quinta-feira, 24 de julho de 2025

Sombras Interiores



(...) O melhor e mais ajustado sentido para o trabalho interior de melhoria pode ser compreendido como a conquista da consciência de si, a aquisição do patrimônio da divindade que dormita no imo de nós próprios, desde os primórdios da criação. Menos de que vencer as sombras interiores, o desafio da reforma espiritual requer a capacidade de criar o bem em nós pela fixação dos valores novos. Mais do que evitar o mal, é necessário saber desenvolver habilidades eternas.

Reforma íntima é o serviço gradativo da instauração das virtudes celestes, a aquisição da consciência desse tesouro, o qual todos somos convocados a tomar posse perante a lei natural do progresso.

O mal será transformado em bem através de seus opostos. O medo será renovado aprendendo a exercer a coragem, a inveja sofrerá mutação pelo exercício da abnegação, a avareza será metamorfoseada à medida em que nos habilitarmos ao exercício do desprendimento, a irritação será convertida pela aquisição da serenidade.

Evitemos conceber mudança interior sob enfoque restrito de repressão. Medo contido pode ser trauma para o futuro; inveja reprimida pode salientar-se como frustração somatizada; avareza apenas dominada pode caminhar para o desânimo; irritação somente controlada pode caminhar para a raiva.

Contenção é disciplina. Aquisição de novas qualidades é educação.

Disciplina é meio, educação é a grande meta.

Estamos aprendendo a descobrir nossas sombras, essa é uma etapa no processo. Convém-nos, portanto, laborar pela outra etapa, não menos importante: a de aprender a fazer luz e construir a harmonia interior – eis um bom motivo para nos livrarmos do martírio.

🍄🌴🍄
Ermance Dufaux
Wanderley Soares de Oliveira
Obra: Reforma Íntima Sem Martírio – As Dores Psicológicas do Crescimento Interior
🍄🌴🍄

24 de julho

Siga pela vida com, um enorme sentimento de paz e você ficará espantado com tudo que pode realizar.

Você pode fazer muito mais na quietude e na confiança do que com a mente num estado conturbado.

Se você se sente incapaz de se concentrar no que está fazendo é porque não está colocando todo o seu coração na tarefa e, portanto, não está usando sua habilidade da melhor maneira possível.

Você então percebe como é importante adotar uma atitude certa para poder aproveitar plenamente a vida?

Eu quero que você aproveite a vida e só receba dela o melhor possível.

Você perceberá que, quando você sabe em que direção está indo e o que você está fazendo, você não perde tempo com indecisões e pode seguir em frente e agir.

Recolha-se e pergunte diretamente a Mim o que é requerido de você.

Isso só pode ser feito na paz e na quietude, portanto, encontre um tempo só para você.

Esta é uma chave muito importante.

🍄🌴🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌴🍄




🍄🌴🍄

MENSAGEM DO ESE:

Parábola do mau rico

Havia um homem rico, que vestia púrpura e linho e se tratava magnificamente todos os dias. — Havia também um pobre, chamado Lázaro, deitado à sua porta, todo coberto de úlceras, — que muito estimaria poder mitigar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico; mas ,ninguém lhas dava e os cães lhe viam lamber as chagas.

Ora, aconteceu que esse pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O rico também morreu e teve por sepulcro o inferno. — Quando se achava nos tormentos, levantou os olhos e via de longe Abraão e Lázaro em seu seio — e, exclamando, disse estas palavras: Pai Abraão, tem piedade de mim e manda-me Lázaro, a fim de que molhe a ponta do dedo na água para me refrescar a língua, pois sofro horrível tormento nestas chamas.

Mas Abraão lhe respondeu: Meu filho, lembra-te de que recebeste em vida teus bens e de que Lázaro só teve males; por isso, ele agora esta na consolação e tu nos tormentos.
Ao demais, existe para sempre um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que queiram passar daqui para aí não o podem, como também ninguém pode passar do lugar onde estás para aqui.

Disse o rico: Eu então te suplico, pai Abraão, que o mandes à casa de meu pai, — onde tenho cinco irmãos, a dar-lhes testemunho destas coisas, a fim de que não venham também eles para este lugar de tormento. — Abraão lhe retrucou: Eles têm Moisés e os profetas; que os escutem. — Não, meu pai Abraão, disse o rico: se algum dos mortos for ter com eles, farão penitência. — Respondeu-lhe Abraão: Se eles não ouvem a Moisés, nem aos profetas, também não acreditarão, ainda mesmo que algum dos mortos ressuscite.

🍄🌴🍄
(S. LUCAS, cap. XVI, vv. 19 a 31.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 5.)
🍄🌴🍄

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Como está sua mala?



Em suas conversas com amigos, Chico Xavier costumava dizer que, a cada dez pessoas que partem para a vida no além, em média sete delas permanecem presas aos interesses materiais que tinham quando ligadas ao corpo físico. Por isso, os médiuns costumam identificar a presença de muitos espíritos, ainda presos aos valores materiais que cultivaram, quase que com exclusividade enquanto permaneceram na experiência terrena.

O ensinamento deixado pelo médium Chico Xavier, fruto de sua elevada percepção da realidade astral, permite-nos concluir que a grande maioria de nós parte deste mundo mendigo de valores espirituais. Cultivamos, na breve jornada terrena, bens que em nada nos servirão quando de regresso à pátria espiritual. Riqueza material não significa riqueza espiritual.

Imaginemos um viajor que sabe da necessidade de um dia regressar ao seu país de origem. Em sua pátria faz muito frio e ele está em viagem a um país tropical. Enquanto estagia no estrangeiro, pouca ou nenhuma importância dá para adquirir roupas de inverno. Chega o dia, porém, em que ele deve fazer a viagem de volta e quando desembarca no clima gélido de seu país, abre as malas e se surpreende ao constatar que não tem nenhum agasalho. Sua bagagem está cheia de roupas de praia, chinelo e protetor solar.

Assim também se passa conosco. Somos espíritos em breve viagem de aprendizado pelo Planeta Terra. Um dia voltaremos à nossa verdadeira pátria que é o mundo espiritual. Não viveremos lá com os valores materiais que são cultuados aqui. Dinheiro, prestígio, fama, poder e beleza física não são moedas utilizadas no mundo espiritual.

Alguém que viveu em situação de penúria material por aqui pode acordar lá como um milionário e vice-versa. Muitos dos que hoje por aqui vivem na mais absoluta miséria, já viveram em outras encarnações como afortunados e poderosos, e se perderam em falcatruas, corrupções e crimes.

Vale a pena refletir nestes minutos com Chico Xavier, e dar uma espiada nos bens que temos em nossa mala, para não expiarmos mais tarde com o remorso da mala vazia de amor e serviço ao próximo.

🌵💐🌵
Chico Xavier
José Carlos De Lucca
Obra: Minutos Com Chico Xavier
🌵💐🌵

23 de julho

Acorde e viva! Viva a vida plena e gloriosa que lhe pertence por direito de herança.

Nada tema.

Você tem dentro de si toda a sabedoria, todo o poder, toda a força e toda a compreensão.

Elimine as ervas daninhas da dúvida, do medo e da incerteza, para que elas não sufoquem o lindo jardim que existe em seu interior e seja permitido somente ao que existe de melhor crescer em total liberdade e perfeição.

Libere o que existe em seu interior para que se reflita no exterior; você não pode esconder o que traz dentro de si, por mais que se esforce.

Se existe caos e confusão dentro de você, é isso que será refletido para o mundo através da sua aparência, da maneira como se comporta, das suas ações e das coisas com as quais você se rodeia.

Quando seus pensamentos são elevados, beleza e perfeição são refletidos para fora de você.

Você é como um espelho polido: nada permanece oculto.

🌵💐🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵💐🌵



🌵💐🌵

MENSAGEM DO ESE:

Pelas suas obras é que se reconhece o cristão

“Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus, mas somente aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

Escutai essa palavra do Mestre, todos vós que repelis a Doutrina Espírita como obra do demônio. Abri os ouvidos, que é chegado o momento de ouvir.

Será bastante trazer a libré do Senhor, para ser-se fiel servidor seu? Bastará dizer: “Sou cristão”, para que alguém seja um seguidor do Cristo? Procurai os verdadeiros cristãos e os reconhecereis pelas suas obras. “Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má pode dar frutos bons.” — “Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo.” São do Mestre essas palavras. Discípulos do Cristo, compreendei-as bem! Que frutos deve dar a árvore do Cristianismo, árvore possante, cujos ramos frondosos cobrem com sua sombra uma parte do mundo, mas que ainda não abrigam todos os que se hão de grupar em torno dela? Os da árvore da vida são frutos de vida, de esperança e de fé. O Cristianismo, qual o fizeram há muitos séculos, continua a pregar essas virtudes divinas; esforça-se por espalhar seus frutos, mas quão poucos os colhem! A árvore é boa sempre, porém maus são os jardineiros. Entenderam de moldá-la pelas suas idéias; de talhá-la de acordo com as suas necessidades; cortaram-na, diminuíram-na, mutilaram-na; tornados estéreis, seus ramos não dão maus frutos, porque nenhuns mais produzem. O viajor sedento, que se detém sob seus galhos à procura do fruto da esperança, capaz de lhe restabelecer a força e a coragem, somente vê uma ramaria árida, prenunciando tempestade. Em vão pede ele o fruto de vida à árvore da vida; caem-lhe secas as folhas; tanto as remexeu a mão do homem, que as crestou.

Abri, pois, os ouvidos e os corações, meus bem-amados! Cultivai essa árvore da vida, cujos frutos dão a vida eterna. Aquele que a plantou vos concita a tratá-la com amor, que ainda a vereis dar com abundância seus frutos divinos. Conservai-a tal como o Cristo vo-la entregou: não a mutileis; ela quer estender a sua sombra imensa sobre o Universo: não lhe corteis os galhos. Seus frutos benfazejos caem abundantes para alimentar o viajor faminto que deseja chegar ao termo da jornada; não amontoeis esses frutos, para os armazenar e deixar apodrecer, a fim de que a ninguém sirvam. “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.” É que há açambarcadores do pão da vida, como os há do pão material. Não sejais do número deles; a árvore que dá bons frutos tem que os dar para todos. Ide, pois, procurar os que estão famintos; levai-os para debaixo da fronde da árvore e partilhai com eles do abrigo que ela oferece. — “Não se colhem uvas nos espinheiros.” Meus irmãos, afastai-vos dos que vos chamam para vos apresentar as sarças do caminho, segui os que vos conduzem à sombra da árvore da vida.

O divino Salvador, o justo por excelência, disse, e suas palavras não passarão: “Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; entrarão somente os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

Que o Senhor de bênçãos vos abençoe; que o Deus de luz vos ilumine; que a árvore da vida vos ofereça abundantemente seus frutos! Crede e orai.

🌵💐🌵
— Simeão. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII, item 16.)
🌵💐🌵

terça-feira, 22 de julho de 2025

Disciplina


Em toda a Criação vibra a mensagem paternal da Ordem Divina.

A pequenina planta, alçando-se em busca da energia solar que a sustenta.

O astro-rei, girando submisso em torno de outro que lhe serve de berço.

O verme, rastejando na limitação dos recursos de que dispõe.

As águas domadas nas represas, produzindo força elétrica que movimenta o progresso.

* * *

Quando o desrespeito irrompe na máquina da ordem, campeia a tormenta e o desequilíbrio.

A ordem é irmã gêmea da disciplina que sustenta a produção e inspira o progresso.

Em ti mesmo, a reencarnação significa escola de iluminação, mas também cárcere disciplinar, em cuja oportunidade adquires recursos e valores que te propiciam liberdade e ascensão.

Teus ruídos incomodam os vizinhos, que te observam com desagrado.

Tuas irritações contaminam os amigos, que se encolerizam.

Tuas agressões à lei ferem a sociedade, que te cerceia a liberdade de ação.

Na mesma razão, tuas lutas enobrecedoras tornam-se conhecidas.

Os sorrisos sadios que distribuis, espalham contentamento.

As doações de amizade pura enriquecem os companheiros das lides.

Os celeiros da esperança, que abres aos transeuntes, fartam muitos corações.

No entanto, necessitas de disciplinar o receber, tanto quanto metodizar o dar.

Não receberás da Vida Fecunda concessões indébitas, em detrimento de outros espíritos.

Porque desejes mudar a rota solar para fruir maior dose de luz e calor, este não mudará o seu rumo para atender-te; segue a trilha gigante que o disciplina na órbita e o submete.

Educas o animal inferior para utilizá-lo nos serviços domésticos. No entanto o cão que defende um lar é o mesmo que ataca o invasor da propriedade.
 Disciplina do instinto.

A madeira que serve de leito é irmã da palmatória que pune.
Disciplina para o uso.

A água, que atende a sede, nasce na mesma fonte da que dá o veículo para o veneno.
Disciplina na utilidade.

A mão que aplaude é a mesma que fere. Indisciplina de aplicação, porque o corpo é servo da vontade.

Considera, ainda, que o vaso útil para as necessidades domésticas nasceu do barro lodacento.

A forma que recebe a pasta alimentar é utensílio surgido da folha de flandres, humilde.

A luz elétrica, que clareia, surge na força ciclópica que estava a perder-se.

Para preencher a função a que se destina, cada coisa necessita da adaptação que a
disciplina impõe.

Como disciplina, entende-se o conjunto de deveres nascidos na ordem imposta ou consentida.

Mesmo a Verdade, para chegar ao homem, é dosada em quotas que o vitalizam.

A luz solar, que distende a vida sobre a terra, é filtrada e medida para atender às necessidades previstas pelo Pai Celeste, sem causar danos.

A felicidade do homem decorre, pois, da disciplina que este se impõe.

Educação da vontade.

Correção dos atos.

Moderação da voz.

Domínio dos impulsos.

Ordem nas atividades e deveres, mantendo um alto padrão de respeito e moderação nas tarefas naturais.

Recorda, assim, a expressão do Mestre Jesus:

- "Eu não vim destruir a Lei, mas dar-lhe cumprimento".

🍃🌺🍃
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra Messe de amor
🍃🌺🍃

22 de julho

Tudo que Eu tenho é seu.

Pense na maravilha destas palavras e deixe que sua consciência se expanda até poder aceitá-las e entender seu real significado.

Faça com que estas palavras se tornem realidade em sua vida e nunca mais aceite qualquer tipo de limitações porque todas as Minhas promessas serão cumpridas; elas não são promessas vãs.

Simplesmente mantenha a sua fé sem hesitações.

As almas que Me servem e colocam toda a sua fé e confiança em Mim, tudo receberão.

Veja prodígio após prodígio acontecendo.

Perceba as maravilhas das pequenas coisas assim como as das grandes.

Abra seus olhos e não perca nada do que se passa; abra seu coração e mantenha o amor fluindo.

Amor atrai amor.

Cada alma anseia por ser amada, portanto, por que não lhe doar amor?

Na medida que você doar, você também receberá.

Mas aprenda a doar despojadamente, sem cobranças, e aproveite a vida plenamente.

🍃🌺🍃
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍃🌺🍃



🍃🌺🍃

MENSAGEM DO ESE:

Ação da prece. Transmissão do pensamento

A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus. Quando alguém ora a outros seres que não a Deus, fá-lo recorrendo a intermediários, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.

O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, quer no caso em que o ser a quem oramos acuda ao nosso apelo, quer no em que apenas lhe chegue o nosso pensamento. Para apreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.

A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.

Essa explicação vai, sobretudo, com vistas aos que não compreendem a utilidade da prece puramente mística. Não tem por fim materializar a prece, mas tornar-lhe inteligíveis os efeitos, mostrando que pode exercer ação direta e efetiva. Nem por isso deixa essa ação de estar subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único apto a torná-la eficaz.

Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe idéias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas. Um homem, por exemplo, vê arruinada a sua saúde, em conseqüência de excessos a que se entregou, e arrasta, até o termo de seus dias, uma vida de sofrimento: terá ele o direito de queixar-se, se não obtiver a cura que deseja? Não, pois que houvera podido encontrar na prece a força de resistir às tentações.

🍃🌺🍃
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 9 a 11.)
🍃🌺🍃

Aguça os sentidos 


Quando Deus necessita falar mais diretamente contigo, Ele pode fazê-lo pela boca de quem, talvez, consideres menos habilitado a isso.

Portanto, sobre a Terra, em todos os idiomas, não faltam intérpretes à Palavra Divina, mas, sim, ouvidos dispostos a escutá-la e, sobretudo, a entendê-la.

Pelos lábios de uma simples criança, pode chegar-te o recado que, desde muito, anseias por receber do Mais Alto, traçando-te novos rumos.

No diálogo que travas com anônimo pedinte, na via pública, podes registrar a orientação que, de maneira inesperada, o Senhor te endereça através de quem mal sabe verbalizar o que pensa.

Não te tornes voluntariamente surdo à Voz que jamais se cala, mormente nos instantes em que ouvi-la se te faça mais necessário.

Aguça os sentidos, sê humilde e escutarás a Deus, inclusive, na despretensiosa nota de uma canção ou no verso de um poema que alguém declama, ao passares.

🍃🌺🍃
Irmão José
Carlos Baccelli
"Pai, Perdoa-lhes!"
🍃🌺🍃

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Vida renovada



A dádiva mais extraordinária que existe é a vida. 

Manifesta-se de formas variadas, obedecendo a ciclos rítmicos, com objetivos estabelecidos. 

Não há como evitá-la, sequer procrastiná-la no seu cadenciado fatalismo, no rumo da perfeição. 

A vida renova-se sem cessar, e esse fenômeno faz parte do seu processamento.

 O que se não renova, morre, transforma-se, perturba o mecanismo existencial.

 Especialmente, a vida humana é um dom supremo, que deve ser preservada e utilizada com eficiência, dilatando-a ao máximo, a fim de se recolherem os benefícios que faculta.

 Emanação divina, a vida é a presença do psiquismo superior manifestando-se em toda parte. 

Aspirar e inundar-se dessa energia vital é ato de inteligência, aplicado à preservação de conquistas e ampliação delas. 

Nesse incessante fluxo de energia eclodem as possibilidades inatas no ser, e ele apercebe-se da glória e da alegria de viver. Para que a vida estue em abundância em ti, faze-lhe uma cuidadosa avaliação de como te sentes, como estás e que tens conseguido. 

Tem coragem para proceder a uma auto-análise consciente, responsável, enriquecedora, de forma que ao constatares os resultados negativos te disponhas ao enfrentamento revolucionário da mudança de crenças, pensamentos, hábitos, comportamentos, tudo quanto constitua obstáculo ao teu desenvolvimento, à valorização da vida e suas realizações.

 Velhos hábitos arraigados, pensamentos viciosos, vontade enfraquecida, atavismos perniciosos, ressentimentos conservados, conspiração contra o teu programa de renovação. 

Constatarás a necessidade de mudanças, porém, todas as fixações da tua existência se sublevarão, impondo-te restrições, adiamentos, desestímulos... Dentre os muitos fatores negativos que tentarão manter-te na postura de sofrimento ou de paralisia, há o medo do que dirão os outros, de como te verão os demais, do que te sucederá...

 Outros mecanismos perturbadores emergirão do inconsciente, pretendendo conservar-te no patamar em que estagias. 

Acreditar-te-ás cansado, idoso, jovem, desequipado de vontade, sem força moral, incapaz de enfrentar situações novas, e cederás à tentação de permanecer como te encontras: com problemas, angústias, insatisfação, insucessos... 

Começa, assim mesmo, o teu programa, renovando as tuas velhas crenças, aquelas que te foram impostas por pessoas incapacitadas para educar-te, embora generosas, com suas opiniões depreciativas, seus conceitos servis, suas previsões funestas. 

És capaz de superar o pessimismo e a falta de auto-estima que te foram impingidos e aceitaste sem relutância. Este é o teu momento, e não mais tarde, ou nunca mais. 

Muda os teus pensamentos e raciocínios, direcionando-os para o êxito, que deves acreditar, e, empenhando-te, conseguirás. 

Logo depois, passa à ação renovadora. 

Os velhos hábitos criam fortes resistências e lutarão contra as tuas disposições de mudança. 

Trata-se de um novo programa, que vivenciarás passo a passo, firmando-se, a pouco e pouco, até o momento dos bons resultados. 

Não desistas, nunca, de te renovares para melhor, porquanto a vida não retorna às mesmas condições, circunstâncias e tempo, embora nunca cesse de manifestar-se e oferecer ensejos.

🌼🪴🌼
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Momentos de saúde
🌼🪴🌼

21 de julho

Por que procurar ajuda através de outra pessoa?

Por que não vir diretamente a Mim?

Você não sabe que EU ESTOU dentro de você?

Você não sabe que EU ESTOU aqui para responder a todas as perguntas, para ajudar a resolver todos os problemas e para guiar e dirigir cada um de seus passos se você Me permitir?

Eu nunca Me imponho a ninguém.

É você que deve se decidir a Me procurar e Me achar, e quando você Me achar, EU ESTAREI pronto para assumir o comando, pronto para derramar amor em você e através de você, pronto para lhe mostrar o caminho.

Uma vez que você tenha decidido Me entregar o leme, você pode relaxar e simplesmente seguir Minhas instruções passo a passo.

Você verá, então, Meus prodígios e Minhas glórias acontecerem e presenciará milagre após milagre em sua vida.

Você saberá que quando algo é certo e tem as Minhas bênçãos, nada nem ninguém pode bloquear o caminho, pois tudo acontecerá perfeitamente no momento certo.

🌼🪴🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🪴🌼





🌼🪴🌼

MENSAGEM DO ESE:

Sacrifício da própria vida (II)

– Se um homem se expõe a um perigo iminente para salvar a vida a um de seus semelhantes, sabendo de antemão que sucumbirá, pode o seu ato ser considerado suicídio?

Desde que no ato não entre a intenção de buscar a morte, não há suicídio e, sim, apenas, devotamento e abnegação, embora também haja a certeza de que morrera. Mas, quem pode ter essa certeza? Quem poderá dizer que a Providência não reserva um inesperado meio de salvação para o momento mais crítico? Não poderia ela salvar mesmo aquele que se achasse diante da boca de um canhão? Pode muitas vezes dar-se que ela queira levar ao extremo limite a prova da resignação e, nesse caso, uma circunstância inopinada desvia o golpe fatal. — São Luís. (Paris, 1860.)

🌼🪴🌼
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 30.)
🌼🪴🌼

Quem não perdoa 


Quem não perdoa:

- coloca-se na posição de quem sequer admite a possibilidade de errar;

- não se nivela aos outros pelas fragilidades humanas que revelam;

- jamais considera a hipótese de, um dia, vir a necessitar da compreensão de alguém;

- não entende o sentimento de amor por doação incondicional de si mesmo;

- como quem se crê na posse de toda a razão, arvora-se no direito de lavrar sentenças condenatórias definitivas...

Quem não perdoa, enfim, proclama, sem palavras, que Deus se equivocou, porque o seu lugar de viver seria entre os anjos, no Céu, e não entre os homens, na Terra.

🌼🪴🌼
Irmão José
Carlos Baccelli
"Pai, Perdoa-lhes!" 
🌼🪴🌼

domingo, 20 de julho de 2025

O virtual e o real


Estamos vivendo um período em que dois mundos se confundem: o virtual e o real.

Muitas pessoas, especialmente jovens, adolescentes e crianças, dedicam horas do seu dia no mundo virtual.

Por falta de alguém que lhes oriente ou lhes faça companhia no mundo real, buscam suprir essa carência na Internet.

Batem longos papos... virtuais. Olhos nos olhos? Não. Talvez nem se conheçam.

Trocam abraços apertados, mas não sentem o calor humano.

Enviam flores... virtuais. Sem perfume, sem textura, sem graça...

É um mundo atraente, porque oferece uma grande variedade de opções e exige esforço mínimo.

Nesse mundo, gastam horas e horas sem perceber que o tempo passou.

Sentam-se confortavelmente diante de um microcomputador e viajam pelo mundo... sem sair de casa.

Não é preciso enfrentar problemas no trânsito, nem pagar passagem, nem sofrer com a chuva, com o calor ou o frio.

Muitos entram pelas portas desse fascinante mundo virtual em plena luz do sol e só se dão conta que já raiou um novo dia quando o sono avisa que a madrugada chegou.

Nesse mundo em que amigos imaginários se encontram, pouco importa a realidade de uns e de outros.

Eles não se conhecem, ou se conhecem pouco, mas trocam inúmeras informações, nem sempre verdadeiras, pois isso não tem tanta importância.

Vivem intensamente esse mundo, onde a imaginação tem asas...

Onde se pode fazer o que se deseja sem que ninguém saiba. Conectar-se com os mais variados assuntos e obter prazeres imaginários.

Poderíamos até dizer que para alguns esse mundo virtual é mais fascinante que a realidade.

Mas será que o uso desmedido desse recurso não está nos tornando insensíveis, falsos, viciados, promíscuos?

Será que não estamos navegando em águas sombrias e perigosas?

A Internet é um avanço importante para facilitar nossa vida e abrir novas portas de comunicação e integração entre criaturas.

No entanto, não surgiu para que fechemos a porta do mundo real.

Não surgiu para que evitemos o contato físico com nossos familiares, nossos vizinhos e amigos.

O mundo virtual, por mais atraente que seja, não tem calor, nem perfume, não tem a vibração da natureza, nem o brilho do sol.

É um mundo onde tudo é válido... Mas nem tudo é verdade.

Sem o contato pessoal não se pode perceber o apoio num sorriso, a compaixão num olhar, o calor de um aperto de mão, nem a docilidade de um gesto de ternura.

Quem se isola no mundo virtual acaba perdendo a sensibilidade e desenvolvendo a indiferença diante dos acontecimentos reais.

A Internet surgiu para abrir novas possibilidades em nossas vidas, e não para que nos isolemos em casa, fugindo da realidade para viver da imaginação.

Nossa caixa de mensagens pode estar abarrotada de beijos, abraços, bom dia e boa noite, feliz aniversário e outras felicitações... Virtuais.

Isso tudo pode ser deletado com apenas um clique ou com um defeito qualquer na máquina.

Mas quando um abraço aproxima dois corações e uma voz deseja um bom dia com convicção, os registros ficam gravados na alma, onde nada, nem ninguém, pode apagar.

Por todas essas razões, abra as portas e as janelas para que o sol penetre em sua vida.

Note os vizinhos... Eles podem estar precisando de alguém que lhes diga: “olá! Tenha um bom dia!”

Ouça o choro ou a gargalhada de seus irmãos. Eles são reais e não estão no mesmo lar que você por acaso.

Não se tranque em seu mundo virtual.

Sinta o perfume das flores...

Ouça o canto dos pássaros...

Ande na areia e deixe a espuma das ondas tocar seus pés...

Vivendo intensamente o mundo real, você perceberá que o mundo virtual terá outro significado em sua vida.

Um significado mais belo e mais abrangente.

Deixará de ser fim para ser um excelente meio de progresso.

Pense nisso!

🌷🌿🌷
Texto da equipe de Redação do Momento Espírita.
🌷🌿🌷

20 de julho

Espere somente pelo melhor, e espere que todas as suas necessidades sejam supridas, mesmo as aparentemente impossíveis.

Em nenhum momento você deve se impor limites ou pensar que não deve esperar demais.

Veja as suas necessidades claramente, verbalize-as e tenha absoluta fé e confiança que elas serão supridas.

Mas deixe em Minhas mãos a maneira como isso acontecerá.

Eu tenho que trabalhar através de certos canais para realizá-las, mas tudo é possível para Mim.

Portanto, solte-se e observe Meus prodígios e glórias acontecerem, dê graças eternas e utilize-se de tudo que receber para o bem do todo.

Você não está vivendo pelas leis dos homens, mas pelas leis divinas e, por isso, tudo pode acontecer a qualquer momento.

Espere por milagres e veja-os acontecer.

Mantenha sempre à sua frente pensamentos de prosperidade e abundância e saiba que, agindo assim, você está pondo em movimento forças que farão com que esses atributos aconteçam.

Quanto mais positivo você for, mais depressa eles se realizarão.

🌷🌿🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌿🌷





🌷🌿🌷

MENSAGEM DO ESE:

Perda de pessoas amadas. Mortes prematuras

Quando a morte ceifa nas vossas famílias, arrebatando, sem restrições, os mais moços antes dos velhos, costumais dizer: Deus não é justo, pois sacrifica um que está forte e tem grande futuro e conserva os que já viveram longos anos cheios de decepções; pois leva os que são úteis e deixa os que para nada mais servem; pois despedaça o coração de uma mãe, privando-a da inocente criatura que era toda a sua alegria.

Humanos, é nesse ponto que precisais elevar-vos acima do terra-a-terra da vida, para compreenderdes que o bem, muitas vezes, está onde julgais ver o mal, a sábia previdência onde pensais divisar a cega fatalidade do destino. Por que haveis de avaliar a justiça divina pela vossa? Podeis supor que o Senhor dos mundos se aplique, por mero capricho, a vos infligir penas cruéis? Nada se faz sem um fim inteligente e, seja o que for que aconteça, tudo tem a sua razão de ser. Se perscrutásseis melhor todas as dores que vos advêm, nelas encontraríeis sempre a razão divina, razão regeneradora, e os vossos miseráveis interesses se tornariam de tão secundária consideração, que os atiraríeis para o último plano.

Crede-me, a morte é preferível, numa encarnação de vinte anos, a esses vergonhosos desregramentos que pungem famílias respeitáveis, dilaceram corações de mães e fazem que antes do tempo embranqueçam os cabelos dos pais. Freqüentemente, a morte prematura é um grande benefício que Deus concede àquele que se vai e que assim se preserva das misérias da vida, ou das seduções que talvez lhe acarretassem a perda. Não é vítima da fatalidade aquele que morre na flor dos anos; é que Deus julga não convir que ele permaneça por mais tempo na Terra.

É uma horrenda desgraça, dizeis, ver cortado o fio de uma vida tão prenhe de esperanças! De que esperanças falais? Das da Terra, onde o liberto houvera podido brilhar, abrir caminho e enriquecer? Sempre essa visão estreita, incapaz de elevar-se acima da matéria. Sabeis qual teria sido a sorte dessa vida, ao vosso parecer tão cheia de esperanças? Quem vos diz que ela não seria saturada de amarguras? Desdenhais então das esperanças da vida futura, ao ponto de lhe preferirdes as da vida efêmera que arrastais na Terra? Supondes então que mais vale uma posição elevada entre os homens, do que entre os Espíritos bem-aventurados?

Em vez de vos queixardes, regozijai-vos quando praz a Deus retirar deste vale de misérias um de seus filhos. Não será egoístico desejardes que ele aí continuasse para sofrer convosco? Ah! essa dor se concebe naquele que carece de fé e que vê na morte uma separação eterna. Vós, espíritas, porém, sabeis que a alma vive melhor quando desembaraçada do seu invólucro corpóreo. Mães, sabei que vossos filhos bem-amados estão perto de vós; sim, estão muito perto; seus corpos fluídicos vos envolvem, seus pensamentos vos protegem, a lembrança que deles guardais os transporta de alegria, mas também as vossas dores desarrazoadas os afligem, porque denotam falta de fé e exprimem uma revolta contra a vontade de Deus.

Vós, que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações do vosso coração a chamar esses entes bem-amados e, se pedirdes a Deus que os abençoe, em vós sentireis fortes consolações, dessas que secam as lágrimas; sentireis aspirações grandiosas que vos mostrarão o porvir que o soberano Senhor prometeu.

🌷🌿🌷
— Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 21.)
🌷🌿🌷

Em meio à escuridão


Acende a tua luz em meio à escuridão.

Onde surge a descrença, persevera na fé.

Onde o mal predomina, insiste na bondade.

Onde explode o conflito, trabalha pela paz.

Onde espinhos despontam, cultiva as tuas flores.

Por menor seja o lume, a treva não resiste.

🌷🌿🌷
Irmão José
Carlos Baccelli
"A Face do Amor"
🌷🌿🌷

sábado, 19 de julho de 2025

Idéias novas


... o serviço se amplia qual ocorre à luz quando se destina ao benefício geral.

Por isso mesmo, não recuseis as idéias novas que vão surgindo.

Elas fazem parte do programa a exprimir-se no domínio das realizações concretas.

O próprio serviço falará conosco, sem palavras, acerca de qualquer alteração que se faça preciso, enquanto que a oração ser-nos-á sempre o fio de luz para qualquer comunicado, no trato da inspiração constante que nos reúne.

🌾💐🌾
Bezerra de Menezes
Chico Xavier
 Obra: Bezerra, Chico e Você
🌾💐🌾

19 de julho

Não fique só falando sobre o novo céu e a nova terra; depende de você trazê-los para sua vida e torná-los realidade.

Não fale sobre o amor e sobre amar; viva-os para que todos à sua volta possam entender seu significado.

Palavras sem ações são inúteis e sem sentido; são como o vapor que desaparece no ar.

Você tem que trazer o Meu reino para a terra através da maneira como você vive e se comporta, usando sua vida como um exemplo, um alegre exemplo que todos vão querer seguir.

Ninguém quer atravessar a vida sobrecarregado, carente de alegria e espontaneidade.

Abençoada é a pessoa que leva alegria àquelas almas que estão sobrecarregadas e com a chama da vida enfraquecida.

Deposite o seu fardo sobre Mim e leve alegria e liberdade a todas as almas com as quais você entrar em contato.

Seja alegria e inspiração e seja um reflexo de Mim em tudo o que você fizer, disser ou pensar.

Sinta-se em perfeita paz fazendo a Minha vontade, caminhando pelos Meus caminhos e Me glorificando.

🌾💐🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾💐🌾




🌾💐🌾

MENSAGEM DO ESE:

Mundos de expiações e provas

Que vos direi dos mundos de expiações que já não saibais, pois basta observeis o em que habitais? A superioridade da inteligência, em grande número dos seus habitantes, indica que a Terra não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos Espíritos que acabaram de sair das mãos do Criador. As qualidades inatas que eles trazem consigo constituem a prova de que já viveram e realizaram certo progresso. Mas, também, os numerosos vícios a que se mostram propensos constituem o índice de grande imperfeição moral. Por isso os colocou

Deus num mundo ingrato, para expiarem aí suas faltas, mediante penoso trabalho e misérias da vida, até que hajam merecido ascender a um planeta mais ditoso.

Entretanto, nem todos os Espíritos que encarnam na Terra vão para aí em expiação. As raças a que chamais selvagens são formadas de Espíritos que apenas saíram da infância e que na Terra se acham, por assim dizer, em curso de educação, para se desenvolverem pelo contacto com Espíritos mais adiantados. Vêm depois as raças semicivilizadas, constituídas desses mesmos os Espíritos em via de progresso. São elas, de certo modo, raças indígenas da Terra, que aí se elevaram pouco a pouco em longos períodos seculares, algumas das quais hão podido chegar ao aperfeiçoamento intelectual dos povos mais esclarecidos.

Os Espíritos em expiação, se nos podemos exprimir dessa forma, são exóticos, na Terra; já tiveram noutros mundos, donde foram excluídos em conseqüência da sua obstinação no mal e por se haverem constituído, em tais mundos, causa de perturbação para os bons. Tiveram de ser degredados, por algum tempo, para o meio de Espíritos mais atrasados, com a missão de fazer que estes últimos avançassem, pois que levam consigo inteligências desenvolvidas e o gérmen dos conhecimentos que adquiriram. Daí vem que os Espíritos em punição se encontram no seio das raças mais inteligentes. Por isso mesmo, para essas raças é que de mais amargor se revestem os infortúnios da vida. É que há nelas mais sensibilidade, sendo, portanto, mais provadas pelas contrariedades e desgostos do que as raças primitivas, cujo senso moral se acha mais embotado.

A Terra, conseguintemente, oferece um dos tipos de mundos expiatórios, cuja variedade é infinita, mas revelando todos, como caráter comum, o servirem de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à lei de Deus. Esses Espíritos tem aí de lutar, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da Natureza, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus, em sua bondade, faz que o próprio castigo redunde em proveito do progresso do Espírito.

🌾💐🌾
– Santo Agostinho. (Paris, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 13 a 15.)
🌾💐🌾