sábado, 14 de maio de 2022

Cérebro e estômago



 Se pretendes ajudar o cérebro que desatina, atende igualmente ao estômago que padece.

 “Mente sã em corpo são” — doutrinava a cultura antiga. E ninguém terá pensamento sadio sem digestão correta.

 Claro que não nos referimos aqui aos abusos do prato, mas à refeição frugal e pura que mantém a saúde física.

 Não olvidemos, assim, a obrigação de sossegar as necessidades básicas do próximo para que lhe possamos doar a mensagem de nossa fé.

 Nem somente pão excessivo que redunde em moléstia e viciação.

 Nem somente discurso sistemático que resulte em demagogia e retórica.

 Orientação para o cérebro. Socorro para o estômago.

 Exemplo e lição, atitude e palavra.

 Alimento e agasalho, remédio e consolo.

Estudo que edifique.

 Bondade que reconforte.

 Refeitório que restaure.

Escola que ilumine.

Através do Evangelho, no capítulo seis dos Atos dos Apóstolos, somos informados de que no primeiro santuário do Cristianismo em Jerusalém, havia quem amparava os sedentos de luz e quem servia aos famintos de pão.

 Conjugavam-se tribuna e mesa, verdade e amor para a vitória da luz.

 Assim sendo, no apostolado espírita que revive o ministério divino de Nosso Senhor, não nos esqueçamos das aflições da alma e do corpo.

 Auxiliemos as vítimas da ignorância, sem olvidar as criaturas que jazem sob o grilhão das calamidades materiais.

 O cérebro depende do estômago para governar a vida orgânica. O estômago depende do cérebro para sustentá-la. Ambos reclamam atenção e carinho.

 Foi por isso talvez que a Sabedoria Divina separou um e outro, impondo-lhes o coração de permeio.

🍄🌵🍄
Scheilla
(Psicografia de F. C. Xavier)
Obra: Ideal espírita
🍄🌵🍄

14 de maio

Procurando com afinco você certamente encontrará o que procura, a unidade coMigo, a Fonte de toda a vida. 

Mas você tem que procurar com calma. 

Essa unidade não vai acontecer de graça, sem que você deseje Me conhecer; será preciso conhecer a verdade e entender o que ela realmente significa para você. 

A profunda experiência espiritual de sabedoria interna só é revelada para as almas desejosas do saber; portanto, não fique brincando com suas experiências espirituais. 

Depende de você levá-las a sério e interiorizá-las. 

A vida é completamente vazia e fútil até que você comece a vivê-la plenamente, testando para verificar se esta vida espiritual é possível e vantajosa de ser vivida. 

Comece agora. 

Nada de espiritualidade preguiçosa; que seja uma espiritualidade viva, vibrante e visível para todos. 

Deixe que Eu veja você começar a viver agora.

🍄🌵🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌵🍄

Mensagem do ESE:

O mandamento maior

Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar: — Mestre, qual o grande mandamento da lei? — Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. — Esse o maior e o primeiro mandamento. — E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. — Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro” , isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 4 e 5.)

🍄🌵🍄

PACIÊNCIA 


Onde estejas, apresentas o nome que te assinala, a ideia que te dirige, a roupa que te acolhe e os sinais que te identificam.

Em teu benefício próprio não olvides carregar onde fores, a energia da paciência que te garanta a serenidade.

Se alguém te anuncia catástrofes iminentes, qual se trouxesse na boca o vozerio das trevas, ouve com paciência e perceberás que a vida permanece atuante, acima de todas as calamidades, à maneira do sol que brilha invariável, sobre todos os aguaceiros.

Quando a provação te visite, a modo de ventania destruidora, sofre com paciência e colherás dela renovado vigor semelhante à árvore que se refaz pela angústia da poda.

Diante do golpe que te alcança as fibras mais íntimas, suporta com paciência as dores do reajuste e cicatrizarás valorosamente as chagas do coração conquistando os louros da experiência.

Padeces inesperada injúria dos entes amados que te devem carinho, no entanto, passa por ela com paciência e, amanhã, ser-te-ão mais afeiçoados e mais amigos.

Tolera a deserção de companheiros queridos que te deixam nas mãos o sacrifício de duras tarefas acumuladas, contudo, prossegue com paciência no trabalho que o mundo te reservou e mais tarde, teus ideais e serviços se erigirão por alimento e refúgio em favor deles mesmos.

Irritação é derrota prévia.

Queixa é adiamento do melhor a fazer.

Reclamar é complicar.

Censurar é destruir.

Em todos os males que te firam, usa a dieta da paciência assegurando a própria restauração.

E toda vez que sejamos induzidos a condenar alguém por essa ou aquela falta, inventariemos nossas próprias fraquezas e reconheceremos de pronto que nos encontramos de pé, em virtude da paciência inexaurível de Deus.

🍄🌵🍄
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Ideal espírita 
🍄🌵🍄

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Quando a pureza estiver conosco


Quando a compreensão estiver em nossos olhos, fixaremos na cicatriz do próximo a dificuldade respeitável de nosso irmão.

Quando a compreensão morar em nossos ouvidos, receberemos a injúria e a maldade nelas sentindo o incêndio e o infortúnio que ainda lavram no espírito daqueles que nos observam, sem [o] exato conhecimento [de nossas intenções].

Quando a compreensão se nos aninhar no próprio verbo, o falso julgamento surgirá, junto de nós, por enfermidade lamentável de quem nos procura, [veiculando-lhe o veneno,] e saberemos fazer o silêncio bendito com que se possa, tanto quanto possível, impedir a extensão do mal.

Quando a compreensão se nos associar ao [nosso] raciocínio, identificaremos nos pensamentos infelizes a deplorável visitação da sombra, diante da qual acenderemos a luz da fé para a justa resistência.

Quando a compreensão clarear-nos o sentimento, a rigidez espiritual jamais encontrará guarida em nós outros, porque o calor da benevolência irradiar-se-nos-á do espírito [em todas as direções], estimulando a alegria dos bons e reduzindo a infelicidade dos companheiros que ainda se confiam à ignorância.

Quando a compreensão brilhar em nossas mãos, a preguiça não nos congelará a boa vontade e aproveitaremos as mínimas oportunidades do caminho para as tarefas do amor que o Mestre nos legou.


“Bem-aventurados os limpos de coração”, proclamou o divino Amigo.

Sim, bem-aventurados os que esposam o Bem para sempre, porque semelhantes trabalhadores da luz sabem converter a treva em claridade, os espinhos em flores, as pedras em pães e a própria derrota em vitória, criando invariavelmente o Céu onde se encontram e apagando os variados infernos que a ignorância inflama na Terra para tormento da vida.

🌾💐🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🌾💐🌾

12 de maio

Sem Me amar, você não pode Me conhecer, trilhar Meus caminhos e fazer a Minha vontade. 

Você só poderá Me amar se amar ao seu próximo.

 Muitas almas falam sobre seu amor por Mim e, no entanto, não sabem o que significa amar a si mesmas e ao seu próximo. 

A chave é sempre o amor, e a lição mais importante a aprender é a do amor.

 Você tem que aprender a amar o que faz, o ambiente que o rodeia, a amar o lugar onde você mora, o ar que você respira e o chão que você pisa. 

Ame tudo que você olhar.

 Só gostar não é suficiente, é preciso amar incondicionalmente. 

É bom você se recolher de vez em quando e verificar quanto de amor você tem para dar. 

Observe seu dia a dia e avalie quanto amor você está colocando em tudo que faz, diz e pensa.

🌾💐🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾💐🌾


 
 🌾💐🌾

MENSAGEM DO ESE:

O egoísmo (II)

Se os homens se amassem com mútuo amor, mais bem praticada seria a caridade; mas, para isso, mister fora vos esforçásseis por largar essa couraça que vos cobre os corações, a fim de se tornarem eles mais sensíveis aos sofrimentos alheios. A rigidez mata os bons senti mentos; o Cristo jamais se escusava; não repelia aquele que o buscava, fosse quem fosse: socorria assim a mulher adúltera, como o criminoso; nunca temeu que a sua reputação sofresse por isso. Quando o tomareis por modelo de todas as vossas ações? Se na Terra a caridade reinasse, o mau não imperaria nela; fugiria envergonhado; ocultar-se-ia, visto que em toda parte se acharia deslocado. O mal então desapareceria, ficai bem certos.

Começai vós por dar o exemplo; sede caridosos para com todos indistintamente; esforçai-vos por não atentar nos que vos olham com desdém e deixai a Deus o encargo de fazer toda a justiça, a Deus que todos os dias separa, no seu reino, o joio do trigo.

O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem a caridade não haverá descanso para a sociedade humana. Digo mais: não haverá segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, a vida será sempre uma carreira em que vencerá o mais esperto, uma luta de interesses, em que se calcarão aos pés as mais santas afeições, em que nem sequer os sagrados laços da família merecerão respeito.

Pascal. (Sens, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 12.)

🌾💐🌾

NO CAMINHO COMUM




Diz o Egoísmo – exijo.
Diz o Evangelho – cooperarei.

Clama o Egoísmo – eu tenho e posso.
Clama o Evangelho – O Senhor lembrar-se-á de nós com a sua Bênção.

Pede o Egoísmo – entende-me.
Pede o Evangelho – deixa-me auxiliar.

Grita o Egoísmo – sou amado.
Afirma o Evangelho – amo.

Diz o Egoísmo – nunca mais.
Diz o Evangelho – servirei ao bem, sem descanso.

Assevera o Egoísmo – não suportarei.
Assevera o Evangelho – o Céu dar-me-á resistência.

Clama o Egoísmo – jamais perdoarei.
Clama o Evangelho – desconheço o mal.

Diz o Egoísmo – tudo é meu.
Diz o Evangelho – tudo é nosso.

O Egoísmo reclama.
O Evangelho sacrifica-se.

O Egoísmo absorve.
O Evangelho se espalha em doações.

O Egoísmo recolhe para si.
O Evangelho semeia com amor, a benefício de todos.

O Egoísmo precipita-se.
O Evangelho espera.

O Egoísmo toma posse.
O Evangelho auxilia.

O Egoísmo proclama: - eu.
O Evangelho apregoa: - nós.

É fácil conhecer a nossa posição dentro da vida.

Pelas nossas próprias atitudes, no caminho comum, nas relações habituais de uns para com os outros sabemos, em verdade, se ainda estamos na noite do personalismo delinquente ou se já estamos atingindo a alvorada renovadora com o inolvidável Mestre da Cruz. 

🌾💐🌾
André Luiz
Francisco Cândido Xavier 
Obra: Apostilas da vida
🌾💐🌾

FUTURO


Vozes de pessimismo
Ecoam ao redor.

Vaticínios sombrios
Espalham desalento.

Profetas da descrença
Inspiram-te receio.

Tempos de transição,
Dias de turbulência...

Natural seja assim
Em um mundo de provas.

Haja o que houver,
O futuro é de luz.

🌾💐🌾
Livro: Jesus no Leme
Carlos A. Baccelli, 
pelo Espírito Irmão José
🌾💐🌾

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Tratamento e destino


 Que o destino pode ser tratado, não há dúvida. E com palavras resumidas, ser-nos-á possível encontrar a chave de semelhante providência, nos exemplos simples da vida.

 No processo curativo, o campo doente para mostrar-se recuperado solicita a renovação das células.

Na higiene, o foco enfermiço deve ser extinto, em auxílio à saúde geral.

 Na área das construções, esse ou aquele trecho comprometido reclama completo refazimento.

 Em agricultura, o escalracho será erradicado para que a lavoura nobre venha a surgir.

 Igualmente na vida, êxito e melhoria nascem de comportamento e rumo, tanto quanto rumo e comportamento para o bem e para a felicidade dependem de nossos pensamentos.

Pensamentos positivos em matéria de consciência tranquila, limpeza de intenções, reajuste de maneiras e supressão de hábitos inferiores são suportes indispensáveis para a edificação de vida melhor.

 Pense e fará o que pensa.

Faça e você será aquilo que faz.

🪴🌹🪴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🪴🌹🪴

11 de maio

EU SOU a fonte de tudo.

 EU SOU a fonte de abundantes suprimentos. 

Pense abundância, pense prosperidade. 

Nem por um segundo pense em falta ou pobreza. 

Quando você pensa limitação, você cria limitação, você a atrai para si.

 E antes que perceba, você represou o livre fluir dos Meus ilimitados suprimentos. 

Da próxima vez que lhe faltar algo, não culpe as circunstâncias, suas condições ou sua situação, mas recolha-se e descubra o que é que você está fazendo para causar o bloqueio. 

O medo pode bloquear mais rapidamente que qualquer outra coisa. 

Entregue seus temores e preocupações para Mim e deixe que Eu o sustente. 

Deixe que Eu o preencha com poder e força, com fé e crença. 

Quando você tiver endireitado seus valores espirituais, você verá que sua vida se desenrolará em total perfeição.

🪴🌹🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌹🪴





🪴🌹🪴

MENSAGEM DO ESE:

A nova era (III)

Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores do Espiritismo. Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso, encontramo-la na vida desse grande filósofo cristão. Pertence ele à vigorosa falange do Pais da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais sólidos esteios. Como vários outros, foi arrancado ao paganismo, ou melhor, à impiedade mais profunda, pelo fulgor da verdade. Quando, entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade estava alhures, que não nos prazeres enervantes e fugitivos; quando, afinal, no seu caminho de Damasco, também lhe foi dado ouvir a santa voz a clamar-lhe: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” exclamou: “Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!” E desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho. Podem ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas palavras que proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou convencido de que minha mãe me virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura. Que ensinamento nessas palavras e que retumbante previsão da doutrina porvindoura! Essa a razão por que hoje, vendo chegada a hora de divulgar-se a verdade que ele outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso disseminador e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o chamam.

— Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I, item 11.)

🪴🌹🪴

Eia agora


“Eia agora, vós que dizeis... amanhã...”
(Tiago, 4:13)

Agora é o momento decisivo para fazer o bem.

Amanhã, provavelmente...

O amigo terá desaparecido.

A dificuldade estará maior.

A moléstia terá ficado mais grave.

A ferida, possivelmente, mostrar-­se-­á mais crescida de extensão.

O problema talvez surja mais complicado.

A oportunidade de ajudar não se fará repetida.

A boa semente plantada agora é uma garantia da produção valiosa no porvir.

A palavra útil pronunciada sem detença, será sempre uma luz no quadro em que vives.

Se, desejas ser desculpado de alguma falta, aproxima-­te agora daqueles a quem feriste e revela o teu propósito de reajustamento.

Se te propões auxiliar o companheiro, ajuda­-o sem demora para que a bênção de teu concurso fraterno responda às necessidades de teu irmão, com a desejável eficiência.

Não durmas sobre a possibilidade de fazer o melhor.

Não te mantenhas na expectativa inoperante, quando podes contribuir em favor da alegria e da paz.

A dádiva tardia tem gosto de fel.

“Eia agora” — diz­-nos o Evangelho, na palavra apostólica.

Adiar o bem que podemos realizar é desaproveitar o tempo e furtar do Senhor.

🪴🌹🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte Viva
🪴🌹🪴

GOVERNO INTERNO 


“Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de algum modo a ficar reprovado.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 9:27.)

Efetivamente, o corpo é miniatura do Universo.

É imprescindível, portanto, saber governá-lo. Representação em material terrestre da personalidade espiritual, é razoável esteja cada um atento às suas disposições. Não é que a substância passiva haja adquirido poder superior ao da vontade humana, todavia, é imperioso reconhecer que as tendências inferiores procuram subtrair-nos o poder de domínio.

É indispensável esteja cada homem em dia com o governo de si mesmo.

A vida interior, de alguma sorte, assemelha-se à vida de um Estado. O espírito assume a auto-chefia, auxiliado por vários ministérios, quais os da reflexão, do conhecimento, da compreensão, do respeito e da ordem. As ideias diversas e simultâneas constituem apelos bons ou maus do parlamento íntimo. Existem, no fundo de cada mente, extensas potencialidades de progresso e sublimação, reclamando trabalho.

O governador supremo que é o espírito, no cosmo celular, redige leis benfeitoras, mas nem sempre mobiliza os órgãos fiscalizadores da própria vontade. E as zonas inferiores continuam em antigas desordens, não lhes importando os decretos renovadores que não hostilizam, nem executam. Em se verificando semelhante anomalia, passa o homem a ser um enigma vivo, quando se não converte num cego ou num celerado.

Quem espera vida sã, sem autodisciplina, não se distancia muito do desequilíbrio ruinoso ou total.

É necessário instalar o governo de nós mesmos em qualquer posição da vida. O problema fundamental é de vontade forte para conosco, e de boa-vontade para com os nossos irmãos.

🪴🌹🪴
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier)
🪴🌹🪴

terça-feira, 10 de maio de 2022

Servindo vencerás



Se o momento é de crise,
Não te perturbes, segue…

Serve e ora, esperando
Que suceda o melhor.

Queixas, gritos e mágoas
São golpes em ti mesmo.

Silencia e abençoa,
A verdade tem voz.

Paciência constante
Atrai a luz do Céu.

Acalma-te, servindo
E vencerás com Deus.

💐🌴💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
💐🌴💐

10 de maio

Nunca deixe de agradecer por cada lição aprendida, mesmo que tenha sido difícil.

Perceba que somente o melhor resultará e cada dificuldade é somente um degrau no caminho.

Lições importantes devem ser aprendidas e quanto mais depressa, melhor.

Não tente se esquivar delas, ou rodeá-las; reconheça seu valor e encare-as de frente.

Não seja como uma agulha de vitrola presa num sulco, repetindo sempre os mesmos erros.

Quando tiver vontade de mudar, mude.

Quando quiser ser diferente e viver uma vida vitoriosa, decida-se nesse sentido e você conseguirá.

Por que não começar agora a ver somente o melhor na vida e aproveitá-la como ela deve ser aproveitada?

💐🌴💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌴💐





💐🌴💐

MENSAGEM DO ESE:

Injúrias e violências

Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S. MATEUS, cap. V, v. 4.)
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.)
Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo. — Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)

Por estas máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei. Condena, por conseguinte, a violência, a cólera e até toda expressão descortês de que alguém possa usar para com seus semelhantes. Raca, entre os hebreus, era um termo desdenhoso que significava homem que não vale nada, e se pronunciava cuspindo e virando para o lado a cabeça. Vai mesmo mais longe, pois que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.

Evidente se torna que aqui, como em todas as circunstâncias, a intenção agrava ou atenua a falta; mas, em que pode uma simples palavra revestir-se de tanta gravidade que mereça tão severa reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido na benevolência recíproca e na fraternidade que entretém o ódio e a animosidade; é, enfim, que, depois da humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a lei primeira de todo cristão.

Mas, que queria Jesus dizer por estas palavras: “Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra”, tendo recomendado aos homens que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?
Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais importância do que aos primeiros.

Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus. 

Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, itens 1 a 5.)

💐🌴💐

OS QUE TE INVEJAM


Muitos daqueles que te invejam não sabem que te invejam o peso da cruz;

as tuas grandes lutas que desconhecem;

as acerbas provações que suportas em silêncio;

as fragilidades que, tantas vezes, te fazem sucumbir;

as lágrimas que vertes às escondidas;

os conflitos íntimos que disfarças com melancólico sorriso;

os dramas de consciência que não podes compartilhar com ninguém;

os andrajos que te cobrem o espírito necessitado de paz;

os tormentos cotidianos que te abeiram do desequilíbrio;

os assédios aos quais resistes, mercê do amparo da Divina Misericórdia;

a solidão em que vives, embora sempre rodeado de tanta gente...

Os que te invejam não sabem!...

💐🌴💐
Irmão José
Divaldo Franco
Obra: Dias Melhores
💐🌴💐

FÁCIL E DIFÍCIL


Fácil testemunhar a fé nos dias tranquilos.
Difícil testemunhá-la nas horas de provação.

Fácil perseverar no bem quando tudo nos seja incentivo a prosseguir.
Difícil continuar na tarefa quando os próprios companheiros nos desalentam.

Fácil percorrer a estrada do ideal entre as flores do reconhecimento.
Difícil trilhar o caminho do dever pisando os espinhos da ingratidão.

Fácil esquecer os que nos ofendem com mentiras.
Difícil perdoar os que nos dizem a verdade a nosso respeito.

Fácil ceder nas ideias que não nos pertençam.
Difícil renunciar ao próprio ponto de vista.

Fácil tomar a cruz sobre os ombros.
Difícil transportá-la aos apupos da multidão.

Fácil seguir o Cristo.
Difícil imitá-lo em suas atitudes.

💐🌴💐
Albino Teixeira
Carlos A. Baccelli 
💐🌴💐

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Tranquilizante



 Não são os problemas da vida em si que nos agravam a tensão nervosa. São as questões-satélites que nascem de nossas dificuldades para aceitá-los.

Quantas vezes, pervagamos na Terra, sofrendo emoções desequilibradas, diante de companheiros queridos que não desejam, por agora, o nosso modo de ser?  E em quantas outras nos atormentamos inutilmente, perante obstáculos complexos que claramente não nos será possível liquidar em apenas um dia?

 Entretanto, observemos:

 enfermidades aparecerão sempre no mundo, pedindo tratamento e não inconformidade para as melhoras precisas;

 entes amados em luta são telas de rotina, solicitando entendimento e não atitudes condenatórias para alcançarem o reequilíbrio;

 erros nossos e faltas alheias fazem parte do nosso aprendizado na escola da experiência, exigindo calma e não censura para serem retificados;

 tentações são inevitáveis, em todos os sentidos, nos climas de atividade indispensáveis à nossa formação de resistência, reclamando serenidade e não agitação para serem extintas.

 Em todas as situações aflitivas, use a prece como sendo o nosso melhor tranquilizante no campo do espírito.

 E quando problemas apareçam, não se deixe arrastar nas labaredas da angústia. Você pode ficar em paz. Para isso, basta que você trabalhe e deixe Deus decidir.

🪴🌵🪴
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🪴🌵🪴

09 de maio

Nade a favor da correnteza, não contra ela. 

Quando você sentir que mudanças são necessárias, mude sem resistência. 

Seja bem flexível. 

Mantenha-se receptivo e nunca adote a atitude "O que foi bom para os meus pais é bom para mim". 

As necessárias mudanças jamais acontecerão se esta for a sua atitude, porque elas não se encaixam mais nos moldes antigos; elas cresceram e precisam de mais espaço. 

Dê-lhes mais espaço expandindo-se com elas. 

O processo não será doloroso se não houver resistência.

 Uma planta que cresce precisa de um vaso maior para que suas raízes possam se espalhar. 

Se a sua consciência cresceu além dos conceitos antigos você precisa permitir que ela se expanda por novos territórios.

 Este processo deverá se processar muito naturalmente, sem pressões ou tensões. 

Simplesmente solte-se, relaxe e sinta-se mudar e expandir tão naturalmente quanto você respira, transportando-se do velho para o novo.

🪴🌵🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌵🪴



🪴🌵🪴

MENSAGEM DO ESE:

O mandamento maior

Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar:

— Mestre, qual o grande mandamento da lei?

— Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. — Esse o maior e o primeiro mandamento. — E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. — Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro” , isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima:

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 4 e 5.)

🪴🌵🪴

NÃO DESPREZES


Em vez de pedires mais, agradece o que tens.

Muitos lutam com provas bem maiores que as tuas.

Outros tudo dariam para serem quem és.

Se não te falta o pão, do que é que reclamas?

Se dispões de saúde, o que estás lamentando?

Não desprezes as bênçãos que usufruís e não vês.

🪴🌵🪴
Irmão José (psic. Carlos Baccelli - do livro "A Face do Amor")
🪴🌵🪴 

Na hora da irritação


Na hora da irritação que te ocorra:

não grites;
não escrevas;
não prometas;
não te ausentes;
não compres;
não vendas;
não te agites;
não opines;
não gracejes;
e não reclames.

Recolhe-te ao silêncio por alguns minutos, e entrega-te à oração, rogando o auxílio da Providência Divina.

Sentirás, então, que a crise te haverá deixado e retomarás a normalidade da própria vida, para reger com segurança as próprias decisões.

🪴🌵🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🪴🌵🪴