terça-feira, 8 de maio de 2018

LUZ E SILÊNCIO




O Mestre que nos recomendou situar a lâmpada sobre o velador, também nos exortou, de modo incisivo: –

– “Brilhe a vossa luz diante dos homens!”     
*
Conhecimento evangélico é sol na alma.

Compreendendo a responsabilidade de que somos investidos, esposando a Boa Nova por
ninho de nossos sentimentos e pensamentos, busquemos exteriorizar a flama renovadora
que nos clareia por dentro, a fim de que a fé não seja uma palavra inoperante em nossas
manifestações.
*
Onde repontem espinheiros da incompreensão, sê a bênção do entendimento fraterno.
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Onde esbraveje a ofensa, sê o perdão que asserena e edifica.
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Onde a revolta incendeie corações, sê a humildade que restaura a serenidade e a alegria.
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Onde a discórdia ensombre o caminho, sê a paz que se revela no auxílio eficiente e
oportuno.
*
Não olvidemos que a luz brilha dentro de nós.
*
Não lhe ocultemos os raios vivificantes sob o espesso velador do comodismo, nas teias
do interesse pessoal.


Entretanto, não nos esqueçamos igualmente de que o sol alimenta e equilibra o mundo
inteiro sem ruído, amparando o verme e a flor, o delinqüente e o santo, o idiota e o sábio
em sublime silêncio.
*
Não suponhas que a lâmpada do Evangelho possa fulgurar através de acusações ou
amarguras.
Enquanto a ventania compele o homem a ocultar-se, a claridade matinal, tépida e muda, o
encoraja ao trabalho renovador.
*
Inflamando o coração no luzeiro do Cristo, saibamos entender e servir com Ele, sem
azedume e sem crítica, sem reprovação e sem queixa, na certeza de que o amor é a
garantia invulnerável da vitória imperecível.
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Emmanuel 
Chico Xavier 



  

MENSAGEM DO ESE:
Ressurreição e reencarnação (III)


Ora, desde o tempo de João Batista até o presente, o reino dos céus é tomado pela violência e são os violentos que o arrebatam; — pois que assim o profetizaram todos os profetas até João, e também a lei. — Se quiserdes compreender o que vos digo, ele mesmo é o Elias que há de vir. — Ouça-o aquele que tiver ouvidos de ouvir. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 12 a 15.)
Se o princípio da reencarnação, conforme se acha expresso em S. João, podia, a rigor, ser interpretado em sentido puramente místico, o mesmo já não acontece com esta passagem de S. Mateus, que não permite equívoco: ELE MESMO é o Elias que há de vir. Não há aí figura, nem alegoria: é uma afirmação positiva. — “Desde o tempo de João Batista até o presente o reino dos céus é tomado pela violência.” Que significam essas palavras, uma vez que João Batista ainda vivia naquele momento? Jesus as explica, dizendo: “Se quiserdes compreender o que digo, ele mesmo é o Elias que há de vir.” Ora, sendo João o próprio Elias, Jesus alude à época em que João vivia com o nome de Elias. “Até ao presente o reino dos céus é tomado pela violência”: outra alusão à violência da lei mosaica, que ordenava o extermínio dos infiéis, para que os demais ganhassem a Terra Prometida, Paraíso dos hebreus, ao passo que, segundo a nova lei, o céu se ganha pela caridade e pela brandura. 

E acrescentou: Ouça aquele que tiver ouvidos de ouvir. Essas palavras, que Jesus tanto repetiu, claramente dizem que nem todos estavam em condições de compreender certas verdades.
Aqueles do vosso povo a quem a morte foi dada viverão de novo; aqueles que estavam mortos em meio a mim ressuscitarão. Despertai do vosso sono e entoai louvores a Deus, vós que habitais no pó; porque o orvalho que cai sobre vós é um orvalho de luz e porque arruinareis a Terra e o reino dos gigantes. (ISAÍAS, cap. XXVI, v. 19.) 

É também muito explícita esta passagem de Isaías: “Aqueles do vosso povo a quem a morte foi dada viverão de novo. ” Se o profeta houvera querido falar da vida espiritual, se houvera pretendido dizer que aqueles que tinham sido executados não estavam mortos em Espírito, teria dito: ainda vivem, e não: viverão de novo. No sentido espiritual, essas palavras seriam um contra-senso, pois que implicariam uma interrupção na vida da alma. No sentido de regeneração moral, seriam a negação das penas eternas, pois que estabelecem, em princípio, que todos os que estão mortos reviverão.
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(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, itens 10 a 13.)


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