Cultiva a afabilidade nas áreas do relacionamento com os outros, lembrando a experiência do lavrador que sabe, por antecipação a espécie de frutos que colherá, por viver conscientizado, quanto às particularidades da sementeira.
Não te permitas a fuga de situações que se te afigurem desagradáveis.
Os contatos sociais não se destinam unicamente à lavoura afetiva, em que o salário da compreensão assegura o incentivo ao trabalho e a alegria de viver.
Observa os ensinamentos da vida nas aulas do cotidiano.
Aquele amigo que te parece menos simpático e que habitualmente suportas, tão só atendendo a princípios de educação, será provavelmente, em dias breves, o chefe da repartição de cujo favor talvez dependas futuramente.
Certo companheiro que consideras portador de maneiras estouvadas será provavelmente o irmão que, em momento oportuno, te arrancará de crises amargas.
A mulher em cuja presença anotas hoje vários defeitos, possivelmente, amanhã te surgirá na condição de enfermeira prestimosa, amparando-te os seres queridos.
A jovem extrovertida, cujas maneiras agora censuras, talvez depois te apareça por alguém que se te incorpora à família, erigindo-se no apoio de teus dias, em tempos de provação.
Não condenes pessoa alguma.
Somos todos irmãos, ante a Providência Divina, interligados no trabalho do dia a dia, em função de nosso aperfeiçoamento mútuo.
Aprende a sorrir, servindo sempre.
Hoje, pode ser o teu dia de suportar.
Amanhã, no entanto, precisarás dessa ou daquela pessoa considerada difícil que te tolere em algum momento infeliz.
Agora é o teu instante de algo ofertar, a benefício de alguém. Depois, no entanto, surgirá, talvez sem que esperes, o teu momento de receber.
🌼🌵🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Amigo
🌼🌵🌼
Culto do Evangelho no lar:
🌼🌵🌼
14 de setembro
Que haja equilíbrio em tudo.
Trabalhe bastante, mas aprenda também a se divertir bastante e faça o que você gosta de fazer, seja lá o que for; não importa se seus prazeres são simples ou extravagantes, contanto que você tire verdadeira alegria deles.
Quando você está fazendo algo com prazer, não importa o quanto possa ser cansativo, você não se sentirá exausto, mas reanimado e edificado.
O trabalho nunca deve ser um fardo, e nunca será se sua atitude em relação a ele for a certa e você tirar prazer do que estiver fazendo.
Quando você tiver equilíbrio em sua vida, você encontrará plenitude e não cometerá excessos nem no trabalho nem no divertimento.
Um é tão ruim quanto o outro.
Nunca compare seus prazeres com os de mais ninguém; o que você gosta de fazer pode não agradar a outra pessoa.
Faça o que você gosta de fazer e deixe os outros fazerem o que agrada a eles. Viva e deixe viver.
🌼🌵🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌵🌼
🌼🌵🌼
MENSAGEM DO ESE:
A reencarnação fortalece os laços de família (I)
Os laços de família não sofrem destruição alguma com a reencarnação, como o pensam certas pessoas. Ao contrário, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princípio oposto, sim, os destrói.
No espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espíritos se buscam uns aos outros. A encarnação apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem à erraticidade, novamente se reúnem como amigos que voltam de uma viagem. Muitas vezes, até, uns seguem a outros na encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família, ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mútuo adiantamento. Se uns encarnam e outros não, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que se conservam livres velam pelos que se acham em cativeiro. Os mais adiantados se esforçam por fazer que os retardatários progridam. Após cada existência, todos têm avançado um passo na senda do aperfeiçoamento. Cada vez menos presos à matéria, mais viva se lhes torna a afeição recíproca, pela razão mesma de que, mais depurada, não tem a perturbá-la o egoísmo, nem as sombras das paixões. Podem, portanto, percorrer, assim, ilimitado número de existências corpóreas, sem que nenhum golpe receba a mútua estima que os liga.
Está bem visto que aqui se trata de afeição real, de alma a alma, única que sobrevive à destruição do corpo, porquanto os seres que neste mundo se unem apenas pelos sentidos nenhum motivo têm para se procurarem no mundo dos Espíritos. Duráveis somente o são as afeições espirituais; as de natureza carnal se extinguem com a causa que lhes deu origem. Ora, semelhante causa não subsiste no mundo dos Espíritos, enquanto a alma existe sempre. No que concerne às pessoas que se unem exclusivamente por motivo de interesse, essas nada realmente são umas para as outras: a morte as separa na Terra e no céu.
🌼🌵🌼
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IV, item 18.)
🌼🌵🌼
Tua Vida
Focalizamos tua vida, para que possas conosco estudar alguns aspectos da tua filosofia de vida e corrigir o que possas, desde que seja para melhor. Já analisaste o que vens fazendo todos os dias, com o tempo que Deus te deu?
Já observaste os resultados? São promissores? Se nada fizeste neste sentido, não estás usando a tua inteligência e esqueceste a razão, pois o Senhor te dotou destas faculdades para serem úteis a ti mesmo.
Se queres comungar conosco em um trabalho de atividade espiritual, vamos verificar quais os valores que devem ser usados, qual a arma que pode ser útil às tuas lutas. Achamos que deve ser o Silêncio, gesto iluminado, quando no lugar certo. A auto-educação não pode ser anunciada aos sons de trombetas que a vaidade acionará; se existem segredos este é um deles. Para que respeitemos a vida, corrigir nossos defeitos é nosso dever; não é caridade para com os outros - é a caridade em nosso favor. Procura trabalhar dentro deste princípio no maior Silêncio possível, porque sem anunciar nossas qualidades, os outros as percebem e começam a fazer o mesmo. Eis que aí serás um fortificante espiritual, que se chama discrição, com uma paz de difícil conquista, que se chama humildade.
Deves omitir sempre o bem que fazes a ti e ao outros; anunciar o mal que estás fazendo ou que pretendes fazer, também não é compensador. Usa da boca do exemplo, que ele fala mais alto aos corações e escreve com letras de luz em tudo o que existe, falando no idioma universal - vibratório - sem nenhuma pretensão de ser visto como benfeitor.
Faze de tua vida uma vida de exemplos dignificantes, pois o que fazes são sementes plantadas e fecundadas na lavoura de ti mesmo, onde colherás o que plantaste; a Lei sempre nos dá o que merecemos e a justiça faz sempre uma revisão naquilo que chega para nós, sem que a consciência possa gritar:
“não mereço!” A ninguém condenes pelo que estás passando; a culpa pode não ser dele; às vezes, são processos de despertamento espiritual para que possas no amanhã ser filho da luz. A perfeição é filha do esforço, como devedora da disciplina; fica tranqüilo no que tange aos acontecimentos, sejam eles quais forem, e tem confiança em Deus porque Ele sabe o que faz.
Entrementes, não cruzes os braços! A vida feliz depende do esforço de cada criatura, em todas as direções. Quem pretende melhorar, sempre melhora, desde que não esmoreça no caminho.
A língua coça quando tua conduta começa a melhorar; apaga esse impulso, pois ele está sempre envernizado pelo orgulho e pela vaidade.
Silencia no que se refere a mostrar aos outros o que fazes ou pretendes fazer em teu favor; quem cala, ganha mais. Ocupa tua vida em construir sem propagar. usando o teu próprio verbo. Deixa tua vida circular na Vida Maior, porque essa Seiva Divina te dará intuição na marcha para Deus, sobre o que deves fazer.
A tua casa é um dos lugares onde deve ser lembrado o Cristo e o melhor meio é através do Culto do Evangelho, para que depois ele possa se refletir em tua vida.
🌼🌵🌼
JOÃO NUNES MAIA
DITADO PELO ESPÍRITO AYRTES
Obra: TUA CASA
🌼🌵🌼
Impressionante!!
ResponderExcluirSempre tudo que precisamos ler, ouvir e se esforçar, as vezes, muito, para colocar em prática.
Se existe esforço, é porque temos ( tenho) muito a melhorar.