Muitas pessoas associam espiritualidade a crenças, religiões ou práticas específicas. A espiritualidade não é o que você diz acreditar, mas como você vive, reage e se relaciona com a vida.
A verdadeira espiritualidade começa no autoconhecimento. Ela se revela na capacidade de observar pensamentos e emoções sem se deixar dominar por eles. Quando vivemos no piloto automático, reagindo impulsivamente às situações, estamos mais identificados com o ego do que com a consciência. Ser espiritual é desenvolver presença, atenção e clareza interior.
Outro ponto central abordado é que espiritualidade não se mede por discursos, mas por atitudes. Uma pessoa espiritualmente madura tende a agir com mais paciência, compaixão, responsabilidade e humildade. Ela reconhece seus limites, aprende com os desafios e entende que cada situação difícil é uma oportunidade de crescimento interno.
A espiritualidade não significa ausência de problemas, mas uma nova forma de lidar com eles. Em vez de resistência, reclamação ou vitimização, surge a aceitação consciente. Isso não é passividade, mas compreensão profunda de que a paz não depende das circunstâncias externas, e sim do estado interior.
Ser espiritual “de verdade” é viver com mais consciência no AGORA, menos identificação com o ego e mais conexão com valores como amor, verdade e autenticidade. É perceber que a transformação começa dentro e se reflete naturalmente nas relações, nas escolhas e na forma de estar no mundo.
No fim, a pergunta não é “quanto você sabe sobre espiritualidade?”, mas sim:
quanto da sua vida expressa aquilo que você acredita?
💐🌿💐
Reflexão baseada no vídeo "Quão espiritual você é de verdade".
- Eckhart Tolle
💐🌿💐
06 de fevereiro
Seja guiado em tudo que você faz e diz.
Aprenda a ser bem paciente e saiba esperar pelo momento certo.
Confie que tudo dará certo se você esperar por Mim e não se precipitar sem um guia.
Muito está para acontecer, mas no momento certo.
Tudo está se acelerando, mas irá acontecer um processo de desdobramento de acordo com a perfeita harmonia e ritmo do Meu plano.
Nada está fora do ritmo, por isso trabalhe a favor do plano e não contra ele.
Se você tentar trabalhar contra, você simplesmente ficará exaurido, sem nada conseguir, será como nadar contra a correnteza; ou você ficará estacionado mesmo nadando com todas as suas forças.
Ou você será levado para trás pela força da maré.
Evite trabalhar contra algo que é inevitável; aprenda, de uma vez, a seguir o plano com absoluta calma e certeza que você está fazendo a coisa certa na hora certa.
💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐
💐🌿💐
MENSAGEM DO ESE:
Caracteres da Perfeição
1 – Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem ao que vos tem ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam. Para serdes filhos de vosso Pai que está nos Céus; o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque se vós não amais senão os que vos amam, que recompensas haveis de ter? Não faz os publicanos também o mesmo? E se vós saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? Sede vós logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito. (Mateus, V: 44 e 46-48).
2 – Desde que Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas, esta máxima: “Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito”, tomada ao pé da letra, faria supor a possibilidade de atingirmos a perfeição absoluta. Se fosse dado à criatura ser tão perfeita quanto o seu próprio Criador, ela o igualaria, o que é inadmissível. Mas os homens aos quais Jesus se dirigia não teriam compreendido essa questão. Ele se limitou, portanto, a lhes apresentar um modelo e dizer que se esforçassem para atingi-lo.
Devemos, pois, entender, por essas palavras, a perfeição relativa de que a humanidade é suscetível, e que mais pode aproximá-la da Divindade. Mas em que consiste essa perfeição? Jesus mesmo o disse: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos têm ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam”. Com isso, mostra que a essência da perfeição é a caridade, na sua mais ampla acepção, porque ela implica a prática de todas as outras virtudes.
Com efeito, se observarmos o resultado de todos os vícios, e mesmo dos simples defeitos, reconheceremos que não há nenhum que não altere mais ou menos o sentimento de caridade, porque todos nascem do egoísmo e do orgulho, que são a sua negação. Porque tudo o que excita exageradamente o sentimento da personalidade destrói ou, quando nada, enfraquece os princípios da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, o sacrifício e o devotamento. O amor do próximo, estendido até o amor dos inimigos, não podendo aliar-se com nenhum defeito contrário à caridade, é sempre, por isso mesmo, o indício de uma superioridade moral maior ou menor. Do que resulta que o grau de perfeição está na razão direta da extensão do amor ao próximo. Eis por que Jesus, depois de haver dado a seus discípulos as regras da caridade, no que ela tem de mais sublime, lhes disse: “Sede logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito”.
💐🌿💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🌿💐
Guardemos a bênção
Se a tua aflição não apoia aos que te observam;
se o pranto da queda te não auxilia a perdoar e a compreender;
se a experiência não te ensina;
se a chaga não te lega benefícios;
se a tua preocupação não serve ao bem dos demais;
se a tua responsabilidade não é sentida, vivida e sofrida;
se a tua esperança não produz alegria para os outros;
se a prova não é para tua alma a instrutora ideal;
se a amargura te não faz mais doce;
e se o sofrimento não te dá mais compreensão;
em verdade, regressarás, apressadamente, logo depois da morte, às lutas educativas da Terra, porque a dor — a divina escultora da vida — terá sido em ti mesmo a candeia apagada em cinza espessa e vã.
💐🌿💐
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Caridade
💐🌿💐




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário.