O progresso na Terra de hoje compele a criatura a resguardar profunda atenção para com duas atitudes essenciais à própria segurança no comportamento comum: ligar e desligar.
É preciso saber desligar o carro no momento preciso, desligar as tomadas de força elétrica no instante exato, isolar o fogão, silenciar os aparelhos de voz, quando necessário.
A imagem é das mais oportunas, em nos referindo à tensão emocional que caracteriza a maioria das pessoas na vida terrestre contemporânea.
Recorda: tens o teu mundo íntimo a preservar. Impraticável a execução integral de qualquer tarefa sem a paz de espírito.
Para isso é imperioso desligar o pensamento das questões que te possam afligir sem necessidade.
Nunca te desinteressares do bem a ser levado a efeito. Participar, quanto possível, das iniciativas que visem a melhorar o recanto em que vives e acentuar a felicidade de todos.
Entretanto, é indispensável desfocar a mente de tudo o que se nos faça prejudicial ou inútil à própria existência.
Caminhos que não são nossos;
pontos de vista diferentes daqueles que nos orientam os passos;
amigos conscientes e responsáveis que se afastam do melhor a fazer;
familiares que voluntariamente nos menosprezam;
deficiências alheias;
compromissos que não nos digam respeito;
tentações que não se nos coadunam com o modo de ser;
preocupações com o supérfluo,
convites à aventura e assuntos outros que os noticiários infelizes te despejam à porta, em bases de sensacionalismo, são temas em cujo desdobramento, os nossos créditos de tempo cairiam na vala das horas perdidas.
Quanto mais amplos os domínios da evolução, mais vigilância se nos pede ao senso de escolha.
Em favor de tua segurança e em auxílio à tua rentabilidade de trabalho, é preciso aprendas, na esfera do pensamento, a ligar e a desligar para essa ou aquela experiência a fim de bem sentir e melhor produzir.
🌿🍄🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Amigo
🌿🍄🌿
24 de novembro
"Por seus frutos eles serão reconhecidos", se eles são a meu favor ou não, se eles são da luz ou das trevas.
Abra seus olhos e você saberá sem sombra de dúvidas. Interiorize-se e seu coração lhe dirá.
Faça a sua própria avaliação e não dê ouvidos ao que vem de fora; porque se você escutar a muitos sussurros e rumores externos, você ficará tão perplexo que não mais saberá o que é e o que não é verdade, e você perderá o seu caminho.
Toda pessoa pode encontrar a verdade em seu interior, mas isso significa que ela tem que se dar um tempo para se interiorizar; tem que pensar por si mesma e encontrar seu próprio caminho, mas muitas pessoas são preguiçosas demais para fazer isso.
Elas acham muito mais fácil escutar e aceitar o que os outros dizem, sem ouvir sua própria voz interior.
Fique quieto e você saberá a verdade, e a verdade o libertará.
🌿🍄🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🍄🌿
🌿🍄🌿
MENSAGEM DO ESE:
Convidar os pobres e os estropiados. Dar sem esperar retribuição
Disse também àquele que o convidara: Quando derdes um jantar ou uma ceia, não convideis nem os vossos amigos, nem os vossos irmãos, nem os vossos parentes, nem os vossos vizinhos que forem ricos, para que em seguida não vos convidem a seu turno e assim retribuam o que de vós receberam. — Quando derdes um festim, convidai para ele os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos. — E sereis ditosos por não terem eles meios de vo-lo retribuir, pois isso será retribuído na ressurreição dos justos.
Um dos que se achavam à mesa, ouvindo essas palavras, disse-lhe: Feliz do que comer do pão no reino de Deus! (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 12 a 15.)
“Quando derdes um festim, disse Jesus, não convideis para ele os vossos amigos, mas os pobres e os estropiados.” Estas palavras, absurdas, se tomadas ao pé da letra, são sublimes, se lhes buscarmos o espírito. Não é possível que Jesus haja pretendido que, em vez de seus amigos, alguém reúna à sua mesa os mendigos da rua. Sua linguagem era quase sempre figurada e, para os homens incapazes de apanhar os delicados matizes do pensamento, precisava servir-se de imagens fortes, que produzissem o efeito de um colorido vivo. O âmago do seu pensamento se revela nesta proposição: “E sereis ditosos por não terem eles meios de vo-lo retribuir.” Quer dizer que não se deve fazer o bem tendo em vista uma retribuição, mas tão-só pelo prazer de o praticar. Usando de uma comparação vibrante, disse: Convidai para os vossos festins os pobres, pois sabeis que eles nada vos podem retribuir. Por festins deveis entender, não os repastos propriamente ditos, mas a participação na abundância de que desfrutais.
Todavia, aquela advertência também pode ser aplicada em sentido mais literal.
Quantos não convidam para suas mesas apenas os que podem, como eles dizem, fazer-lhes honra, ou, a seu turno, convidá-los! Outros, ao contrário, encontram satisfação em receber os parentes e amigos menos felizes. Ora, quem não os conta entre os seus? Dessa forma, grande serviço, às vezes, se lhes presta, sem que o pareça.
Aqueles, sem irem recrutar os cegos e os estropiados, praticam a máxima de Jesus, se o fazem por benevolência, sem ostentação, e sabem dissimular o benefício, por meio de uma sincera cordialidade.
🌿🍄🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, itens 7 e 8.)
🌿🍄🌿
Eurípedes e Jesus
No livro “A Vida Escreve”, escrito através da psicografia de Chico Xavier, o espírito Hilário Silva dá-nos a conhecer o episódio mais sublime da sua vida:
Uma noite, após adormecer, Eurípedes desdobrou-se espontaneamente e sentiu-se a subir, a subir, a subir, notando uma atmosfera cada vez mais límpida e tênue.
Viu-se então numa paisagem linda e, olhando à sua volta, reparou que, ao longe, havia alguém sentado que parecia meditar.
Aproximou-se, viu que era Jesus, e que estava a chorar.
Perguntou-Lhe então porque o fazia, e o Senhor disse-lhe que era por causa daqueles que conheciam o Evangelho, mas que não o praticavam.
Desde essa noite e até ao fim da sua vida, nunca mais deixou de trabalhar com Jesus.
🌿🍄🌿
Hilário Silva
Chico Xavier
Obra: A vida escreve
🌿🍄🌿
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.