segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Observe os conselhos


O distinto higienista, depois de examinar pobre homem doente, falou-lhe com severidade afetuosa:

— Já sei que o senhor é pai de família. É responsável pela esposa e quatro filhos menores; entretanto, quero adverti-lo... É preciso que tome mais cuidado na defesa da própria saúde. Calafete as gretas que haja em sua moradia, contra o assalto dos “barbeiros” contaminados. Sirva água fervida às crianças. Fiscalize o banheiro, desinfetando os vasos em serviço. Noto que o senhor não tem preservado a própria residência. Basta uma observação superficial para que se veja o que fazem as amebas. Higiene, meu amigo, é preciso higiene em casa...

— Mas, doutor — replicou o enfermo, quando pôde, enfim, dizer alguma coisa —, nós não temos casa.

Moramos, há quatro anos, debaixo da ponte velha...

*
Aproveite, enquanto é possível, os seus dotes materiais nas tarefas do bem e verifique os conselhos que você dá. Às vezes, muita gente, a quem você prega austeramente o heroísmo da virtude, está simplesmente com necessidade de pão.

🪴🌴🪴
Valérium
Waldo Vieira
Obra: Bem-aventurados os simples
🪴🌴🪴

2 de dezembro

Pioneiros são sempre necessários, aqueles indivíduos que têm a força e a coragem de desbravar o novo.

São eles que têm visão, que conseguem manter essa visão sempre diante de si e conseguem realizá-la.

Mas cada um é um indivíduo e, portanto, não podem ser colocados numa forma.

Você tem que ser livre para crescer e se desenvolver, e se inspirar naqueles impulsos interiores que tocam e mexem com a sua própria alma.

Viva pelo Espírito, aja de acordo com os impulsos que você recebe do Espírito, sem se importar se eles parecem bobos.

É muito mais confortável não fazer nada e ficar esperando que outra pessoa dê o primeiro passo, o primeiro pulo para o desconhecido.

É preciso fé e coragem para fazer isso; e se você não tem fé e coragem para fazê-lo, não tente segurar ou impedir quem as têm.

Mas seja eternamente grato a eles, porque sem eles Meu novo céu e nova terra não poderiam ser estabelecidos.

🪴🌴🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌴🪴






🪴🌴🪴

Mensagem do ESE:

A indulgência

Espíritas, queremos falar-vos hoje da indulgência, sentimento doce e fraternal que todo homem deve alimentar para com seus irmãos, mas do qual bem poucos fazem uso.

A indulgência não vê os defeitos de outrem, ou, se os vê, evita falar deles, divulgá-los. Ao contrário, oculta-os, a fim de que se não tornem conhecidos senão dela unicamente, e, se a malevolência os descobre, tem sempre pronta uma escusa para eles, escusa plausível, séria, não das que, com aparência de atenuar a falta, mais a evidenciam com pérfida intenção.

A indulgência jamais se ocupa com os maus atos de outrem, a menos que seja para prestar um serviço; mas, mesmo neste caso, tem o cuidado de os atenuar tanto quanto possível. Não faz observações chocantes, não tem nos lábios censuras; apenas conselhos e, as mais das vezes, velados.

 Quando criticais, que conseqüência se há de tirar das vossas palavras? A de que não tereis feito o que reprovais, visto que estais a censurar; que valeis mais do que o culpado. Ó homens! quando será que julgareis os vossos próprios corações, os vossos próprios pensamentos, os vossos próprios atos, sem vos ocupardes com o que fazem vossos irmãos? Quando só tereis olhares severos sobre vós mesmos?

Sede, pois, severos para convosco, indulgentes para com os outros. Lembrai-vos daquele que julga em última instância, que vê os pensamentos íntimos de cada coração e que, por conseguinte, desculpa muitas vezes as faltas que censurais, ou condena o que relevais, porque conhece o móvel de todos os atos. Lembrai-vos de que vós, que clamais em altas vozes: anátema! tereis, quiçá, cometido faltas mais graves.
Sede indulgentes, meus amigos, porquanto a indulgência atrai, acalma, ergue, ao passo que o rigor desanima, afasta e irrita. — José, Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)

🪴🌴🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 16.)
🪴🌴🪴

Abençoa e Passa


Não basta recear a violência.
É preciso algo fazer para erradicá-la.

Indubitavelmente, as medidas de repressão, mantidas pelos dispositivos legais do mundo, são recursos que a limitam, entretanto, nós todos, - os espíritos encarnados e desencarnados, - com vínculos na Terra, podemos colaborar na solução do problema.

Compadeçamo-nos dos irmãos envolvidos nas sombras da delinqüência, a fim de que se nos inclinem os sentimentos para a indulgência e para a compreensão.

Tanto quanto puderes, não participes de boatos ou de julgamentos precipitados, em torno de situações e pessoas.

Silencia ante quaisquer palavras agressivas que te forem dirigidas, onde estejas, e segue adiante, buscando o endereço das próprias obrigações.

Não eleves o tom de voz, entremostrando superioridade, à frente dos outros.

Não te entregues a manifestações de azedume e revolta, mesmo quando sintas, por dentro da própria alma, o gosto amargo dessa ou daquela desilusão.

Respeita a carência alheia e não provoques os irmãos ignorantes ou infelizes com a exibição das disponibilidades que os Desígnios Divinos te confiaram para determinadas aplicações louváveis e justas.

Ao invés de criticar, procura o lado melhor das criaturas e das ocorrências, de modo a construíres o Bem, onde estiveres.

Auxilia para a elevação, abençoando sempre.

Lembra-te: o morrão aceso é capaz de gerar incêndios calamitosos e, às vezes, num gesto infeliz de nossa parte, pode suscitar nos outros as piores reações de vandalismo e destruição.

🪴🌴🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Atenção
🪴🌴🪴

3 comentários:

  1. bom dia. obrigado pela mensagem. um ótimo inicio de semana a todos

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe a todos! Um dia de cada vez, u passo a seu tempo, dm direção do céu, vamos evoluindo. Fé

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.