(...) O melhor e mais ajustado sentido para o trabalho interior de melhoria pode ser compreendido como a conquista da consciência de si, a aquisição do patrimônio da divindade que dormita no imo de nós próprios, desde os primórdios da criação. Menos de que vencer as sombras interiores, o desafio da reforma espiritual requer a capacidade de criar o bem em nós pela fixação dos valores novos. Mais do que evitar o mal, é necessário saber desenvolver habilidades eternas.
Reforma íntima é o serviço gradativo da instauração das virtudes celestes, a aquisição da consciência desse tesouro, o qual todos somos convocados a tomar posse perante a lei natural do progresso.
O mal será transformado em bem através de seus opostos. O medo será renovado aprendendo a exercer a coragem, a inveja sofrerá mutação pelo exercício da abnegação, a avareza será metamorfoseada à medida em que nos habilitarmos ao exercício do desprendimento, a irritação será convertida pela aquisição da serenidade.
Evitemos conceber mudança interior sob enfoque restrito de repressão. Medo contido pode ser trauma para o futuro; inveja reprimida pode salientar-se como frustração somatizada; avareza apenas dominada pode caminhar para o desânimo; irritação somente controlada pode caminhar para a raiva.
Contenção é disciplina. Aquisição de novas qualidades é educação.
Disciplina é meio, educação é a grande meta.
Estamos aprendendo a descobrir nossas sombras, essa é uma etapa no processo. Convém-nos, portanto, laborar pela outra etapa, não menos importante: a de aprender a fazer luz e construir a harmonia interior – eis um bom motivo para nos livrarmos do martírio.
🍄🌴🍄
Ermance Dufaux
Wanderley Soares de Oliveira
Obra: Reforma Íntima Sem Martírio – As Dores Psicológicas do Crescimento Interior
🍄🌴🍄
24 de julho
Siga pela vida com, um enorme sentimento de paz e você ficará espantado com tudo que pode realizar.
Você pode fazer muito mais na quietude e na confiança do que com a mente num estado conturbado.
Se você se sente incapaz de se concentrar no que está fazendo é porque não está colocando todo o seu coração na tarefa e, portanto, não está usando sua habilidade da melhor maneira possível.
Você então percebe como é importante adotar uma atitude certa para poder aproveitar plenamente a vida?
Eu quero que você aproveite a vida e só receba dela o melhor possível.
Você perceberá que, quando você sabe em que direção está indo e o que você está fazendo, você não perde tempo com indecisões e pode seguir em frente e agir.
Recolha-se e pergunte diretamente a Mim o que é requerido de você.
Isso só pode ser feito na paz e na quietude, portanto, encontre um tempo só para você.
Esta é uma chave muito importante.
🍄🌴🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌴🍄
🍄🌴🍄
MENSAGEM DO ESE:
Parábola do mau rico
Havia um homem rico, que vestia púrpura e linho e se tratava magnificamente todos os dias. — Havia também um pobre, chamado Lázaro, deitado à sua porta, todo coberto de úlceras, — que muito estimaria poder mitigar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico; mas ,ninguém lhas dava e os cães lhe viam lamber as chagas.
Ora, aconteceu que esse pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O rico também morreu e teve por sepulcro o inferno. — Quando se achava nos tormentos, levantou os olhos e via de longe Abraão e Lázaro em seu seio — e, exclamando, disse estas palavras: Pai Abraão, tem piedade de mim e manda-me Lázaro, a fim de que molhe a ponta do dedo na água para me refrescar a língua, pois sofro horrível tormento nestas chamas.
Mas Abraão lhe respondeu: Meu filho, lembra-te de que recebeste em vida teus bens e de que Lázaro só teve males; por isso, ele agora esta na consolação e tu nos tormentos.
Ao demais, existe para sempre um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que queiram passar daqui para aí não o podem, como também ninguém pode passar do lugar onde estás para aqui.
Disse o rico: Eu então te suplico, pai Abraão, que o mandes à casa de meu pai, — onde tenho cinco irmãos, a dar-lhes testemunho destas coisas, a fim de que não venham também eles para este lugar de tormento. — Abraão lhe retrucou: Eles têm Moisés e os profetas; que os escutem. — Não, meu pai Abraão, disse o rico: se algum dos mortos for ter com eles, farão penitência. — Respondeu-lhe Abraão: Se eles não ouvem a Moisés, nem aos profetas, também não acreditarão, ainda mesmo que algum dos mortos ressuscite.
🍄🌴🍄
(S. LUCAS, cap. XVI, vv. 19 a 31.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 5.)
🍄🌴🍄