sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nas Fileiras do Bem


Se pretendes manter posição, nas fileiras do bem, sustenta a própria fé na Providência
Divina.

Abraça o trabalho do bem aos outros com alegria.

Não te comprometas com entretenimentos suscetíveis de arrojar-te a riscos desnecessários.

Evita relacionamentos inconvenientes ou inúteis.

Não adquiras compromissos acima das próprias forças e nem assumas débitos, para os
quais não estejas dispondo das possibilidades de resgatar.

Procura o lado melhor das situações e pessoas para qualquer referência.

Detém-te no bem, com esquecimento do mal.

Não sonegues auxílio e compreensão aos semelhantes.

Quando caias em erro, busca retificar-te, sem desculpismo.

Não te entregues ao desânimo, em momento algum.

Aprende a colaborar com o bem do próximo, na convicção de que ninguém progride a
sós.

Não condenes.

Convence-te de que mesmo as criaturas claramente transviadas, um dia, alcançarão o
caminho da libertação e da paz.

Não aguardes ocorrências favoráveis para te harmonizares com a felicidade, reconhecendo
que todos temos o dever de criar a felicidade possível para os outros, na certeza de que
o benefício que nos decidirmos a doar, em auxílio de qualquer companheiro do caminho, será
sempre parcela importante na soma de nosso próprio bem.

Trabalha e serve constantemente.

E certifica-te de que, onde o pensamento positivo do bem prevaleça, aí brilha o caminho
do aperfeiçoamento de nossas almas para Deus, fortalecendo-nos para que estejamos na realização
do melhor.
=============
Emmanuel
Chico Xavier

 



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Se Todos Perdoassem





Imaginemos, por um minuto, que mundo maravilhoso seria a Terra, se todos perdoassem!...
---
Se todos perdoassem, a ventura celeste começaria de casa, onde todo companheiro de equipe doméstica perceberia que a experiência na *vida é diferente para cada um e, por isso mesmo, teria suficiente disposição para agir em apoio dos associados da edificação em família, a fim de que venham a encontrar o tipo de felicidade pessoal e correta a que se dirigem.
---
Se todos perdoassem, cada grupo na comunidade terrestre alcançaria o máximo de eficiência na produção do bem comum, porquanto, em toda parte, existiria entendimento bastante para que a inveja e o despeito, o azedume e a crítica destrutiva fossem banidos para sempre do convívio social.
---
Se todos perdoassem, o espírito de competição, no progresso das ciências e na efetivação dos negócios, subiria constantemente de nível moral, suscitando as mais belas empresas de aprimoramento do mundo, porque o golpe e a vingança desapareceriam do intercâmbio entre pessoas e instituições, com o respeito mútuo revestindo de lealdade os menores impulsos à concorrência, que se fixaria exclusivamente no bem com esquecimento do mal.
---
Se todos perdoassem, a guerra seria automaticamente abolida no Planeta, de vez que o ódio seria erradicado das nações, com a solidariedade traçando aos mais fortes a obrigação do socorro aos mais fracos, não mais se verificando a corrida de armamentos e sim a emulação incessante à fraternidade entre os povos.
---
Se todos perdoassem, a saúde humana atingiria prodígios de equilíbrio e longevidade, porquanto a compreensão recíproca extinguiria o ressentimento e o ciúme, que deixariam, por fim assegurar, entre as criaturas, terreno propício à obsessão e à loucura, à enfermidade e à morte.
---
Quando todos aprendermos a perdoar, o amor entoará hosanas, de polo a polo da Terra, e então o Reino de Deus fulgirá em nós e junto de nós para sempre.
--------------------------------------
Emmanuel
Chico Xavier





terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Cura Real



Muitas são as pessoas que dirigem-se à casa espírita em busca de curas ou de algo que lhe seja concedido sem qualquer esforço, isto porque desconhecem os objetivos reais da Doutrina Espírita.

O nosso propósito sincero deve ser o da renovação íntima, e o aprimoramento dos conhecimentos das leis de Deus e que regem todo o universo em que vivemos.

A excelência da lição espírita é ensinar ao homem a restituir a si mesmo a harmonia espiritual perdida.

Mostra-nos que o sintoma é sempre um efeito exterior, e que devemos ir em busca do nosso interior para dissolver a causa espiritual dos desajustes.

Somos nós, seres humanos uma unidade-matéria-espírito-inseparável e que as enfermidades (doenças) são manifestações doentias cuja causa primeira está estabelecida no nosso mundo mental.

Qualquer desarmonia interior transmitirá estados vibratórios nocivos a nossa saúde, que atacarão naturalmente nosso corpo físico.

Devemos ter a consciência de que a mente é a casa grande da alma, onde ela se apoia para as realizações da vida. Por isso devemos transformar os nossos pensamentos quando forem negativos, pois eles são como notas dissonantes à harmonia da nossa mente, e as boas idéias fortalecem o cérebro, revigoram os nervos, estendendo as bênçãos do bem em todo o nosso corpo físico. É hora então de participarmos com mais intensidade da nossa evolução mental, procurando nesta prática a nossa saúde integral.

Quando somos atacados frequentemente por pensamentos fixos, devemos atentar para esse alarme, pois indica que nos aproximamos das idéias perturbadoras. E essa situação nos tira o sorriso espontâneo, à convivência saudável com nossos semelhantes, inutiliza os bons sentimentos e cria dúvidas acerca da felicidade. E a medicina tradicional ocupa-se desse estado de alma, classificando-o em variadas neuroses e estados depressivos, que os medicamentos, por vezes, aliviam aparentemente, desarmonizando outros órgãos.

A cura se processa com o tempo, aliado a fé.

Podemos ver que não compensa uma mente negativa. É bom que tenhamos coragem para enfrentar os problemas que surgem dentro de nós, no campo imenso da mente, educando os nossos impulsos, corrigindo as más tendências e transformando os sentimentos indignos (ódio, vingança, maledicência, etc.) em reações saudáveis e em intenções aprimoradas diante de Deus.

Além da coragem que precisamos ter em mudar as nossa atitudes, necessitamos também fortalecer a nossa força de vontade.

Vejamos que a força de vontade não é segredo para ninguém. Todos nós praticamos, seja para alcançar realizações no trabalho, lutando por progredir materialmente, conquistando tantos prazeres que o mundo material nos oferece, como em outras áreas das conquistas humanas. A novidade está em canalizarmos esta força para algo que pode não nos trazer benefícios imediatos, mas que a médio ou longo prazo sentiremos os resultados positivos em nossa vida diária.

Portanto, força de vontade todos nós temos, porém, a missão do ser em evolução é conseguir concentrá-la na sua reforma íntima. Para tanto necessitamos alterar o nosso centro de interesses, equilibrando a vida material com o nosso aprimoramento pessoal e para a busca do conhecimento e da prática cristã.

Qualquer hora é momento para começar a nossa educação interior. A disciplina é fundamental em todos aqueles que querem ser companheiros no Divino Amigo Jesus. Não deixemos a nossa mente se afastar por displicência nossa, pois temos todos o poder de sermos melhores e alcançarmos a claridade espiritual de que o progresso é portador, através das nossas próprias mãos.

Jesus Cristo, o MÉDICO DAS ALMAS, curou muitos enfermos, porém tinha a intenção de não apenas regenerar o corpo físico, mas acima de tudo, queria que os doentes dessem manutenção a cura recebida, transformando os seus sentimentos, as suas atitudes a fim de consolidar os próprio caminho.

Nós que trabalhamos, ou vocês irmãos que são frequentadores do Centro Espírita não podemos permanecer estacionados sobre os horizontes da vida maior.

Curar por curar, sem que o doente nada aprenda ou nada evolua, não se ajusta ao propósitos do Cristianismo Redivivo.

Quem quer saúde não pode envenenar a mente, quem quer paz precisa tornar sadia as estruturas do coração.

Se queremos conquistar alguma coisa precisamos dedicar-nos a essa aquisição com ousadia e determinação.

São muitos os que buscam a alegria, caminhando na direção contrária; cabe, portanto, a nós cristãos buscarmos a instrução e a educação, não sustentando a ilusão da cura sem renovação.

Cristo convoca todos nós a se integrar nesse ministério de luz e esclarecimento, para que se edifique o conceito da cura real e definitiva.

Quando entendermos que a cura de nós mesmos está ao alcance das nossas próprias mãos, já estaremos sentindo os primeiros raios de sol da verdade.
***********************
MATEUS 13:16
"Mas felizes os vossos olhos porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem."
*********************************
Vera Lúcia

Fontes:
Horizontes da Mente
Fundamentos da Reforma Íntima,Saúde
Conviver e Melhorar
Francisco do Espírito Santo Neto
Miramez
 



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Homem Feliz


O Homem feliz, sabendo que seu mundo é o mundo dos que amam, busca  a luz que brilha nas palavras do mestre JESUS. 

A espera fatiga aquele que busca na matéria um motivo para ser feliz.

O homem se perde em meio à suas ilusões. 

Acredita que a felicidade esteja, de fato, no dinheiro fácil e nas coisas que este dinheiro compra, mas que passado o minuto de euforia, um novo vazio o paralisa, mas quando se faz de caridoso, anda feliz durante todo o dia e está sempre esperando nova oportunidade de se fazer útil.

Levanta-te das comodidades fúteis e trabalhe em prol de teus irmãos e irmãs, a fim de reconciliar-te com as leis divinas.

Teu espírito clama por esta chama.

Não perca mais tempo nas fileiras da ignorância. 

Bem perto de você, um ancião chora por uma palavra amiga, uma criança busca o conforto dos teus braços, o mendigo grita por um prato de comida.

O mestre, Rabi da Galileia, espera e confia em ti para isso.

Seja feliz hoje. 

Não adie para amanhã a tua tarefa, e acredite, sempre, que teus amigos espirituais estarão sempre contigo para te dar bom ânimo.

Fique na paz de JESUS.
============
Espírito - Heleno Silvino
Médium Sandro Costa






domingo, 5 de fevereiro de 2012

Reduza as Necessidades


Diminua exigências.
Evite desperdícios.
Vigie a alimentação.
Apresente-se sem exageros.
Regularize a vida.
***
Para o bom desenvolvimento espiritual, equilibre as necessidades materiais.
Quanto menos precisar, mais fácil será a sua libertação interior.
***
Busque ser simples.
 Fale com moderação.
 Corrija defeitos.
Mostre-se um irmão dos outros.
O exagero traz consequências danosas.
 Os bens do mundo devem servir a todos.
***
O essencial em bens materiais multiplica os bens espirituais.
***
Lourival Lopes