O caminho escolhido pela alma é, certamente, compatível com seu despertamento espiritual. Como saber escolher, sem entender os objetivos da própria vida?
Se a alma é feita simples e ignorante, e no dizer de “O Livro dos Espíritos”, somente busca, a principio, as coisas mais fáceis como ocorre com as crianças. Sendo as facilidades ilusórias, as estradas largas são cheias de contradições, de onde advêm as perturbações de toda ordem. Todo aprendizado surge de inumeráveis experiências em todos os campos de vida, na Terra e nos Céus.
Sabemos que o Espírito tem alguma liberdade, isso não se pode negar, porém é qual o pássaro dentro de uma gaiola, e as limitações são de acordo com o seu despertamento.
As qualidades morais sempre dirigem sua vontade, como o cavaleiro faz com o cavalo, usando o freio, e, quando a lerdeza assume o comando, usa a espora. Escolhemos sempre o que podemos suportar na pauta da nossa ascensão. Um anjo não foi feito anjo em toque de mágica, porem, acumulou experiências no decorrer de milênios incontáveis.
Na linha do nosso progresso existe a nossa parte a ser feita. Certamente que em nossa jornada encontramos constantemente Espíritos que nos influenciam para o mal em múltiplos
aspectos, mas, somente cedemos a essa influência se os pensamentos do mal encontrarem aceitação de nossa parte. Essa é uma lei universal e imutável: os semelhantes se atraem. Não é culpa de ninguém, a não ser de nos mesmos, quando nos enveredamos por caminhos
incompatíveis com o Bem e o Amor.
O que chamamos de quedas, de erros, de invigilância, de mal, são processos usados na natureza para nos educar. O que entendemos por dor são meios para o despertamento das qualidades espirituais que ainda dormem em nosso coração, e que somente ela, em certa fase da idade da alma, tem o poder de despertar. Só reconhecemos essa verdade depois de muitas experiências entre sacrifícios e sofrimentos. É bom que observes, como espiritualistas,
chegando á conclusão que nada se destrói. Tudo que acontece conosco é para nos dar mais vida e consciência dessa mesma vida. O “conhece a verdade e ela te libertará” de Jesus, nos
faz crer que é por meio da verdade, que alcançamos a felicidade, o equilíbrio e a saúde integral da alma e mesmo do corpo que habitamos por momentos breves.
Não são apenas as influencias dos malfeitores que nos acompanham na extensão da nossa vida, como agentes compatíveis com que somos; encontramos outra mais poderosa que
nasce dentro de nós, no fulcro da nossa mente, por imaturidade. Nessa busca de acertar, os reveses tornar-se-ão luzes que vão nos defender de todas as investidas do que chamamos de mal, em todas as suas modalidades. Quem cede à tentação do mal, é porque alimenta ainda esse mesmo mal. Quem procura o bem, tem nela a sua defesa.
🌾🌺🌾
Miramez
João Nunes Maia
Obra: Filosofia espírita
🌾🌺🌾
08 de novembro
Por que aceitar limitações em sua vida?
Sinta sua consciência se expandindo dia a dia.
Espere que o novo se desdobre em você e à sua frente e, se para isso for necessário mudar, esteja disposto a fazer as mudanças sem hesitação.
Para mudar de programa no rádio só é preciso mexer num botão até achar uma nova estação.
Daí é preciso sintonizar cuidadosamente até que a recepção fique clara e não haja distorções para atrapalhar o programa.
Quando seu desejo de deixar o que é velho para trás for suficientemente forte, você não deixará pedra sobre pedra até conseguir o que quer.
Você mexerá em todos os botões até conseguir se sintonizar com o novo e poder receber a transmissão em som alto e forte.
Quando a transmissão estiver clara, você terá que se aquietar e escutar; e quando você tiver absorvido o que está sendo transmitido, você tomará a iniciativa de fazer algo a respeito. Por que esperar mais um dia?
Sintonize-se agora.
🌾🌺🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌺🌾
🌾🌺🌾
MENSAGEM DO ESE:
A cólera
O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece.
Que sucede então?
— Entregais-vos à cólera.
Pesquisai a origem desses acessos de demência passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a razão; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido. Que é o que vos faz repelir, coléricos, os mais ponderados conselhos, senão o orgulho ferido por uma contradição? Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar.
Em seu frenesi, o homem colérico a tudo se atira: à natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque lhe não obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse ele observar-se a sangue-frio, ou teria medo de si próprio, ou bem ridículo se acharia! Imagine ele por aí que impressão produzirá nos outros. Quando não fosse pelo respeito que deve a si mesmo, cumpria-lhe esforçar-se por vencer um pendor que o torna objeto de piedade.
Se ponderasse que a cólera a nada remedeia, que lhe altera a saúde e compromete até a vida, reconheceria ser ele próprio a sua primeira vítima.
Mas, outra consideração, sobretudo, devera contê-lo, a de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem coração, não lhe será motivo de remorso fazer que sofram os entes a quem mais ama? E que pesar mortal se, num acesso de fúria, praticasse um ato que houvesse de deplorar toda a sua vida!
Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal. Isto deve bastar para induzir o homem a esforçar-se pela dominar. O espírita, ao demais, é concitado a isso por outro motivo: o de que a cólera é contrária à caridade e à humildade cristãs.
🌾🌺🌾
— Um Espírito protetor.
(Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 9.)
🌾🌺🌾
Efeitos imediatos do perdão
Enumeremos alguns dos efeitos imediatos do perdão, mormente para quem experimenta a felicidade de concedê-lo:
– paz íntima indescritível,
– alegria desde muito não-sentida,
– sensação de leveza no espírito,
– harmonização com a vida ao redor,
– equilíbrio no ambiente familiar,
– melhor rendimento no trabalho,
– sono mais tranquilo,
– bem-estar físico acentuado,
– lucidez no raciocínio,
– exitosos empreendimentos comerciais,
– e, sobretudo, a definitiva certeza de que, sob qualquer pretexto, não vale a pena guardar ressentimento contra quem quer seja; de que, por ser oriunda do ato de perdoar, quem não perdoa a desconhece por completo.
🌾🌺🌾
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Pai, Perdoa-lhes!
🌾🌺🌾






Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.