segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Abençoado Cadinho


O instituto da família é oficina de aprimoramento espiritual.

Nas atividades do lar, o homem é convocado ao exercício constante da paciência e do perdão.

Em contato com a parentela, aprenderá amar no clima da renúncia e do sacrifício,
reparando os erros de outras romagens no corpo físico;

abdicará do egoísmo milenar, observando que o tesouro da felicidade deve ser
compartilhado com muitos;

ensinará com humildade, porquanto se reconhecerá também na condição de simples aprendiz diante da vida;

silenciará reclamações e anseios de caráter pessoal;

movimentará os recursos disponíveis em benefício de todos, sem privilégios e sem
preferências;

cultivará a fé em Deus e a bondade espontânea, iluminando-se com as lágrimas
vertidas no cumprimento das obrigações que lhe digam respeito ...

O lar! ... Abençoado cadinho onde tantos se retemperam para as alegrias imperecíveis da Vida Superior.

Não o desprezes sob qualquer pretexto.

O teu lar é o teu pequenino mundo, onde o teu coração de pai ou de mãe, de filho
ou de filha, pode refletir a Luz do Coração Divino que sustenta e equilibra o Universo inteiro.
🌼🪴🌼
Irmão José
Chico Xavier
Obra: Crer e agir
🌼🪴🌼



🌼🪴🌼

MENSAGEM DO ESE:

Reconciliação com os adversários

Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. 

— Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil. (S. MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.)

Na prática do perdão, como, em geral, na do bem, não há somente um efeito moral: há também um efeito material. A morte, como sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; os Espíritos vingativos perseguem, muitas vezes, com seu ódio, no além-túmulo, aqueles contra os quais guardam rancor; donde decorre a falsidade do provérbio que diz: “Morto o animal, morto o veneno”, quando aplicado ao homem. O Espírito mau espera que o outro, a quem ele quer mal, esteja preso ao seu corpo e, assim, menos livre, para mais facilmente o atormentar, ferir nos seus interesses, ou nas suas mais caras afeições. Nesse fato reside a causa da maioria dos casos de obsessão, sobretudo dos que apresentam certa gravidade, quais os de subjugação e possessão.

O obsidiado e o possesso são, pois, quase sempre vítimas de uma vingança, cujo motivo se encontra em existência anterior, e à qual o que a sofre deu lugar pelo seu proceder. Deus o permite, para os punir do mal que a seu turno praticaram, ou, se tal não ocorreu, por haverem faltado com a indulgência e a caridade, não perdoando. Importa, conseguintemente, do ponto de vista da tranqüilidade futura, que cada um repare, quanto antes, os agravos que haja causado ao seu próximo, que perdoe aos seus inimigos, a fim de que, antes que a morte lhe chegue, esteja apagado qualquer motivo de dissensão, toda causa fundada de ulterior animosidade. Por essa forma, de um inimigo encarniçado neste mundo se pode fazer um amigo no outro; pelo menos, o que assim procede põe de seu lado o bom direito e Deus não consente que aquele que perdoou sofra qualquer vingança. 

Quando Jesus recomenda que nos reconciliemos o mais cedo possível com o nosso adversário, não é somente objetivando apaziguar as discórdias no curso da nossa atual existência; é, principalmente, para que elas se não perpetuem nas existências futuras. 

Não saireis de lá, da prisão, enquanto não houverdes pago até o último centavo, isto é, enquanto não houverdes satisfeito completamente a justiça de Deus.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 5 e 6.)

🌼🪴🌼

CONTRISTAÇÃO


“Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para o arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus.” – Paulo. (II Coríntios, 7:9.)

Quanta vez se agitam famílias, agrupamentos ou coletividades para que a tormenta lhes não alcance o ambiente comum? quantas vezes a criatura contempla o céu, em súplica, para que a dor lhe não visite a senda ou para que a adversidade fuja, ao encalço de outros rumos? Entretanto, a realidade chega sempre, inevitável e inflexível.

No turbilhão de sombras da contristação, o homem, não raro, se sente vencido e abandonado.

Todavia, o que parece infortúnio ou derrota pode representar providências salvadoras do Todo-Compassivo.

Em muitas ocasiões, quando as criaturas terrestres choram, seus amigos da Esfera Superior se alegram, à maneira dos pomicultores que descansam, tranquilos, depois do campo bem podado.

Lágrimas, nos lares da carne, frequentemente expressam júbilos de lares celestiais. Os orientadores divinos, porém, não folgam porque os seus tutelados sejam detentores de padecimentos, mas justamente porque semelhante situação indica possibilidades renovadoras no trabalho de aperfeiçoamento.

Todo campo deve conhecer o tempo de ceifa ou de limpeza necessárias.

Quando estiverdes contristados, à face de faltas que cometestes impensadamente, é razoável sofrais a passagem das nuvens pesadas e negras que amontoastes sobre o coração; contudo, quando a prova e a luta vos surpreenderem a casa ou o espírito, em circunstâncias que independem de vossa vontade, então é chegada a hora da contristação segundo Deus, a qual vos eleva espiritualmente e que, por isso mesmo, provoca a alegria dos anjos que velam por vós.
🌼🪴🌼
EMMANUEL
(do livro “Vinha de Luz” 
– psic. Chico Xavier)
🌼🪴🌼

Aguarda o tempo


Aconteceu talvez o que não esperavas.

O lado contra te ironiza.

O sentimento ferido te aborrece.

Entretanto, reflete nas bênçãos que a Divina Providência já te concedeu e procura sorrir.

Não te indisponhas com ninguém. Continua trabalhando e servindo em paz.

Aguarda o tempo, na certeza de que pelas circunstâncias da vida, nas páginas do tempo, é que se manifesta, mais claramente, a voz de Deus.
🌼🪴🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro de respostas
🌼🪴🌼 

Se o seu problema é... 


(...)

Lembre-se que você é um ser integral e que a vida corre no relógio do tempo; portanto, a pressa é má conselheira. Vá com calma, mas com perseverança e firmeza.

Se o seu problema é o egoísmo, esforce-se por auxiliar os outros.

Se o seu problema é o orgulho, esforce-se por ouvir os outros.

Se o seu problema é o desregramento sexual, esforce-se por controlar seus impulsos.

Se o seu problema é a mentira, esforce-se por dizer a verdade.

Se o seu problema é fugir ao dever, esforce-se por enfrentar a realidade da vida.

Se o seu problema...

Seja qual for o seu problema, esforce-se por melhorar sempre; seja forte para vencer as más inclinações; não use desculpas esfarrapadas e siga adiante na conquista de si mesmo, apesar de derrotado num primeiro momento, pois amanhã é outro dia, para novas realizações.
🌼🪴🌼
Livro: Educando a Sexualidade
Marcus De Mario
IBEM - Instituto Brasileiro de Educação Moral

2 comentários:

Obrigada pelo comentário.