quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Saibamos agradecer


Aprendamos a agradecer no círculo das criaturas limitadas que ainda somos, a fim de recebermos o socorro dos Mensageiros Divinos cuja sublimidade ainda não conseguimos compreender.

Cada coração que palpita conosco, amparando-nos a jornada é alguém da Vida Superior induzindo-nos à felicidade.

A ternura de nossa mãe...

A benevolência de nosso pai...

O devotamento da esposa...

A assistência do companheiro...

O carinho do irmão...

A devoção do mestre...

A generosidade do amigo...

A direção do chefe...

O concurso do servidor...

A paciência do médico...

A tolerância do enfermeiro...

Não somente essas forças te assistem, cada hora, assegurando-te interesse e estímulo à existência...

para estender a caridade sem ruído, como quem sabe que ajudar aos outros é enriquecer a própria existência;

para persistir nas boas obras sem reclamações e sem desfalecimentos, em todos os ângulos do caminho;

para negar a nossa antiga vaidade e tomar, sobre os próprios ombros, cada dia, a cruz abençoada e redentora de nossos deveres, marchando, com humildade e alegria ao encontro da vida sublime...

A indicação honrosa nos felicita.

Nossa presença nos estudos do Evangelho expressa o apelo que flui do Céu para as nossas consciências.

Chamados para a luz e escolhidos para o trabalho.

Eis a nossa posição real nas bênçãos do "hoje". E se quisermos aceitar a escolha com que fomos distinguidos, estejamos certos igualmente de que, em breve, "amanhã" comungaremos felizes com o nosso Mestre e Senhor.

🍃🥀🍃
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de Luz
🍃🥀🍃

22 de outubro

Pare por um momento em meio a sua azáfama e pense no que você está colocando em primeiro lugar.

É o trabalho?

É o viver?

São as suas necessidades?

Seus desejos?

Procure primeiro o Meu reino.

Encontre seu contato direto coMigo e tudo o mais lhe será acrescentado.

Você não percebe que sua comunhão coMigo significa mais do que tudo, porque é deste contato que tudo ramifica?

Faça sua parte e saiba distinguir as prioridades.

Você não pode tirar água de um poço se você não tiver primeiro um balde, fizer o balde descer até a água e então puxar o balde para cima.

Você tem algo a realizar: você tem que fazer o esforço e realizar a sua parte.

Ficar ao lado do poço olhando a água não vai trazer a água até você.

Assim é com a vida espiritual: ficar por perto vendo outras pessoas encontrarem sua unidade coMigo não vai fazer com que a mesma coisa aconteça com você.

Cada alma tem que fazer seu próprio trabalho de procura e descoberta interior.

Azáfama: substantivo feminino: grande pressa e ardor na execução de um serviço.

🍃🥀🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🥀🍃







🍃🥀🍃

MENSAGEM DO ESE:

Bem e mal sofrer

Quando o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence”, não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. O desânimo é uma falta.

Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.

O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão de posto lhe faculta. Sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria e se entorpeceria a vossa alma. Alegrai-vos, quando Deus vos enviar para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do inimigo fraqueje nas tenazes de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa. Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: “Fui o mais forte.”

Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso.

🍃🥀🍃
— Lacordaire. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 18.)
🍃🥀🍃

Encontro com Deus 


Ó DEUS!

Não consigo encontrar-Te apenas nos templos.

Eu Te encontro quando abro os olhos, quando falo, ouço e ando.

Enxergo-Te, bem claro, no perfume da rosa, no som do trovão, na leveza do ar puro, na suavidade do vento, na pureza da água, na perenidade do riacho, na placidez do lago, na impetuosidade das ondas do mar, no instinto do cão fiel, na paciência do burro, na nuvem que passa, na chuva, na força da eletricidade, nas ondas do rádio e da televisão.

Vejo-Te na semente que rompe a si mesma; no meu corpo, no fígado, que elimina as gorduras; no coração, que pulsa; no cérebro, que pensa; na respiração, que traz vida.

Vejo-Te no olhar das pessoas, no timbre de suas vozes, na atenção que me dão, nos olhinhos da criança, no andar do velho, na alvorada, no crepúsculo, na hora silenciosa, na inspiração, nos ideais superiores e Te pressinto na consciência.

Obrigado! Obrigado!

🍃🥀🍃
Lourival Lopes
Obra: Preces do Coração
🍃🥀🍃

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Imediatismo



O imediatismo é um dos maiores entraves ao progresso espiritual.

Quem se envolve em demasia com as questões materiais da existência é possuído, ao invés de possuir.

Cedendo o seu pensamento aos negócios do mundo, nos quais concentra todos os seus interesses, o homem não consegue cultivar-se.

É indispensável que o homem faça uma pausa no corre-corre da vida diária, buscando amealhar os recursos imperecíveis da alma.

O prazer-agora é materialismo disfarçado.

Da maneira como investe na aquisição dos bens materiais, o homem de bom senso não pode deixar de investir no seu futuro espiritual.

Romper com o círculo vicioso da ambição em que se encarcera é de suma importância para o espírito.

O mancebo rico que procurou Jesus, perguntando-lhe o que fazer para conquistar a vida eterna, não conseguiu libertar-se de sua escravização ao status social.

Ninguém pense que terá pela frente todo tempo que deseje a fim de mudar de vida.

Sobre o mundo, todas as coisas são transitórias e o homem não detém sequer a posse definitiva do corpo.

Ainda hoje, comece o homem a desapegar-se dos bens materiais que lhe foram concedidos por empréstimo, em benefício de sua espiritualização.

🪴🌺🪴
Irmão José
Carlos A.Bacelli
Obra: Lições da vida
🪴🌺🪴

21 de outubro

Expanda sua consciência e saiba que EU SOU tudo o que há.

Continue expandindo e veja como EU SOU inclui tudo.

Sinta-se crescendo, quebrando todas as amarras que o seguravam e impediam seu crescimento e expansão.

Assim como uma sementinha plantada no solo rompe sua pele exterior e começa a se expandir e se transformar naquilo que verdadeiramente é, deixe seu verdadeiro eu interior crescer e se expandir até você se tornar aquilo que você realmente é, e observe a maravilha do processo todo.

Saiba que agindo assim, você é um com toda a vida, agora e sempre, que nunca mais irá se separar dela, e que EU SOU em você e você é em Mim.

Você será capaz de fazer qualquer coisa e nada será impossível, porque será o EU SOU quem estará trabalhando em você e através de você.

Quando EU SOU reconhecido e aceito, nada é impossível.

🪴🌺🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌺🪴




🪴🌺🪴

MENSAGEM DO ESE:

Se alguém vos bater na face direita, apresentai-lhe também a outra

Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente. — Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; — e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhes entregueis o manto; — e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. — Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado. (S. MATEUS, cap. V, vv. 38 a 42.)

Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar “ponto de honra” produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei mosaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribui o mal com o bem. E disse ainda: “Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra.” Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente.

Dever-se-á, entretanto, tomar ao pé da letra aquele preceito? Tampouco quanto o outro que manda se arranque o olho, quando for causa de escândalo. Levado o ensino às suas últimas conseqüências, importaria ele em condenar toda repressão, mesmo legal, e deixar livre o campo aos maus, isentando-os de todo e qualquer motivo de temor. Se se lhes não pusesse um freio as agressões, bem depressa todos os bons seriam suas vítimas. O próprio instinto de conservação, que é uma lei da Natureza, obsta a que alguém estenda o pescoço ao assassino. Enunciando, pois, aquela máxima, não pretendeu Jesus interdizer toda defesa, mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. É, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação de orgulho. Somente a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.

🪴🌺🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII, itens 7 e 8.)
🪴🌺🪴

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Dúvida


É compreensível que o homem alimente dúvidas acerca de seu destino depois da morte, mas é incompreensível que ele duvide da força do bem sobre a Terra.

O bem não admite questionamentos, porquanto os seus resultados apresentam-se de imediato aos olhos de quem o pratica.

Assim, mesmo que o homem vacile na fé que abraçou, padecendo o assédio das incertezas que o envolvem, ele deve perseverar na vivência da moral religiosa em que se pauta.

A dúvida é sempre uma vitória contra a descrença.

Se há quem cruze os braços porque duvide, há quem descreia justamente porque traga os braços cruzados...

Quem acredita no bem e o põe em prática não carece de nenhuma outra afirmação de fé.

Ensina-nos o Evangelho que “a fé sem obras é morta”; isto significa que a caridade é a fé vivificada.

Não duvidemos do que sejamos capazes de realizar em favor do mundo melhor.

Deixemos fluir a bondade inata em nossas almas, na espontaneidade do gesto que socorre e levanta.

Não façamos da fé uma condição indispensável ao exercício da solidariedade que os próprios animais exercem entre si movidos apenas pelo instinto.

A fé inabalável, que se alicerça na razão, é fruto do estudo e da meditação, do trabalho e do tempo.

🌼🌵🌼
Irmão José
Carlos A.Bacelli
Obra: Lições da vida
🌼🌵🌼

20 de outubro

Você faz ou não faz parte do todo?

Então, por que se afastar, vivendo uma vida desordenada e caótica?

Preenchendo sua mente com lindos pensamentos, pronunciando lindas palavras e realizando lindas coisas, assim você estará se tornando um com a linda unidade que é o Meu Universo, e onde tudo combina perfeitamente.

À medida que cada indivíduo procura e encontra paz interior e harmonia, assim vai reinar no mundo a paz e a harmonia.

Isso precisa começar de alguma maneira: por que não começar em você?

Perceba que você, fazendo a sua parte, pode ajudar a trazer paz e harmonia ao mundo.

Cada gotinha d'água contribui para fazer o enorme oceano, e cada grãozinho de areia para fazer a praia.

Portanto, cada indivíduo em paz interiormente pode trazer a paz exterior ao mundo.

Por que não fazer a sua parte agora?

Eleve seu coração e agradeça eternamente por saber que você tem sua parte a realizar e vá em frente e realize-a.

🌼🌵🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌵🌼






🌼🌵🌼

MENSAGEM DO ESE:

Os Laços de Família são Fortalecidos pela Reencarnação e Rompidos pela Unicidade da Existência

18 – Os laços de família não são destruídos pela reencarnação, como pensam certas pessoas. Pelo contrário, são fortalecidos e reapertados. O princípio oposto é que os destrói.

Os Espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias, unidos pela afeição, pela simpatia e a semelhança de inclinações. Esses Espíritos, felizes de estarem juntos, procuram-se. A encarnação só os separa momentaneamente, pois que, uma vez retornando a erraticidade, eles se reencontram, como amigos na volta de uma viagem. Muitas vezes eles seguem juntos na encarnação, reunindo-se numa mesma família ou num mesmo círculo, e trabalham juntos para o seu progresso comum. Se uns estão encarnados e outros não, continuarão unidos pelo pensamento. Os que estão livres velam pelos que estão cativos, os mais adiantados procurando fazer progredir os retardatários. Após cada existência terão dado mais um passo na senda da perfeição.

Cada vez menos apegados à matéria, seu afeto é mais vivo, por isso mesmo que mais purificado, não perturbado pelo egoísmo nem obscurecido pelas paixões. Assim, eles poderiam percorrer um número ilimitado de existências corporais, sem que nenhum acidente perturbe sua afeição comum.

Estenda-se bem que se trata aqui da verdadeira afeição espiritual, de alma para alma, a única que sobrevive à destruição do corpo, pois os seres que se unem na Terra apenas pelos sentidos, não têm nenhum motivo para se preocuparem no mundo dos Espíritos. Só são duráveis as afeições espirituais. As afeições carnais extinguem-se com a causa que as provocou; ora, essa causa deixa de existir no mundo dos Espíritos, enquanto a alma sempre existe. Quanto às pessoas que se unem somente por interesse, nada são realmente uma para outra: a morte as separa na Terra e no Céu.

19 – A união e a afeição entre parentes indicam a simpatia anterior que as aproximou. Por isso, diz-se de uma pessoa cujo caráter, cujos gostos e inclinações nada têm de comum com os dos parentes, que ela não pertence à família. Dizendo isso, enuncia-se uma verdade maior do que se pensa. Deus permite essas encarnações de Espíritos antipáticos ou estranhos nas famílias, com a dupla finalidade de servirem de provas para uns e de meio de progresso para outros. Os maus, se melhoram pouco a pouco, ao contacto dos bons e pelas atenções que deles recebem, seu caráter se abranda, seus costumes se depuram, as antipatias desaparecem. É assim que se produz a fusão das diversas categorias de Espíritos, como se faz na Terra entre a raças e os povos.

20 – O medo do aumento indefinido da parentela, em conseqüência da reencarnação, é um medo egoísta, provando que não se possui uma capacidade de amor suficientemente ampla, para abranger um grande número de pessoas. Um pai que tem numerosos filhos, por acaso os amaria menos do que se tivesse apenas um? Mas que os egoístas se tranqüilizem, pois esse medo não tem fundamento. Do fato de ter um homem dez encarnações, não se segue que tenha de encontrar no mundo dos Espíritos dez mães, dez esposas e um número proporcional de filhos e de novos parentes. Ele sempre encontrará os mesmos que foram objetos de sua afeição,que lhe estiveram ligados na Terra por diversas maneiras, e talvez pelas mesmas maneiras.

21 – Vejamos agora as conseqüências da doutrina anti-reencarnacionista. Essa doutrina exclui necessariamente a preexistência da alma, e as
almas sendo criadas ao mesmo tempo em que os corpos, não existe entre elas nenhuma ligação anterior. São, pois, completamente estranhas umas às outras. O pai é estranho para o filho, e a união das famílias fica assim reduzida unicamente à filiação corporal, sem nenhuma ligação espiritual. Não haverá portanto nenhum motivo de vanglória por se ter entre os antepassados algumas personagens ilustres. Com a reencarnação, antepassados e descendentes podem ser conhecidos, ter vivido juntos, podem se ter amado, e mais tarde se reunirem de novo para estreitar os seus laços de simpatia.

22 – Isso no tocante ao passado. Quanto ao futuro, segundo os dogmas fundamentais que decorrem do princípio anti-reencarnacionista, a sorte das almas está irrevogavelmente fixada após uma única existência. Essa fixação definitiva da sorte implica a negação de todo o progresso, pois se há algum progresso, não pode haver fixação definitiva da sorte. Segundo tenham elas bem ou mal vivido,vão imediatamente para a morada dos bem-aventurados ou para o inferno eterno. Ficam assim imediatamente separadas para sempre, sem esperanças de jamais se reunirem, de tal maneira que pais, mães e filhos, maridos e esposas, irmãos e amigos, não têm nunca a certeza de se reverem: é a mais absoluta ruptura dos laços de família.

Com a reencarnação, e o progresso que lhe é conseqüente, todos os que se amam se encontram na terra e no espaço, e juntos gravitam para Deus. Se há os que fracassam no caminho, retardam o seu adiantamento e a sua felicidade. Mas nem por isso as esperanças estão perdidas. Ajudados, encorajados e amparados pelos que os amam, sairão um dia do atoleiro em que caíram. Com a reencarnação, enfim, há perpétua solidariedade entre os encarnados e os desencarnados, do que resulta o estreitamento dos laços de afeição.

23. Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem, para o seu futuro de além-túmulo:
1º) o nada, segundo a doutrina materialista;
2º) a absorção no todo universal, segundo a doutrina panteísta;
3º) a conservação da individualidade, com fixação definitiva da sorte, segundo a doutrina da Igreja;
4º) a conservação da individualidade, com o progresso infinito, segundo a doutrina espírita.

De acordo com as duas primeiras, os laços de família são rompidos pela morte, e não há nenhuma esperança de se reencontrarem; com a terceira, há possibilidade de se reverem, contanto que esteja no mesmo meio, podendo esse meio ser o inferno ou o paraíso; com a pluralidade das existências, que é inseparável do progresso gradual, existe a certeza da continuidade das relações entre os que se amam, e é isso o que constitui a verdadeira família.

🌼🌵🌼
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌼🌵🌼

Multiplicando os talentos


Para que multipliques os talentos:

do Tempo – basta que não gastes os minutos com conversações inúteis;

da Bondade – é suficiente que sejas menos passivo ante às necessidades do próximo;

da Compreensão – basta que te faças um pouco menos intransigente com as pessoas;

da Boa Vontade – é suficiente que não escolhas tarefa e lugar para seres útil;

da Paz – basta que não fomentes conflito de qualquer natureza;

da Fé – é suficiente que não duvides de tua própria capacidade de vivenciar a tua crença;

da Alegria – basta que não provoques em ninguém uma só lágrima de tristeza;

da Felicidade – é suficiente que te contentes com a que já podes desfrutar;

do Conhecimento – basta que não admitas que já sabes tudo;

do Amor – é suficiente que ames e não exijas ser amado.

🌼🌵🌼
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Ajuda-te e o Céu te Ajudará
🌼🌵🌼

domingo, 19 de outubro de 2025

Indicações do caminho


 É sacrifício permanecer na bigorna, suportando os golpes desferidos contra nós, entretanto, o malho que nos ofende está sentenciado ao desgaste, ao cansaço ou ao ostracismo, conquanto haja sido o instrumento das pancadas que nos aperfeiçoam…

Emergimos das existências passadas com lutas enormes por vencer.
Por essa razão, de vez em quando, os temporais da dor e da desilusão varrem as paisagens de nossas vidas, arrebatando-nos flores preciosas que nos prometiam segurança e alegria…

Somos na Terra confiados ao cadinho esbraseado do sofrimento, com raros períodos de tranquilidade, mas, sem isso, talvez entrássemos na inércia da estagnação.

 Correm os dias, desdobram-se as experiências, no entanto, o amor é inalterável…
Com o amor que vence a morte, caminhamos para o futuro…

 Sob a tempestade, somos induzidos a demonstrar desassombro e otimismo, e, à frente do pântano do mal, somos desafiados ao plantio do bem.

 É preciso acrisolar sentimentos elevados, através do serviço constante ao próximo, para a recepção de novas tarefas, compatíveis com a nossa posição de aprendizes do Evangelho.

No serviço de construção do Bem, somos muitas vezes surpreendidos pela dificuldade de companheiros incompletos, pelos tropeços das possibilidades deficientes, por lutas incessantes e provações inesperadas, mas é necessário continuar…

 A jornada cristã é assim qual grande assembleia de viajores que iniciam juntos o elevado empreendimento, cuja meta é a integração com Jesus…
No primeiro instante muita gente…
Na primeira hora, festividade e júbilo, afirmações e promessas…
Depois, a caravana escasseia em número…
Só a qualidade persevera… 

 Haja o que houver, procuremos o Cristo que amorosamente nos procura…

 Recebamos as pessoas difíceis de nossa estrada, especialmente na área doméstica, na condição de instrumentos do nosso próprio aprimoramento.

 Confiemos sempre em nosso Divino Amigo. Jesus mandará que as brisas de sua infinita misericórdia nos amenizem as penas nos dias de provação e nos enviará o orvalho de seu incomensurável amor, nas noites de aflição, para que se nos multipliquem as forças.

 A nossa época assemelha-se a um rio tumultuado para todas as embarcações, exigindo muita perícia no leme.

 Há ligações do passado que reclamam muita paciência e carinho, até o sacrifício pessoal, nos dias do presente, para que se convertam em laços de amor e luz.

 O Céu não se empobrece de amor.

 Não te aflijas pelas dificuldades naturais do caminho.
Tudo melhorará com a bênção de Deus.

 Não relaciones obstáculos e amarguras.
Espalha com todos a tua compreensão e a tua alegria.

 Perdoar, perdoar tudo o que não seja nossa vontade, para buscarmos a Vontade de Deus e cumpri-la.
Amparar a todos os que sofrem e a todos eles agasalhar em nossa alma, a fim de que o Divino Mestre, em sua bênção, nos encontre aproveitando as lições que nos concedeu.

 O coração humano é qual terra plantada; precisa de água providencial para a necessária adubação, a fim de proteger a semente.

 A distância não existe quando o amor está no íntimo da alma.

 Supliquemos a Deus nos conceda a todos, encarnados e desencarnados, a precisa energia para conjugação de esforços, na execução do bem.

 As almas, seja onde for, são assim quais os astros, que mesmo distanciados uns dos outros, permutam as próprias essências nas irradiações com que se influenciam, reciprocamente.

 Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes.
Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.

 Os nossos exemplos são capítulos que formam o livro de nossa vida, em torno do qual os nossos semelhantes criam as opiniões a nosso respeito.

 Adular é perder.

 Não nos percamos entre as conjunturas do campo humano, em que cada ser, muitas vezes, nos parece uma viva interrogação, em si próprio.
Atendamos ao nosso dever e sigamos adiante.

 O passado lançou-nos em débitos tão pesados, que só mesmo à força de paciência e de amor, conseguiremos edificar no presente o futuro melhor.

Nas horas difíceis, procuremos sorrir e saibamos caminhar.
Na frente, a Divina Bondade nos espera e não nos faltará combustível do Socorro Divino à lâmpada de nossas necessidades, a fim de que haja bastante luz em nosso roteiro.

 Quanto mais intenso se nos fizer o trabalho com Jesus, mais ampla assistência de Jesus receberemos.

 Receberemos da vida os desafios de que necessitamos.

 Sábias leis presidiram-nos a formação do grupo doméstico, motivo pelo qual nos encontramos nele com graves problemas a resolver; prossigamos unidos com todos, dia a dia, a fim de que o nosso ensejo de elevação não se perca.

Juventude e maturidade são caminhos difíceis de transitar.

 Quem se eleva a Jesus, através da fé pura, não perde a bênção da paz.

 Com esperança, as fontes caminham para a vastidão das grandes águas e, através dela, avançamos na Terra do berço para as experiências maiores.

 Não se deixe abater diante de obstáculos que, por vezes, simbolicamente não passam de nuvens no Céu.
Toda nuvem é sombra que se desfaz para que a luz reine e domine.

 O pensamento de quem ama é um coração que fala. E o coração fala sempre, porque jamais dorme.

 Saudade é um conjunto de sete letras que se reuniram sob as leis da vida para aferir o coração e aprimorá-lo…
Ainda assim, aprendamos com a fé que a saudade é quase sempre a flor da separação que desabrocha ao sol da esperança para retornar, por amor, a nós outros, na hora do reencontro.

 Não relaciones entraves e amarguras. Espalhemos com todos os companheiros da marcha humana os valores da compreensão e da alegria.
Perdoar e perdoar sempre tudo o que não seja nossa vontade pessoal, a fim de buscarmos a vontade de Deus e cumpri-la.

O Lar é um recinto de provas, verdadeira escola transmitindo lições.

 Em família, somos professores e, ao mesmo tempo, aprendizes uns dos outros.

 A distância não existe quando o amor está palpitando no coração.

🍂🌷🍂
Carlos Augusto
Opúsculos — F. C. Xavier — Carlos Augusto
🍂🌷🍂

19 de outubro

Se você se perdeu, a maneira mais rápida e fácil de achar novamente o caminho é ficar quieto, e na paz e na quietude procurar a sua direção.

Você está disposto a reservar um tempinho para ficar quieto e se interiorizar ou você acha isso um desperdício de tempo e quer seguir em frente fazendo tudo que você tem para fazer?

Toda alma precisa de uma direção, porque sem direção você pode ficar completamente perdido no labirinto da vida.

Por isso, por que não passar todos os dias alguns momentos a sós coMigo para determinar para onde você está indo?

À medida que você aprender a fazer isso, você descobrirá uma profunda necessidade interior por esta comunhão e ansiará por passar mais e mais tempo coMigo neste estado de consciência.

Portanto, mantenha-se alerta e responda a esses anseios que vêm de dentro de você; nunca os descarte com impaciência, achando que não tem tempo.

EU lhe afirmo que há tempo para tudo.

🍂🌷🍂
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍂🌷🍂







🍂🌷🍂

MENSAGEM DO ESE:

Ação da prece. Transmissão do pensamento (II)

Se em duas partes se dividirem os males da vida, uma constituída dos que o homem não pode evitar e a outra das tribulações de que ele se constituiu a causa primária, pela sua incúria ou por seus excessos (cap. V, nº 4), ver-se-á que a segunda, em quantidade, excede de muito à primeira. Faz-se, portanto, evidente que o homem é o autor da maior parte das suas aflições, às quais se pouparia, se sempre obrasse com sabedoria e prudência.

Não menos certo é que todas essas misérias resultam das nossas infrações às leis de Deus e que, se as observássemos pontualmente, seríamos inteiramente ditosos. Se não ultrapassássemos o limite do necessário, na satisfação das nossas necessidades, não apanharíamos as enfermidades que resultam dos excessos, nem experimentaríamos as vicissitudes que as doenças acarretam. Se puséssemos freio à nossa ambição, não teríamos de temer a ruína; se não quiséssemos subir mais alto do que podemos, não teríamos de recear a queda; se fôssemos humildes, não sofreríamos as decepções do orgulho abatido; se praticássemos a lei de caridade, não seríamos maldizentes, nem invejosos, nem ciosos, e evitaríamos as disputas e dissensões; se mal a ninguém fizéssemos, não houvéramos de temer as vinganças, etc.
Admitamos que o homem nada possa com relação aos outros males; que toda prece lhe seja inútil para livrar-se deles; já não seria muito o ter a possibilidade de ficar isento de todos os que decorrem da sua maneira de proceder?

Ora, aqui, facilmente se concebe a ação da prece, visto ter por efeito atrair a salutar inspiração dos Espíritos bons, granjear deles força para resistir aos maus pensamentos, cuja realização nos pode ser funesta. Nesse caso, o que eles fazem não é afastar de nós o mal, porém, sim, desviar-nos a nós do mau pensamento que nos pode causar dano; eles em nada obstam ao cumprimento dos decretos de Deus, nem suspendem o curso das leis da Natureza; apenas evitam que as infrinjamos, dirigindo o nosso livre-arbítrio. Agem, contudo, à nossa revelia, de maneira imperceptível, para nos não subjugar a vontade. O homem se acha então na posição de um que solicita bons conselhos e os põe em prática, mas conservando a liberdade de segui-los, ou não. Quer Deus que seja assim, para que aquele tenha a responsabilidade dos seus atos e o mérito da escolha entre o bem e o mal. É isso o que o homem pode estar sempre certo de receber, se o pedir com fervor, sendo, pois, a isso que se podem sobretudo aplicar estas palavras: “Pedi e obtereis.”

Mesmo com sua eficácia reduzida a essas proporções, já não traria a prece resultados imensos? Ao Espiritismo fora reservado provar-nos a sua ação, com o nos revelar as relações existentes entre o mundo corpóreo e o mundo espiritual.

🍂🌷🍂
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, item 12.)
🍂🌷🍂

IRRITAÇÃO E CONSEQUÊNCIA


Fácil constatar as consequências da irritação em ti mesmo.

Numa perspectiva menos grave:

– alterarás o ritmo de teus batimentos cardíacos,

– elevarás o nível da pressão arterial,

– adoecerás do estômago,

– passarás a sofrer de insônia,

– afastarás os amigos,

– colecionarás antipatias,

– provocarás acidentes,

– padecerás amargas desilusões…

No entanto, numa perspectiva mais séria, em momento de azedume superlativo, poderás vir a desencarnar e, vítima de apoplexia, chegar ao Mais Além na condição de quem, por empreender uma viagem sem avisar, não contará senão com desconhecidos na estação de desembarque.

🍂🌷🍂
Irmão José
Carlos Baccelli
“Ajuda-te e o Céu te Ajudará”
🍂🌷🍂

sábado, 18 de outubro de 2025

Supérfluo



Cultivemos o hábito da vida simples.

O supérfluo é sempre um peso desnecessário sobre os ombros.

Quanto mais tiver a que se apegar mais o espírito se sentirá embaraçado.

Para que o homem acumula o que não desfruta?!

Quantos passam a vida vigiando o que imaginam ter para, depois, entregarem a mãos de pessoas levianas e irresponsáveis?!

O que excede às nossas necessidades está fazendo falta a alguém.

Muitos dão, mas apenas as migalhas do que lhes sobra.

Na oração, Jesus não nos ensinou a pedir mais do que “o pão nosso de cada dia”.

A vida simples é sabedoria de quem consegue passar sobre a Terra incólume às tentações de ordem material.

Viver com simplicidade é viver usufruindo a melhor parte da vida, degustando-lhe o sabor e sentindo o seu perfume.

Ao contrário, quem corre atrás do supérfluo contraditoriamente passa pela vida contentando-se com bem pouco, porque não tem olhos para enxergar o tesouro que “os ladrões não roubam, a traça não destrói e a ferrugem não consome”.

🥀🪴🥀
Irmão José
Carlos A. Baccelli
Obra: LIÇÕES DA VIDA
🥀🪴🥀

18 de outubro

Eu sou seu refúgio e sua força, uma ajuda presente em momentos de tristezas e preocupações.

Aprenda a chamar por Mim, a se apoiar em Mim, a se abastecer em Mim, a colocar toda sua fé e confiança em Mim, para que suas dificuldades e problemas se dissolvam no nada.

Há uma resposta perfeita para cada problema.

Procure por ela e você a encontrará.

Não perca tempo chafurdando em seus próprios problemas e sentindo autopiedade.

Eleve-se acima de tudo isso.

Agradeça pela resposta que está ao seu alcance a partir do momento em que você expande sua consciência e se aquieta para recebê-la e colocá-la em ação.

Transforme-se através da renovação da sua mente.

Você pode resolver qualquer problema simplesmente por saber que a resposta está ao seu alcance quando você se aquieta e procura por ela.

Pare de correr em círculos, sem chegar a lugar nenhum.

Chame por Mim.

🥀🪴🥀
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🥀🪴🥀



🥀🪴🥀

MENSAGEM DO ESE:

Carregar sua cruz. Quem quiser salvar a vida, perdê-la-á

Bem ditosos sereis, quando os homens vos odiarem e separarem, quando vos tratarem injuriosamente, quando repelirem como mau o vosso nome, por causa do Filho do Homem. — Rejubilai nesse dia e ficai em transportes de alegria, porque grande recompensa vos está reservada no céu, visto que era assim que os pais deles tratavam os profetas. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 22 e 23.)

Chamando para perto de si o povo e os discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir nas minhas pegadas, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; — porquanto, aquele que se quiser salvar a si mesmo, perder-se-á; e aquele que se perder por amor de mim e do Evangelho se salvará. — Com efeito, de que serviria a um homem ganhar o mundo todo e perder-se a si mesmo? (S. MARCOS, cap. VIII, vv. 34 a 36; — S. LUCAS, cap. IX, vv. 23 a 25; — S. MATEUS, cap. X, vv. 38 e 39; — S. JOÃO, cap. XII, vv. 25 e 26.)

“Rejubilai-vos, diz Jesus, quando os homens vos odiarem e perseguirem por minha causa, visto que sereis recompensados no céu.” Podem traduzir-se assim essas verdades: “Considerai-vos ditosos, quando haja homens que, pela sua má-vontade para convosco, vos dêem ocasião de provar a sinceridade da vossa fé, porquanto o mal que vos façam redundará em proveito vosso. Lamentai-lhes a cegueira, porém, não os maldigais.”

Depois, acrescenta: “Tome a sua cruz aquele que me quiser seguir”, isto é, suporte corajosamente as tribulações que sua fé lhe acarretar, dado que aquele que quiser salvar a vida e seus bens, renunciando-me a mim, perderá as vantagens do reino dos céus, enquanto os que tudo houverem perdido neste mundo, mesmo a vida, para que a verdade triunfe, receberão, na vida futura, o prêmio da coragem, da perseverança e da abnegação de que deram prova. Mas, aos que sacrificam os bens celestes aos gozos terrestres, Deus dirá: “Já recebestes a vossa recompensa.”

🥀🪴🥀
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIV, itens 17 a 19.)
🥀🪴🥀

Apoio Divino


Seja onde seja, recorda que Deus está sempre em nós e agindo por nós.
Para assegurar-nos, quanto a isso, bastar-nos-á a prática da oração, mesmo ligeira ou inarticulada, que desenvolverá em nós outros a convicção da presença divina, em todas as faixas da existência.
* * *
Certamente, a prece não se fará seguida de demonstrações espetaculares, nem de transformações externas imprevistas.´

Pensa, todavia, no amparo de Deus e, em todos os episódios da estrada, senti-lo-ás contigo no silêncio do coração.

Nos obstáculos de ordem material, esse apoio não te chegará na obtenção do dinheiro fácil que te solva os compromissos, mas na força para trabalhar a fim de que os recursos necessários te venham às mãos;

na hora de dúvida, não te virá em fórmulas verbais diretas que te anulem o livre arbítrio e sim na inspiração exata que te ajude a tomar as decisões indispensáveis à paz da própria consciência;

nos momentos de inquietação, não surgirá em acontecimentos especiais que te afastem dos testemunhos de fé, mas percebe-los-ás contigo em forma de segurança e bom ânimo, na travessia da aflição;

nos dias em que o mal te pareça derrotar a golpes de incompreensão ou de injúria, não se te expressará configurado em favores de exceção que te retirem dos ombros a carga das provas redentoras e sim na energia bendita da fé viva que te restaure a esperança, revestindo-te de coragem, a fim de que não esmoreças na rude jornada, em direção à vida nova.
* * *
Seja qual seja a dificuldade em que te vejas ou a provação que experimentes, recorda que Deus está contigo e nada te faltará, nos domínios do socorro e da bênção, para que atravesses todos os túneis de tribulação e de sombra, ao encontro da paz e a caminho da luz.

🥀🪴🥀
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Rumo certo
🥀🪴🥀

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Trovas-estudos


Podes crer. Felicidade
Tem um lar em que se asila.
Reside na casa oculta
Da consciência tranquila.

Fracasso, derrota, luta,
Tristeza, angústia, pesar?!...
O remédio dos remédios
Será sempre: trabalhar.

Acerca de julgamento,
Eis o que há, meu amigo:
Encontro sempre nos outros
O que carrego comigo.

Nossa vida lembra um livro
Que a existência em si resume;
A morte quando aparece
É o índice do volume.

Derrama a luz da esperança
Nas dores de qualquer nível...
Prodígio, amparo, socorro?
Para Deus tudo é possível.

🌺🍃🌺
Mário Linhares
Chico Xavier
Obra: Rosas com Amor
🌺🍃🌺

17 de outubro

Tudo é parte de um todo perfeito; e tudo o que você faz, diz, pensa e sente também faz parte do todo.

Portanto, não se imponha limites, mas sinta-se expandir cada vez mais, assimilando tudo.

Você nunca atingirá os limites porque não existem limites.

A vida é infinita e você é parte desse infinito.

Continue a esticar sua consciência.

Onde está seu espírito de aventura, que lhe permite penetrar no desconhecido sem temor, cheio de expectativa e esperança?

Você não pode esperar crescer espiritualmente se continuar a fazer sempre as mesmas coisas, entra dia, sai dia.

Você precisa querer seguir em frente e você receberá todo tipo de ajuda quando tomar essa decisão.

O primeiro passo é sempre seu.

Não perca tempo e vá em frente, e veja milagre após milagre acontecendo em sua vida.

🌺🍃🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🍃🌺





🌺🍃🌺

MENSAGEM DO ESE:

II – A Fé Divina E A Fé Humana
UM ESPÍRITO PROTETOR
Paris, 1863

12 – A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe no íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da sua vontade ativa.

Até o presente, a fé só foi compreendida no seu sentido religioso, porque o Cristo a revelou como poderosa alavanca, e porque nele só viram um chefe de religião. Mas o Cristo, que realizou verdadeiros milagres, mostrou, por esses mesmos milagres, quanto pode o homem que tem fé, ou seja, que tem a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode realizar-se a si mesma. Os apóstolos, com o seu exemplo, também não fizeram milagres? Ora, o que eram esses milagres, senão os efeitos naturais de uma causa desconhecida dos homens de então, mas hoje em grande parte explicada e que será completamente compreendida pelo estudo do Espiritismo e do magnetismo?

A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras. O homem de gênio, que persegue a realização de um grande empreendimento, triunfa se tem fé, porque sente em si mesmo que pode e deve triunfar, e essa certeza íntima lhe dá uma extraordinária força. O homem de bem que, crendo no seu futuro celeste, quer preencher a sua vida com nobres e belas ações, tira da sua fé, da certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda nesse caso se realizam os milagres da caridade, do sacrifício e da abnegação. Por fim, não há más inclinações que, com a fé, não possam ser vencidas.

O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé, quando posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos estranhos que, antigamente, foram qualificados de milagres.

Eu vos repito: a fé é humana e divina. Se todas as criaturas encarnadas estivessem suficientemente persuadidas da força que trazem consigo, e se quisessem por a sua vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o que até hoje chamais de prodígios, e que é simplesmente senão um desenvolvimento das faculdades humanas.

🌺🍃🌺
(O Evangelho Segundo o Espiritismo)
🌺🍃🌺

Em sintonia com as palavras 


Enquanto não te vires sob certas necessidades, não saberás o valor que, não raro, assume uma única palavra a qual, no dia-a-dia, talvez estejas cansado de repetir aos outros por mensagem de encorajamento e paz.

Muitos vocábulos, como, por exemplo, o valiosíssimo "paciência", até que necessites dele, te parecerá recoberto de mera formalidade.

Quantas vezes, pela simples força do hábito, já proferiste orações, sem que, no entanto, te afervoraste na prece quanto te afervoraste ao experimentares o maior peso das provações que sobre ti se abateram?

Não desconsideres, pois, a energia espiritual positiva que determinadas palavras encerram e não as pronuncies a esmo, como se fossem termos comuns, destituídos de vida e luz.

Quando te referires à palavra "perdão" e à palavra "amor", dentre outras que enobrecem o vocabulário humano, procura entrar em sintonia com o significado profundo que, ao serem pronunciadas, com ênfase, pelos lábios de Jesus, elas passaram a ter para a redenção de teu espírito.

🌺🍃🌺
Irmão José
psic. Carlos Baccelli
livro "Ajuda-te e o Céu te Ajudará"
🌺🍃🌺