sábado, 20 de abril de 2024

Contemplação



A iniciativa de se autoconhecer não é um exercício de contemplação.

E nem tampouco de prolongadas meditações.

Nenhuma técnica de introspecção supera a do suor que se verte no Bem.

O homem foi feito para pensar e agir simultaneamente.

Se entre o pensamento e a ação houver um grande hiato, o mais nobre pensamento tornar-se-á inútil.

A ideia do que fazer e do como fazer não deve se deixar anular pelo quando fazer.

A semente que perde a oportunidade de germinar se condena à esterilidade.

É óbvio que aquilo que se faz mal é consequência daquilo que se pensa mal.

Se a árvore é conhecida pelos seus frutos, através de suas obras é que o homem melhor se contempla.

"...do que está cheio o coração, disso é que fala a boca." (*) Mateus, cap. 15 - v. 18

💐🌴💐
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Os 3 passos do autoconhecimento
💐🌴💐

20 de abril

O que você decidiu fazer, faça-o com a Minha bênção.

Nunca se apresse a começar uma empreitada sem buscar a Minha bênção.

Recolha-se ao silêncio e sinta a paz e a serenidade o envolverem, e nesse perfeito estado de graça peça e receba a Minha bênção.

Ai então, siga em frente com absoluta fé e confiança e faça o que deve ser feito.

Saiba que EU ESTOU com você até o fim, e tudo acontecerá perfeitamente.

Quanto maior a tarefa, mais necessidade você terá da Minha bênção. Por que não começar Me colocando nos menores atos de sua vida e depois ir gradualmente Me incluindo cada vez mais e em ações maiores, até que, eventualmente, você não dará um passo sem antes Me procurar e pedir Minha bênção completa?

Prepare-se para dar grandes passos à frente, em situações aparentemente impossíveis, mas nada tema, porque Eu irei na frente, preparando o caminho para você.

Mantenha sua consciência elevada, seu contato coMigo, e nunca tenha medo de começar nada, seja lá o que for.

💐🌴💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌴💐






💐🌴💐

MENSAGEM DO ESE:

A melancolia

Sabeis por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? É que vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.

Crede-me, resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor; mas, não as busqueis neste mundo e, agora, quando Deus vos envia os Espíritos que lhe pertencem, para vos instruírem acerca da felicidade que Ele vos reserva, aguardai pacientemente o anjo da libertação, para vos ajudar a romper os liames que vos mantêm cativo o Espírito. Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes de desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou.

Se, no curso desse degredo-provação, exonerando-vos dos vossos encargos, sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e corajosos para os suportar. Afrontai-os resolutos. Duram pouco e vos conduzirão à companhia dos amigos por quem chorais e que, jubilosos por ver-vos de novo entre eles, vos estenderão os braços, a fim de guiar-vos a uma região inacessível às aflições da Terra.

💐🌴💐
— François de Genève. (Bordéus.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 25.)
💐🌴💐

Como superar mágoas


Onde existe a mágoa coexiste a dificuldade de perdoar. É um sentimento que faz muito mal à pessoa que sente, é destrutivo, corrói o coração e a alma. Você fica irritado, triste, com raiva e tudo isso faz mal a você, a outra pessoa nem lembra mais do que aconteceu.

Ninguém é perfeito, vez por outra erramos e magoamos, normalmente, as pessoas que estão mais próximas: familiares, amigos, colegas de trabalho, namorado (a), etc.

A maioria das pessoas tem esse sentimento em algumas fases da vida, isso é normal, porém não é saudável.

O perdão pode ser difícil, mas quando consegue vencer este desafio, você fica leve, alegre e em paz. Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Ressentimento é sentir intensamente e sentir novamente. Quando há o ressentimento você revive e recria uma dor do passado, repetindo algo que não existe mais.

A mágoa toma grandes proporções quando se dá muita atenção à ela. Todo sentimento que você dá atenção vai se tornar intenso. Portanto perceba seus pensamentos que estão mantendo a mágoa, não precisa alimentar as formas de vingança, não precisa pensar na cena em todos os detalhes e o que você poderia ter feito.

A escolha é sua, você decide a maneira como quer se sentir. As pessoas só fazem com a gente aquilo que permitimos que elas façam, nínguém pode te magoar se você não quiser. Você escolhe os pensamentos e sentimentos que quer dar atenção, alegria ou tristeza, amor ou ódio, sucesso ou fracasso. Será que os problemas são mais interessantes que os sucessos da sua vida? Perceba se algo na sua vida se transformou em mágoa:

Lembre-se da situação, observe seu sentimento ao relembra-la. Observe se fica com mal estar físico ou emocional, por exemplo, aperto no peito, raiva, dor, etc. Você pensa mais nessa situação do que nos fatos positivos de sua vida? Você lembra do fato com frequência?
Se você guardou mágoas está mais que na hora de limpa-lás. Mágoas são más aguas que ferem o coração e precisam ser purificadas. O apoio psicoterápico promove resultados satisfatórios, pois o cliente aprende a perdoar ou mesmo nem ser atingido por uma ofensa.
Pode fazer um exercício simples, relaxe o suficiente para se sentir em paz, no seu EU verdadeiro, na divina presença que você é, então lembre-se de alguém que você nutre mágoas e fale mentalmente: a minha divina presença é o amor no qual eu te perdôo "fulano".
Permita-se perdoar percebendo que também já errou, foi rude com alguém, e normalmente as pessoas agem assim por medo de serem prejudicado, rejeitado ou desprezado. E como você está consciente desse aspecto do ser humano, fica fácil perdoar, pois não há a quem perdoar a não ser você mesmo. E também não é possível perdoar a ninguém se não se perdoa primeiro.
Você nem deixa ser atingido quando não há ego para se ofender, nesse aspecto a meditação é muito favorável, pois você está cada vez mais no seu EU, e sai do ego, da mente que vive de problemas. A ofensa não encontra um ego que reage com orgulho, pronto a atacar ou se defender e se evapora ali mesmo. O ressentimento ou mágoa nem mesmo chegam a te tocar quando você se relaciona com as pessoas num sentido de aceitação e compreensão. Dessa maneira você não tem o que perdoar.


Oração do Perdão

Ensinada pelos Kahunas - 5000 anos AC*

Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham a minha evolução dedicarei alguns minutos para perdoar. A partir desse momento eu perdoo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam me injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias. Perdoo sinceramente quem me rejeitou, me odiou me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.

Perdoo especialmente quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada. Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem em mim seu mau caráter.

Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.

Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos. Iniciei agora uma nova etapa da minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente: queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos para o progresso de todos nós.

Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida intima definitivamente. Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano comum ao nível espiritualizado em que estou agora.

Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei de causa e efeito, nesta vida ou em futuras. Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.

(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).

Agora sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, prejudiquei ou desagradei. Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.

Agora dirijo minha mensagem ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.

Agradeço de todo o coração a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalizador do entusiasmo, prosperidade e auto-realização. Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.

Assim seja, assim é, e assim será.

💐🌴💐
* Retirada do livro "Cinestesia do Saber" - Prof. Renato Guedes de Siqueira, Ed. Roca, 2000.
💐🌴💐

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Assunto e nós


Não sofras porque outros lhe tragam desilusões.

Aqueles que, porventura, nos perseguem, são ainda quais nós mesmos: acertam e erram.

Sentimo-nos felizes quando somos compreendidos e desculpados.

Aprendamos a entender e a tolerar igualmente.

Se esperamos pelos outros para sermos auxiliados na solução de nossos problemas, é natural que os outros esperem também por nós.

🌺🍃🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Sinais de Rumo
🌺🍃🌺

19 de abril

Quando a vida lhe pede para mudar, visualize claramente o que é necessário e mude sem resistir, na certeza de que toda mudança é para melhor.

Nem sempre é confortável, especialmente para pessoas com maneiras e ideias muito cristalizadas.

É preciso estar disposto a jogar fora gradualmente as ideias que parecem boas, confortáveis e seguras, até que se esteja completamente livre e aberto para receber ideias completamente novas e revolucionárias.

É aí que começam as difivuldades.

Muitas pessoas, tendo absorvido algo novo, se apegam demais e se recusam a mudar outra vez.

Por que não encarar uma mudança como somente um degrau para revelações ainda maiores e mais maravilhosas, que estão aguardando lugar em você para poderem se manifestar?

Você não pode encher um balde cheio; você tem primeiro que esvaziá-lo.

Você não pode avançar para o novo se ainda está obstruído pelo velho e se recusa a deixá-lo para trás.

Portanto, mude, e mude depressa, porque Eu preciso de você.

🌺🍃🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🍃🌺






🌺🍃🌺

MENSAGEM DO ESE:

A indulgência (II)

Sede indulgentes com as faltas alheias, quaisquer que elas sejam; não julgueis com severidade senão as vossas próprias ações e o Senhor usará de indulgência para convosco, como de indulgência houverdes usado para com os outros.

Sustentai os fortes: animai-os à perseverança. Fortalecei os fracos, mostrando-lhes a bondade de Deus, que leva em conta o menor arrependimento; mostrai a todos o anjo da penitência estendendo suas brancas asas sobre as faltas dos humanos e velando-as assim aos olhares daquele que não pode tolerar o que é impuro.

Compreendei todos a misericórdia infinita de vosso Pai e não esqueçais nunca de lhe dizer, pelos pensamentos, mas, sobretudo, pelos atos: “Perdoai as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos hão ofendido.”

Compreendei bem o valor destas sublimes palavras, nas quais não somente a letra é admirável, mas principalmente o ensino que ela veste.
Que é o que pedis ao Senhor, quando implorais para vós o seu perdão? Será unicamente o olvido das vossas ofensas? Olvido que vos deixaria no nada, porquanto, se Deus se limitasse a esquecer as vossas faltas, Ele não puniria, é exato, mas tampouco recompensaria. A recompensa não pode constituir prêmio do bem que não foi feito, nem, ainda menos, do mal que se haja praticado, embora esse mal fosse esquecido. Pedindo-lhe que perdoe os vossos desvios, o que lhe pedis é o favor de suas graças, para não reincidirdes neles, é a força de que necessitais para enveredar por outras sendas, as da submissão e do amor, nas quais podereis juntar ao arrependimento a reparação.

Quando perdoardes aos vossos irmãos, não vos contenteis com o estender o véu do esquecimento sobre suas faltas, porquanto, as mais das vezes, muito transparente é esse véu para os olhares vossos. Levai-lhes simultaneamente, com o perdão, o amor; fazei por eles o que pediríeis fizesse o vosso Pai celestial por vós. Substitui a cólera que conspurca, pelo amor que purifica.

Pregai, exemplificando, essa caridade ativa, infatigável, que Jesus vos ensinou; pregai-a, como ele o fez durante todo o tempo em que esteve na Terra, visível aos olhos corporais e como ainda a prega incessantemente, desde que se tornou visível tão-somente aos olhos do Espírito. Segui esse modelo divino; caminhai em suas pegadas; elas vos conduzirão ao refúgio onde encontrareis o repouso após a luta. Como ele, carregai todos vós as vossas cruzes e subi penosamente, mas com coragem, o vosso calvário, em cujo cimo está a glorificação.

🌺🍃🌺
— João, bispo de Bordéus. (1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 17.)
🌺🍃🌺

Sempre adiante


Ninguém, na Terra , escapa aos momentos de crise.

Agora é um prejuízo, depois, é a queda em erro.

Aqui, surge um desastre, mais além, é um desgosto.

Hoje, é a desilusão, ante um amigo que foge.

Amanhã, é a doença, logo após, é outra dor.

Mas, trabalha e prossegue.

Deus te guarda o melhor.

🌺🍃🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de paz
🌺🍃🌺

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Menos e mais



Quanto menos trabalho, mais preguiça.

Quanto menos esforço, mais estagnação.

Quanto menos direito, mais insegurança.

 Quanto menos serviço, mais miséria.

Quanto menos fé, mais desconfiança.

Quanto menos caridade, mais aspereza.

Quanto menos entendimento, mais perturbação.

Quanto menos bondade, mais intolerância.

Quanto menos diligência, mais necessidade.

Quanto menos simpatia, mais obstáculos.

Quanto mais fizeres pelos outros, mais receberás do próximo em teu benefício.

Quanto mais ajudares, mais serás ajudado.

Quanto mais aprenderes, mais saberás.

Quanto mais te aplicares ao bem, mais o bem te glorificará o caminho.

Quanto mais te consagrares ao próprio dever, mais respeito e mais nobreza te coroarão as tarefas.

Quanto mais te dedicares ao plantio da fé, pela compreensão de nossa insignificância, à frente do Senhor, mais a fé brilhará em tua fronte.

Quanto mais sacrifício puderes suportar, mais alta ser-te-á a própria sublimação.

 Quanto mais te humilhares, buscando a posição do fiel servidor da Divina Bondade, mais engrandecido te farás diante da Lei.

Quanto mais suportares as faltas alheias, usando a paciência e a afabilidade, mais amor conquistarás naqueles que te observam e seguem.

 Quanto mais souberes perder nas ilusões da Terra, rendendo culto diário à reta consciência, mais lucrarás na imortalidade vitoriosa.

Recordemos o ensinamento do Cristo “ao que mais tiver mais lhe será acrescentado.” 

E, aumentando a nossa boa vontade no trabalho que o Senhor nos concede para as horas de cada dia, estejamos convictos de que mais seguramente avançaremos no rumo de nossa própria libertação.

🌵🌸🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Bênçãos de amor
🌵🌸🌵

18 de abril

A paz começa no interior de cada um.

Está lá dentro de cada alma como uma sementinha esperando para germinar, crescer e fluir; só precisam lhe proporcionar boas condições, um meio ambiente certo e o tratamento necessário para ela desabrochar.

Aquiete-se e crie as condições certas.

Aquiete-se e dê a ela a oportunidade para se enraizar.

Quando ela se sentir bem firme, continuará a crescer; mas seus tenros brotos precisam ser ajudados protegidos com muito carinho.

Portanto, você guarda chave para a paz do mundo dentro de você.

Não perca tempo com o caos e a confusão do mundo, mas comece a pôr ordem em seu próprio interior.

Faça Minha vontade sem estardalhaço.

Você não precisa ficar falando a esse respeito, simplesmente viva à Minha maneira.

Transforme o caos e a confusão de sua vida em paz, serenidade e tranquilidade; torne-se um membro útil da sociedade e do mundo em que você vive.

Comece com você mesmo, num ponto onde você sabe que terá sucesso, e depois espalhe a paz para fora de você.

🌵🌸🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🌸🌵





🌵🌸🌵

MENSAGEM DO ESE:

Dever-se-á pôr termo às provas do próximo?

– Deve alguém pôr termo às provas do seu próximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desígnios de Deus, deixar que sigam seu curso?

Já vos temos dito e repetido muitíssimas vezes que estais nessa Terra de expiação para concluirdes as vossas provas e que tudo que vos sucede é conseqüência das vossas existências anteriores, são os juros da dívida que tendes de pagar. Esse pensamento, porém, provoca em certas pessoas reflexões que devem ser combatidas, devido aos funestos efeitos que poderiam determinar.

Pensam alguns que, estando-se na Terra para expiar, cumpre que as provas sigam seu curso. Outros há, mesmo, que vão até ao ponto de julgar que, não só nada devem fazer para as atenuar, mas que, ao contrário, devem contribuir para que elas sejam mais proveitosas, tornando-as mais vivas. Grande erro. É certo que as vossas provas têm de seguir o curso que lhes traçou Deus; dar-se-á, porém, conheçais esse curso? Sabeis até onde têm elas de ir e se o vosso Pai misericordioso não terá dito ao sofrimento de tal ou tal dos vossos irmãos: “Não irás mais longe?” Sabeis se a Providência não vos escolheu, não como instrumento de suplício para agravar os sofrimentos do culpado, mas como o bálsamo da consolação para fazer cicatrizar as chagas que a sua justiça abrira? Não digais, pois, quando virdes atingido um dos vossos irmãos: “É a justiça de Deus, importa que siga o seu curso.”

Dizei antes: “Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação. Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse sofrimento; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter o mal e substituí-lo pela paz.”

Ajudai-vos, pois, sempre, mutuamente, nas vossas respectivas provações e nunca vos considereis instrumentos de tortura. Contra essa idéia deve revoltar-se todo homem de coração, principalmente todo espírita, porquanto este, melhor do que qualquer outro, deve compreender a extensão infinita da bondade de Deus. Deve o espírita estar compenetrado de que a sua vida toda tem de ser um ato de amor e de devotamento; que faça ele o que fizer para se opor às decisões do Senhor, estas se cumprirão. Pode, portanto, sem receio, empregar todos os esforços por atenuar o amargor da expiação, certo, porém, de que só a Deus cabe detê-la ou prolongá-la, conforme julgar conveniente.

Não haveria imenso orgulho, da parte do homem, em se considerar no direito de, por assim dizer, revirar a arma dentro da ferida? De aumentar a dose do veneno nas vísceras daquele que está sofrendo, sob o pretexto de que tal é a sua expiação? Oh! considerai-vos sempre como instrumento para fazê-la cessar. Resumindo: todos estais na Terra para expiar; mas, todos, sem exceção, deveis esforçar-vos por abrandar a expiação dos vossos semelhantes, de acordo com a lei de amor e caridade.

🌵🌸🌵
— Bernardino, Espírito protetor. (Bordéus, 1863.) (Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 27.)
🌵🌸🌵

Os enfermos da alma


..."Não são os que gozam saúde que precisam de médico."
- Jesus. (Mateus.9:12.)

Aqui e ali encontramos inúmeros doentes que se candidatam ao auxílio da ciência médica, mas em toda parte, igualmente, existem aqueles outros, portadores de moléstias da alma, para os quais há que se fazer o socorro do espírito.

E nem sempre semelhantes necessitados são os viciados e os malfeitores, que se definem de imediato por enfermos de ordem moral, quando aparecem.

Vemos outros muitos para os quais é preciso descobrir o remédio justo e, às vezes, difícil, de vez que se intoxicaram no próprio excesso das atitudes respeitáveis em que desfiguraram os sentimentos, tais como sejam:

os extremistas da corrigenda, tão apaixonados pelos processos punitivos que se perturbam na dureza de coração pela ausência de misericórdia;

os extremistas da gentileza, tão interessados em agradar que descambam, um dia, para as deficiências da invigilância;

os extremistas da superioridade, tão agarrados à ideia de altura pessoal que adquirem a cegueira do orgulho; .

os extremistas da independência, tão ciosos da própria emancipação que fogem ao dever, caindo nos desequilíbrios da licenciosidade;

os extremistas da poupança, tão receosos de perder alguns centavos que acabam transformando o dinheiro, instrumento do bem e do progresso, na paralisia da avareza em que se lhes arrasa a alegria de viver.

Há doentes do corpo e doentes da alma.

É forçoso não esquecer isso, porque todos eles são credores de entendimento e bondade, amparo e restauração.

Diante de quem quer que seja, em posição menos digna perante as leis de harmonia que governam a Vida e o Universo, recordemos as palavras do Cristo:

- "Não são os que gozam saúde que precisam de médico."

🌵🌸🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Benção da paz
🌵🌸🌵

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Influência espiritual


A influência de uns Espíritos sobre os outros Espíritos são sempre boas, quando os primeiros são bons.

Em relação aos Espíritos inferiores, certamente que a influência exercida por eles é má. Assim são, igualmente, as influências que os Espíritos inferiores exercem sobre os homens, Eles, sendo de maus pendores, atrairão Espíritos da mesma faixa. O caso todo é de sintonia, atração irresistível dos corações do mesmo nível.

Nota-se, nos dramas das obsessões, que os Espíritos se ligam aos seres humanos com os quais se identificam, como a erva daninha na árvore, sugando suas energias em verdadeira simbiose. Para o desligamento, necessário se faz que um deles mude os pensamentos, do contrário, não adiantará o desligamento violento, devido ao encarnado buscar, pela vida, outro, ou outros, da mesma sintonia de vida.

As paixões desregradas são indício de que por trás delas existem mentes influenciando aos que vivem na carne, por diversas maneiras. O melhor trabalho de desobsessão são as mudanças de comportamento do obsidiado, pelos processos ensinados por Jesus, fazendo do velho homem do mal, o novo homem de bem.

Sintonia é justiça; quem vive e pensa no mal, o atrai por canais que por vezes desconhecem. Os Espíritos perversos procuram desviar do bem a quem queira ajustar-se às suas hostes, mas, que tem no fundo do coração algo de mal. Eles reforçam as más ideias e, se o candidato resiste até o fim, será salvo das influências destas almas que ainda não acordaram para a luz da compreensão.

Todos os homens que estagiam na Terra são mais ou menos obsidiados, por ainda existir no seu âmago vibrações idênticas às dos obsessores. No entanto, quando o Evangelho passa a ser vivido por esses corações, eles travam lutas terríveis, um querendo vencer o outro. Todos temos de enfrentar essa guerra que é mais difícil: a guerra intima. O próprio corpo acostumado com vibrações negativas rejeita o condicionamento do bem. O que é preciso é aumentar a fé e confiar em Jesus como Guia de todos nós. Ele espera isso para ajudar melhor.

Devemos recordar quando Paulo pregava aos judeus, uma multidão deles, e os Espíritos inferiores que os seguiam influenciavam seus tutelados para irem contra as ideias do Convertido de Damasco, porque elas eram para as mudanças de comportamento e libertação dos escravos do mal. Mas os Judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. (Atos, 13:45)

Os Espíritos inferiores usam destas oportunidades para influenciarem, os médiuns que estão em constante comunicação com eles. Mas, Jesus é o libertador cósmico, que desconhece barreiras para ajudar Seus tutelados, que se submeteu aos braços da cruz, no maior exemplo de amor da história universal. Ele reuniu a força divina em Seu coração de luz, para servir de alimento à humanidade toda.

Agora, pelos processos das comunicações dos Espíritos benfeitores, é que os homens estão conhecendo verdadeiramente quem é Jesus, e na verdade dizemos que Ele é muito mais que pensas mais tarde conhecer. Ele é a vida para nós outros, dos dois planos da vida.

Se queres boas influências, sê bom na bondade de Jesus, do contrário, serás joguete de Espiritos que ignoram a verdade.

🌺🌿🌺
Miramez
João Nunes Maia
Obra: Filosofia Espírita - Volume XX
🌺🌿🌺

17 de abril

Procure e encontre sua ligação direta coMigo e mantenha essa ligação apesar de tudo que estiver acontecendo à sua volta.

Essa ligação coMigo, com o Divino, é a fonte de todo poder e é este poder que opera milagres.

O que são os milagres senão Minhas leis em ação?

Trabalhe com estas leis e qualquer coisa pode acontecer.

É se identificando com a unidade de toda a vida, com toda a sabedoria e o poder, que você terá suas portas abertas para possibilitar que Minhas leis operem em você.

Por que ficar parado olhando os milagres acontecerem só na vida dos outros se eles também podem acontecer na sua?

Milagres se manifestam quando você se sintoniza com esse poder e essa unidade e consegue aceitar que você pode qualquer coisa por Meu intermédio, porque Eu o fortaleço, o sustento e trabalho em você e através de você.

Reconheça que sozinho você não é nada, mas coMigo você tudo pode e irá presenciar milagre após milagre acontecer em sua vida.

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺






🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Esquecimento do passado

Em vão se objeta que o esquecimento constitui obstáculo a que se possa aproveitar da experiência de vidas anteriores. Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimos inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou, então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.

Freqüentemente, o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez no íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado em presença daquelas a quem houvesse ofendido.

Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que necessitamos e nos basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos seria prejudicial.

Ao nascer, traz o homem consigo o que adquiriu, nasce qual se fez; em cada existência, tem um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi antes: se se vê punido, é que praticou o mal. Suas atuais tendências más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio e é nisso que deve concentrar-se toda a sua atenção, porquanto, daquilo de que se haja corrigido completamente, nenhum traço mais conservará. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência, advertindo-o do que é bem e do que é mal e dando-lhe forças para resistir às tentações.

Aliás, o esquecimento ocorre apenas durante a vida corpórea. Volvendo à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado; nada mais há, portanto, do que uma interrupção temporária, semelhante à que se dá na vida terrestre durante o sono, a qual não obsta a que, no dia seguinte, nos recordemos do que tenhamos feito na véspera e nos dias precedentes.

E não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança dó passado. Pode dizer-se que jamais a perde, pois que, como a experiência o demonstra, mesmo encarnado, adormecido o corpo, ocasião em que goza de certa liberdade, o Espírito tem consciência de seus atos anteriores; sabe por que sofre e que sofre com justiça. A lembrança unicamente se apaga no curso da vida exterior, da vida de relação. Mas, na falta de uma recordação exata, que lhe poderia ser penosa e prejudicá-lo nas suas relações sociais, forças novas haure ele nesses instantes de emancipação da alma, se os sabe aproveitar.

🌺🌿🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 11.)
🌺🌿🌺

Perdão na Intimidade


Quando nos referimos a perdão, habitualmente mentalizamos o quadro clássico em que nos vemos à frente de supostos adversários, distribuindo magnanimidade e benemerência, qual se pudéssemos viver sem a tolerância alheia.

O assunto, porém, se espraia em ângulos diversos, notadamente naqueles que se reportam ao cotidiano.

Se não soubermos desculpar as faltas dos seres que amamos, e se não pudermos ser desculpados pelos erros que cometemos diante deles, a existência em comum seria francamente impraticável, porquanto irritações e azedumes devidamente somados atingiram quotas suficientes para infligir a desencarnação prematura a qualquer pessoa.

Precisamos muito mais do perdão, dentro de casa, que na arena social, e muito mais de apoio recíproco no ambiente em que somos chamados a servir, que nas avenidas rumorosas do mundo.

Em auxílio a nós mesmos, todos necessitamos cultivar compreensão e apoio construtivo, no amparo sistemático a familiares e vizinhos, chefes e subalternos, clientes e associados, respeito constante a vida particular dos amigos íntimos, tolerância para os entes amados, com paciência e olvido diante de quaisquer ofensas que assaltem os corações.
Nada de aguardamos sucessos calamitosos, dores públicas e humilhações na praça, a fim de aparecermos na posição de atores da benevolência dramatizada, apesar de nossa obrigação de fazer o bem e esquecer o mal, seja onde for.

Aprendamos a desculpar - mas a desculpar sinceramente, de coração e memória -, todas as alfinetadas e contratempos, aborrecimentos e desgostos, no círculo estreito de nossas relações pessoais, exercitando-nos em bondade real para ser realmente bons.

Tão somente assim, lograremos praticar o perdão que Jesus nos ensinou.
E se o Mestre nos ensinou perdoar setenta vezes sete aos nossos inimigos, quantas vezes deveremos perdoar aos amigos que nos entretecem a alegria de viver?

Decerto que o Senhor se fez omisso na questão porque tanto de nossos companheiros necessitam de nós, quanto nós necessitamos deles, e, por isso mesmo, de corações entrelaçados no caminho da vida, é imprescindível reconhecer que, entre os verdadeiros amigos, qualquer ocorrência será motivo para aprendermos, com segurança, a abençoar e entender, amar e auxiliar.

🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Alma e coração
🌺🌿🌺

terça-feira, 16 de abril de 2024

O toque


“E disse Jesus: Quem é que me tocou? E negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: — Mestre, a multidão te aperta e te oprime e dizes: — Quem é que me tocou?” — (Lucas, 8.45)

Número incontável de aprendizes costuma indagar atenciosamente, com respeito ao modo de se instalar a fé no coração, em caráter definitivo.

 Os Espíritos amigos referem-se ao toque indispensável.

Apenas depois dele persevera a confiança perfeita, a segurança de crença.

 Os estudantes de boa vontade recebem esclarecimento, no entanto, às vezes, continuam insatisfeitos.

 Que é esse toque? Como se opera?

Deve o necessitado esperar a mão resplandecente, qual milagrosa flama das Alturas, a lhe pousar no coração?

 Isso, porém, talvez o violentasse.

Sabemos que o próprio Jesus, certo dia, quando tentava aproximar-se dos discípulos queridos, espontâneo e generoso, foi tido à conta de fantasma. ( † )

 O caso da mulher doente ( † ) que procurava tocar o Senhor, de leve, cheia de confiança, depois de reconhecer a miséria orgânica, é elucidativo.

 A enferma por receber o Toque Divino movimentou-se intensamente.

Antes de tudo examinou a ruína própria e declarou-a perante si mesma; aceitou a necessidade do socorro do Cristo, n saiu de casa para identificar-se com todos os que precisavam assistência do Mestre Divino e, incorporada à multidão, tocou-lhe a veste cheia de confiança.

Instantaneamente foi tocada por Jesus, de maneira particular, encheu-se de Luz e voltou à paz.

E é interessante que Simão tenha perguntado: — Mestre, a multidão te aperta e te oprime e dizes: — “Quem me tocou?”

 A interrogativa foi providencial. Ainda hoje o Cristo sofre o assédio das multidões necessitadas e sofredoras.

Apertam-No através de templos, círculos, reuniões; oprimem-No com as mais estranhas rogativas.

É perseguido, disputado, instado com violência, mas Jesus conhece aquele que o toca depois da renúncia aos vãos processos das facilidades venenosas; identifica entre milhões de necessitados aquele que se caracteriza por intenções de valor real e volta-Se Pleno de Carinho Desvelado por acolhe-lo nos braços Fortes e Generosos.

 Como vemos, o problema do toque é complexo.

Sem o contato de Jesus não há fé legítima, mas para que isto se efetue é preciso que a providência parta de nós mesmos.

🌻🍃🌻
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Harmonização
🌻🍃🌻

16 de abril

Por que não fazer só o que você gosta, se isso não causa nenhum mal aos outros e só faz bem a você mesmo e a todas as almas com as quais você se relaciona?

Aprenda a fazer o que você deseja na hora certa e da maneira apropriada, sem grande esforço ou aflição.

Criancinhas sabem aproveitar a vida.

Aja como uma criança sem inibições e aprenda a apreciar a vida sem qualquer restrição, preocupação ou timidez.

Não faça as coisas só porque acha que elas devem ser feitas, ou porque você deve fazê-las.

Quando uma tarefa é executada sob pressão, não causa alegria, nem prazer.

Aprenda a fazer as coisas porque você tem prazer em fazê-las.

Doe o que você tiver que doar pelo simples prazer de doar com amor e sinta como sua vida vai mudar.

🌻🍃🌻
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌻🍃🌻


 




🌻🍃🌻

MENSAGEM DO ESE:

Emprego da riqueza

Não podeis servir a Deus e a Mamon. Guardai bem isso em lembrança, vós, a quem o amor do ouro domina; vós, que venderíeis a alma para possuir tesouros, porque eles permitem vos eleveis acima dos outros homens e vos proporcionam os gozos das paixões que vos escravizam. Não; não podeis servir a Deus e a Mamon! Se, pois, sentis vossa alma dominada pelas cobiças da carne, dai-vos pressa em alijar o jugo que vos oprime, porquanto Deus, justo e severo, vos dirá: Que fizeste, ecônomo infiel, dos bens que te confiei? Esse poderoso móvel de boas obras exclusivamente o empregaste na tua satisfação pessoal.

Qual, então, o melhor emprego que se pode dar à riqueza? Procurai — nestas palavras: “Amai-vos uns aos outros”, a solução do problema. Elas guardam o segredo do bom emprego das riquezas.

Aquele que se acha animado do amor do próximo tem aí toda traçada a sua linha de proceder. Na caridade está, para as riquezas, o emprego que mais apraz a Deus. Não nos referimos, é claro, a essa caridade fria e egoísta, que consiste em a criatura espalhar ao seu derredor o supérfluo de uma existência dourada. Referimo-nos à caridade plena de amor, que procura a desgraça e a ergue, sem a humilhar. Rico!... dá do que te sobra; faze mais: dá um pouco do que te é necessário, porquanto o de que necessitas ainda é supérfluo. Mas, dá com sabedoria. Não repilas o que se queixa, com receio de que te engane; vai às origens do mal. Alivia, primeiro; em seguida, informa-te, e vê se o trabalho, os conselhos, mesmo a afeição não serão mais eficazes do que a tua esmola. Difunde em torno de ti, como os socorros materiais, o amor de Deus, o amor do trabalho, o amor do próximo.

Coloca tuas riquezas sobre uma base que nunca lhes faltará e que te trará grandes lucros: a das boas obras. A riqueza da inteligência deves utilizá-la como a do ouro. Derrama em tomo de ti os tesouros da instrução; derrama sobre teus irmãos os tesouros do teu amor e eles frutificarão.

🌻🍃🌻
— Cheverus. (Bordéus, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 11.)
🌻🍃🌻

Amanhã


Diz o preguiçoso: "amanhã farei".

Exclama o fraco: "amanhã, terei forças".

Assevera o delinquente: "amanhã, regenero-me".

É imperioso reconhecer, porém, que a criatura, adiando o esforço pessoal, não alcançou, ainda, em verdade, a noção real do tempo.

Quem não aproveita a bênção do dia, vive distante da glória do século.

A alma sem coragem de avançar cem passos não caminhará vinte mil.

O lavrador que perde a hora de semear não consegue prever as consequências da procrastinação do serviço a que se devota, porque, entre uma hora e outra, podem surgir impedimentos e lutas de indefinível duração.

Muita gente aguarda a morte para entrar numa boa vida.

Contudo a lei é clara quanto à destinação de cada um de nós.

Alcançaremos sempre os resultados a que nos propomos.

Se todas as aves possuem asas, nem todas se ajustam à mesma tarefa nem planam no mesmo nível.

A andorinha voa na direção do clima primaveril, mas o corvo, de modo geral, se consagra, em qualquer tempo, aos detritos do chão.

Aquilo que o homem procura agora surpreenderá amanhã, à frente dos olhos e em torno do coração.

Cuida, pois, de fazer, sem delonga, quanto deve ser feito em benefício de tua própria felicidade, porque o Amanhã será muito agradável e benéfico somente para aquele que trabalha no Bem,
que cresce no ideal superior e que aperfeiçoa nas abençoadas horas de Hoje.

🌻🍃🌻
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vinhas de luz
🌻🍃🌻