segunda-feira, 31 de março de 2025

Não desista de você


Por vezes você não entende como as pessoas ainda conseguem sorrir num mundo como esse.

Anda pelas ruas e não vê graça no movimento de ir e vir das pessoas, não encontra a alegria na vivacidade das crianças e não percebe essas supostas coisas boas que a vida tem.

As notícias falam de conspirações, de golpes, de chacinas. Pioram índices disso ou daquilo. E você tem certeza de que não vale a pena investir nenhum esforço nessa existência.

Há também uma espécie de vazio aí dentro. Uma dor na boca do estômago ou nos pulmões, uma dificuldade de respirar às vezes. Você não sabe o que é. Será que todo mundo tem isso?

Você estuda por obrigação ou trabalha apenas pelo resultado financeiro. Ora, você precisa comer, precisa de um lugar para morar, comprar algumas coisas... Mas, por vezes fica pensando se vale a pena lutar por isso.

Tem vezes que come mais do que necessita, outras que fica muitas horas sem se alimentar e percebe que isso não faz muita falta. Até poderia viver sem...

Percebe que as pessoas estão se isolando. Cada um no seu canto. Por isso não fala muito de você. Aliás, pode passar horas e horas sem proferir uma única palavra.

Estamos nos escondendo atrás das telas! – Ouviu um especialista dizer. E nas suas horas livres permanece ali, naquele mundo que parece não ter fim, mas que às vezes também tem cara de imenso vazio.

A internet parece cheia de gente mas, ao mesmo tempo, vazia. Entro e saio desse suposto mundo digital do mesmo jeito – são pensamentos que lhe acodem.

Você anda cansado de tudo, de todos. As pessoas não são interessantes. Não tem paciência para quase ninguém.

De vez em quando bate uma tristeza profunda, como se abrisse um abismo no peito. Você tem vontade de chorar, mas não consegue. Não entende o que é isso. Você se sente sozinho.

* * *

Eis algumas palavras especiais para você.

Primeiro: não se permita a solidão prolongada. Conte com alguém para conversar, para se abrir. Alguém em quem confie, alguém para quem possa escrever essas coisas estranhas que pensa, que sente ou que vê ao seu redor.

Não perca a referência do amor, dos que lhe querem bem. Todos temos esses à nossa volta. Todos temos os que estão dispostos a nos estender a mão, ou apenas ouvir.

Você não está só.

Não fomos simplesmente abandonados num mundo que vai de mal a pior. Essa é outra visão distorcida. É uma visão terrorista que muitos se acostumaram a passar ou aceitar. Não julgue o mundo apenas ouvindo um dos lados.

Há muito amor nas pessoas. O Universo é coordenado por amor, embora ainda tenhamos dificuldade em entender certos mecanismos de suas leis.

Veja como esta mensagem está chegando até você. Não existe coincidência, não existe acaso. Tudo está em seu devido lugar e a ajuda chega a quem precisa e na hora certa.

Não desista de você. Não desista de seus ideais, sonhos, objetivos. Se for necessário, remonte-se, reconstrua-se, peça ajuda de alguém especializado e refaça seus passos.

Perceba se sintomas que apresenta não estão ligados a algum tipo de transtorno emocional. Todos estamos sujeitos a essas dificuldades.

Finalmente, lembre que a oportunidade da encarnação é o maior tesouro que podemos ter recebido. Aproveite cada instante.

🌾🌹🌾
Redação do Momento Espírita.
Em 27.9.2019.
🌾🌹🌾

31 de março

Quando você está sintonizado com a vida, faz tudo no momento certo.

Tudo que você precisa fazer para se sintonizar é se recolher no silêncio para entrar em contato direto coMigo.

É por isso que os momentos de paz e quietude são tão importantes, muito mais importantes do que você imagina.

Quando um instrumento musical está desafinado, causa discórdia; o mesmo acontece com você.

Um instrumento musical deve ser mantido afinado; você também deve se manter afinado, e isso só poderá acontecer se você se aquietar.

Não pode ser conseguido se você está se agitando para lá e para cá, assim como o instrumento não pode ser afinado enquanto está sendo tocado.

É no silêncio que as notas podem ser ouvidas e reajustadas.

É no silêncio que você pode ouvir a Minha pequena voz interior e Eu posso lhe dizer o que você deve fazer.

🌾🌹🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌹🌾






🌾🌹🌾

MENSAGEM DO ESE:

Odiar os pais

Como nas suas pegadas caminhasse grande massa de povo, Jesus, voltando-se, disse-lhes: — Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, a sua mulher e a seus filhos, a seus irmãos e irmãs, mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. — E quem quer que não carregue a sua cruz e me siga, não pode ser meu discípulo. — Assim, aquele dentre vós que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo. (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 25 a 27 e 33.)

Aquele que ama a seu pai ou a sua mãe, mais do que a mim, de mim não é digno; aquele que ama a seu filho ou a sua filha, mais do que a mim, de mim não é digno. (S. MATEUS, cap. X, v. 37.)

Certas palavras, aliás muito raras, atribuídas ao Cristo, fazem tão singular contraste com o seu modo habitual de falar que, instintivamente, se lhes repele o sentido literal, sem que a sublimidade da sua doutrina sofra qualquer dano. Escritas depois de sua morte, pois que nenhum dos Evangelhos foi redigido enquanto ele vivia, lícito é acreditar-se que, em casos como este, o fundo do seu pensamento não foi bem expresso, ou, o que não é menos provável, o sentido primitivo, passando de uma língua para outra, há de ter experimentado alguma alteração. Basta que um erro se haja cometido uma vez, para que os copiadores o tenham repetido, como se dá freqüentemente com relação aos fatos históricos.

O termo odiar, nesta frase de S. Lucas: Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, está compreendido nessa hipótese. A ninguém acudirá atribuí-la a Jesus. Será então supérfluo discuti-la e, ainda menos, tentar justificá-la. Importaria, primeiro, saber se ele a pronunciou e, em caso afirmativo, se, na língua em que se exprimia, a palavra em questão tinha o mesmo valor que na nossa. Nesta passagem de S. João: “Aquele que odeia sua vida, neste mundo, a conserva para a vida eterna”, é indubitável que ela não exprime a idéia que lhe atribuímos.

A língua hebraica não era rica e continha muitas palavras com várias significações. Tal, por exemplo, a que no Gênese, designa as fases da criação: servia, simultaneamente, para exprimir um período qualquer de tempo e a revolução diurna. Daí, mais tarde, a sua tradução pelo termo dia e a crença de que o mundo foi obra de seis vezes vinte e quatro horas. Tal, também, a palavra com que se designava um camelo e um cabo, uma vez que os cabos eram feitos de pêlos de camelo. Daí o haverem-na traduzido pelo termo camelo, na alegoria do buraco de uma agulha.

Cumpre, ao demais, se atenda aos costumes e ao caráter dos povos, pelo muito que influem sobre o gênio particular de seus idiomas. Sem esse conhecimento, escapa amiúde o sentido verdadeiro de certas palavras. De uma língua para outra, o mesmo termo se reveste de maior ou menor energia.
Pode, numa, envolver injúria ou blasfêmia, e carecer de importância noutra, conforme a idéia que suscite. Na mesma língua, algumas palavras perdem seu valor com o correr dos séculos. Por isso é que uma tradução rigorosamente literal nem sempre exprime perfeitamente o pensamento e que, para manter a exatidão, se tem às vezes de empregar, não termos correspondentes, mas outros equivalentes, ou perífrases.
Estas notas encontram aplicação especial na interpretação das Santas Escrituras e, em particular, dos Evangelhos. Se se não tiver em conta o meio em que Jesus vivia, fica-se exposto a equívocos sobre o valor de certas expressões e de certos fatos, em conseqüência do hábito em que se está de assimilar os outros a si próprio. Em todo caso, cumpre despojar o termo odiar da sua acepção moderna, como contrária ao espírito do ensino de Jesus.

🌾🌹🌾
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 1 a 3.)
🌾🌹🌾

Quem Ama Não Adoece


Seu corpo é o templo e a morada atual de seu espírito. Trate-o pois com zelo e carinho. Saúde é harmonia aliada às leis da natureza. Doença é desarmonia.

As moléstias correm por conta do abuso que o organismo faz das leis da natureza.

Abuso é moléstia, uso é saúde. Seja, sóbrio na sua alimentação.

Coma o necessário. Evite sobrecarregar seu organismo com excessos alimentares.
A sobriedade e a temperança são grandes virtudes pois, é quase impossível uma alma nobre morar num corpo viciado pela gula.

Faça exercícios regulares, diariamente.

Não fume e não use drogas. Se beber o faça com moderação.

Faça exercícios respiratórios evite ao máximo o uso de remédios.

Mas, lembre-se de que se a saúde do corpo é muito importante, não o é menor a da alma.

Toda enfermidade começa no espírito e termina também no espírito.

As moléstias portanto, refletem a enfermidade da alma.

A doenças no estado de evolução que nos encontramos são numerosas, porque numerosas são nossas faltas e dificuldades.

Além das desarmonias atuais, trazemos inúmeras dificuldades do nosso sombrio passado. tanto a enfermidade quanto a saúde têm sua origem na mente, nas emoções, nos sentimentos e em todas as sensações da criatura, como um ser vivo formado de corpo e alma.

Em síntese, o mal viver, o mal sentir, e o mal pensar, podem nos levar a quadros mórbidos dolorosos.

Quando nosso espírito está perfeitamente equilibrado, não há enfermidade que nos ataquem.

Cuidemos de nossa mente para que nossa saúde se reflita em nosso corpo.

Somos o que pensamos, se insistirmos em pensar no mal, na dor, na doença, atrairemos todos esses males para nós.

Pensemos pois na saúde, na alegria e na prosperidade e nossas vidas tomarão novos rumos.

O amor é o grande antídoto contra todos os nossos males, pois se há uma verdade é a de que: “quem ama, não adoece.

🌾🌹🌾
Sergito de Souza Cavalcanti
🌾🌹🌾

5 comentários:

  1. Gratidão por essas mensagens tão esclarecedora pra minha evolução espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas mensagens de ânimo e luz que todos os dias acalentam e revigoram nossas almas na busca do bem, da fraternidade, do amor a nós mesmos e ao nosso próximo. O mundo pode parecer contrário a tudo que é do bem, mas a verdade está na solidariedade e caridade de uns para com os outros. Por isso, sem esmorecer, façamos nossa parte, o que nos é possível realizar, seja um sorriso ou calar uma ofensa. Contribuamos para a nossa evolução e, por consequência, a da humanidade. Cada um fazenda um pouco, logo o pouco vira muito. Assim seja. 🙏

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!!! Pelas mensagens

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.