Quando a dor te apareça,
Não te ausentes da prova.
Aquilo que se apura
Nasce do sacrifício.
O buril fere a pedra,
Faz-se a pedra obra-prima.
No trabalho que faças,
O Céu trabalha em ti.
Ergue a fronte, coragem!…
A vida te pertence.
Ninguém pode afastar-te
Do programa de Deus.
🌵🌷🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🌵🌷🌵
29 de março
Mantenha a vida o mais simples possível e aproveite plenamente as maravilhas e belezas simples que estão à sua volta para serem compartilhadas por todos, mas que muitas vezes passam despercebidas.
Seja como uma criança, capaz de enxergar e aproveitar as aparentemente insignificantes maravilhas da vida: a beleza de uma flor, o canto de um pássaro, a glória de um pôr de sol, os pingos de chuva escorrendo pelo vidro da janela.
São coisas tão simples e, no entanto, tão verdadeiramente lindas.
Basta você olhar para elas com olhos que realmente conseguem ver, e parar de se apressar pela vida afora de maneira a nem mesmo notar essas pequenas coisas.
Você consegue enxergar as Minhas maravilhas e belezas à sua volta?
Ou sua mente está tão cheia de cuidados e preocupações com o seu dia que você está caminhando cego, surdo e curvado, tão envolvido com seus próprios problemas que nada vê?
Por que não tentar hoje se manter alerta a tudo que está acontecendo à sua volta?
🌵🌷🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🌷🌵
🌵🌷🌵
MENSAGEM DO ESE:
Caridade para com os criminosos
A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.
Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?
A verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de consolação que lhe aditeis. Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo.
Estão próximos os tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande fraternidade, em que os homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e esperança e conduzirá as almas às moradas ditosas. Amai-vos, pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os outros infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém desprezeis. Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.
Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade. Não vos cabe dizer de um criminoso: “É um miserável; deve-se expurgar da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de tal espécie, a morte que lhe infligem.” Não, não é assim que vos compete falar. Observai o vosso modelo: Jesus. Que diria ele, se visse junto de si um desses desgraçados? Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de piedade; estender-lhe-ia a mão. Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com fé. É tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele.
🌵🌷🌵
Isabel de França. (Havre, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item
🌵🌷🌵
Tua hora de humildade
Se ainda te observas distante de viver a humildade continuamente em todas as horas do dia, podes vivê-la uma hora diária pelo menos...
*
Traça o teu programa diário de humildade iniciante. Escolhe uma hora dentre as horas de cada dia a fim de aperfeiçoares os próprios sentimentos, exercitando a maior conquista do espírito - a humildade.
*
Que nessa hora te despreocupes da pressa, da convenção, do calculismo, das inquietações contumazes e de ti mesmo, para que te adestres no sacrifício, na indulgência desinteressada, na solicitude fraterna e na cooperação espontânea.
*
Será essa a tua hora de procurar o último lugar, a hora de te apagares para que se eleve o brilho dos outros...
*
Em tua hora de humildade constituir-te-ás em médium do amor de Cristo entre os homens; serás, especialmente, o servo de todos, o irmão comum, a partícula viva e anônima que se funde no todo da Humanidade, sem qualquer amor-próprio ou interesse pessoal.
*
Que olvides, nesse lapso de tempo, toda tisna de vaidade, todo propósito de personalismo e até as mínimas excitações acerca do futuro para viver o presente, o dia que flui, os momentos de teu serviço puro!
*
Nessa hora sê bom acima de ti, acima de tudo, acima de tuas próprias vantagens, para que teus sorrisos abram outros sorrisos, para que tua palavra confiante semeie outras palavras de esperança, para que tua vontade de acertar alicie outras vontades para a renovação maior.
*
Anula nesses sessenta minutos a tensão emocional a respeito de títulos, condições sociais, inclusive a censura a ti próprio, no que tange à defesa do teu lugar ao sol...
*
Que a tua hora de humildade seja cultivada esmeradamente, cada dia, nos lugares em que deva ser exercida para favorecer-te a ascensão espiritual, seja no escritório, na via pública, no entendimento entre amigos ou na intimidade do lar...
*
Que nesse interregno respires acima de todas as conveniências individuais, fazendo maiores concessões ao próximo, superando o temperamento, procurando usar mais ampla docilidade com quem te não compreende, buscando acertar onde ninguém ainda o conseguiu, diligenciando efetuar os mais difíceis serviços de fraternidade, testemunhando o bem na escala que ainda não pudeste e relembrando que o teu corpo, em dia próximo, regressará, inelutavelmente ao pó de onde veio.
*
Recebe no coração a visita do Senhor, ainda que por breves minutos durante o dia.
*
Começa a ser humilde, abolindo todo desculpismo e conquistando o tempo necessário para a tua hora de humildade e acabarás incorporando em ti mesmo os valores supremos do benfeitor maior que, na conceituação do Cristo, será sempre aquele que se fizer o servidor de todos.
🌵🌷🌵
André Luiz
Waldo Vieira
Obra: Sol nas almas
🌵🌷🌵
O trabalho que realizam transmitindo estas mensagens tão sublimes, é bálsamo na vida de muitas pessoas. Obrigada!
ResponderExcluirObrigada, por esse devocional, como tem me ajudado...
ResponderExcluirSempre gratidão pelo trabalho de vcs. Que Deus permita que continuem.
ResponderExcluir❤️❤️❤️❤️
ResponderExcluir❤️❤️❤️❤️
ResponderExcluirExcelentes mensagens para reflexão.
ResponderExcluir🙏❤️❤️
ResponderExcluir