Dificuldade gerando bênção é lição habitual na escola da Natureza:
a árvore podada, ampliando a produção;
o minério criando o aço quando submetido a mais altas formas de calor;
o mármore, laboriosamente cortado, cedendo lugar aos primores da escultura;
o espinho do bisturi efetuando os prodígios da cirurgia…
Assim, nos domínios do espírito, variadas são as ocorrências de impacto que afligem a criatura na Terra:
o afastamento de companheiros queridos, complicando a realização de respeitáveis planos de trabalho;
a explosão de enfermidade complexa exigindo longo esforço de recuperação;
o acontecimento infeliz, envolvendo familiares e amigos, reclamando sacrifícios para o retorno à tranquilidade;
a desencarnação de pessoas amadas impondo lesões ao campo emotivo e requisitando mais trabalho ao coração ferido, para que não se desequilibre a engrenagem doméstica…
Se crises dessas te amarfanham a sensibilidade, não esmoreças e suporta com firmeza a tempestade espiritual em que te vejas, sem desertar do posto de serviço em que a sabedoria da vida te situou.
Provavelmente agora não percebes os fios invisíveis que entretecem as ocorrências para o bem, no entanto, se permaneces fiel ao próprio dever, agindo e servindo, em tempo breve, reconhecerás, muito embora as provações sofridas, que a Lei de Deus, em nosso beneficio, faz sempre o melhor.
🥀🌱🥀
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Amigo
🥀🌱🥀
29 de abril
Abra-se para o fluxo da Minha divina luz e do Meu divino amor.
Abra as portas do seu coração e não permita que nada impeça esse fluxo.
Mantenha as portas bem abertas para que o amor e a luz possam fluir livremente em você e através de você e para que a força da vida esteja sempre em evidência em seu interior.
Quando as portas do seu coração se fecham e o fluxo de amor e luz é interrompido, toda a vida se torna estagnada, e nada consegue sobreviver numa poça estagnada.
É por isso que você precisa manter as portas abertas, se abastecendo constantemente em Mim que sou a fonte de toda a vida, para que seu coração nunca, em momento nenhum, se torne seco e estagnado.
Um rio que não se alimenta mais de sua nascente, seca. Você, se parar de se suprir em Mim, brevemente secará e se tornará inútil.
Portanto, mantenha-se sempre conscientemente ligado a Mim, se abastecendo de Minha força.
É uma escolha que você tem que fazer dia a dia, hora a hora, minuto a minuto.
🥀🌱🥀
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🥀🌱🥀
🥀🌱🥀
MENSAGEM DO ESE:
O suicídio e a loucura
A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar. Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam.
O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. Só se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. E que é a vida humana, com relação à eternidade, senão bem menos que um dia? Mas, para o que não crê na eternidade e julga que com a vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias.
🥀🌱🥀
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 14 e 15.)
🥀🌱🥀
Ação de paz
A paz é um dos tesouros mais desejados nos dias atuais. Muito se tem investido para se conseguir um pouco desse bem tão precioso.
Mas será que nós, individualmente, temos feito investimentos efetivos visando tal conquista?
O que geralmente ocorre é que temos investido nossos esforços na direção contrária, e de maneira imprópria.
É muito comum desejar a paz e buscá-la por caminhos tortos, que acabam nos distanciando dela ainda mais.
O Espírito Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier, escreveu, certa feita, uma mensagem que intitulou ação de paz.
Eis o seu conteúdo:
“Aflição condensada é semelhante à bomba de estopim curto, pronta a explodir a qualquer contato esfogueante.
Indispensável saber preservar a tranquilidade própria, de modo a sermos úteis na extinção dessa ou daquela dificuldade.
Decerto que para cooperar no estabelecimento da paz, não nos seria lícito interpretar a calma por inércia.
Paciência é a compreensão que age sem barulho, em apoio da segurança geral.
Refletindo com acerto, recebe a hora de crise sem qualquer idéia de violência, porque a violência sempre induz ao estrangulamento da oportunidade de auxiliar.
Diante de qualquer informação desastrosa, busca revestir-te com a serenidade possível para que não te transformes num problema, pesando no problema que a vida te pede resolver.
Não afogues o pensamento nas nuvens do pessimismo, mentalizando ocorrências infelizes que provavelmente jamais aparecerão.
Evita julgar pessoas e situações em sentido negativo para que o arrependimento não te corroa as forças do espírito.
Se te encontras diante de um caso de agressão, não respondas com outra agressão, a fim de que a intemperança mental não te precipite na vala da delinquência.
Pacifica a própria sensibilidade, para que a razão te oriente os impulsos.
Se conservas o hábito de orar, recorre à prece nos instantes difíceis, mas se não possuis essa bênção, medita suficientemente antes de falar ou de agir.
Os impactos emocionais, em qualquer parte, surgem na estrada de todos; guarda, por isso, a fé em Deus e em ti mesmo, de maneira a que não te afastes da paz interior, a fim de que nas horas sombrias da existência possa a tua paz converter-se em abençoada luz.”
**********
As palavras lúcidas de Emmanuel nos sugerem profundas reflexões em torno da nossa ação diária.
Importante que, na busca pela paz não venhamos a ser causadores de desordem e violência.
Criando um ambiente de paz na própria intimidade, poderemos colaborar numa ação efetiva para que a paz reine em nosso lar, primeiramente, e, depois possa se estender mundo afora.
Se uma pessoa estiver permanentemente em ação de paz, o mundo à sua volta se beneficiará com essa atitude.
E se a paz mundial ainda não é realidade em nosso Planeta, façamos paz em nosso mundo íntimo. Essa atitude só depende de uma única decisão: a sua.
**
A sua paz interior é capaz de neutralizar o ódio de muitas criaturas.
Se você mantiver acesa a chama da paz em sua intimidade, então podemos acreditar que a paz mundial está bem próxima.
Porque, na verdade, a paz do mundo começa no íntimo de cada um de nós.
🥀🌱🥀
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em mensagem do Espírito Emmanuel, do livro Urgência, psicografia de Francisco C. Xavier.
🥀🌱🥀
Gratidão a todos envolvidos,que trabalho lindo que vcs proporcionar para nós leitores,que Deus abençoe a todos 🙌
ResponderExcluir🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirEu agradeço esse lindo trabalho realizado e peço a espiritualidade que os ampare sempre em sua realização,pois tenho certeza que assim como eu ,muitas pessoas fazem essa leitura diária, que traz conforto e paz sempre. Obrigada!
ResponderExcluirGratidão 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
ResponderExcluirSó gratidão 🙏 por essas mensagens de paz .
ResponderExcluir