas da Vida
🌺🌾🌺

22 de janeiro

Pare de andar em "ponto morto", engate a marcha e faça alguma coisa da sua vida.

Há muitas avenidas a serem exploradas portanto, por que não explorá-las agora?

Nunca tenha medo de dar um passo para o desconhecido, para o novo.

Faça isso sem temor, sempre esperando que o melhor aconteça.

A vida é muito emocionante e excitante, mas é preciso estar disposto a crescer em direção ao novo com absoluta fé e confiança.

Permita que Eu seja seu guia e companheiro constante.

Há muito em você esperando para ser revelado quando você estiver pronto.

Você deverá estar devidamente equipado para esta vida de aventura e, antes de se aventurar em frente, deverá aprender lições vitais importantes, lições fundamentais de obediência e disciplina.

Para tanto você terá que passar por provas e testes.

Mas não se impaciente, nem se irrite com isso, e sim agradeça por ter sido escolhido para seguir este caminho espiritual.

🌺🌾🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌾🌺






🌾🌺🌾

MENSAGEM DO ESE:

O dever

O dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros. O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados. Quero aqui falar apenas do dever moral e não do dever que as profissões impõem.

Na ordem dos sentimentos, o dever é muito difícil de cumprir-se, por se achar em antagonismo com as atrações do interesse e do coração. Não têm testemunhas as suas vitórias e não estão sujeitas à repressão suas derrotas. O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. O aguilhão da consciência, guardião da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes, mostra-se impotente diante dos sofismas da paixão. Fielmente observado, o dever do coração eleva o homem; como determiná-lo, porém, com exatidão? Onde começa ele? onde termina? O dever principia, para cada um de vós, exatamente no ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós.

Deus criou todos os homens iguais para a dor. Pequenos ou grandes, ignorantes ou instruídos, sofrem todos pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue em sã consciência o mal que pode fazer. Com relação ao bem, infinitamente vário nas suas expressões, não é o mesmo o critério. A igualdade em face da dor é uma sublime providência de Deus, que quer que todos os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não pratiquem o mal, alegando ignorância de seus efeitos.

O dever é o resumo prático de todas as especulações morais; é uma bravura da alma que enfrenta as angústias da luta; é austero e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se inflexível diante das suas tentações.

homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo. É a um tempo juiz e escravo em causa própria.

O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento.

O dever cresce e irradia sob mais elevada forma, em cada um dos estágios superiores da Humanidade. Jamais cessa a obrigação moral da criatura para com Deus. Tem esta de refletir as virtudes do Eterno, que não aceita esboços imperfeitos, porque quer que a beleza da sua obra resplandeça a seus próprios olhos.

🌾🌺🌾
— Lázaro. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 7.)
🌾🌺🌾

Elimine a tensão


Elimine a tensão.

Tenso e inquieto, você sente que todo seu sistema nervoso está contraído.

Descrê de uma boa saída para a sua situação.

No entanto, freie os pensamentos e feche os olhos, se possível.

Sinta como se estivesse recebendo suave luz e energia em todo seu corpo, a começar pela cabeça.

Abra os olhos e não pense em nada negativo.

A solução aparece.

O equilíbrio nasce da confiança nas forças.

🌾🌺🌾
Lourival Lopes
🌾🌺🌾