Vivemos em um mundo repleto de incertezas, desafios e pressões diárias. Diante disso, a filosofia estoica nos oferece um ensinamento poderoso: a verdadeira transformação começa na maneira como pensamos. Não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor, mas podemos escolher como reagir a cada situação. Essa é a essência do pensamento positivo segundo os estoicos.
A mente pode ser nossa maior aliada ou nossa pior inimiga. Quando cultivamos pensamentos negativos, alimentamos o medo, a ansiedade e a sensação de impotência. Porém, quando treinamos a mente para enxergar possibilidades e focar no que está sob nosso controle, desenvolvemos serenidade, coragem e equilíbrio emocional.
Para os filósofos estoicos, especialmente Marco Aurélio e Epicteto, a felicidade não depende das circunstâncias externas, mas da forma como interpretamos os acontecimentos. Eles ensinavam que não são os fatos que nos perturbam, mas os julgamentos que fazemos sobre eles. Por isso, cuidar dos pensamentos é cuidar da própria vida.
Pensar positivamente não significa ignorar os problemas ou fingir que a dor não existe. Significa escolher a esperança em vez do desespero, a ação em vez da reclamação e a confiança em vez do medo. É compreender que cada desafio pode se tornar uma oportunidade de crescimento e que, mesmo em meio às tempestades, existe algo valioso a aprender.
A filosofia estoica continua atual porque nos ensina a focar naquilo que realmente podemos controlar: nossas escolhas, nossas atitudes e nossos pensamentos. Quando mudamos a maneira de pensar, mudamos também a forma de viver. E, pouco a pouco, descobrimos que a paz não está na ausência de problemas, mas na força interior que desenvolvemos para enfrentá-los.
Que possamos, todos os dias, vigiar nossa mente e alimentar pensamentos que nos fortaleçam. Afinal, como ensinou a sabedoria estoica, a liberdade começa quando deixamos de ser escravos dos pensamentos que nos enfraquecem e nos tornamos guardiões daqueles que nos elevam.
💐🌴💐
Autoria: Texto inspirado no vídeo "Como mudar sua vida com pensamentos positivos – Sabedoria Estoica", do canal Caminhos da Alma, e nos ensinamentos da filosofia estoica.
💐🌴💐
22 de junho
Mudança é a chave que lhe abrirá todas as portas, mudará seu coração e sua mente.
Quando sua segurança está em Mim, você não tem medo das mudanças, por mais drásticas que elas pareçam.
Saiba simplesmente que cada mudança é para o bem do todo, sejam elas mudanças pessoais, mudanças no país ou no mundo.
Aceite que elas são necessárias e as acompanhe.
Siga em frente e para o alto quando Eu lhe disser que o melhor ainda está por vir.
Você achará o novo muito mais interessante do que o velho à medida que você se incorporar a ele sem resistência.
Por que tornar as coisas mais difíceis para si mesmo?
Nada fica na Minha mão. A bola já começou a rolar: o novo dia está aqui e você só será parte dele se o aceitar e fluir com ele; do contrário, você será deixado para trás.
💐🌴💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌴💐
💐🌴💐
MENSAGEM DO ESE:
Uma realeza terrestre
Quem melhor do que eu pode compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: “O meu reino não é deste mundo”? O orgulho me perdeu na Terra. Quem, pois, compreenderia o nenhum valor dos reinos da Terra, se eu o não compreendia? Que trouxe eu comigo da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E, como que para tornar mais terrível a lição, ela nem sequer me acompanhou até o túmulo! Rainha entre os homens, como rainha julguei que penetrasse no reino dos céus! Que desilusão! Que humilhação, quando, em vez de ser recebida aqui qual soberana, vi acima de mim, mas muito acima, homens que eu julgava insignificantes e aos quais desprezava, por não terem sangue nobre! Oh! como então compreendi a esterilidade das honras e grandezas que com tanta avidez se requestam na Terra!
Para se granjear um lugar neste reino, são necessárias a abnegação, a humildade, a caridade em toda a sua celeste prática, a benevolência para com todos. Não se vos pergunta o que fostes, nem que posição ocupastes, mas que bem fizestes, quantas lágrimas enxugastes.
Oh! Jesus, tu o disseste, teu reino não é deste mundo, porque é preciso sofrer pira chegar ao céu, de onde os degraus de um trono a ninguém aproximam. A ele só conduzem as veredas mais penosas da vida. Procurai-lhe, pois, o caminho, através das urzes e dos espinhos, não por entre as flores.
Correm os homens por alcançar os bens terrestres, como se os houvessem de guardar para sempre. Aqui, porém, todas as ilusões se somem. Cedo se apercebem eles de que apenas apanharam uma sombra e desprezaram os únicos bens reais e duradouros, os únicos que lhes aproveitam na morada celeste, os únicos que lhes podem facultar acesso a esta.
Compadecei-vos dos que não ganharam o reino dos céus; ajudai-os com as vossas preces, porquanto a prece aproxima do Altíssimo o homem; é o traço de união entre o céu e a Terra: não o esqueçais.
💐🌴💐
— Uma Rainha de França. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. II, item 8.)
💐🌴💐
O sono
O sono é o refazimento das energias gastas na jornada diária, ou seja, buscar o que se gastou em energias para tanto, deve ser reparador, manso, tranquilo.
Portanto, antes de dormir, procure esvaziar a mente de problemas, tensões, estresse, limpe tudo, via meditação e oração, limpe o porão.
Lembre-se tudo tem solução e se tem solução, por que a preocupação?
E se não há solução, por que a preocupação?
A insônia é fruto das tensões, da falta de controle das emoções, ou alimentação inadequada durante o dia e a noite, bem como da falta de atividade física, que provoque cansaço durante a meditação.
Quando você se prepara para dormir, coloque um pouco d’água em um copo numa cadeira ou no próprio criado, e, durante a meditação peça ao seu Anjo de Guarda que coloque o medicamento necessário ao um bom sono .
Peça a Nosso Senhor Jesus Cristo, vez que somente o corpo é quem dorme, nossa alma vaga de acordo com a nossa evolução, preocupação, enfim, uma série de fatores positivos ou negativos, tudo de acordo com a jornada do dia que termina, portanto, é importante, rogar ao Senhor seja sua alma levada a Planos Superiores, universidades no espaço, não só para maiores aprendizados, bem como para orientação e solução de problemas, para que ao levantar saiba exatamente a melhor solução para tudo.
Faça com certeza, com aquela convicção de que tudo passa, de que há solução para tudo.
Se o sono tem dupla função alimentar e reparar, devemos ter em mente que ele deve durar, pelo menos sete horas, não sendo regra geral, pois cada um tem suas próprias necessidades.
A meditação tem a função de limpar a tela mental dos problemas, das tristezas, das angústias, das depressões, ou seja, limpar o porão e ao mesmo tempo enviar mensagens de otimismo, de alegria, de que amanhã será um novo dia.
Todos os problemas têm solução, de que tudo na vida passa e de que a própria vida física também passa.
Nunca deite com peso na consciência.
Procure esvaziar com a meditação e com o pedido de perdão e esquecimento das ofensas.
Lembre-se que a meditação limpará as tensões, os sentimentos de culpas, os problemas, as ansiedades, as angústias, as depressões, já foi dito limpe a consciência.
Por fim some meditação, oração, água fluidificada com o pedido orientado, ou seja, peça ao seu Bom Anjo de Guarda que coloque o remédio no copo d’água e pronto, prepara-se para dormir leve e docilmente.
💐🌴💐
Dirceu Abdala
Obra: Sabedoria de viver
💐🌴💐





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!