A escritora e professora de yoga, Isabela Fortes, afirma que quem tem filhos aprende a viver no presente, sem dificuldades.
Observar um bebê e a sua relação com o tempo é simplesmente divino, diz ela.
Nessa observação da vida infantil, através da lupa da sensibilidade, observamos que, para o bebê, o passado e o futuro não existem, apenas o agora.
Em variações de pequenos segundos, ele tenta nos comunicar o que precisa, no momento em que precisa: fome, sono, dor, fraldas.
Tudo só existe no agora.
Também as crianças maiores, na primeira infância, levam algum tempo para conseguir entender o que significa o tempo.
Ontem, amanhã, daqui a dois dias ou dois anos, para elas é tudo igual e incompreensível.
Essa questão nos leva a experiências curiosas, como a do casal que adotou uma forma peculiar de conseguir explicar o tempo para sua filha de cinco anos.
Quando queriam dizer que faltavam dois dias para ela viajar ou para começar as aulas, explicavam: Você terá que dormir e acordar.
Depois dormir e acordar novamente, aí chega o dia.
Com essa característica especial dos pequenos, podemos aprender que o foco no tempo presente é fundamental para ter uma vida equilibrada.
Gastamos energias em demasia quando nos prendemos excessivamente ao passado, às lembranças.
Da mesma forma que nos desgastamos muito com a preocupação, isto é, uma ocupação prévia com algo que ainda não aconteceu, e pode nem vir a acontecer.
É com esse comportamento que conhecemos a temida e tão analisada ansiedade, que, nos dias de hoje, nos traz problemas e mais problemas existenciais.
Quando focamos no presente, vivendo um dia de cada vez, como se diz popularmente, aproveitamos o tempo com mais eficiência e menos desgaste.
Fazemos cada tarefa pensando nela, e não naquilo que deixamos de fazer ou naquilo que faremos amanhã ou depois.
Quando estamos com alguém que amamos, com a família, por exemplo, estejamos lá por inteiro, e não metade ali, aproveitando, e outra metade voando com o pensamento para longe.
Alguns de nós chegamos a fazer uma espécie de autoterrorismo, cultivando pensamentos como: Pena que esses momentos não duram! Como viverei quando tudo isso acabar?
São sofrimentos voluntários, desnecessários, que impomos aos nossos dias, por não nos darmos chance de viver o presente, e dele extrair tudo de bom que está nos ofertando.
Viver o presente não significa, porém, viver sem planos, sem objetivos.
Nem desconsiderar o passado, sem tê-lo como referencial importante.
De forma alguma!
Viver o presente é dar o devido peso a cada um desses tempos, aprendendo com o passado, vislumbrando o futuro, mas trabalhando no presente, e apenas no presente.
É fundamental lembrar do ensino do Cristo, quando, ao perceber as inquietações de nossa alma, quanto aos dias vindouros, afirmou:
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo.
Basta a cada dia o seu mal.
🌴🌾🌴
Redação do Momento Espírita com base no artigo Filhos, o melhor é tê-los, de Isabela Fortes, para a Revista Prana Yoga Jornal, junho 2008 e no cap. 6, versículo 34 do Evangelho de Mateus.
🌴🌾🌴
15 de setembro
Lembre-se sempre, quando você quer alguma coisa muito intensamente, você pode fazer com que ela aconteça.
Quando você deseja unidade, plenitude, você pode conseguí-las se você se dedicar completamente.
Seu amor e seu desejo de ser um coMigo se seguirão como o dia segue a noite, e nada poderá evitar isso.
É algo que acontece no fundo de cada alma e, uma vez que a semente desse desejo foi plantada, ela crescerá sempre.
Qual é o seu desejo mais profundo?
Você quer Me dar tudo?
Você está disposto a desistir de todas as pequenas autoindulgências e vontades que podem causar separação?
Depende de você tomar sua própria decisão e saber o desejo de seu coração.
Não espere que outra pessoa diga a você qual é.
É algo que você mesmo tem que fazer sem qualquer ajuda externa. EU ESTOU aqui para ajudar você.
Peça Minha ajuda em todos os momentos.
🌴🌾🌴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌴🌾🌴
🌴🌾🌴
MENSAGEM DO ESE:
Capítulo 21 - Falsos Cristos e falsos profetas
Conhece-se a Árvore pelos Frutos
1 – Porque não é boa a árvore a que dá maus frutos, nem má árvore a que dá bons frutos. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu fruto. Porque nem os homens colhem figos dos espinheiros, nem dos abrolhos vindimam uvas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do mau tesouro tira o mal. Porque, do que está cheio o coração, disso é que fala a boca. (Lucas, VI: 43-45).
2 – Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestidos de ovelhas, e por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura os homens colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda árvore boa dá bons frutos, e a árvore má dá maus frutos. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos. Toda árvore que não dá bons frutos será cortada e lançada no fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus, VII: 15-20).
3 – E respondendo Jesus, lhes disse: Vede, não vos engane alguém; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. – E levantar-se-ão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E porquanto multiplicar-se-á a iniqüidade, se resfriará a caridade de muitos. Mas o que perseverar até o fim, esse será salvo. – Então, se alguém vos disser: Olhai, aqui está o Cristo; ou, ei-lo acolá, não lhe deis crédito. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão grandes prodígios, e maravilhas tais, que, se fora possível, até os escolhidos se enganariam.
🌴🌾🌴
(Mateus, XXIV: 4-5, 11-13, 23-24; Marcos, XIII: 5-6, 21-22)
🌴🌾🌴
Incertezas
Há quanto tempo caminha perdido em seus pensamentos e sem encontrar as respostas que tanto almeja?
Descrente de tudo não sabe mais se o caminho escolhido está correto nem tampouco o que deva fazer para melhorar sua situação.
E nessa incerteza, o quanto fere sua alma com desatinos que só acarretam mais aflição a sua alma tão cansada de sofrer.
Mas por mais que sua mente, em profundo desequilíbrio, tente lhe convencer de que não há saída, de que as coisas só irão piorar e que se encontra na mais completa solidão, isso não é verdade!
Há uma Luz ao seu lado que jamais se apagará! É Jesus!
E Jesus fala contigo:
Crede em Deus, crede em Mim.
João 14:1
Jesus estará sempre a lhe amparar!
E mesmo que não expresse verbalmente suas angústias, o Mestre conhece suas necessidades e sabe sim o quanto você carece de sua ajuda e estará sempre disposto a lhe socorrer.
Ele não fará a parte que lhe compete nem tampouco irá desrespeitar o seu livre arbítrio, porque sabe que embora você negue, já tem sim muita capacidade de discernir o rumo certo para sua existência.
Diuturnamente a sua consciência lhe aponta isso. Então, o Mestre iluminará o seu caminho e o chamará a prosseguir.
E prosseguir não necessariamente com rapidez, a tudo mudando imediatamente.
Toda e qualquer transformação requer tempo, é passo a passo, mas pulsando fortemente a vontade de progredir espiritualmente.
E onde exista essa vontade, nenhuma incerteza resiste!
Segue confiante! É ao lado de Jesus que encontrará o alívio para seus temores.
É Ele o Médico que cuidará das dores de sua alma.
O Porto Seguro que lhe salva quando o espírito cansado pensa em desistir.
O Sol que aquece e traz esperança.
O Caminho, a Verdade e a Vida.
E com Jesus, a vida é sempre abundante e abençoada...
🌴🌾🌴
Sônia Carvalho
Jesus fala contigo
🌴🌾🌴
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.