sábado, 30 de novembro de 2024

Vibração



A Vibração é uma energia emitida por todos nós.

Se existe algo que não podemos esconder dos outros é a nossa vibração.

Pessoas mais sensíveis conseguem captar facilmente a vibração de pessoas e ambientes.

Se estivermos mal emocionalmente, pensando negativo, com certeza estaremos vibrando coisas ruins, ou melhor, a energia emitida será ruim, como o ar poluído.

Além disso, acabaremos por atrair mais energia negativa, acentuando todo o mal que sentirmos.

Portanto, procuremos mudar os pensamentos.

Sejamos positivos otimistas, pois Deus nosso Pai nos criou para a vitória.

Pode demorar um pouco, mas a vitória e o bem prevalecerão.

Sejamos otimista e Confiemos Sempre!

🌷🌾🌷
Gotas de Paz
🌷🌾🌷

30 de novembro

Você não pode prosseguir para trabalhos maiores até que tenha resolvido seus relacionamentos, e seja capaz de caminhar no amor, na paz e na harmonia entre todos, sem ressentimentos ou má vontade.

Ervas daninhas têm que ser arrancadas do solo antes que elas sufoquem as plantas que ali estão crescendo.

Arranque todas as ervas daninhas da sua vida agora, antes que elas estejam firmemente enraizadas e sufoquem as lindas plantas que estão crescendo dentro de você.

Você não pode crescer e expandir-se espiritualmente se você acalenta algum tipo de raiva, inveja, desamor, intolerância ou desentendimento no seu coração.

Descubra.

Resolva rapidamente suas diferenças e mantenha o amor fluindo.

Nunca fique esperando a outra pessoa dar o primeiro passo.

Você sempre pode fazer alguma coisa a respeito, portanto, por que não fazer agora?

Não adie para amanhã o que pode ser feito hoje.

Muita coisa está esperando para acontecer, mas deve acontecer na atmosfera certa, na atmosfera de amor, amor e mais amor.

🌷🌾🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌾🌷








🌷🌾🌷

Mensagem do ESE:

Ação da prece. Transmissão do pensamento (II)

Se em duas partes se dividirem os males da vida, uma constituída dos que o homem não pode evitar e a outra das tribulações de que ele se constituiu a causa primária, pela sua incúria ou por seus excessos (cap. V, nº 4), ver-se-á que a segunda, em quantidade, excede de muito à primeira. Faz-se, portanto, evidente que o homem é o autor da maior parte das suas aflições, às quais se pouparia, se sempre obrasse com sabedoria e prudência.

Não menos certo é que todas essas misérias resultam das nossas infrações às leis de Deus e que, se as observássemos pontualmente, seríamos inteiramente ditosos. Se não ultrapassássemos o limite do necessário, na satisfação das nossas necessidades, não apanharíamos as enfermidades que resultam dos excessos, nem experimentaríamos as vicissitudes que as doenças acarretam. Se puséssemos freio à nossa ambição, não teríamos de temer a ruína; se não quiséssemos subir mais alto do que podemos, não teríamos de recear a queda; se fôssemos humildes, não sofreríamos as decepções do orgulho abatido; se praticássemos a lei de caridade, não seríamos maldizentes, nem invejosos, nem ciosos, e evitaríamos as disputas e dissensões; se mal a ninguém fizéssemos, não houvéramos de temer as vinganças, etc.

Admitamos que o homem nada possa com relação aos outros males; que toda prece lhe seja inútil para livrar-se deles; já não seria muito o ter a possibilidade de ficar isento de todos os que decorrem da sua maneira de proceder? Ora, aqui, facilmente se concebe a ação da prece, visto ter por efeito atrair a salutar inspiração dos Espíritos bons, granjear deles força para resistir aos maus pensamentos, cuja realização nos pode ser funesta. Nesse caso, o que eles fazem não é afastar de nós o mal, porém, sim, desviar-nos a nós do mau pensamento que nos pode causar dano; eles em nada obstam ao cumprimento dos decretos de Deus, nem suspendem o curso das leis da Natureza; apenas evitam que as infrinjamos, dirigindo o nosso livre-arbítrio. Agem, contudo, à nossa revelia, de maneira imperceptível, para nos não subjugar a vontade. O homem se acha então na posição de um que solicita bons conselhos e os põe em prática, mas conservando a liberdade de segui-los, ou não. Quer Deus que seja assim, para que aquele tenha a responsabilidade dos seus atos e o mérito da escolha entre o bem e o mal. É isso o que o homem pode estar sempre certo de receber, se o pedir com fervor, sendo, pois, a isso que se podem sobretudo aplicar estas palavras: “Pedi e obtereis.”

Mesmo com sua eficácia reduzida a essas proporções, já não traria a prece resultados imensos? Ao Espiritismo fora reservado provar-nos a sua ação, com o nos revelar as relações existentes entre o mundo corpóreo e o mundo espiritual.

🌷🌾🌷
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, item 12.)
🌷🌾🌷

Caminha


A tarefa com Jesus é semelhante a grande caminhada.
*
Em plena marcha, compreenderás que o serviço do Bem não te permite o luxo do repouso desnecessário.
*
Os apelos para que te interrompas surgem, habitualmente, de muitos modos.
*
É o cântico das sereias da antiga imagem literária, induzindo-te a distrações, que te imobilizem no esquecimento.
*
É a lamentosa alegação de cassandras do pessimismo, inventando fadigas que não sentes, tentando paralisar-te.
*
São companheiros que se envolvem na trama de intrigas e melindres a te requisitarem para o desequilíbrio.
*
São amigos que te deixam a sós, receando perder as vantagens que os vinculam a paixões possessivas.
*
Ouve a consciência que te impele ao dever e não te perturbes.
*
Seja qual for o convite que te façam para que te detenhas no campo cinzento da inércia, não te prendas a semelhante domínio da sombra.
*
Serve e caminha.

🌷🌾🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Convivência
🌷🌾🌷

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O caminho mais curto



O estudante de religiões apresentou-se ao professor cristão e indagou:

— Instrutor, o mundo está repleto de crenças, todas elas com ensinamentos belos e dignos. Não crê o senhor que todas elas conduzem a Deus?

 O orientador refletiu por momentos e esclareceu:

— Sim, compreendo. Todas as religiões que veneram o Santo Nome e praticam o amor ao próximo são estradas que nos levam a Deus, mas a religião que Jesus nos ensinou é o caminho mais curto.

🎋🌺🎋
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de paz
🎋🌺🎋

29 de novembro

Quais são os seus valores na vida?

Se eles são simplesmente valores materiais, válidos hoje e inúteis amanhã, você vai desperdiçar sua vida se debatendo numa gaiola e não chegando a lugar nenhum.

Mas se você procurar seguir os caminhos do Espírito, você terá que procurar dentro de si mesmo, e isso só poderá ser feito se você se aquietar para trazer à tona os tesouros escondidos lá no fundo.

Você não encontrará esses tesouros no exterior, porque é no seu interior que você armazena tudo que importa nesta vida.

Você é livre para fazer a escolha do que importa.

Ninguém vai tentar influenciá-lo, porque cada alma tem livre-arbítrio.

Depende de você fracassar ou vencer na vida.

A luz está à sua frente: por que não segui-la?

O amor está aí: por que não aceitá-lo?

Nada lhe é recusado quando você procura com todo seu coração, mente, alma e força.

🎋🌺🎋
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🎋🌺🎋

 



🎋🌺🎋

MENSAGEM DO ESE:

Não julgueis, para não serdes julgados. Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado

Não julgueis, a fim de não serdes julgados; — porquanto sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; empregar-se-á convosco a mesma medida de que voz tenhais servido para com os outros. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 1 e 2.)

Então, os escribas e os fariseus lhe trouxeram uma mulher que fora surpreendida em adultério e, pondo-a de pé no meio do povo, — disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher acaba de ser surpreendida em adultério;
— ora, Moisés, pela lei, ordena que se lapidem as adúlteras. Qual sobre isso a tua opinião?” — Diziam isto para o tentarem e terem de que o acusar. Jesus, porém, abaixando-se, entrou a escrever na terra com o dedo. — Como continuassem a interrogá-lo, ele se levantou e disse: “Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.” — Em seguida, abaixando-se de novo, continuou a escrever no chão.
— Quanto aos que o interrogavam, esses, ouvindo-o falar daquele modo, se retiraram, um após outro, afastando-se primeiro os velhos. Ficou, pois, Jesus a sós com a mulher, colocada no meio da praça.
Então, levantando-se, perguntou-lhe Jesus: “Mulher, onde estão os que te acusaram? Ninguém te condenou?” — Ela respondeu: “Não, Senhor.” Disse-lhe Jesus: “Também eu não te condenarei. Vai-te e de futuro não tornes a pecar.” (S. JOÃO, cap. VIII, vv. 3 a 11.)

“Atire-lhe a primeira pedra aquele que estiver isento de pecado”, disse Jesus. Essa sentença faz da indulgência um dever para nós outros, porque ninguém há que não necessite, para si próprio, de indulgência. Ela nos ensina que não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos. Antes de profligarmos a alguém uma falta, vejamos se a mesma censura não nos pode ser feita.

O reproche lançado à conduta de outrem pode obedecer a dois móveis: reprimir o mal, ou desacreditar a pessoa cujos atos se criticam. Não tem escusa nunca este último propósito, porquanto, no caso, então, só há maledicência e maldade. O primeiro pode ser louvável e constitui mesmo, em certas ocasiões, um dever, porque um bem deverá daí resultar, e porque, a não ser assim, jamais, na sociedade, se reprimiria o mal. Não cumpre, aliás, ao homem auxiliar o progresso do seu semelhante? Importa, pois, não se tome em sentido absoluto este princípio: “Não julgueis se não quiserdes ser julgado”, porquanto a letra mata e o espírito vivifica.

Não é possível que Jesus haja proibido se profligue o mal, uma vez que ele próprio nos deu o exemplo, tendo-o feito, até, em termos enérgicos. O que quis significar é que a autoridade para censurar está na razão direta da autoridade moral daquele que censura. Tornar-se alguém culpado daquilo que condena noutrem é abdicar dessa autoridade, é privar-se do direito de repressão. A consciência íntima, ao demais, nega respeito e submissão voluntária àquele que, investido de um poder qualquer, viola as leis e os princípios de cuja aplicação lhe cabe o encargo. Aos olhos de Deus, uma única autoridade legítima existe: a que se apóia no exemplo que dá do bem. É o que, igualmente, ressalta das palavras de Jesus.

🎋🌺🎋
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 11 a 13.)
🎋🌺🎋

Rotina


Quantos de nós já reclamamos da nossa rotina; de fazer tudo igualzinho todos os dias.

E não fazemos nada para mudar, só lamentações.

Quantas vezes não damos o mínimo de atenção para as pessoas que estão ao nosso lado e nos querem bem.

Tudo pela suposta falta de tempo ou porque estamos atribuladíssimos com coisas tão desnecessárias.

Pensem que quando nos é colocado um momento em nossas vidas por menor que ele seja, é para que possamos aproveitá-lo da melhor forma.

Se deixarmos passar esse momento ele não volta mais, e será aquilo que dizemos, o tempo perdido, ou melhor dito a oportunidade desperdiçada.

Por essa razão, vamos deixar de lado as lamentações e fazer da chamada “rotina” algo prazeroso para mudança em nossas vidas.

Vamos procurar ter mais paciência e atenção para com aqueles que nos querem bem e estão ao nosso lado por alguma razão.

Nunca desperdice o tempo que aí está, pois a cada momento por menor que seja este tempo, ele nos é muito valioso para nosso aprimoramento.

Mexa-se e procure encontrar razões para praticar a caridade, pois isto é o que importa e te conforta.

🎋🌺🎋
Gotas de Paz
🎋🌺🎋

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Prosseguirás


Atende ao bem, conquanto as dificuldades que encontres para isso.

Nos dias tumultuados do mundo, quando tudo te pareça agitação e desarmonia, centraliza-te na fé e age construindo o melhor ao teu alcance.

 Não te impressiones se a chegada de colaboradores se te afigura tardia.

 Determinados amigos que aguardavas se viram impedidos de corresponder-te à expectativa, ante a perturbação de pessoas amadas.

 Outros recearam a extensão do desequilíbrio nas comunidades a que deviam servir e se afastaram da cooperação que se propunham a efetuar.

Muitos observaram que a empreitada lhes exigiria tribulações e problemas e escolheram permanecer no abrigo doméstico.

Alguns outros que te prometeram concurso fraterno, acreditaram no pessimismo que sempre admite o pior, ainda mesmo quando se veja na mira das mais altas vantagens terrestres e se te distanciaram da senda, reportando-se à imaginária possibilidade de se defrontarem com empeços e sofrimentos.

 Outros muitos ainda, depois de te hipotecarem solidariedade, refletiram nas responsabilidades do serviço a fazer e tomaram outro rumo, crendo que seria ilusão agir no exercício do bem, quando tantos males infestam o mundo.

Apesar de todos os obstáculos, serve e espera. Os companheiros chegarão, porque a Providência Divina jamais nos abandona.

Por isso mesmo, prosseguirás na tarefa a que te impuseste, compreendendo e edificando sem reclamar.

Mesmo que as dificuldades te surjam por barreiras quase insuperáveis, não te interrompas e continua servindo para o bem.

Quando a noite se adensa no caminho, envolvendo todos os ângulos do espaço, uma vela acesa tem o esplendor de uma estrela que descesse do céu para varrer na Terra a força negativa da escuridão.

🍄🦋🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Amigo
🍄🦋🍄

28 de novembro

Hoje é um novo dia e só depende de você a maneira como ele vai se desenrolar.

Seus primeiros pensamentos ao acordar podem colorir o dia todo.

Podem ser pensamentos felizes e positivos, ou podem ser tristes e negativos.

Não se deixe influenciar pelas condições externas, pela meteorologia, por exemplo.

Pode estar chovendo, mas se o seu coração estiver cheio de amor e gratidão, sua atitude será de sol e céu azul.

Você percebe a enorme responsabilidade que carrega?

A vida é o que você faz dela, portanto, nunca culpe ninguém pela situação em que você se encontra, porque você é o responsável.

Mude sua atitude e você mudará toda a sua visão do mundo que o rodeia.

Adote uma atitude construtiva em relação à vida.

Selecione somente o que houver de melhor e ignore o resto: não dedique sua energia vital ao que é ruim e ele desaparecerá.

Neste dia espere por Mim em quietude e confiança, e saiba que este dia tem as Minhas bênçãos

🍄🦋🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🦋🍄




🍄🦋🍄

MENSAGEM DO ESE:

A verdadeira propriedade

O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo. Do que encontra ao chegar e deixa ao partir goza ele enquanto aqui permanece. Forçado, porém, que é a abandonar tudo isso, não tem das suas riquezas a posse real, mas, simplesmente, o usufruto. Que é então o que ele possui? Nada do que é de uso do corpo; tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais. Isso o que ele traz e leva consigo, o que ninguém lhe pode arrebatar, o que lhe será de muito mais utilidade no outro mundo do que neste. Depende dele ser mais rico ao partir do que ao chegar, visto como, do que tiver adquirido em bem, resultará a sua posição futura. Quando alguém vai a um país distante, constitui a sua bagagem de objetos utilizáveis nesse país; não se preocupa com os que ali lhe seriam inúteis. Procedei do mesmo modo com relação à vida futura; aprovisionai-vos de tudo o de que lá vos possais servir.

Ao viajante que chega a um albergue, bom alojamento é dado, se o pode pagar. A outro, de parcos recursos, toca um menos agradável. Quanto ao que nada tenha de seu, vai dormir numa enxerga. O mesmo sucede ao homem, a sua chegada no mundo dos Espíritos: depende dos seus haveres o lugar para onde vá. Não será, todavia, com o seu ouro que ele o pagará. Ninguém lhe perguntará: Quanto tinhas na Terra? Que posição ocupavas? Eras príncipe ou operário? Perguntar-lhe-ão: Que trazes contigo? Não se lhe avaliarão os bens, nem os títulos, mas a soma das virtudes que possua. Ora, sob esse aspecto, pode o operário ser mais rico do que o príncipe. Em vão alegará que antes de partir da Terra pagou a peso de ouro a sua entrada no outro mundo. Responder-lhe-ão: Os lugares aqui não se compram: conquistam-se por meio da prática do bem. Com a moeda terrestre, hás podido comprar campos, casas, palácios; aqui, tudo se paga com as qualidades da alma. És rico dessas qualidades? Sê bem-vindo e vai para um dos lugares da primeira categoria, onde te esperam todas as venturas. És pobre delas? Vai para um dos da última, onde serás tratado de acordo com os teus haveres.

🍄🦋🍄
— Pascal. (Genebra, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 9.)
🍄🦋🍄

Problemas


Em qualquer problema no caminho da vida, a resposta cristã será sempre
desfazer a força do mal pela força do Bem.

O coração aberto às sugestões do bem aclara a consciência, dilatando-lhe a
grandeza.

A consciência sem mancha ilumina a mente, renovando-lhes as
manifestações.

A verdadeira renúncia não é desistência da luta e, sim, o trabalho silencioso
no auxílio àqueles que nos propomos auxiliar ou salvar.

Aprendamos a viver para o Bem dos outros, a fim de encontrarmos o nosso
verdadeiro Bem.

🍄🦋🍄
Emmanuel
Chico Xavier
🍄🦋🍄

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Prece de gratidão



Pelo apoio do lar;

pelo amparo da escola;

pela proteção do trabalho;

pela alegria de servir;

pela defesa da higiene;

pelo aviso da experiência;

pelo exercício da tolerância;

pela capacidade de ser útil;

pelo dom de discernir;

pela força da paciência;

 pelo amigo que me socorre;

pelo adversário que me instrui;

pelos estímulos com que me conduzes;

pelas provações com que me esclareces;

pelas dificuldades com que me controlas;

 pela energia da esperança

e por todas as bênçãos de amor que me proporcionas, através dos entes queridos que me confias,

 obrigado, meu Deus!…

🌳🌸🌳
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Ação e caminho
🌳🌸🌳

27 de novembro

Tenham amor e confiança um pelo outro, porque amor e confiança numa alma permitem que ela desabroche e se desenvolva para que possa assumir responsabilidades e crescer em força e estatura.

Você não pode esperar que uma criança evolua se tudo for feito por ela.

É preciso ensiná-la a pensar por si mesma e tomar suas próprias decisões sem depender dos pais.

Não é fácil ver entes queridos tomarem decisões erradas, mas, às vezes, não podemos interferir para que eles aprendam certas lições.

Lições podem ser aprendidas da maneira mais fácil, mas nunca são esquecidas quando são aprendidas da maneira mais difícil.

Por isso, nunca seja super protetor; aprenda a soltar as almas que estão sob seus cuidados, não importa quem sejam ou sua idade.

Deixe que elas aprendam a dar conta de suas responsabilidades e, mais importante, apreciem fazer isso, ajudando-se umas às outras a crescer.

🌳🌸🌳
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌳🌸🌳







🌳🌸🌳

MENSAGEM DO ESE:

II – Mundos de Expiações e de Provas

SANTO AGOSTINHO
Paris, 1862

13 – Que vos direi, que já não conheçais, dos mundos de expiações, pois que basta considerar a Terra que habitais? A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que ela não é um mundo primitivo, destinado à encarnação de Espíritos ainda mal saídos das mãos do Criador. Suas qualidades inatas são a prova de que já viveram e realizaram um certo progresso, mas também os numerosos vícios a que se inclinam são o indício de uma grande imperfeição moral. Eis porque Deus os colocou num mundo ingrato, para expiarem suas faltas através de um trabalho penoso e das misérias da vida, até que se façam merecedores de passar para um mundo mais feliz.

14 – Não obstante, não são todos os Espíritos encarnados na Terra que se encontram em expiação. As raças que chamais selvagens constituem-se de Espíritos apenas saídos da infância, e que estão, por assim dizer, educando-se e desenvolvendo-se ao contato de Espíritos mais avançados. Vem a seguir as raças semicivilizadas, formadas por esses mesmos Espíritos em progresso. Essas são, de algum modo, as raças indígenas da Terra, que se desenvolveram pouco a pouco, através de longos períodos seculares, conseguindo algumas atingir a perfeição intelectual dos povos mais esclarecidos

Os Espíritos em expiação aí estão, se assim nos podemos exprimir como estrangeiros. Já viveram em outros mundos, dos quais foram excluídos por sua obstinação do mal, que os tornava causa de perturbação para os bons. Foram relegados, por algum tempo, entre os Espíritos mais atrasados, tendo por missão fazê-los avançar, porque trazem uma inteligência desenvolvida e os germes dos conhecimentos adquiridos. È por isso que os Espíritos punidos se encontram entre as raças mais inteligentes, pois são estas também as que sofrem mais amargamente as misérias da vida, por possuírem mais sensibilidade e serem mais atingidas pelos atritos do que as raças primitivas, cujo senso moral é mais obtuso.

15 – A Terra nos oferece, pois, um dos tipos de mundos expiatórios, em que as variedades são infinitas, mas têm por caráter comum servirem de lugar de exílio para os Espíritos rebeldes à lei de Deus. Nesses mundos, os Espíritos exilados têm de lutar, ao mesmo tempo, contra a perversidade dos homens e a inclemência da natureza, trabalho duplamente penoso, que desenvolve a uma só vez as qualidades do coração e as da inteligência. È assim que Deus, na sua bondade, torna o próprio castigo proveitoso para o progresso do Espírito.

🌳🌸🌳
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌳🌸🌳

A dor não é castigo 


(...)

A dor é, em si mesma, benéfica e tem por objetivo conduzí-lo ao equilíbrio. Se você pudesse perceber por si próprio os erros que está cometendo e corrigí-los, não haveria necessidade de atravessar rigorosas lições de sofrimento. Logo, sofrer não é castigo, é aprendizagem.

A questão é que você não quer aprender, mas unicamente livrar-se dos problemas, sem esforço e de forma milagrosa. Você quer prêmios e concessões divinas na prática de ações bondosas, não equilíbrio e entendimento.

🌳🌸🌳
Lourdes Catherine
Livro: Conviver e Melhorar – Como Lidar com os Encontros, Reencontros e Desencontros
Francisco do Espírito Santo Neto, pelos Espíritos Lourdes Catherine e Batuíra
🌳🌸🌳

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Na Luz da reencarnação


Trazes hoje as vísceras doentes, compelindo-te aos aborrecimentos de incessante medicação.

Elas, porém, se fizeram assim, à força de suportarem ontem os teus próprios abusos nos venenos da mesa.

Trazes hoje o corpo mutilado, obrigando-te a movimentos de sacrifício.

Tens, no entanto, o carro físico desse modo por lhe haveres gasto, ontem, esse ou aquele recurso em corridas à delinquência.

Trazes hoje o cérebro hebetado, dificultando-te as expressões.

Mas, isso acontece porque, ontem, mergulhavas a própria cabeça em clima de trevas.

Trazes hoje a carência material por sentinela de cada dia.

Contudo, ontem atolavas o coração no supérfluo, articulado com o pranto dos infelizes.

Trazes hoje, na própria casa, a presença de certos familiares que te acompanham à feição de verdugos.

Entretanto, são eles credores de ontem, que surgem, no tempo, pedindo contas.

Todos somos capazes de fazer o melhor, porquanto, pelas tentações e provas de hoje, podemos avaliar o ponto de trabalho em que a vida nos impele a sanar os erros do passado, clareando o futuro.

 Perfeição é a meta.

Reencarnação é o caminho.

E toda falha, na direção de obra perfeita, exige naturalmente corrigenda e recomeço.

💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Justiça divina
💐🍃💐

26 de novembro

Existe uma grande necessidade de almas estáveis e responsáveis, que estão sempre no lugar certo na hora certa fazendo o que precisa ser feito.

Existe uma necessidade de almas que vivam de tal maneira que nada as perturbe, porque estão em controle de cada situação e vivem e agem centradas na paz e quietude interior.

Sua segurança está em Mim; portanto, nada as desequilibra.

Elas sabem o que estão fazendo e porque, e têm um real senso de responsabilidade.

Pode-se confiar que elas façam suas tarefas, sejam elas quais forem, e as façam perfeitamente.

Consulte seu coração.

As pessoas podem contar com você?

Você tem um senso de responsabilidade capaz de fazer você completar suas tarefas?

Você está sempre no lugar certo, na hora certa?

É importante que você perceba em que ponto está se omitindo para poder, então, se corrigir.

💐🍃💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🍃💐





💐🍃💐

MENSAGEM DO ESE:

Destino da Terra e Causa das Misérias Humanas

6 – Admira-se de haver sobre a Terra tantas maldades e tantas paixões inferiores, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, concluindo-se que miserável coisa é a espécie humana. Esse julgamento decorre de uma visão estreita, que dá uma falsa idéia do conjunto. È necessário considerar que toda humanidade não se encontra na Terra, mas apenas uma pequena fração dela. Porque a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão, que povoam os inumeráveis mundos do Universo. Ora, o que seria a população da Terra, diante da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação a de um grande império. A condição material e moral da humanidade terrena nada tem, pois, de estranho, se levarmos em conta o destino da Terra e a natureza de sua população.

7 – Faríamos uma idéia muito falsa da população de uma grande cidade, se a julgássemos pelos moradores dos bairros mais pobres e sórdidos. Num hospital, só vemos doentes e estropiados; numa galé, vemos todas as torpezas, todos os vícios reunidos; nas regiões insalubres, a maior parte dos habitantes são pálidos, fracos e doentes. Pois bem: consideremos a Terra como um arrabalde, um hospital, uma penitenciária, um pantanal, porque ela é tudo isso a um só tempo, e compreenderemos porque as suas aflições sobrepujam os prazeres. Porque não se enviam aos hospitais as pessoas sadias, nem às casas de correção os que não praticam crimes, e nem os hospitais, nem as casas de correção, são lugares de delícias.

Ora, da mesma maneira que , numa cidade, toda a população não se encontra nos hospitais ou nas prisões, assim a humanidade inteira não se encontra na Terra. E como saímos do hospital quando estamos curados, e da prisão quando cumprimos a pena, o homem sai da Terra para mundos mais felizes, quando se acha curado de suas enfermidades morais.

💐🍃💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🍃💐

Endereços da cruz


Por ensinamento vivo e silencioso, o Cristo deixou-nos a cruz por mensagem, destinada a múltiplos endereços.

Para os que buscam elevação - oferece o traço vertical, simbolizando o caminho reto para a Vida Superior.

Para os fortes - convite ao sacrifício pessoal pela felicidade dos outros.

Para os fracos - refazimento.

Para os desvalidos - esperança.

Para os bons - chamamento ao serviço espontâneo em favor do próximo.

Para os maus - apelo à regeneração.

Para os caídos - coluna de apoio para que se levantem.

Para os ociosos - intimação muda ao trabalho.

Para os diligentes - diretriz.

Para os transviados - ponto de retorno ao rumo certo.

Para os que choram - encorajamento.

Para os enfermos - proteção.

Para os solitários - companhia.

Para os cansados - refúgio.

Para os descrentes - desafio.

Para os irresponsáveis - advertência.

Para os perseguidos - socorro.

Para os ofensores - tolerância.

Para os aflitos - reconforto.

Para os desertores - lição.

E para todas as criaturas, quaisquer que sejam, como estejam e onde estejam, a cruz oferece o traço horizontal, expressando, em qualquer tempo, a Infinita Misericórdia de Deus, sempre de braços abertos.

💐🍃💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Paz
💐🍃💐

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Para que discutir


Mário Altamirando, ao lado de Vitoriano Siqueira, ouvia admirado os conceitos de Melásio Batista.

O homem parecia inflamado de cóleras sagradas contra a religião.

Batista era familiar de Siqueira, e Mário, recentemente chegado ao conhecimento espírita, assombrava-se ao vê-lo assim passivo ante a agressão moral do parente.

– Tudo não passa de mistificações – clamava Batista, sarcástico –, não se salva ninguém.

Por último, apareceu a chamada Doutrina Espírita.

Conjunção de beócios e exploradores. Embusteiros tomam nome de médiuns e impressionam tolos de toda parte.

E com gesticulação peculiar a muitos caçadores, fazia chiste :

– “Apóstolos”, imaginem! Deve ser o mesmo que dizer espertalhões que andam “após... tolos”.

Mas vocês estejam certos de que a ciência, dentro em breve, fará a liquidação de Deus. A reencarnação também é balela. Já estive caçando leões na África, já fui perseguido por tigres na Índia, já fui estudar de perto o gigantesco trabalho da civilização, tanto na América do Norte, quanto na Rússia, já estive na maior altura em balão e já desci à profundeza do Pacífico, junto de pescadores japoneses, e posso afirmar a vocês que a religião será museu da Humanidade.

Batista falou, falou...

Vendo que Siqueira não reagia, Mário aquietou-se. Contudo, após a despedida, quando viajavam para cidade próxima, rumo a grande concentração espírita, interpelou o amigo quanto ao silêncio a que se recolhera.

Não teria sido oportuna uma reação construtiva?

Batista dissera absurdos.

Mas Siqueira apenas respondeu:

– Ora, ora, para que discutir?

E, sorrindo, acrescentou :

– Batista vai desencarnar como nós mesmos.

A morte é lição para todos. A verdade brilhará para ele, sem necessidade de irritação para nós. Há tempo de esperar e tempo de conhecer...

Ambos os amigos demoraram-se oito dias fora do burgo em que Batista vivia em elegante casa rural, e, com surpresa, na volta, encontraram-no agonizante...

E o vigoroso ateu que caçara leões e tigres, que conhecia os mais remotos países do Globo, escalando alturas e mergulhando no oceano, morreu, vitimado por gangrena, depois da instalação de um “bicho-de- pé”...

🌷🌵🌷
Espírito Hilário Silva
Chico Xavier
Obra: Almas em Desfile
🌷🌵🌷

25 de novembro

Não há necessidade de sofrimento na Nova Era.

Para aquelas almas que estão se encaminhando para o novo, o sofrimento não mais existe.

Se você ainda sente que o sofrimento é necessário, você não pertence ao novo, mas está firmemente grudado ao velho.

E lá você permanecerá, atraindo sofrimento para você mesmo, até que, por sua livre vontade, você comece a caminhar e a aceitar que o que passou, passou.

Concentre-se nas maravilhas e alegrias desta vida e aceite o que há de melhor e que é sua herança legítima.

Não é ser como uma avestruz, com medo da vida e não a encarando.

Mas é ver a realidade desta vida gloriosa que é a sua, e, assim fazendo, ajudar para que esta realidade aconteça.

Quanto mais claramente você enxergar tudo isso, mais depressa ela vai acontecer.

Aceite a visão do novo céu e da nova terra, e a tenha sempre em mente, porque não é um sonho inatingível.

É realidade e você é parte dela.

🌷🌵🌷
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌷🌵🌷





🌷🌵🌷

MENSAGEM DO ESE:

Haverá casos em que convenha se desvende o mal de outrem?

É muito delicada esta questão e, para resolvê-la, necessário se torna apelar para a caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros, deve-se atender de preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes.

🌷🌵🌷
— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 21.)
🌷🌵🌷

Todos nós


Da beneficência somos todos necessitados.
*
Os mais fortes requisitam apoio, a fim de que se lhes acentue a resistência.
*
Os mais fracos esperam auxílio para que não desfaleçam.
*
Os mais cultos precisam de esclarecimento, de modo que a vaidade não lhes ensombre a cabeça.
*
Os ignorantes solicitam o amparo de quem lhes ministre a instrução.
*
Os doentes aguardam a enfermagem de quem os medique.
*
Os sãos reclamam o concurso de quem lhes recorde o cuidado preciso para que não adoeçam.
*
A solidariedade é lei da vida.
*
Por isso mesmo, a nosso ver, a caridade não é somente uma virtude simples, mas também uma instituição universal.

🌷🌵🌷
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🌷🌵🌷