sábado, 15 de março de 2025

Autorretrato



Sempre que a nossa palavra censura; justifica; levanta; rebaixa; deprecia; louva; depreda; restaura; complica; auxilia; apoia; fere; abençoa ou condena seja a quem for, estamos fazendo o nosso próprio retrato.

E isso acontece porque sendo as atitudes, os pensamentos, as idéias, as emoções, os planos e as intenções dos outros, realidade dos outros - cujas origens autênticas não conseguimos penetrar - toda vez que nos referimos aos outros estamos sempre efetuando a projeção parcial ou total de nós mesmos.

🍄🌱🍄
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Astronautas do além
🍄🌱🍄

15 de março

À medida que você for caminhando rumo ao novo, esteja conscientemente alerta da Minha divina presença em todos os momentos, e mantenha sua mente em Mim.

Isso o ajudará a se manter num estado elevado de consciência que lhe permitirá seguir em frente sem qualquer dificuldade.

Coloque-Me em tudo que você faz, diz e pensa.

Compartilhe todo o seu ser contigo.

Nada tendo a esconder, você sentirá a verdadeira liberdade do Espirito.

Eu preciso de você livre para que Eu possa lhe entregar as Minhas maravilhas sem empecilhos.

Há muita coisa esperando para acontecer; o processo apenas começou.

Imagine maravilhas e belezas jamais sonhadas esperando para serem reveladas! Será como entrar num novo mundo de novas maneiras, novas leis, novas ideias.

Mantenha seu olhar para o alto. Mantenha a visão da Nova Era sempre à sua frente.

E você caminhará naturalmente em direção ela e ela se tomará parte de você.

🍄🌱🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌱🍄




🍄🌱🍄

MENSAGEM DO ESE:

A cólera

O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. Que sucede então? — Entregais-vos à cólera.

Pesquisai a origem desses acessos de demência passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a razão; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido. Que é o que vos faz repelir, coléricos, os mais ponderados conselhos, senão o orgulho ferido por uma contradição? Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar.

Em seu frenesi, o homem colérico a tudo se atira: à natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque lhe não obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse ele observar-se a sangue-frio, ou teria medo de si próprio, ou bem ridículo se acharia! Imagine ele por aí que impressão produzirá nos outros. Quando não fosse pelo respeito que deve a si mesmo, cumpria-lhe esforçar-se por vencer um pendor que o torna objeto de piedade.

Se ponderasse que a cólera a nada remedeia, que lhe altera a saúde e compromete até a vida, reconheceria ser ele próprio a sua primeira vítima. Mas, outra consideração, sobretudo, devera contê-lo, a de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem coração, não lhe será motivo de remorso fazer que sofram os entes a quem mais ama? E que pesar mortal se, num acesso de fúria, praticasse um ato que houvesse de deplorar toda a sua vida!

Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal. Isto deve bastar para induzir o homem a esforçar-se pela dominar. O espírita, ao demais, é concitado a isso por outro motivo: o de que a cólera é contrária à caridade e à humildade cristãs.

🍄🌱🍄
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 9.)
🍄🌱🍄

No portal da luz


Aspiras à posse do conhecimento espírita evangélico?

Iniciemos o aprendizado pela reforma íntima.

Disse Jesus: “O reino de Deus está dentro de vós”. Descobri-lo e estabelecer as vias de acesso para alcançá-lo depende de nós.

Será justo suplicar o socorro de Deus nas horas de aflição e construir a existência como se Deus não existisse?

Ergamos a fé raciocinada, principiando pela base do dever cumprido, de modo a que não nos falte a paz de consciência.

Em seguida, enxerguemos a nós mesmos.

Se vens da província obscura da negação, procura discernir a verdade, para perceberes a Divina Sabedoria que te rodeia em toda parte e começa a jornada, no rumo da Espiritualidade Maior.

Se procedes do distrito superado de outras crenças que não mais te satisfazem as exigências da alma, busca o entendimento de ti mesmo, de modo a prosseguires na ascensão à Vida Superior.

Jamais aniquilar o tesouro das horas com discussões estéreis.

Se te reconheces com necessidade de mudança espiritual, atingiste nova faixa de madureza para a grande compreensão.

Cada fruto aparece no tempo adequado.

Contempla a vida em torno com a visão mais ampla de que dispões agora e ama cada ser e cada coisa no lugar em que se encontrem e, conquanto lhes ofereças auxílio incessante, age sem a preocupação de alterá-los.

Consagra-te, acima de tudo, à edificação do reino interno. Entretanto, se o anseio de perfeição te aquece com veemência, recorda que Deus nos esperou até hoje o impulso de melhoria e, cooperando com a Providência Divina para o bem de todos os nossos irmãos, é urgente reconhecer que nenhum de nós sabe ou pode amá-los mais do que Deus.

🍄🌱🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: No portal da luz
🍄🌱🍄

sexta-feira, 14 de março de 2025

Se quiserem


Cada homem e cada mulher se quiserem, podem reter consigo um tesouro de inavaliável expressão, em qualquer parte da Terra, inacessível a qualquer alteração.

Reformas monetárias não lhe causam transtornos.

Conflitos domésticos não lhe dilapidam a segurança.

Doenças do corpo não lhe deformam a estrutura.

Opositores não lhe alcançam a grandeza.

Esse tesouro é a consciência tranqüila, com o sorriso da fraternidade e com a alegria de viver e trabalhar.

💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Hora certa
💐🍃💐

14 de março

Sua tarefa é criar um novo céu e uma nova terra.

Portanto, não se preocupe com problemas e tribulações, com doenças e sofrimentos, com guerras e conflitos do mundo.

Não se deixe envolver nesses aspectos negativos, ou você se tornará parte da doença e não da cura.

Elevando sua consciência, você se tornará imune aos problemas do mundo e poderá viver e trabalhar nele sem ser afetado de maneira alguma.

Médicos e enfermeiras têm que se imunizar para trabalhar no meio de doenças infecciosas sem temor.

Assim também não deve existir medo em você quando observa a situação do mundo piorar.

Nunca desanime.

Simplesmente agarre-se à sua fé, deixe sua mente permanecer em Mim, e tenha a certeza que tudo está caminhando muito bem.

💐🍃💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🍃💐



💐🍃💐

MENSAGEM DO ESE:

Instruções dos Espíritos

I – A Verdadeira Propriedade

PASCAL

Genebra, 1860

9 – O homem não possui como seu senão aquilo que pode levar deste mundo. O que ele encontra ao chegar e o que deixa ao partir, goza durante sua permanência na Terra; mas, desde que é forçado a deixá-los, é claro que só tem o usufruto, e não a posse real. O que é, então, que ele possui? Nada do que se destina ao uso do corpo, e tudo o que se refere ao uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais. Eis o que ele traz e leva consigo, o que ninguém tem o poder de tirar-lhe, e o que ainda mais lhe servirá no outro mundo do que neste. Desde depende estar mais rico ao partir do que ao chegar neste mundo, porque a sua posição futura depende do que ele houver adquirido no bem. Quando um homem parte para um país longínquo, arruma a sua bagagem com objetos de uso nesse país e não se carrega de coisas que lhe seriam inúteis. Fazei, pois, o mesmo, em relação à vida futura, aprovisionando-vos de tudo o que nela vos poderá servir.

Ao viajante que chega a uma estalagem, se ele pode pagar, é dado um bom alojamento; ao que pode menos, é dado um pior; e ao que nada tem, é deixado ao relento. Assim acontece com o homem, quando chega ao mundo dos Espíritos: sua posição depende de suas posses, com a diferença de que não pode pagar em ouro. Não se lhe perguntará: Quanto tínheis na Terra? Que posição ocupáveis? Éreis príncipe ou operário? Mas lhe será perguntado: O que trazeis? Não será computado o valor de seus bens, nem dos seus títulos, mas serão contadas as suas virtudes, e nesse cálculo o operário talvez seja considerado mais rico do que o príncipe. Em vão alegará o homem que, antes de partir, pagou em ouro a sua entrada no céu, pois terá como resposta: as posições daqui não são compradas, mas ganhas pela prática do bem; com o dinheiro podeis comprar terras, casas, palácios; mas aqui só valem a qualidades do coração. Sois rico dessas qualidades? Então, sejas bem-vindo, e teu é o primeiro lugar, onde todas as venturas vos esperam. Sois pobre? Ide para o último, onde sereis tratado na razão de vossas posses.

💐🍃💐
(Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo)
💐🍃💐

O Tempo


Os anos passam, e só o que se fez fica.

As oportunidades vão, mas somente as que foram aproveitadas pacificam a alma.

A energia se esvai, mas tão-somente aquela que foi aplicada para o bem torna o ser mais pleno e com a sensação de dever cumprido.

Tenha o maior critério possível com o uso de seu tempo, de suas energias, das oportunidades que tem em mãos: são mais preciosas do que pode imaginar.

Faça bom uso deles, enquanto puder desfrutá-los no plano físico.

Logo logo, a mensageira fatal chegará, e, nesse momento, o instante de sua partida desse mundo, não haverá escapatória para a avaliação implacável de tudo que fez, bem como, principalmente, de tudo que deixou de fazer.

E se acha mórbido ou improfícuo parar para pensar em morte e morrer, distante demais que suponha de sua realidade, existe algo de mais importante ainda sobre essas reflexões:
são elas que o podem conduzir a uma vida muito mais plena, verdadeiramente satisfatória e tranquila, enquanto a morte não chegar.

💐🍃💐
Anacleto
(Texto recebido pelo médium Benjamin Teixeira, em 23 de abril de 2001.)
💐🍃💐

quinta-feira, 13 de março de 2025

Banquete interior


O conhecimento evangélico em nosso mundo íntimo é sempre milagrosa festa de luz.

 É o banquete com o Pão que desceu do Céu, a inundar-nos de paz, esperança, fortaleza e alegria…

Nossos velhos amigos — os ideais de felicidade que abraçamos — encontram novo apoio e se materializam em trabalho promissor de fé, vaticinando-nos abençoado futuro.

 Alimentam-se, triunfantes à nossa mesa farta de júbilo, e como que se exteriorizam, constantemente, através de pregações valiosas e apontamentos sublimes, no entusiasmo com que nos devotamos à salvação alheia.

Mas, temos também, na intimidade de nosso coração, antigos adversários do nosso equilíbrio e da nossa paz que, raramente, convocamos ao nosso deslumbramento.

É o orgulho — louco inimigo do nosso progresso…

É a vaidade — infeliz companheira de nossos desequilíbrios…

 É a preguiça mental — infortunada mendiga, que estima residir conosco, paralisando os impulsos de servir…

 É o egoísmo — lamentável amigo destruidor, que teima em cristalizar-nos nas sombras da ignorância…

 É o ódio — milenário perseguidor a inclinar-nos para o despenhadeiro da vingança…

 É a ingratidão — triste comparsa de delitos escuros, a seguir-nos de remoto passado, induzindo-nos à dureza de coração.

 É o desânimo — mísero pedinte, asilado em nossa alma, encarcerado nas trevas do medo de trabalhar e de algo fazer, na sementeira da caridade e da luz…

Convidemos todos esses velhos companheiros de jornada evolutiva para o banquete do Evangelho em nosso templo íntimo.

E, de certo, se converterão em cooperadores prestimosos de nosso reajuste, transformando-nos em vivo santuário de bênçãos, para a execução plena e vitoriosa da Vontade de Deus.

🪴🌸🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Construção do amor
🪴🌸🪴

13 de março

Transforme-se através da renovação de sua mente.

Uma cobra não pode crescer sem largar a sua pele velha.

Um pintinho não pode sair do ovo sem quebrar sua casca.

Um bebê não pode nascer sem deixar o útero de sua mãe.

Estes processos devem acontecer para trazer mudanças.

Eles acontecem passo a passo, inexoravelmente.

Se o pintinho não tiver forças para romper a casca, ele morrerá.

Existe um momento certo para tudo.

Você pode tentar evitar mudanças porque se sente seguro onde está e prefere ficar confinado nas fronteiras do conhecido, ao invés de se arriscar e mergulhar no desconhecido, mas, confinado, você vai sufocar e morrer.

Tente compreender e aceitar a necessidade de mudanças em tudo que está acontecendo no mundo neste momento.

Eleve seu coração, dê graças por essas mudanças e torne-se parte integrante dela.

🪴🌸🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌸🪴



🪴🌸🪴

MENSAGEM DO ESE:

Advento do Espírito de Verdade (IV)

Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lha pedem. Seu poder cobre a Terra e, por toda a parte, junto de cada lágrima colocou ele um bálsamo que consola. A abnegação e o devotamento são uma prece continua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos morais que neste mundo vos cabem em partilha. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação. O coração bate então melhor, a alma se asserena e o corpo se forra aos desfalecimentos, por isso que o corpo tanto menos forte se sente, quanto mais profundamente golpeado é o espírito.

🪴🌸🪴
O Espírito de Verdade. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 8.)
🪴🌸🪴

CANSAÇO


Se te sentes cansado, procura refazer-te em contato com a Natureza.

Haure em seus inesgotáveis mananciais as energias de que necessitas.

Não estabeleças, em teu corpo e em tua mente, um circuito fechado de forças que não se renovam.

Descerra-te em espírito, à semelhança da flor, que se abre aos vivificantes raios do sol.

Respira a longos haustos e absorve, por teus poros e narinas, os princípios vitais de que o próprio ar se balsamiza.

Contempla, com o enternecimento que te é possível, o ninho de um pássaro sobre a folhagem.

Faze deslizar a mão sobre a cantante queda d'água que se te derrama aos pés.

Repara nas luzes do entardecer e no cintilar das primeiras estrelas que surgem no firmamento.

Descalça-te e mantém contato direto com o magnetismo da terra.

Acaricia o tronco robusto de uma árvore e procura sentir-lhe o pulsar da Vida.

Deleita-te com o majestoso espetáculo da chuva que cai na floresta.

E, assim, após te refazeres, continua a servir.

🪴🌸🪴
Irmão José
Carlos.A.Baccelli
Obra: Dias melhores
🪴🌸🪴 

quarta-feira, 12 de março de 2025

Lembra-te



Lembra-te de que a vida é curta. Enquanto ela durar, esforça-te para adquirir o que vieste procurar neste mundo: o verdadeiro aperfeiçoamento.
***
Possa teu ser espiritual daqui sair melhor e mais puro do que quando entrou! Acautela-te das armadilhas da carne; reflete que a Terra é um campo de batalha onde a alma é a todo momento assaltada pela matéria e pelos sentidos.
***
Luta corajosamente contra as paixões vis; luta pelo espírito e pelo coração; corrige teus defeitos, adoça teu caráter, fortifica tua vontade. Eleva-te, pelo pensamento, acima das vulgaridades terrestres; dilata as tuas aspirações sobre o céu luminoso.
***
Lembra-te de que tudo o que for material é efêmero. As gerações passam como vagas do mar, os impérios esboroam-se, os próprios mundos perecem, os sóis extinguem-se; tudo foge, tudo de dissipa. Mas há duas coisas que vem de Deus e que são imutáveis como Ele, duas coisas que resplandecem acima da miragem das glórias mundanas: são a Sabedoria e a Virtude.

Conquista-as por teus esforços e, alcançando-as, elevar-te-ás acima do que é passageiro e transitório, para só gozares o que é eterno.

🌾🌷🌾
Léon Denis
Obra: Depois da morte
🌾🌷🌾

12 de março

Saiba, sem sombra de dúvida, que você é perfeito, assim como Eu sou perfeito, e não existem defeitos em você.

Comece agora a perceber o que possui de melhor e traga para fora o que está escondido em seu interior que é difícil de se perceber.

Quando você der um tempo para se conscientizar que você é um, você descobrirá o que possui de melhor, não mais se depreciará e eliminará todas as falsas emoções sobre seu verdadeiro ego.

Repita sempre para você mesmo: "Eu e meu Bem-Amado somos UM", até que esta ideia signifique algo para você.

Quando você estiver meio deprimido, repita silenciosamente e sinta-se gradualmente saindo do poço do desespero e da autopiedade.

Repita as palavras até que você compreenda a realidade delas, comece a sentir sua unidade com a vida e saiba que você é parte dessa vida.

🌾🌷🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌷🌾




🌾🌷🌾

MENSAGEM DO ESE:

A caridade material e a caridade moral (II)

Meus amigos, a muitos dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer caridade, se amiúde nem mesmo do necessário disponho?

Amigos, de mil maneiras se faz a caridade. Podeis fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos, dizendo aos que o desespero, as privações azedaram o ânimo e levaram a blasfemar do nome do Altíssimo: “Eu era como sois; sofria, sentia-me desgraçado, mas acreditei no Espiritismo e, vede, agora, sou feliz.” Aos velhos que vos disserem: “É inútil; estou no fim da minha jornada; morrerei como vivi”, dizei: “Deus usa de justiça igual para com todos nós; lembrai-vos dos obreiros da última hora.” Às crianças já viciadas pelas companhias de que se cercaram e que vão pelo mundo, prestes a sucumbir às más tentações, dizei: “Deus vos vê, meus caros pequenos”, e não vos canseis de lhes repetir essas brandas palavras. Elas acabarão por lhes germinar nas inteligências infantis e, em vez de vagabundos, fareis deles homens. Também isso é caridade.

Dizem, outros dentre vós: “Ora! somos tão numerosos na Terra, que Deus não nos pode ver a todos.” Escutai bem isto, meus amigos: Quando estais no cume da montanha, não abrangeis com o olhar os bilhões de grãos de areia que a cobrem? Pois bem: do mesmo modo vos vê Deus. Ele vos deixa usar do vosso livre-arbítrio, como vós deixais que esses grãos de areia se movam ao sabor do vento que os dispersa. Apenas, Deus, em sua misericórdia infinita, vos pôs no fundo do coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Escutai-a, que somente bons conselhos ela vos dará. Às vezes, conseguis entorpecê-la, opondo-lhe o espírito do mal. Ela, então, se cala. Mas, ficai certos de que a pobre escorraçada se fará ouvir, logo que lhe deixardes aperceber-se da sombra do remorso. Ouvi-a, interrogai-a e com freqüência vos achareis consolados com o conselho que dela houverdes recebido.
Meus amigos, a cada regimento novo o general entrega um estandarte. Eu vos dou por divisa esta máxima do Cristo: “Amai-vos uns aos outros.” Observai esse preceito, reuni-vos todos em torno dessa bandeira e tereis ventura e consolação.

🌾🌷🌾
– Um Espírito protetor. (Lião, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 10.)
🌾🌷🌾

SORRISO


Onde estiveres, seja onde for, não olvides estender o sorriso, por oferta sublime da própria alma.
Ele é o agente que neutraliza o poder do mal e a oração inarticulada, que inibe a extensão das trevas.
Com ele, apagarás o fogo da cólera, cerrando a porta ao incêndio da crueldade.

Por ele, estenderás a plantação da esperança, soerguendo almas caídas na sombra, para que retornem à luz.

Em casa, é a bênção da paz, na lareira da confiança.

No trabalho, é música silenciosa incentivando a cooperação.

No mundo, é chamamento de simpatia.

Sorri para a dificuldade e a dificuldade transformar-se-á em socorro de tua vida.

Sorri para a nuvem, e ainda mesmo que a nuvem se desfaça em chuva de lágrimas nos teus olhos, o pranto será conforto do Céu, a fecundar-te os campos do coração.

Não te roga o desesperado a solução do enigma de sofrimento que lhe persegue o destino.

Implora-te um sorriso de amor, que renove as forças, para que prossiga em seu atormentado caminho.

E, em verdade, se os famintos e os nus te pedem pão e agasalho, esperam de ti, acima de tudo, o sorriso de ternura e compreensão que lhes acalme chagas ocultas.

Não te perturbem as criaturas que se arrojam aos precipícios da violência e do crime.

Oferece-lhes o sorriso generoso da fraternidade, que ajuda incessantemente, e voltar-se-ão, renovadas, para o roteiro do bem.

Sorri, trabalhando e aprendendo, auxiliando e amando sempre.

Lembra-te de que o sorriso é o orvalho da caridade e que em cada manhã, o dia renascente no Céu é um sorriso de Deus.

🌾🌷🌾
Meimei
Chico Xavier
Obra: Sentinelas da alma
🌾🌷🌾

Preces espíritas 

Culto do Evangelho no lar

Mensagens aleatórias do Evangelho Segundo o Espiritismo 

Sua mensagem no Evangelho Segundo o Espiritismo 

O Livro dos Espíritos 

O Evangelho Segundo o Espiritismo 

Livros Espíritas 

terça-feira, 11 de março de 2025

Autoconhecimento


O espírito tem recursos admiráveis na conjuntura da própria vida e esses
valores são portas para que entre para o reino da felicidade, dependendo do modo pelo qual será usado o acervo de tesouros que Deus depositou em seu coração.

 Recebemos constantemente,
de fora, lições imortais que servem para nos alertar e, por vezes, para nos ajudar a compreender o que temos por dentro. 
No entanto, somente a auto-educação nos dá consciência do que deve ser feito para a nossa paz interior, saúde e mesmo compreensão.

O raciocínio é um instrumento valioso na seleção das qualidades que devem
ser postas em prática, desde que ele seja disciplinado pelos sentimentos do Amor. 

Autoconhecimento
é conhecer a si mesmo. 

Cada criatura é um mundo diferente na pauta das coisas que devem ser entendidas e guardadas por nós nos celeiros da consciência profunda, e
o maior trabalhador nessa aquisição é a própria pessoa.

 O mundo exterior não deixa de cooperar na nossa educação espiritual; contudo, ele representa a teoria que nos alerta. 

A maior parte está com nós mesmos, na experimentação individual da vivência de cada dia.

Quando ouvimos lições imortais, sulcadas nas leis que garantem e sustentam a criação divina, o primeiro impulso que parte de nós é a recusa e nem sempre prestamos a atenção que corresponda às nossas necessidades. 

Somente quando essa atenção nasce
dentro de nós, pelas vias das reações naturais, e passamos a sofrer os dramas causados pela ignorância, é que abrimos os sentimentos à educação verdadeira, àquela em que o mestre
interno começa a nos instruir, usando os processos mais grosseiros da escola:
 os infortúnios morais e as dores físicas.

A alma endurecida precisa de sofrer para aprender.

 Então é que iremos aprender, por Amor, a grande causa que registra em nossos corações os caminhos da felicidade.

É necessário que tenhamos muito cuidado na lavoura interna que devemos cuidar, porque se faltar o entendimento profundo das leis de Amor e Justiça, caímos nos
caminhos do egoísmo, de somente lutar em nosso próprio benefício. 

O autoconhecimento, a
educação e a disciplina, o preparo que devemos alcançar são no sentido de nos libertarmos e ajudarmos mais com a aquisição das nossas qualidades. 

Elas devem nascer juntas com o
desprendimento, nos corredores dos sentimentos.

 O Cristo abriu os braços nos indicando os dois caminhos da vida, para que possamos encontrar o reino da Felicidade.

É preciso aprender e ensinar, doar sem exigir, amar sem pensar em trocas.

Esse é um velho refrão que está sempre novo: "quando o poço está pronto, a água aparece".

Trabalha dentro de ti mesmo com todos os recursos que a vida te deu, que virá à tua alma a iluminação pelas bênçãos de Deus.

 Porém, quando de posse desta água, reparte-a com os sedentos que aparecerem em teu caminho. 

A água do conhecimento é divina e, quanto mais a damos, mais a temos para distribuir, mais sentimos a riqueza espiritual nos acompanhar
pelas vias dos sentimentos, a desaguar mais no mar do coração.

Recebemos e doamos: essa é a lei ? Lei do Amor.

🌿🌹🌿
Lancellin
João Nunes Maia
Obra: Cirurgia moral
🌿🌹🌿

11 de março

Trabalhe com as Minhas leis, não contra elas.

Trabalhar contra elas é como lutar numa batalha perdida, não vai dar em nada.

Quando houver uma tensão interior, recolha-se e descubra contra o que você está lutando e o que está causando essa tensão.

Pode estar certo que há alguma coisa atrasando seu progresso e evitando que você alcance seu bem maior.

Que seu único desejo seja o de cumprir a Minha vontade e caminhar pelos Meus caminhos, não permitindo que nada o impeça de chegar ao seu destino.

Quando você se recolher e se questionar, você saberá qual é a Minha meta para você, e então dependerá de você Me obedecer sem hesitação.

Vivendo e trabalhando em harmonia você entenderá o significado da verdadeira liberdade, da liberdade de coração, mente e Espírito.

Você emanará sabedoria e compreensão.

E, neste estado de consciência.

Eu posso usar você para Me ajudar a trazer o novo céu e a nova terra.

🌿🌹🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌹🌿




🌿🌹🌿

MENSAGEM DO ESE:

Jesus em casa de Zaqueu

Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade — e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, — o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à multidão, por ser ele de estatura muito baixa. — Por isso, correu à frente da turba e subiu a um sicômoro, para o ver, porquanto ele tinha de passar por ali. — Chegando a esse lugar, Jesus dirigiu para o alto o olhar e, vendo-o, disse-lhe: Zaqueu, dá-te pressa em descer, porquanto preciso que me hospedes hoje em tua casa. — Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu jubiloso. Vendo isso, todos murmuravam, a dizer: Ele foi hospedar-se em casa de um homem de má vida.

Entretanto, Zaqueu, pondo-se diante do Senhor, lhe disse: Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja no que for, indenizo-o com quatro tantos. Ao que Jesus lhe disse: Esta casa recebeu hoje a salvação, porque também este é filho de Abraão; visto que o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido.

🌿🌹🌿
(S. LUCAS, cap. XIX, vv. 1 a 10.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 4.)
🌿🌹🌿

Dai e dar-se-vos-á


“Dai e dar-se-vos-á”. Jesus – Lucas, 6:98

A ideia geralmente recolhida no ensinamento do “dai e dar-se-vos-á” é quase tão somente aquela que se reporta à caridade vulgar, às portas do Céu. Materializando algum benefício, sente-se o aprendiz na posição de credor das bênçãos divinas, candidatando-se à auréola de santidade, simplesmente porque haja cumprido algumas obrigações de solidariedade humana.

A afirmativa do Mestre, porém, expressa uma lei clara e precisa, a exteriorizar-se em efeitos tangíveis, cada dia.

Dai simpatia e dar-se-vos-á amizade.

Dai gentileza e dar-se-vos-á carinho.

Dai apreço e dar-se-vos-á respeito.

Dai secura e dar-se-vos-á dureza.

Dai espinhos e dar-se-vos-á espinheiro.

Dai estímulo ao bem e dar-se-vos-á alegria.

Dai entendimento e dar-se-vos-á confiança.

Dai esforço e dar-se-vos-á realização.

Dai cooperação e dar-se-vos-á auxílio.

Dai fraternidade e dar-se-vos-á amor.

Ninguém precisa desencarnar para encontrar a lei da retribuição.

Semelhante princípio funciona invariável em nossos passos habituais.

As horas no tempo são como as vagas no mar.

Fluxo e refluxo.

Ação e reação.

Retornará sempre a nós o que dermos de nós.

Se encontrais algo de anormal em vossa experiência comum, efetuai uma revisão das próprias atitudes.

Se alguma coisa vos contraria e desgosta, observai a vossa contribuição para o mundo e para as criaturas.

Indagamos de nós mesmos: – “que faço”, “como faço”, “por que faço”?

Recordemos que a vida está subordinada a leis que não engaremos.

Plantai e colhereis. Dai e dar-se-vos-á.

🌿🌹🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Cartas do coração
🌿🌹🌿

segunda-feira, 10 de março de 2025

Você é responsável


Você é responsável pelo corpo que lhe serve de morada provisória. 

Não se descuide dele. 

Não lhe ofereça nada que possa prejudicá-lo, não o mime, não o trate como uma criança caprichosa.

 Você vai prestar contas do que fizer dele.

Sabemos que o nosso corpo tem necessidades orgânicas que devem ser satisfeitas, contanto que mantenhamos as rédeas para evitar abusos.

Não deixemos que as emoções nos levem ao caos do desespero ou da angústia.

 Cada situação que precisarmos viver devemos vivê-la integral e conscientemente, analisando-lhe as raízes para que possamos observar e sentir a força que trazem e os ensinamentos que contêm e frutificam.

Nada acontece por acaso. 

Tudo obedece a uma lei sábia. 

Assim, não temos por que nos angustiar com os contratempos que a vida nos trouxer, sentindo que tudo que acontece é para o bem.

Ver a superfície sem penetrar na profundidade pode nos perturbar, porque a superfície é ilusória.

 Só a raiz nos mostra a qualidade da planta que dali vai crescer.

A melhor solução possível para nossos problemas deve se fortalecer em conhecermo-nos por dentro, dialogar conosco, perceber em que estado espiritual nos encontramos.

Os problemas da vida são lições que precisamos aprender, não castigo que deve nos punir. 

Deus não premia nem castiga; nós é que somos os construtores de nosso destino. 

Se o queremos bom, alegre e harmonioso, está em nossas mãos delineá-lo.

Cuidemos de nós com mais atenção, se quisermos ser felizes e viver em paz.

🌸🌵🌸
  “...A Verdade e a Vida”
Cenyra Pinto
🌸🌵🌸

10 de março

Por que não se utilizar do que é seu por direito?

Qual é a vantagem de ter uma lâmpada no seu quarto se você não a acender e inundar o quarto com luz?

Por que não procurar sempre pela Minha ajuda e força e usufruir de todas as maravilhas que Eu tenho para lhe dar?

Pare de lutar por conta própria, pois quando você Me reconhecer e Me amar, você vai desejar estar em constante contato coMigo e com a Minha divina presença.

Você irá querer caminhar na luz, porque onde há luz, a escuridão deixa de existir.

Você gera luz através de sua maneira de viver positiva, construtiva e amorosa, portanto, não deixe nada negativo obscurecer essa luz.

Você terá que fazer isso conscientemente até que toda negatividade se afaste e você aprenda a viver positivamente o tempo todo.

Talvez seja um grande esforço no começo, mas gradualmente se tornará tão natural quanto respirar.

🌸🌵🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌵🌸



🌸🌵🌸

MENSAGEM DO ESE:

I – A Afabilidade e a Doçura

LÁZARO

Paris, 1861

6 – A benevolência para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que são a sua manifestação. Entretanto, nem sempre se deve fiar nas aparências, pois a educação e o traquejo do mundo podem dar o verniz dessas qualidades. Quantos há, cuja fingida bonomia é apenas uma máscara para uso externo, uma roupagem cujo corte bem calculado disfarça as deformidades ocultas! O mundo está cheio de pessoas que trazem o sorriso nos lábios e o veneno no coração; que são doces, contanto que ninguém as moleste, mas que mordem à menor contrariedade; cuja língua, doirada quando falam face a face, se transforma em dardo venenoso, quando falam por trás.

A essa classe pertencem ainda esses homens que são benignos fora de casa, mas tiranos domésticos, que fazem a família e os subordinados suportarem o peso do seu orgulho e do seu despotismo, como para compensar o constrangimento a que se submetem lá fora. Não ousando impor sua autoridade aos estranhos, que os colocariam no seu lugar, querem pelo menos ser temidos pelos que não podem resistir-lhes. Sua vaidade se satisfaz com o poderem dizer: “Aqui eu mando e sou obedecido”, sem pensar que poderiam acrescentar, com mais razão: “E sou detestado”.

Não basta que os lábios destilem leite e mel, pois se o coração nada tem com isso, trata-se de hipocrisia. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas, jamais se desmente. É o mesmo para o mundo ou na intimidade, e sabe que se podem enganar os homens pelas aparências, não podem enganar a Deus.

🌸🌵🌸
(Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo)
🌸🌵🌸

PALAVRAS


“Da mesma boca procede bênção e maldição”. Tiago, 3:10

Nunca, te arrependerás:

De haver ouvido cem frases, pronunciando simplesmente uma ou outra pequenina observação.

De evitar o comentário alusivo ao mal, qualquer que seja.

De calar a explosão da cólera.

De preferir o silêncio nos instantes de irritação.

De renunciar aos palpites levianos nas menores controvérsias.

De não opinar em problemas que te não dizem respeito.

De esquivar-te a promessas que não poderias cumprir.

De meditar muitas horas sem abrir os lábios.

De sorrir somente sobre desilusões e amarguras.

De fugir às reclamações de qualquer natureza.

De estimular o bem sob todos os prismas.

De pronunciar palavras de perdão e bondade.

De explanar sobre o otimismo, a fé e a esperança.

De exaltar a confiança no Céu.

De ensinar o que seria útil, verdadeiro e santificante.

De prestar informações que ajudem os outros.

De exprimir bons pensamentos.

De formular apelos à fraternidade e à concórdia.

De demonstrar benevolência e compreensão.

De fortalecer o trabalho e a educação, a justiça e o dever, a paz e o bem, ainda mesmo com sacrifício do próprio coração.

Examina o sentido, o modo e a direção de tuas palavras, antes de pronunciá-las.

Da mesma boca procede a bênção ou a maldição para o caminho.

🌸🌵🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vinha de luz
🌸🌵🌸