sábado, 19 de maio de 2012

EM FAMÍLIA

CHICO XAVIER
CORNÉLIO PIRES
Obra: AÇÃO, VIDA E LUZ








Educação da Alma


Vivemos em função da instrução do intelecto e esquecemos de educar os sentimentos.

Por consequência, somos uma sociedade altamente tecnológica e progressista, mas moralmente comprometida e abandonada.

Se hoje políticos se permitem a corrupção e o desvio do seu compromisso público, é pela falta de valores morais consistentes.

Se tantos se mostram intolerantes com o seu próximo, chegando às raias da violência física e verbal, é porque lhes falta a educação da alma.

Nesses dias de intensa conquista intelectual, faz-se urgente que iniciemos, com o mesmo afinco e apreço, o processo de educarmos nossa alma.

Analisar os valores que hoje carregamos para, aos poucos, substituí-los por outros, melhores e mais saudáveis.

Nossa sociedade será mais justa, pacífica e nobre, quando cada um de nós iniciar o processo, individual e urgente, de educar a alma, com a mesma energia que até hoje temos empregado na educação do nosso intelecto.
=====================
Redação do Momento Espírita
(parte de mensagem)
Leia na íntegra

sexta-feira, 18 de maio de 2012

TREINAMENTOS E REGIMES



Dizes-te interessado no corpo robusto e confias-te a severas disciplinas, com ginástica rigorosa e desportos educativos.

Afirmas-te doente e consagras-te a tratamentos de sacrifício, suportando largos jejuns e ingerindo poções amargas.

Não ingressaremos no santuário da educação sem constante exercício no estudo e nem penetraremos a glória do amor, sem a prática incessante da caridade.

O atleta do corpo costuma indagar, sob os aplausos do povo:
- Quantas vezes venci os meus competidores?

O atleta da alma pode perguntar a si próprio com a Bênção Divina:
- Quantas vezes venci os meus competidores?

Em nossas atividades morais, na conquista da perfeição, é justo estejamos sempre na regata de suor do trabalho nobre, aprendendo o salto mental sobre as víboras da calúnia e da insensatez e mantendo-nos na maratona da humildade, em partidas valiosas de tolerância e gentileza no amparo aos semelhantes. 

Na defesa de nossa paz íntima, é preciso igualmente não esquecer a abstenção dos pensamentos infeliz, com deliberada fuga aos pratos da maledicência e ao vinagre da crítica, abolindo-se totalmente o vinho da lisonja e o licor do elogio que operam lastimável embriaguez com a deserção de nossas responsabilidades.

Treinamentos e regimes...

Não prescindes deles na Terra, para que te garantas nos domínios do equilíbrio fisiológico, em questão de eugenismo, saúde e preservação.

Não olvides, porém, que, em favor da harmonia de tua alma, não dispensarás esses mesmos recursos na sustentação da reta consciência e no cultivo da própria felicidade, porque, somente obedecendo às leis de trabalho e caridade, simplicidade e cooperação é que obteremos os títulos de simpatia e merecimento, capazes de conduzir-nos à alegria triunfante.
**************
SCHEILLA 


  

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tenta de Novo

Obra: PÁGINAS DE FÉ
Albino Teixeira
Tenta de Novo










AUTODOMÍNIO





Examina, com serenidade, o julgamento dos outros para contigo.
 A precipitação das tuas respostas pode te colocar ao nível deles.
 Não favoreças ambiente de defesa própria, sem primeiro saber o que estás falando. 
O muito falar não te põe em paz com a consciência.
*
Não respondas aos ataques, apressadamente. 
Em muitos casos, é preferível permanecer calado, para que o fermento da discórdia não ultrapasse as tuas forças. 
O teu procedimento cristão pode ajudar o caluniador a esquecer a maledicência.
*
Domina os teus impulsos de defesa cega, não esquecendo que quem ofende ainda se encontra preso e torturado pela ignorância.

Espera um pouco antes de responder a qualquer pessoa. 
E, em quaisquer assuntos, o espaço e tempo servir-te-ão como inspiração divina.
A música que agrada a todos é dinamizada por essa lei.
*
Não queira te assemelhar aos outros no mal que, por ventura, faça, mas esforça-te por todos os meios possíveis, a igualá-los no bem que pratiquem.

O autodomínio é escola engenhosa, que depende de muito esforço. 
No entanto, não percas, o ânimo de ser um dos alunos desse educandário.

A escrita divina registra milhares de criaturas empenhadas verdadeiramente em se educarem, e, para tal, coloca-se com as tuas forças.

A mente humana está viciada nas condições de vida que leva.

Eis que a hora é chegada da reforma individual. Começa hoje, pois amanhã já é outro dia.

Faze uma autópsia na sua vida, e se os teus atos te trouxeram tristezas, não acuses a ninguém, pois todos caminham nos mesmos processos evolutivos, lutam com os mesmos obstáculos e, no fundo, procuram os mesmos objetivos, que são: Sabedoria e Amor.

*

O insensato é teu irmão em Cristo, embora desconheça o suprimento inesgotável que tem no coração. Quando te arremessa pedradas é porque te compara a uma árvore frutífera, e sente fome ao te encontrar.

Se ainda não esqueceste o ódio e a vingança, serás como a figueira da narração evangélica. 
Se o amor figurar como ambiente de vida, saciar-se-ão a fome e a sede de todos.
 E quanto mais deres, mais terás para distribuir.
*
Coloca tuas mãos a serviço da disciplina de ti mesmo, e abraça a educação dos teus modos, porque desta forma estarás ajudando a inspiração coletiva a fazer o mesmo, em nome da vida e de Deus. 
**************** 
Carlos
 João Nunes Maia  



terça-feira, 15 de maio de 2012

Em Muitas Ocasiões



Em muitas ocasiões, certamente te afliges, ignorando o que fazes de melhor para auxiliar aqueles que mais amas no mundo.

Tentaste providências que não surtiram os efeitos desejados.
Aconselhaste decisões que não foram tomadas.
Improvisaste medidas que se revelaram inúteis.

Entretanto, não te entregues aos desalento, acreditando que estejas diante de um problema sem solução. 

Onde os teus esforços falharem na orientação dos que permanecem sob a tua tutela afetiva, a Vida, através de sua didática inquestionável, logrará o êxito necessário pela cartilha do sofrimento.

Nunca te omitas no socorro aos corações vinculados ao teu e nem permitas que o desânimo te enregele os sentimentos de solidariedade.

Às vezes, desistimos de uma conquista quando estamos justamente na véspera de efetuá-la.

Se te sentes, assim, desnorteado no amparo aos familiares e amigos que ainda não se encontram nos caminhos que percorrem, enquanto permaneces na expectativa de que a vida lhes ensine o rumo certo, não te furtes ao dever de continuar a mostrá-lo com os teus próprios exemplos de perseverança no bem e de infatigável amor.
******************
Irmão José
Carlos A.Baccelli






segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sabedoria de Viver



Quando as filosofias Orientais e Ocidentais se tornarem uma só =
Conheça a ti mesmo. 
 Quem sou eu? 
Penso, logo existo.
 Mens sana in corpore Sano.
Ioga, meditação, fé. 
São expressões que ajudam e podem mudar a mente e as atitudes das pessoas, suas personalidades, seus modos de vida proporcionando o prazer de viver.

Mas a preocupação maior é como adquirir saúde. 
Como ser feliz?
Por que a felicidade? 
O que estamos fazendo na Terra? 
Quais os estágios após a Felicidade, a riqueza o poder, a fama? 
O que será daquele que sobe na descida de si próprio?

Ioga, na Índia, meditação na Ásia, riqueza e poder na América do Norte e em boa parte da Europa, fé e espiritualidade no Brasil.

Excessos alimentares, poderes de riqueza, de domínio numa região; miséria, fome noutras.

Intelectualidade, cultura, tecnologia de primeiro mundo inversamente proporcional ao analfabetismo, a miséria moral, filosófica, alimentar.

Mas, vivemos na mesma morada, na Terra.

Por que não miscigenar todas as culturas, religiões, filosofias, integrando num processo de globalização da própria vida, da maneira de viver?

Um dia o Oriente encontrará o Ocidente e vice-versa, independentemente de nossa vontade, eis que a evolução é constante e é da própria lei evolutiva.

Sentimos isso em nós, somos bem melhores do que nós mesmos há 10, 20 ou mais anos atrás, o progresso é lento, porém sempre constante.

Seremos felizes, sadios física e mentalmente quando encontrarmos uma filosofia de vida que se adapte a nossa personalidade no estágio em que nos situamos hoje.

Amanhã, sem dúvida alguma, dentro da lei evolutiva, outras técnicas, situações, portanto outro tipo de filosofia será por nós assimilado, já que nossa cultura sempre foi acumulativa.

Portanto, sendo de nossa essência o pensamento ininterrupto, saibamos educá-lo aos poucos, seja na meditação filosófica , na ioga, na fé brasileira, novos padrões de energia vibratória a caminho de nossa paz interior.

Se a natureza não dá saltos, o mesmo acontece com a evolução humana.

Ela é lenta, progressiva, quase imperceptível e não dá saltos espetaculares de um momento para o outro.

Portanto, a melhor filosofia é a nossa milenar cultura ``água mole em pedra dura, da que dá até que fura`.

Dentro de pouco tempo, alguns anos, nenhuma molécula, célula sua hoje comporá seu organismo, em outras palavras tudo o que for de ordem material hoje em seu corpo será substituído.

Por que não fazer o mesmo com relação a nossa mente, mudar radicalmente de atitude de vida, não se apegar a nada, a ninguém, mas absorver o Amor Universal.
 Jogar fora o ser velho que reside em você, trocar, radicalmente a angústia, a depressão, a ansiedade, a tristeza, pela alegria, renúncia, otimismo, sorriso nos lábios, fé, religiosidade, indulgência, muito amor ao próximo?

Ser prestativo, gostar da vida, cantar sempre, contar piadas, sorrir não só com os lábios, olhos e ainda com o coração, mesmo diante das dificuldades, da dor, ser sempre solução no Lar e na oficina de trabalho e nunca problema.

Libertar dos vícios químicos e mentais, enviar mensagens de amor, de fé, de alegria para todos os seus órgãos, células, via meditação.

Aprender, com urgência perdoar, fazer mais que isso rogar a Deus a oportunidade de servir a quem lhe precisa.

Programe a sua mente para falar o Bem, fazer o Bem, pensar o Bem, exemplificar o Bem, pois somente através do Bem você estará próximo da fonte de todo Bem, que é Deus.
 Acredite em você e lute por essa crença, porque vale a luta.
 Mude-se para melhor.

Lembre-se somente você e ninguém mais pode cuidar do maior patrimônio seu, ou seja, sua saúde.
 E a melhor maneira de fazer isso é fazendo o Bem, ele, o Bem, mudará a sua química interior. 
*****************************
Autor Dirceu Abdala